Os Armindos - Marinho Lisboa |
01-05-2009 |
Capitulo I - Os Armindos - Marinho de Lisboa
Em 1951 foi importado um casal de borrachos da Belgica pelo Sr. José Mendes de Caselas, Lisboa, da Farmacia de Santo " Eloy" do columbófilo Belga Jos V/D Bosch ( aqui as opiniões dividem-se em relação ao columbofilo se era este V/D Bosch ou outro nome similar, perdeu-se no tempo, se alguem souber venha aqui expor a este forum) que custaram 1500$00 escudos que cruzados com vários pombos deram excelentes Reprodutores e Grandes Voadores como : Taquinho/63, Geremias/63, Azul 63, Negro ninho 5 Casal Ninho 20.
Em 1971, um columbofilo chamado Armindo da Tapada (Lisboa), veio entregar ao Sr. José Mendes uma fêmea de 67, de cor pedrada e de tamanho pequeno, que este lhe tinha oferecido em borracho. A Voar no pombal do Armindo ganhou o 1º Lérida (900 km), 1º Cuenca (780 km) e 1º Soria ( 800 km), etc. Esta fêmea cruzada com o Azul/63 deu uma nova geração de crackes e os columbofilos comecaram a dizer este macho, ou aquela fêmea é filha ou filho do Armindo e nasce assim pela boca do povo um dos mais fortes e conhecida raças de pombos do País. Antes de serem baptizados de Armindos dizia-se os ELoys do Zé Mendes de Caselas.
Como nasceu o nome " Os Caracinhas " do Marinho
Em 1967 entrou no pombal do Marinho um casal de pombos Belgas um macho Negro de 1967 e uma fêmea Azul de 1966 sem se saber as suas origens legitimas, uma vez que foram trazidas para Portugal pelo Sr. Julio Soares embarcado no Navio Infante D. Henrique . Este casal deu vários filhos até que em 1969 nasce um macho Negro Guia Branca com Malha Branca na Cabeça. Um dos filhos do Sr. Marinho olhou para o macho e disse " Parece que têm uma Caracinha " voila ficou baptizado mais uma grande linhagem de pombos do país.
Como nasceu " Os Armindos Caracinhas " do Marinho & José Manuel
Em 1972 um columbofilo da Malveira, Sr. Jacinto recebeu de oferta um par de ovos cujos pais eram o Caracinha/69 x Eloy /70 casal do ninho 20 que mais tarde se passaram a chamar Armindos conforme a historia descrita atras. Desses ovos que foram oferecidos um macho e uma fêmea pedrados o Sr. Jacinto ganhou Anilhas e Melhores pombo de Ano. Foi descoberto assim um casal de Ouro cujos seus descendentes eram denominados de 8º Exercito tal não era a sua qualidade, quer a voar quer a reproduzir. Esta linha existe a mais de 41 anos a dar alegrias aqui em Portugal...
Nota: Este Texto foi baseado no Livro da Festa do Titulo de autoria do meu amigo Sr. José Manuel Santos
|
|