Artigos de Opinião Retirados do Forum |
25-04-2009 |
Sabes o que eu acho engraçado Rui é que ainda têm a real lata de os afixar no stand. Eu não sei se por ignorância ou se pensam que somos todos parvos. Na altura até me pedis-te para eu ir lá passar, isso foi na Expo-Rainha. Quando esses teus amigos belgas cá vieram deram logo com isso...é triste, muito triste...
Eu quando iniciei o meu site, referi essas situações todas, mas a interpretação das pessoas foi...ele quer é vender os dele e como tal esta a mandar a baixo os outros. Passado um ano e tal começam as pessoal por elas próprias a chegar a essa conclusão....mais vale tarde do que nunca...
Pois é amigos não estou contra se vende barato, se os oferece, se marca bem ou se marca mal, se vende caro ou se simplesmente não vende...estou contra é aproveitar-se de nomes e usar esses nomes para vender sejam eles belgas, holandeses ou Portugueses de uma forma menos clara e com informações incorrectas ou até mesmo falsas.
Outro facto curioso é existirem Super Reprodutores com 1 e 2 anos a dar montes de anilhas de ouro. Isto quando os Belgas e Holandeses vendem por norma a terceira e 4 postura já que a 1 e 2 normalmente são para eles....ou seja os borrachos nascem em Maio ou Junho e logo nesse ano começam a reproduzir Campeões aqui em Portugal e os filhos voam logo com anilhas velhas e ganham tudo....sim porque que eu saiba, tirando os derbys ainda não voamos borrachos nascidos no ano ou já?
Exemplo: Pombo de 2007 Belga esta apto a reproduzir em 2008 (devido ao que descrevo atrás) se estamos em 2009 como é que os filhos já ganharam anilhas de ouro? Ou é um Super Reprodutor como leio as vezes em alguns sites?
Não pretendo ser mais esperto que ninguém, apenas peço que pensem um pouco e tirem as vossas conclusões sobre certas coisas que se diz e faz na Net ou nas exposições.
Não se trata de atacar este ou aquele, apenas se pede seriedade.
Qualquer pessoa tira as suas conclusões....eu não sou dono da verdade nem pretendo ser...
Eu detestei Kassel....no entanto existem pessoas que adoram Kassel....não gostei porque 90 % do que eu lá vi na minha opinião era lixo. No entanto existem pessoas que gastam lá dinheiro e com bons resultados. Isto demonstra que eu estava errado....talvez sim ou talvez não...para os meus parâmetros aquilo não me serve. E a minha opinião e vale o que vale.
Entra muito pombo em Portugal de origens duvidosas no entanto nada os impede de reproduzir bons filhos....
Devo ser elitista e podem me acusar disso....mas nunca vi em casa de quem já foi Campeão Nacional e acreditem que já visitei uns quantos Campeões Portugueses esse tipo de pombo na sua reprodução....
Um pouco de historia columbófila não fazia mal a ninguém:
Anos 40-50 – Reinavam neste pais os Sells, os Eloys , Fabrys Antigos de Bico Curto e os Sions-Bricoux ( Albino Fialho). Estamos a falar do Tempestade, do Galã, a Rolinha (Dr. Vairinho).
Anos 50 começa a saga dos Fabrys – Pombos como o Favorito, Concentrado, Fabry Pedrada Velha,etc
Anos finais anos 50 são os filhos do Grooso x Butterfly que fazem historia falamos do Tide, do Clarinho, Galo; Puskas, o Exelencia, o Touro, Cirano, a teimosa, a Sofia
Depois chegou a Portugal o Lescalier, O Reservado e a Catrysse Velha. Esta catrysse velha deu o Sentinela, Mascarado,Capicua a 500 entre outros. Surgiu depois a Coxinha filha do Lescalier x Fabry Penas Brancas. A Coxinha cruzada com o Galo e com o Clarinho deu pombos extraordinários.
Antigamente eram importados poucos pombos mas eram só importados pombos de grande valor, carregados de prémios e da nata dos campeões Belgas.
Foi importante o papel do Sr. José Maria da Silva, Sr. Eng. Vaz Guedes, Sr. Albino Fialho, Dr. Chitas Martins, entre outros….
Estamos a falar num período compreendido entre 1940 e 1980.
Nos anos 70/ 80 surgem nomes como Alexandre Mendes Gordo,Aurelio Borges Horta & Silva, Sr. Idalecio do Reino dos Pombos, Dr. Barros Madeira e o Sr. Bento de Almeida, Sr. Gabriel das Neves, Sr. Eng. Julio Jarego da Fonseca, Marinho de Lisboa, Galrão, Ulisses Terra, Bizarro …
Tornam-se famosos pombos como os Bostijn, Imbrecht, Vereecke, Vinois, Cattrysse- Beuselinck, Van Bruaene, Armindos,Simons, Gilmont, Adnets, Roosens.Lernout,Clerbaut.etc
Estamos a falar de importações de filhos directos do Eletrice (3233453-67) Filho 1º Internacional de Barcelona de 1960, Filhos do Barcelona II ( 3429141-79), Filhos Netos do Chico, Benoni, Passeport, Bas, Faible, Bill, Saint-Vincent, Silver, Eddy, Adjudant, Princess e Mustang do Bostijn. Do melhor do Vereecke, imortalizados pelo Dr. Barros Madeira….etc.Dos celebres Vinois do Castelo assim como os Van Bruanes. Surgem os Belgitas, Armindos Caracinhas e as Rosas Motas, etc…
Nessa altura eram os Belgas que visitavam Portugal como o Vitor Fabry de Liege, Guy Vinois e F. Colson.
Anos 90 são marcados pela morte do Alexandre Mendes Gordo sendo realizados 3 leilões no Pais. Espalha-se por Portugal os Grondelaers ( 5191388-92, 5191384-92,5191383-92), os Félix Pauwels (2462130-92,2462157-92,2444769-93,2462154-92), os Meulemans ( 6665884-94;6158775-89,6310305-90,6263059-94,6444046-93,6444033-93), os K. Hufkens (6122663-94,6122660-94) os Van Hove-Uyterhoeven, os Flor Engels, Verhellen, Carteus , os Van Riel , os Cobut; os Devoogth, os Verbruggen,entre outros….( tenho os números dos pombos todos da venda Portugueses e Belgas).
Durante os anos noventa consolida-se a Norte de Portugal o Império dos Romarios com a compra do Romário NL93-2090639 ( filho do Romário NL89-1406606) entre outros pombos famosos do Eyerkamp.
Filhos Do Flits (NL91-1560085), Filhos Sonny Boy (NL89-2552661), James Bond (NL83-1774007), Lichte 05 (NL95-1392071), do Bartoli (NL96-5639312),Glamourboy (NL87-1473403) Testarossa (NL88-1133848) Wonderboys 06 & 05 (NL88-2854506;NL88-2854505), mais irmãos ou meios irmãos do Romário, começaram a chegar ao Norte de Portugal. Surgem colónias a ganhar como o José Araújo, Fernando Caetano, Dr. Nogueira dos Santos, Manuel Martins e o Sr. Joaquim Guedes. No Fundo é a consagração Sr. Joaquim de Sousa, Fernando Valente, Ulisses Terra entre muitos outros bons amadores.
Mais tarde surge a febre dos Silver Shadow ( NL-94-1380745) Silver Shadow II ( NL93-2652894) Silver Man ( NL95-1900155) Silver Bullet ( NL94-1380746). Os Gabys tornam-se famosos pelas mãos dos Irmãos Peixoto....chegou a Portugal do melhor dessa estrela belga que na altura era o Ex-libris da Belgica.
Aqui na zona de Santarém Sul estão na moda os Belgas do Chico, Belguitas e os Sargentos e os Grondelaers do Alexandre. Na zona Norte Santarém os Pombos do Riachos e são os anos de ouro do João Pedro e do Anastácio, entre outros…
No Algarve são os Janssen do Picanço,os Braspenning via Louella, os destacados e os Vinois Cabeludos que dominam. Embora reconheça ter pouca informação sobre a columbofilia Algarvia. Para além dos pombos importados pelo Dr. Barros Madeira como os Van Hove ,os Engels, os Florizone.
Nota-se aqui a influencia nestes anos do Mundo Columbofilo e da Casa dos Cereais na importação de pombos de qualidade.
Surgem nos anos 90 as 1ºas importações por parte da Supra. Sendo que a mesma durante o novo Millenium vai ter um papel decisivo no aparecimento de novas colónias ganhadoras. Estou-me a lembrar dos Gabys do Raul das Caldas, Dos Tossens, dos Frederick Philipe, Engels,dos Staf, dos Thone,Van Loon entre muitos outros nomes sonantes….
A partir de 2003 surge a internet e tudo muda. Surge o Pipa.be Toda gente começa a ler e a ver sobre pombos na internet.
Em 2006 surge este portal columbofilia.net e mudou o panorama columbófilo radicalmente. Em 2007 e 2008 dá-se um crescimento exponencial de sites e de compra e venda de pombos. Formam-se grupos que vão a Feiras, Exposições, viagens organizadas, Sites de Leilões, etc…. e trazem-se pombos para Portugal aos montes ( sou culpado também desta situação).
Mas toda esta lenga lenga para que? Perguntam vocês?
Em algum momento da historia da nossa columbofilia a mesma foi feita com pombos medíocres? Analisem os Pedigrees dos Grandes Campeões deste país e vejam se foi com material de Kassel que formaram as suas colónias? Que fizeram Historia? Ou se foi com pedigrees de grandes pombos?
Basta reflectir um pouco para perceber onde quero chegar....
Comentario complementar ao meu artigo colocado no livro de visitas:
514- Algarvio (2009-04-24 15:26:00)
Caro Pedro,
Julgo que todos os columbófilos nacionais devem agradecer o facto de ter o seu livro de visitas operacional e o facto do Pedro ter voltado a comentar acerca da nossa columbofilia. Apesar de não nos conhecer-mos pessoalmente, já tivémos o prazer de trocar ideias e informações via telefone. Em relação ao Algarve deixe-me acrescentar o seguinte: a década de 70 até meados dos anos 80 as colónias ganhadoras foram de facto baseadas nas linhas Vinois, Cabeludos, Trofas do Ferreira Maia (Via Nunes, Profirio, Loução), Fabrys, Bostyns, Roger Vereeck, Lernout (Dr. Madeira), a partir de meados dos anos 80 apareceram os Armindos. Carlos Cordeiro cruzou com grande sucesso os Armindos com uma fêmea de Victor Devoogler (antuérpia), originando pombos ganhadores por todo o Algarve e julgo por todo o pais.
O sucesso de colónias como Mário Teixeira, António Lima Gomes, Virgílio Menau, Florêncio Nunes, Luís Jara, Jorge Eufigénio, Justino Batista ou Batista & Batista, Asas do ALgarve (Paulo Suga). Julgo que devem ser uma mescla de tudo isto, especialmente no Fundo. O insucesso de pombos estrangeiros no Algarve tem maior incidência no Fundo, pois os pombos que continuam a ganhar têm mto das linhas antigas (talvez seja a selecção natural a imperar) e pouco das novas introduções, ou se têm desconheço. Dr João Barros Madeira assentava a colónia nos Verreck, Henri Vaneste e Fabrys a partir dos anos 90, a condução da colónia passou mais para as mãos do Dr. David Madeira e ai iniciou-se outra fase da Colónia Madeira e da columbófilia Algarvia com a introdução dos Van-hove uytherhoeven (Ravel irmão do Jonge Bolero 1º Nac. de Limoges, Amsterdam etc), dos Engels vários filhos do 231/86, filhos do 714, etc., alguns exemplares do mais alto nível do Fundo Internacional, por ex: filha do Kleine Didi, Filho do Dax II, filhos do General Georg Bolle, etc. Todas estas introduções efectuadas pela familia Madeira acabaram não só por enriquecer as colónias algarvias, dado que vários columbófilios passaram a ter acesso a estes pombos (factor proximidade e preço) como tb copntribuiam para valorizar diversas colónias a nível nacional. No entanto, com tanta qualidade, o Fundo continua a ser o calcanhar de Aquiles da Família Madeira. Todavia devo salientar o facto de já terem sido por 2 ou 3 vezes campeões Distritais de Fundo e a posição Geográfica não os favoreça e talvez as provas tenham pouca kilometragem e mto calor para esses pombos de reputação consigam brilhar ao mais alto nível.
Victor Brito Picanço (este último mais como columbicultor), adquiriu não só vários pombos ganhadores a nível nacional, como por ex: a famosa "33" do Carlos Cordeiro como também diversos pombos estrangeiros, filhos de reputados pombos internacionais. Conhece-se de facto alguns pombos ganahdores na velocidade e Meio-Fundo e no Fundo ? Quais os resultados dos pombos estrangeiros (vanroy, Nowen Paesen, Jos Thoné, Tossens, talvez estes últimos tenham tido algum sucesso nalgum pombal em particular, mas noutros foram uma autêntica decepção.
Pombos ganhadores, julgo ser o que todas as pessoas procuram, pelo menos é a minha perdição. Para que me servem pombos que chegam ao meu pombal qdo já tenho 2 (equipa fechada) só para alimentar e encher a caixa na próxima semana (desabafo).
As condições onde sao soltos, a morfologia do terreno, as condições climatéricas, o método , etc. condicionam a selecção e deve ser este o objectivo de qualquer columbófilo, adquirir pombos ganahdores na sua zona, reproduzir e selecionar severamente.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Kannibais e outros que tais
Caro Antonio Ferreira vou lhe dar uma retorpectiva Kannibaaliana:
Em 1988 o Dirck Van Dyck comprou um pombo B 88-6240603 cujo pai era um pombo do Gummar Leysen´s ( um dos melhores meio-fundistas belgas) com o numero de anilha B 86-6114203 que tinha ganho 11 x 1º premio como borracho e foi pombo As HafoClub Lier ( catedral do meio-fundo na altura). Por sua vez este pombo de 88 foi cruzado com uma femea do Marien-Royberghs a B 89-6202092 proveninente de uma excelente linhagem. O pai da 092 era o B83-5637809 ( Filho do pombo AS B77-6419658 x B 82-6535882) a mãe da 092 era a B86-6458346 ( Filha do Witoger B82-6535886 x B82-6544572 ) Do cruzamento B88-6240603 x B89-6202092 deu o Famoso "Rambo" B93-6621023. Este Rambo logo em Borracho ganhou 3 x1º e foi logo colocado na reprodução. Este Rambo cruzado com a Het Laatje B90-6652120 cuja origem provem dos pombos de velocidade Jules Verbeecke de Nijlen deu o Bourges B94-6323005 que ganhou esse nome por ter ganho o 2º Nacional de Bourges contra 40401 pombos. Bourges perdeu o 1º Nacional por 3 segundos e segundo o Van Dyck ele perdeu muito tempo a entrar. Este Bourges foi logo para a reprodução. Poe sua vez este mesmo par Rambo x Het Laatje produz em 1995 um super borracho a que deram o nome de Kannibaal B95-6246005 ( nome Kannibaal era a alcunha que davam ao melhor ciclista Belga Eddie Merckx). Este pequeno fenomeno ganhou 12 premios como pombo de ano sendo que 8 dentro do top 10 entre eles 4 x 1º. Este Kannibal sagrou-se o melhor pombo Nacional de Meio-Fundo. Como deve calcular sagrar-se o melhor da belgica leva a que o telefone de casa não pare de tocar... Mas a grande fama não vem só de ter ganho a fama vem de o Kannibaal ser um super reprodutor cujos genes dominantes passam de geração para geração e ter ido parar uma filha a casa do Gerard Koopman adquirida na venda anual da Gala da Golden Duif. Esta filha cruzada com a constelação Koopman sim porque o Koopman já tinha grandes pombos antes da Golden Lady BE 96-6286060(filha do Kannibaal) la chegar estou a falar do De Eric, Gentil, Branco,de Zitter,Raket 84,Van Loon 112, Van Loon 48 etc....Sendo que quando esteve cruzada com o Gentil ( NL92-5310320) produziu o pombo mais famoso do Koopman que é o pequeno Kleine Dirck (NL 98-5821416)um verdadeiro fenomeno a voar e a reproduzir. Hoje os filhos do Kleine Dirck atinguem valores incalculaveis devido a sua capacidade reprodutiva. Convem resalvar que a mãe da Golden Lady era uma irma do Rambo logo estamos perante um cruzamento Sobrinho x Tia ( esta nota é para quem gosta destas coisas). Pombos como o Aladin NL99-2308215 ( Filho do kleine Dirck) como o Tips ( filho do Aladin) produziram verdadeiras maquinas ganhadoras na Holanda como é o caso do Reza e da Farah Diba da Marijke Vink ( podem ver as minhas fotso em casa dela no meu site) e hoje assiste-se no Pipa a venda de filhos e netos destes pombos todos atras mencionados por pequenas fortunas. Eu pessoalmente não gosto dos Kannibais na mão e já tive com uma serie deles na mão, mas em termos de capacidade reprodutiva e veia ganhadora são do melhor que pode haver. Conheço muitas colonias cuja base são os Van Dyck e cujo sangue é todo o mesmo Rambo X Bougues X Kannibal e estes cruzados com outros com grandes sucessos desportivos...Em portugal existem filhos e filhas do Kannibaal assim como do Bougues e do Rambo. Eu pessoalmente não tenho este sangue na minha casa. No entanto sei mais ou menos a historia deles. Espero que fique esclarecido....
Nota: B90-6652120 é Filha do B89-6375538 " De Vechter" x B 87- 6323852.
Por sua vez o B89-6375538 é filho do B84-6255526 x B86-6700228 de Jules Verbeeck de Nijlen
A B 87-6323852 é filha do B86-6471476 ( Filho do Witpen de 1977) x B86-6114211 de Eduard Moons de Berlaar
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Romarios & Companhia
Caro Antonio Ferreira vamos a uma retrospectiva sobre os Romarios embora eu não seja a pessoa mais indicada para falar sobre os mesmos: (caso cometa alguma erro espero que me corrigam pois não é intencional) Romario NL 89-1406606 pombo Olimpico Holandes nas Olimpiadas da Gran Canaria Sport Categoria ( 100-400 km). 6º melhor pombo do Mundo nessa categoria. Marcou 36 premios entre eles 1º Pt St. Maxence entre 2543 pombos, 1º Eersel entre 3550, 2º Pt. St. Maxence entre 5075 pombos, 2º de Lommel entre 3410 pombos, 2º St. Ghislain entre 1928 pombos, 3º Pt.St. Maxence entre 7428 pombos. Os primeiros filhos chegaram a Portugal em 1994 atraves da casa dos cereais, 1 com destino ao Sr. José Manuel Araujo NL93-2090639 e outro com anilha de 94 segundo os meus dados não posso precisar a quem foi entregue, agradeço a quem saiba que acrescente esta informação. Este Romario do Sr. Araujo cruzado com a femea PT-91-1072680 criou logo na 1º postura 2 super craches PT- 94-4382544 8 x 1º sem doublage e uma fêmea PT -94-4382543 uma super reprodutora em casa do Sr. Fernando Caetano. Certo é que este casal de Filho do Romario x Verheyen 680 deu pombos de alto nivel e grandes campeoes. Formando-se uma familia de pombos a que se passou a chamar os Romarios. Mas mais columbofilos cultivaram este sangue Romario: O Sr. Manuel Martins com a NL94-2534602 a qual se tornou uma exelente reprodutora dando ainda mais fama aos Romarios na zona Norte. Depois temos o Romario do Sr. Acilio Castro NL94-2534221 que também se revelou um grande reprodutor sendo avó do pai (PT00-576384) da tão falada Zinha PT-04-4775743. Estes Romarios no Norte de Portugal vieram para partir aquilo tudo. Foram realmente Bons Pombos. Depois tenho o meu caro amigo Sr Joaquim Guedes que só teve na sua reprodução nada mais nada menos que 5 filhos do Romario ( NL89 -1406606) sendo que alguns deles eram filhos do Romario e ao mesmo tempo netos do James Bond NL83-1774007 um dos melhores reprodutores Eijerkamp. Esses filhos são: NL 93-2090280;NL93-2090613;NL94-2539072;NL-96-1737659;NL96-1737301 se não me engano. Fazendo uma analise aos resultados do Porto que foram muito bons e esses Romarios fizeram varios Campeões não é pois de admirar que a mesma linha uma vez colocada em Derbys mostra-se o que eles valem...Por isso tenho de me rir quando certas pessoas falam sem saber do valor reprodutivo que a colonia do Sr. Guedes têm...só por quem lá passa tem nocção do que é. Eu que sou um viciado em Pombos fico sem palavras, quanto mais quem já ouviu falar destes e de outras linhas que ele possui...A sua modestia diz tudo. Espero que me perdoe esta revelação mas é bom demais para estar calado. Provavelmente existem mais Romarios em Portugal, mas estes são os que eu conheço. Quem tiver mais informações corrija estas ou acrescente o que desejar.
Alguns acrescentos por quem sabe ( Comentarios complementares deixados no livro de visitas)
508- Jose Manuel Araujo (2009-04-24 10:15:08)
Bom dia
Não o conheço pessoalmente mas estou de veras impressionado com o seu profundo conhecimento de toda a complexidade da origem dos sangues e raças dos pombos que existem no nosso país columbófilo. Estou a contactá-lo no sentido de enriquecer mais o seu conhecimento em relação ao meu ROMÁRIO. Tudo o que diz sobre ele é verdade. No entanto no que diz respeiro á femea 1072680/91, ela não é Verheyen pura do Snr. José Gaspar, mas sim 50% Verheyen do Snr. José Gaspar e 50% Fabry do dr. Nogueira dos Santos que me foi cedida pelo Snr. Serafim de Oliveira. -Em 1994 o pombo que acompanhou o meu 2090639/93, foi justamente o 2534221/94 do Snr. Acílio Castro, que é bisavô e não avô da ZINHA. Por sua vez já a mãe da ZINHA é a 3000 uma pura Verheyen do Snr. José Gaspar. Esperando com este esclarecimento ter contribuido para o seu largo conhecimento sobre pombos, despeço-me com consideração e coloco-me ao seu dispor para mais alguma duvida que tenha sobre o tema ROMÀRIO 639.
507- Barcelona (2009-04-24 06:00:56)
Snº Pedro o nome certo é Verheyen e estes pombos são quase 90% antigos Gus Hofkens pois ambos viviam numa cidade chamada Merksplaas , mais sendo Gus Hofkens um talhante riquissimo , comprou diversos pombos Janssens através de seu unico cunhado , e através de Fos Janssen unico irmão que voava separado da familia na cidade de Berlaar e que possuia ainda os famosos Van den Bosch , pois este tb vivia em Berlaar , dai o tal casal Meulemans , mas que os pombos eram de Arendonk , hoje inclusive nos EUA até se fala na Raça Hofkens-Verheyens , outro que deve sua fama quase em exclusivo a Gus Hofkens era Jan Grondelaers , Gus Hofkens é talvez o amador columbófilo mais injustiçado do planeta , pois poucos conhecem sua história e seus pombos . Só uma coisinha mais quando descreveu a evolução dos pombos em Portugal focou pouco o Norte pois não conhece;entendo perfeitamente. Porém vou-lhe focar 3 pessoas que foram fulcrais nos pombos aqui no Norte bem assim como dos maiores importadores de grandissimos pombos , sendo o maior deles todos Zeca Maia da Trofa que importou dezenas dos melhores pombos que apareceram em Portugal . Foco também Jorge Azevedo , eo Engº Coutinho de Famalicão no entanto não se pode esquecer o contributo dado por Valmemar Oliveira da Casa dos Cereais. Antes da vinda dos Gabys para Portugal em 1992 ou 1993 através dos Irmãos Peixotos e dos Romários tb nesses anos já idos , quem dominava no Porto era Augusto Terra Preta , depois os ”Pigarços” de Fernando Cardoso, os “Bonitos” de Arnaldo Palmeira, os “Van Spitael” de Bernardino Cardoso, os “Madalena” de Reis Lopes, e o “Rodado 128” de Joaquim Queiroz, e o mais famoso casal que conheci o célebre casal 50 de Rodrigo Carvalho , Bem como o casal 07 de Rui Monteiro. Espero não ter molestádo , e concluo que esta é tão só a minha opinião , logo passivel de estar errada. Um abraço e força no tema
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Frans Verheyen - Rei das Olimpiadas
Frans Verheyen " Rei das Olimpiadas " Durante 8 anos o Sr. Verheyen teve 6 dos seus pombos a representar a Belgica nas Olimpiadas. O Casal Ouro do Sr. Verheyen era " Oude Pol " B 73-6453443 x " Eenwitpen " B 75-6506247. A titulo informativo, a Eenwitpen era uma consanguinia do Driebander B64-6151613 do Gust Hofkens de Merksplas ( Neto Driebander x Filha Driebander). Alguns pombos Olimpicos do Verheyen:
- "De Portugees" - B 82-6564801 - Pombo Olimpico Belga Porto 85 - Filho do Oude Pol
- " De Kleine Merckx " - B 80-6480607 - 2º Pombo Olimpicp Praga 83 e 4º Pombo Olimpico Porto 85
-" De Merck" - B75-6506220 - 2º Pombo Olimpico em Amesterdão 1979 - 16 x 1º e avó do Kleine Merckx
- " De Duitske " B 83-6513047 - Olimpiada de Dortmund 1987
- " De 500 " B78-6349102 - Pombo Olimpico em Praga 5 x 1º
Outros pombos famosos Verheyen:
- Bourges - B82-6564853 - 1º Bourges e 1º Montargis
- De Prins B85-**** 550
-Oude Diepe B74-6364139
O reprodutor base chama-se "Oude pol" porque vem do columbofilo Niels Van de Pol grande amigo Gust Hofkens e como é natural tinha muitos pombos Hofkens. Convem lembrar que foi com os pombos deste Van de Pol que o Andre Roodhooft, o Remy De Mey atinguiram o estrelado.
Mas quem foi o Gust Hofkens?
Um talhante que vivia na vila de Merksplas. Era um dos concorrentes mais fortes da sua zona. Vivendo a 100 km de Merksplas o Jan Grondelaers viajou até lá para trazer o que o tornaria famoso a nivel Mundial. Hofkens nunca teve uma linha de pombos precisa, a quem diga que teve janssens atraves do Fons Janssen entre outros. O que ele era, isso sim era , experto...andava sempre a procura de melhores pombos...e sempre que encontrava algo que gosta-se ou comprava ou fazia um acordo conjunto de reprodução.
Foi o BE64-6151613 " Driebander " o pombo favorito do Gust que o tornou famoso a nivel Mundial. Hofkens dizia " Todos os filhos do meu Driebander são Supers seja a voar ou como reprodutores ". A morte tragica do " Driebander " aconteceu um dia que os Gust o mostrava a um cliente, quando ia levar de volta para o pombal caiu e matou o seu favorito. Contudo o sangue " Driebander " ficou e resultou numa familia. Alguns descendentes "Driebander ":
" Geschifte " B 72-6311120 - Neto do Driebander - Pombo As Lier Hafond Club nos anos 1973,1974,1975,1976
"Geschelpt " B75-5254064 - Neto Driebander - Melhor pombo Meio Fundo B.D.S 1977 e 3 º pombo Nacional K.B.D.B 1978
" De Witte " B 75-5115964 - Neto Driebander - 5º As pombo B.D.S 1978
Na casa do Grondelaers:
O " Goede Jaarling " B76-5286418 era neto do Blauwe Hofkens B67-6093477 e o Blauwe Hofkens era um filho do Driebander
Por sua vez o " Orleans I " B73-5140730 e " Orleans II " B75-5254072 eram filhos da B69-5022075 uma irmã do Driebander.
Na casa do Karel Meulemans Blauwe Witpen Hofkens B 75-6234182 ( Neto do Driebander) cruzado com uma filha do Casal Ouro Meulemans a " Schoon Donker " B73-6261056 tornou-se o casal de Prata da sua colonia
Na casa do Staf Theeuwes " Oude Hofkens Van 72 " B72-6311196 filho do Driebander cruzado com a " Weebortelduiven " B76-6604840 neta do Briebander fizeram o casal de ouro desta colonia. Sendo o seu filho mais famoso o "La Souterraine" B79-6642910 1º Provincial La Souterraine em 1982 e 1º Nacional la Souterraine em 1984.
Por isso amigos os Verheyens serem tão bons....não admira que ainda hoje sejam tão famosos....Bom Sangue não mente.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Karel & Tom Hufkens
Karel & Tom Hufkens especialistas de Velocidade
A sua colónia assentava no fabuloso casal B 80-6797208 x B 81 – 6131418.
O B80-6797208 era um filho do “Stoemp” e da “ Klein Licht “ estamos a falar de pombos da raça Janssen x Pepermans x M. Vandevelde.
A B81-6131418 era filha do Bonte Pandoer dos Kil & Fils e da Goed Geschelpt da raça Janssen x Pepermans x M. Vandevelde
Bonte Pandoer era um consanguíneo do Pandore :
Pandore foi Pombo As Nacional R.F.C.B em 1973
1º Quievrain
1º Melun
1º Bourges
1º Etampes ( 4 minutos de avanço)
1º Bourges Provincial e 4º Nacional de Bourges
1º Provincial de Orleans com 12 minutos de avanço
Este casal criou e deu origem a numerosos pombos As, pombos Olímpicos e voadores excepcionais. Este casal tornou Karel & Tom Hufkens reis da velocidade na Bélgica na sua época.
Vejamos alguns dos seus descendentes:
1984 – 511-82 – Melhor Pombo Belga de Velocidade
1985 – 822-83 – 4 º Pombo Nacional de Velocidade
1986 – 137-86 – Melhor Pombo Nacional de Velocidade
1987 – Pombos Olímpicos em Dortmund com o 137-86 e com 833-87
1988 – 8º Pombo As Nacional de Velocidade com o 133-84
1989- 8º Pombo As Nacional de Velocidade com o 133-84
1991-9º Pombo As Nacional de Meio-Fundo
Na 2º Geração:
1991- 1º Pombo As Nacional
1992- 6º Pombo As Nacional
1992-10º Pombo As Nacional
1993-8º Pombo As Nacional de Velocidade
3º Pombo Olímpico e 6 pombo Olímpico Velocidade Las Palmas 92
Títulos do Columbofilo:
1991 – Campeão Nacional de pombos de ano e 2º Nacional de Velocidade
1992 – Campeão Nacional de Borrachos e 4 Nacional de pombos de ano
1993 – 7º Nacional de Meio Fundo e 4º Nacional de pombos de ano
Estamos a falar de uma colónia que só tinha 40 viúvos e na sua maioria eram pombos de com 1 ano. Tinha 1 pombal com 6 adultos e 6 borrachos, outro com o mesmo número de ocupantes e outro destinado ao meio fundo com 8 velhos e 8 pombos de ano.
O seu maior segredo era a qualidade dos seus pombos e sobretudo a sua motivação. Nisso eram verdadeiros mestres…
Este artigo surge porque a base de um dos melhores velocistas Portugueses da actualidade tem na sua base este sangue Hufkens…Estou a falar da dupla Rui & Paulo Campos….se fizerem uma analise aos pedigrees dos casais de 2009 do Paulo encontram toda a informação detalhada. Mais uma vez o Bom Sangue não engana….
Em breve poderei fazer uma retrospectiva aos Grondelaers, mas isso requer uma preparação especial visto que é muita informação.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Questionado se o Romario era sangue Janssen
Sim no Romario NL 89-1406606 corre o mais nobre sangue Janssen e passo a explicar:
Da parte do pai do Romario NL88-1230185 encontramos a linha Janssen " Oude Bange " e " Oude Merckx " A mãe do Romario a NL87-8748931 é fruto de uma consanguinidade entre dois meios irmãos neste caso o NL85-8512410 (vencedor de 5 x 1º) x a NL 81-1747214 estes pombos são irmãos da Carla NL86-8643270 uma super voadora dos Eijerkamp e melhor borracha da Holanda com 5 x 1º. O NL 80 - 8074389 Pai da Carla é também o Pai da NL81-1747214 e a NL84-1737622 Mãe da Carla é também mãe do NL85-8512410. O Pai da Carla remonta aos antigos Janssen Eijerkamp falamos do 03, do 36 e do 64 antigos reprodutores Janssen Eijerkamp linhagem Oude Merckx e a mãe da Carla corre o mais nobre sangue Janssen uma vez que é filha de um cruzamento Sobrinho x Tia ( NL82 - 8282771 x NL 82-8282786). Sendo que o NL82-8282771 é filho de um Puro Janssen o BE 78-6768041 cruzado com uma filha do Casal 17 do Marien Pieterse. Por Sua vez a NL82-8282786 é uma filha legitima do casal 17 do Marien Pieterse. Este Casal 17 do Marien Pieterse contituido NL76-550925 x B 77-6741543 remonta no caso do macho aos B67-6758603 x B69-6758600 (puros janssen linhagem Grand Oeil Blac, Tardif Renard Belle Legere de 51 e Bleu de 48 ) no caso da fêmea aos pombos do V. D. Flaes ( Renard Bleu x Filha do Merckx V. d. Flaes que por sua vez é neta do Jeune Merckx Janssen B 70-6243257) Este Renard Bleu é filho do Bleu Renard de 71 4 x1º que por sua vez descende do Bleu van Lier 20 x 1º que remonta mais uma vez ao Blue de 48. Espero ter tirado as suas duvidas......
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A PEDIDO DO AMIGO MIGUEL CORDEIRO:
Face ao enorme interesse que existe em torno do pombo “Janssen” por variados columbófilos de todo o mundo, hoje visto inclusive como um investimento seguro , quiçá mais que qualquer outro em Columbofilia.
Desperto lembrando-me daquele célebre leilão e Venda Total do saudoso Jos van Limpt aliás “De Klak” naquele célebre dia 12 de Abril de 2004 , De Klak era o columbófilo que possuia o maior e mais puro lote de “Janssens” pois desde seu pai Cees van Limpt cultivava esses pombos isto até em 1945 Jos seu filho ter definitivamente começado a voar a colónia após seu pai ter falecido.
Começo a pensar o que será e a que valores chegarão os pombos de Arendonk após a morte do ultimo dos irmãos Janssen , Louis pois o mesmo já conta com 97 Primaveras , ainda mais depois do acontecido nos leilôes de Kees Bosua e Ludo Claessens sinceramente nem imagino o valor que irão atingir os pombos que ainda hoje vivem em Arendonk , mas poderia arriscar que nenhum pombo sairá de Leilão por menos de 20.000 Euros e que concerteza alguns ultrapassarão os 100.000 Euros talvez até quem sabe bater o record do Ben que Kijima pagou mais de 200.000 Euros por ele , este artigo vem pois na tentativa de tentar apresentar por este meio, aquilo que eu chamo de Mundo do Pombo Janssen um artigo analitico que reflecte uma pequena parte da história , reprodução e disseminação deste pombo no mundo.
Não se pretende somente explorar a história deste modelo de pombo que muitas pessoas já conhecem, mas também dar a conhecer a importância do pombo “Janssen” nos dias de hoje , quer nos pombos existentes quer o seu capital de influência de imensas colonias , pois quando se aprofunda uma raça ou um determinado pombo campeão esbarra-se constantemente na famigerada raça Janssen de Arendonk.
Tenho particular ideia sobre o porquê da grandeza deste pombo. Muito embora existam ainda grandes dúvidas sobre os factores decisivos nos seus êxitos. Fala-se muito acerca da saúde natural deste modelo de condução dos pombos, das capacidades dos autores na criação/evolução , na consanguinidade devido á não introdução de pombos de outras colónias enfim multiplos pareceres, porém para mim criei fielmente a teoria de que os irmãos Janssen de Arendonk, nada mais fizeram do que adaptarem-se ao Timing (duas guerras mundiais) aonde muitos dos grandes columbófilos não conseguiram conservar seus pombos , tendo estes sido levados pelos alemães , coisa que a familia Janssen conseguiu evitar , partindo assim em vantagem para o periodo marcante da sua história , e após esse periodo criaram ai sim uma dinamica de voo que transformou uma raça definitivamente numa estirpe de pombos , voando sempre uma determinada distancia, estereotipando desta forma o pombo Janssen , passo a explicar : não sujeitando os seus pombos a distancias elevadas o pombo Janssen tornou-se um velocista puro.
Isto acaba por ser um erro de base da maioria dos amadores columbófilos , pois ao começarem a voar os seus pombos a pequenas distancias incutem nestes uma memória instantanea sobre o esforço , isto é o pombo cria uma cadência de voo em função da distancia , voando repetidamente estas distancias o pombo ganha confiança em termos de dosagem de esforço , isto é ninguem começa uma maratona correndo como se a prova fosse de 1500 metros pois obviamente não concluiriam a mesma (Maratona).
Senão vejamos um pombo classifica-se no topo até aos 300 Klms , ao fim de um numero determinado de provas criou a sua memória de voo num Ratio= distancia:esforço , ao ser encestado a 700Klms ele voará os primeiros 300 na sua cadência normal , o que supõe que chegará ai com uma vantagem grande , porém os seus 400 ultimos Klms podem e devem ser penosos , na chegada ao seu pombal tudo se transforma na sua memória imediata , na sua próxima prova ele guardará a memória de uma prova aonde sofreu e a sua confiança e á vontade entra em colisão consigo mesmo alterando a sua cadência de voo.
Um dia um grande campeão Holandês assim mo confessou , o mesmo acontece com um pombo fundista que um dia voa uma prova que não consegue acabar ,ou seja chegar no dia da própria solta , podem crêr que em muitos casos esse mesmo pombo jamais se esforçará para chegar no dia da solta eu próprio o constatei.
Existe ainda aqueles que atribuem as virtudes do pombo Janssen ás boas linhagens , outros ao handicap sofrido por outras colónias que foram dizimadas pelas 2 Guerras enquanto eles conservaram 42 pombos , enfim multiplos pontos de vista .
Quero crer que, todas estas variáveis contribuíram para que, hoje em dia, este pombo seja considerado um Ex Libris ,cheio de força e vitalidade, inteligente com capacidade de voar com grande velocidade até determinadas distâncias , muito embora cada vez mais aparecendo cruzados com outras linhas de pombos e
aumentando assim a predisposição para voar maior distancia superando cada vez mais as expectativas dos columbófilos de todo o mundo. Talvez esta ligação empirica entre as variáveis , fez (e faz) deste, um pombo cada vez mais cobiçado , sem no entanto esquecer que nos anos 60 , 70 , 80 , e até os primórdios de 90 pombo Janssen encestado acima dos 400 Klms era pombo perdido , quase pela certa , atenção os puros Janssens pois nunca conheci ninguém a não ser Jos van Limpt vulgo De Klak que voasse os pombos saidos directamente de Arendonk , falo de pombos saidos de cruzamentos entre dois Janssens puros , e muitos atribuiam esse facto á dita consanguinidade.
Hoje em dia, todos nós, comparamos e falamos do Pombo Janssen de Arendonk.
Pombos como o : 1919-Vos van 1919 , 1920-“De Tamme” , 1924-Dochter van de Aap-Schoeters , 1925-"Oude Duifke van 25" , 1926-Vos van 26 , 1932- Schalieblauwe van 32 , Vieil Oil Blank de 33, Tardif de 35 , 1939-Vos van 39 , Wondervoske van 45 , 1946-4513893-Het Viteske , Blue de 48 , voske van 49 , 1950-Oude Donkeren van 50 , Oude Schalie 50 , 6463692-Schoon Lichte van 51 , Bange de 51 , de 1954 o 6384936-Trage , blauwke van 54 , lichte van 54 o “Stier de 55” avô do
Oude Mercks de 67, 6588840-Dikke blawe witoger van 56 , 6327825-"Jonge Prinses"de 1957
, do ano de 1959 o 6236207-bange van 59 , geschelpt van 59 , de 1960 o 1000863-Meio Fabry e o geschelpt van 60 ; em 1961-6500825-Schoon lichte van 61 , 6623916-“16 duif uit de bange” , 6643537-"Zuster Prinses" ; 1962-6130361-geschelpte van 62 , 6523448-Late Blawe van 62 ; 1963-6510753-Donkere stier , 6510733-Licht van 63 , 1964-6639793-“93 uit de Bange” , 6685035-“Blaweroodoger van 64” , 6639792-vendido a Hans Eijerkamp , 1965-6524603-“Kleintje” , 6371172-“Oude wittoger” ; 1967-6282031-“Oude Merckx” , 6129245-“Kweekduivin” , 6282064 “Bange van 67”, 6282027-“Geeloger van 67” ; 1968-6178123-“Scherpe van 68” ; 1969-6054511-Kweekduivin van 69 , 6054535 Blawe van 69, 6054505-Licht e os filhos do “Oude Merckx “o Jonge Mercks de 70”, o “ 019 de 73” e o “ Velo de 74” descenderam do famoso “ Bleu Ardoise de 32” que foi adquirido a Cãs Goosen que era da linha Schoeters.
E diziam os entendidos entre os quais se encontrava Piet de Weerd que tinha sido esta a linha mais
preponderante no concretizar das suas maiores performances por parte dos irmãos Janssen de Arendonk.
Apenas o "Bom" era adquirido para melhorar a sua já famosa e fortissima colónia, como se verificou, um ano após outro e década após decada , sua filosofia e método de acção estava certa e nunca se desviaram desse caminho.
Após a época do Oude Merckx e seus filhos , surgiram outros pombos Janssen que vieram a ser
tão bons ou melhores que estes, reproduzindo pombos excepcionais, como é o caso do Oude Geeloger van 67 , Blauwe van 69, Oude Raket van 73 e o seu filho Jonge Raket van 76 , Oude Scherpen van 75 , SchoonBlauw van 76 , Schoon Blauw van 80 (pai do
Afgekeurde), Rakkertje van 78 (fêmea do Schoon blaw) e mãe do Afgekeurde entre
outros que o enumerar tráz sonhos e desejos…
Um dos dois mais famosos Casal de Jos Van Limpt (De Klak) Macho-Vechter-H-400174-1957
Fêmea-Witpenneke-H-796196-1954 ,são os pais do mundialmente famoso Verbart 46 considerado o melhor pombo do século XX ,este casal criou uma dinastia de pombos , Puros Janssens de Arendonk como quasi todos os pombos de De Klak.
Nos anos 80 foram: o 6131298 “Afgekeurde van 82”, o seu filho famoso “Blauwe Winterjongen van 89”, “ Witplak van 81”(o filho Licht uit Witplak van 91), "kleintje Jonge Merckx van 81" e "dotcher van Jonge Merckx van 89" filhos do (Jonge Mercks), esta última mãe do famoso (Blauwe Winterjongen) “6161077-KapotBoorstbeen van 84”, "Dochter 019 van 84" e "Kleintje van 019 jaar 85" (filhos do famoso 019) “6685755-Eksteerog de 84”, "Chantillie de 89", "Lichte Raket de 89" (filho do Jonge Racket de 76 e neto do Oude Raket de 73)entre outros...
Nos anos 90, pombos como o "Beul de 91" (filho do Kapotborstbeen van 84 e neto do Jonge Merckx por parte da mãe), o " Vos de 90" e o seu filho " Vos Voliere de 93", vários filhos do Chantillie de 89 continuariam os exitos dos seus antececessores, reproduzindo filhos, netos, e bisnetos extraordinários , o Beul , o Eksteroog e tantos outros.
O que é possível realizar nos nossos pombais com estes pombos e outros, é compararmos os progenitores mais antigos que conhecemos, tendo presente as características que os valorizaram, com os descendentes actuais e a realidade subjacente.
O resultado final advindo desta comparação depende da veracidade e eficácia da Standarização de cada grupo de pombos num ratio de realidades x oposição desportiva , ou seja realidades distintas conclusões distintas.
Esta comparação tem que ser revista consoante as necessidades e o enfoque desportivo. Quando conseguirmos que os nossos pombos revelem as performances (físicas, psicológicas e desportivas) os pombos base , ou seja os pombos que sairam ou saem de Arendonk em confronto com os nativos de Portugal e aqui nasce o primeiro conflito de interesse . Quem voa um Janssen PURO , atenção quando falo Puro falo comprado em Arendonk ; para terem uma ideia sabem quanto Louis Janssen pede por borrachos só entre 3500 a 5000 euros mas aponte mais para os 5000 , tem ai muitos compradores ? !!!!! ?Só conheci um homem no mundo que voava os pombos saidos de Arendonk ele sim o fazia era Jos van Limpt De Klak in Memorium , ai sim poderia se vêr o que os famosos progenitores apresentaram no passado, a evolução e manutenção da linha de pombos caminhando de uma forma eficaz , porém!!!!!!. Quantos voaram os Janssen ao lado dos seus próprios pombos para comparar.
Esta foi “possivelmente” a linha de pensamento seguida pelos irmãos Janssen de Arendonk nas suas criações , mas circunstancias ouve que jamais se voltarão a repetir , e Portugal não é um pais de especialidades , aqui um pombo campeão geral é o supra sumo dos pombos e esta não é de certeza a tipologia do pombo Janssen , mas colónias existem que com medo de os perder os têem na reprodução até hoje e aqui entra muita coisa em Jogo , experimentem os nossos pombos a voar também só especialidades e depois digam algo.
Seguindo meu raciocinio ou análise, esquecemos de identificar claramente as características que estão a evidenciar positivamente um determinado tipo de pombo (Especialidades e a memória da cadência de Vôo), para que estas sejam transmitidas aos seus descendentes, assim como, também proceder à identificação dos seus aspectos negativos (Vôos segundo cadências e distancias muito diferentes , e a junção dos concursos de Fundo) com as suas percas dolorosas e a impossibilidade de repôr os mesmos na Reprodução , os Janssens não voavam Fundo não só porque tinham medo mas essencialmente porque viviam dos pombos era o seu rendimento , o resto é Musica , seus pombos voavam Quievrain menos de 200 Klms de distancia , 10 a 20 vezes por ano e adquiriam automatismos de voo quase mecânicos , o pombo era solto e sabia que a distancia a voar era aquela , não acontecia eles serem soltos e ao pensarem que o voo era de 300 Klms terem mais 400 para voar quanto já tinham dado tudo acabando por perder-se , e os que chegam , chegam derrotados e no próximo voo isso faz mossa , eles agiam assim com a finalidade de serem melhorados o nível das prestações e automatismos de seus pombos. Isto para além de terem sido sempre os Reis do Marketing , pombos ouve como o Merckx de Wout Smeulders o Olieman de Jos van der Veken e o 05 de Vermeulen que os derrotaram em toda a linha e esses são práticamente desconhecidos assim como os pombos de Gust Hofkens que fizeram colónias e que também eram Ceulemans vendidos por Fons Janssen que nada mais era que um intermediário de pombos ; falemos do celebérrimo casal Meulemans ou Van den Bosch como queiram chamar só se houve falar que a fêmea era da casa Janssen e o macho Van den Bosch não tinha valor , o Oude Merckx tem sangue Fabry , nunca ninguém o refere e Victor Fabry em 1960 em nada era inferior aos Janssen , existiram e existem pombos que foram tremendamente superiores aos Janssen e são práticamente desconhecidos ; quer vêr casos: Daniel de Staf van Reet 57 1ºs Prémios , The Barcelona Miracle –unico pombo no mundo que ganhou 2 vezes e consecutivas Barcelona Internacional de Hector Demaret ? quem ouviu falar? , o Merckx de Adriaan Wouters o dono morreu no mesmo dia que o pombo morreu após a chegada do concurso , O imortal 45 Cattrijse , A Van Moorsel de Piet Valk-NL-1571797-88 22 1ºs prémios , A Galáctica Fieneke 5000 de Floor Vervoort , A Paula de Rémy de Mey considerada a melhor fêmea de sempre , O Sprint de Albert Marcelli 22 1ºs prémios , O Verbart 46 considerádo o melhor pombo do século XX , O Dolle de Jan Aarden M. Van Geel , O Het Kanon de Wout Smeulders , O Geschelpte 13 de Robert Dobellaere considerádo um dos melhores reprodutores de sempre , o Ben um dos melhores fundistas da história que detêm o recorde de pombo mais caro de sempre mais de 200.000 Euros , sabia? Fara Diba , Reza , o Hexa campeao de Klaas Krom uma lenda , o Klaren de Roger Desmet Mathijs , o Lem de Paul Gilmont , o Piet escolhido por Piet de Weerd o 525 de Marc Roosens , o Feue de Marc Roosens , O Tee de Emiel Denys o Espoir e o Fou de Germain Imbrecht , a Lamme fêmea fundadora da colónia Van der Wegen valia o seu peso em ouro , o Witekop de Stichelbaut pombo fundador da colonia de André Lietaer , O Goeie 838 dos irmãos De Wit , o Driebander de Gust Hofkens"B64-6151613 e o seu neto"Geschifte" B72-6311120, quadruplo pombo As em 1973, 1974, 1975, 1976 Ace pigeon Lier Halfond club. O Orleans de Jan Grondelaers duplo vencedor de Orleans nos anos de 1974 e 75 em concursos com mais de 20000 pombos encestados , Kleine Dirk de Gerard Koopman e tantos outros que podiamos enumerar.
Enfim julgo quase puder dizer que na Columbofilia actual só conheço duas linhas de Pombos que a sua geneologia nunca passaram por Arendonk , que são os Gabys e os Ludo Claessens , e salvo um ou outro caso no que diz respeito a Velocidade e Meio Fundo sempre aparece no meio de uma forma ou outra Gebroeders Janssen van Arendonk. Possuo á volta de 700 fotos de pombos Janssen de todos os tempos e sei aquilo que digo , além de uma conversa tida com outro grande conhecedor de pombos Janssen que é o ainda columbófilo Johan Van Boxtel , conheci pessoalmente Sigrid Erhardt
Como sempre qualquer assunto em relação ao artigo pode citar meus dados mas isto são artigos pensados repensados e com provas a apresentar se necessário.
Mais termino dizendo que em Portugal temos muitos Janssens de Arendonk lá comprados pelo Snº Inácio Oliveira quase 50 exemplares , dos quais eu possuo fotos e copias de Pedigrees pois estiveram expostos no seu ssite durante muito tempo e nas suas revistas.actualmente os Herbots tb investiram fortemente nesta linha tendo neste momento segundo as minhas contas á volta de 30 exemplares que posuo cópias de Pedigrees e fotos dos mesmos.
Enfim é um tema sem fim.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Para que possam ter uma noção do impacto desse casal que o amigo Miguel fala sugiro que copiem este link e analisem:
'Vechter x Witpenneke' dynastie
http://home.kabelfoon.nl/~pabegras/page14.html
Como podem ver pela arvore geneologica dos mesmos são responsaveis por grandes pombos...
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ludo Vs Janssen
Miguel sitou:
"Enfim julgo quase puder dizer que na Columbofilia actual só conheço duas linhas de Pombos que a sua geneologia nunca passaram por Arendonk , que são os Gabys e os Ludo Claessens , e salvo um ou outro caso no que diz respeito a Velocidade e Meio Fundo sempre aparece no meio de uma forma ou outra Gebroeders Janssen van Arendonk "
Permita-me que discorde do Miguel no seguinte ponto: Existiram pombos de Klak na colonia do Ludo Claessens e passo a explicar:
Jan Hermans do " De Duif " ofereceu a Chris Adams 2 pombos puros de Klak do sangue Oude Merckx dos irmãos Janssen. Por sua vez Chris Adams cruzou a fêmea com um filho do seu melhor casal e ofereceu ao Ludo Claessens o F194/81, este pombo era portador de uma serie de anilhas especial dai este numero tão bizarro... O F194/81 quando tinha 2 anos ganhou três semanas seguidas o 1º nas provas de Corbeil, Melun e 1º Provincial Corbeil II. Este F194/81 reproduziu 3 super reprodutoras a " Dik Licht 56" " Kleine 54" e " Kleine 53" Como deve saber a " Dik Licht" é avó de 3 vencedores Nacionais de Orleans.A Dik Licht é fruto do cruzamento do F194/81 com uma neta. O seu filho o " Late Donkere " é o pai do " Red Arrow" enquanto que a sua filha " Donkere Witpen de 72 " com dois machos diferentes reproduziu 2 vencedores nacionais " Het Nationaaltje " e o " Dream " Como pode ver o sangue esta lá.....Apartir daqui eu podia lhe fazer a arvore geneologica até aos pombos dos dias de hoje mas penso que não vale apena visto que em Portugal existem muito poucos Ludo Claessens...
Como pode verificar o Den 194 ou 81-F-194 aparece na arvore assim como a diK Liche 56 Onde Diz " Legend " observe o sina N e veja onde aparece o Late Donkere, Den 194 , De Liche 54 etc etc.......
Eu baseio-me em factos para falar caro amigo...
A PEDIDO DO AMIGO MIGUEL CORDEIRO, INTRUZO.O O SEU TEXTO E PEDIGREE NO MEU WEBSITE:
The secret of a solid basis (1974-1995)
In this first episode we will deal with the 'roots', say the 'foundations' with which the colony of Ludo Claessens was built, and his first top successes: the period 1974-1995! For those who don't know, Ludo is a Dutch 'Belgian', born (1951) from a Belgian father and a Dutch mother… not so surprising when you live just 1 km from the Dutch border. He was given the nationality of his father, even served in the army in Belgium… but has lived all his life in Holland! Ludo was mainly raised by his grandparents, where he was soon to be found with 'granddad Louis' in the pigeon lofts, and with whom he later raced in combination! He had in his 'granddad Louis Sebrechts' an excellent teacher when he stepped into the pigeon sport… it wasn't for nothing that Ludo called his granddad a 'pigeon psychologist', who gave him the advice: as a person, imagine oneself in the pigeon environment… in other words: learn what makes a pigeon 'unhappy' or 'happy', in order to encourage their 'performance urge'! Ludo soon realised that you can't make a pigeon do what he is not capable of… This is then the 'guiding principle' that hides behind the top successes which have been achieved over the years, namely…
Selection! Few pigeons… inconceivably few even… were allowed to remain for the winter each year. Even 80 pigeons was and is 'very many' by Ludo Claessens-standards… the number of pigeons that passed the yearly selection would usually be a maximum of 60 or 70 pigeons… with in the begin period 1974-1985 no more than 20 or 25 pigeons in the loft… just to give you an idea! Only the pigeons that he could use for the building up of his own breeding stock, and for 'shining' in the races the following season were allowed to remain for the winter in Putte in Keizerstraat! The rest left for 'mother's kitchen'… no, not to the 'trade' so as some 'vicious tongues' would have you believe! Ludo enjoyed the fact that his pigeons were placed in the 'spotlight' because of their performances… but to make Putte a pilgrimage for pigeons… that made him shudder and he wanted nothing to do with it. Because if there is one thing that we admire in the man Ludo Claessens it is his straight line in thinking and handling! His objective at the start was then: trying to create the best pigeon stock in the world for the races up to the short middle distance, said and written as 500 Km! Ludo looked for the 'shortest way' of achieving his goal, and did everything he thought he had to do! One of the points that enjoyed 'top priority' and was marked in red was then: Selection! The first question that comes to mind is: how do you manage this with so few pigeons in the loft? In the pigeon sport the standard is 'plenty of breeding' and then a strict selection, in the hope of discovering 'good pigeons'? Ludo's answer to this is quite simple: it has to remain pleasurable! Everything must remain clear, and above all you don't have a loft full of good pigeons straight away, you have to work at it! And that means… daring to select when it hurts! Not many can do this…either because they like these pigeons… or because they give themselves too many illusions! The secret… now, secret (?)… is removing the 'good pigeons', and only keeping the 'very best'! Didn't we hear a 'sly fox' but miraculous Belgian 'super champion' Marcel Aelbrecht announce the same thing? Marcel also raced the 'national racing calendar' of Belgium under the table with a maximum of 14 old + 5 yearling widowers in the lofts… '19' was the number of racing pigeons that he never diverted from! So the same philosophy by Ludo Claessens as basis to success…so much so that anno 2008 virtually all the pigeons in the racing team had won at least one prize per thousand, or a 1° Prize in a big race (read Prov Rayon, NPO or National) or arrived home with another pigeon that had won a 1° (what abroad is described as 1*, read: equal First)… not to mention the 'late pigeons' out the very best stock breeders which were directly reserved for breeding! Other pigeons… Ludo Claessens doesn't want them, so simple is the 'success picture'! Let's take a look at the 'short road' that Ludo had marked out and walked along!
His first pigeons Ludo fund in 'granddad Sebrechts' not only a 'fine teacher'… when, after his marriage to Marja in 1974 he started racing on his own from the 'Keizerstraat, the very first pigeons came from granddad! With these over-tested pigeons Ludo achieved in his first sport year 1° Orleans, 1° Moulins (with the dark Thijssen, which would later lie at the basis of the 'Voskes line), 1° St.Vincent and 1° Ruffec… something which directly illustrated his 'feeling' for pigeons! A quasi 'infallible feeling' for pigeons that was exceptionally useful, when he went to obtain reinforcements… whether they came from a 'good racing neighbour', a 'small unknown' fancier or even from the 'Lier-market'! Ludo searched for and nearly always chose the 'best'! People even believed that I knew 'it', laughs Ludo when he thinks back to that time! So was the 'man to beat' in the time that he raced with his granddad, one Gaston Cruysweegs! They mainly raced with a nest up to 350 Km, but sometimes dared to send a pigeon to the 'long distance'! Results with the 5 first prizes against thousands of pigeons… were not a rarity by Gaston! Are you surprised that in his begin period Ludo rang the door bell by Gaston? Ludo remembers Gaston as a 'fine fancier', one with 'pigeon ingeniousness ' in his 'head'… who understood the art of, without digging deep into his pockets, managing to come away with the best pigeons… by toppers at the time so as: Gebr Van Gils, Louis Vermeyen, Stan Raeymaeckers etc… Ludo and his granddad obtained stock pigeons so as 'the Rappe' and the 'Schouwveger'. In 1974 Ludo took an egg from his best breeding couple, wherefrom Gaston predicted that it would be a cock… and what a cock! He had the ring number NL74-238915, and was given the name 'The Fokstier'… and became the absolute stock father of the Ludo Claessens loft! He produced good to 'supers' by virtually every hen… a real 'stock bear' and 'breeding wonder'! In total he gave Ludo no less than 18 different 1° Prize winners, including the phenomenal '08' (2599108/77) who won 4 x 1° prize and 6 x 2°! Ludo Claessens was directly 'sitting pretty'! To be able to start with such 'merchandise' in the lofts… the dream of every pigeon fanatic! And yet… the art is to firstly to secure such 'hereditary material' in the breeding lines… and then via 'selection' bring the nouveau to a higher level… in other words set the 'expectations' higher! An art that Ludo Claessens clearly has in his 'fingers'! He proved this with 4 direct children of the 'Fokstier' which are included in the entire Claessens stock in the period 1974-1995!
- The first breeding line was this from the '08' with his 4 x 1° and 6 x 2° prizes in big races. The 'Black White pen 69' and the 'Dark 40' came from this line (that lay at the basis of the 'Voskes line)!
- The second breeding line arose when the 'Fokstier' was coupled with the higher cited 'Dark Thijssen'! The 'Fokstier' easily produced 'piebald' and white pen pigeons… also the 'Grote Bonte', ring NL76-2488239 was born from this breeding line. She won 28° Nat Orleans… and was already paired with a 'red cock' with Horemans blood, the 'Oude Roden' B69-6582499 (that Ludo had also bought from Gaston Cruysweegs) were at the basis of the 'Voskes line'. Their descendants included later top pigeons so as the:
" 'Rooie Orleans': 1° Orleans 2.610 p., 1° St.Quentin 384 p. (fastest of roughly 20.000 p.) and was a great-grandson of the 'Oude Roden' " 'Vos 28' NL86-8664528: comes out a 'Son Rooie Orleans' coupled with the 'Klein 54' (daughter F194, see further). He won 3° Limoges 1.640 p. and 4° Compiegne 1.209 p. Ludo coupled him with the 'Nest sister 1° Nat Orleans', which was then inbreed to the 'Fokstier'… They were the parents of the 'Voske 54'! " 'Voske 54': was self a super-gifted racing pigeon, but especially a super breeder! He was father of 4 x 1° Provincial winners and one 'National winner'! He was also grandfather of the top star of 1995, namely the 'Red Arrow', winner 1° Nat Orleans 5.445 p… With a 'granddaughter White pen Orleans' (see further) he was father of the 'Voske 88' " 'Voske 88': won 1° Chateauroux 3.069 p. (4° National) and mother of 'Red Arrow' (1° Nat Orleans)! " 'Voske 91': comes out 'Voske 54' x 'Daughter White pen Orleans'… he won 1° Chateauroux 4.506 p. and 1° Creil 1.968 p. " 'Dark 92': nest sister 'Voske 91'… she won 4° Chateauroux 2.898 p. (behind 3 roommates)… and was mother of the 1° Chateauroux 2.069 p.! " 'The Dream': comes out 'Voske 54' x 'Dark white pen 72' (mother of the Nationaaltje). He also won 1° National 7.406 p. (directly the third national victory for Ludo) and 2° fastest of the entire convoy of 193.500 p… The Dream was lost in a race a few weeks later! The superior 'Voskes line' where out excellent breeders and racing pigeons have been bred over the years!
- The third breeding line was the line of the 'Zotten'! Because another 'Daughter Fokstier' ring NL82-8268974 was mother of toppers so as the 'White pen Zot' who won 2° Nat Orleans… while his sister, the 'Red Zottin' won 1° Creil 2.304 p., and was mother of the 3° Nat Orleans! Ludo coupled the line '08' with this 'Zotten-line' and directly bred from this line his 1° National Orleans 1987!
- The fourth line and maybe the most successful arose when Ludo coupled the 'Fokstier' with the 'Old Blue Smijers' that Ludo had bought as a voucher in 1976. Sport friend Smijers donated a voucher with the choice out of 2 proven racers… the 'bontje' had performed extremely well, the 'blauwtje' much less. Ludo bought the voucher, and to everybody's surprise het took the 'Blauwtje' home with him… Was it his 'feeling' for pigeons or pure intuition, the fact is that this 'Old Blue Smijers hen' (so as she was later named) coupled with the 'Fokstier' grew to be a real 'stock mother'! They are, amongst other things, parents of possibly the 'best breeder' out the 'Fokstier', namely the 'White pen Orleans' NL81-8191863, self 5° National Orleans 9.709 p. He was grandfather of the 1°, 2°, 3° National Orleans by Ludo (see further)… but also for the now world famous 'Super Ludo-hen' ring NL91-2422897 (granddaughter of the White pen Orleans and of 'Voske 53') who by Frans Waerniers, Knesselare (B) is mother of the
1e National Narbonne 6.092 p. in 1996 1e Prov Brive 1.331 p. and 3e Nat Brive 5.736 p. in 1996 1e Prov Brive Derby 632 p. and 3e Nat Brive Derby 2.589 p. in 1996
A fantastic breeding line in the Belgian pigeon sport history and 'mother' and 'grandmother' of 1° National winners and 'National Ace pigeons' in the 'Long Distance' and 'Extreme Long Distance' in various other lofts (including 'Shrek 2' or the 1° Provincial + 2° Nat Ace pigeon Long Distance KBDB 2006 by O&K.Brackenier) ! Powerful top successes made by… Ludo Claessens!
That the 'Fokstier' with the 'Old Blue Smijers' formed a 'super couple' was proved by the 'nest sister 864/81' from the 'White pen Orleans' who landed 15 minutes ahead in a very tough Chateauroux with NE-wind, at the time she won the 1° prize Chateauroux against 2.557 youngsters and 2° National. This more or less formed the 'overture' for the recital of podium places and victories that Ludo Claessens has since managed top put down on paper year after year, in the 'national classics' for youngsters!
The 'White pen Orleans' or how the 'dice' can roll… So as mentioned earlier, this pure 'classy piece' was the overture to the chain of victories and podium places at 'national level' which Ludo Claessens up until today has put down on paper! But also here there is a nice anecdote… One day (in 1982) a good acquaintance of Ludo´s, namely Toine Musters, came to ask Ludo if he possibly had something to sell to him. Ludo had to disappoint his sport friend and the 2 decided to go together to the market in Lier… Ludo was going to pick out a few of the best for Toine, which were possibly as good as those from himself. One Sunday morning they both jumped in the car and left for Lier. The quality by the Lier market was not to Ludo´s taste… After a lot of searching and feeling they had 5 youngsters from the couple of thousand that were on offer… which were worth taking to the Netherlands. When they returned home the pigeons were re-examined… both were convinced that they had made the right choice… even though Ludo was convinced that the 'blue one' would be the best one. Ludo spoke 'knowledgeably': if that is not a good one, then I know nothing! Toine was so moved, that he suggested to Ludo that he raced this pigeon from the Claessens lofts! The pigeon didn't let him down and won consecutively 1° St.Quentin 801 p., 1° Corbeil 2.221 p., and 1° Orleans 7.100 p.! Also as a 2-year old it was entered for the races and was easily the best pigeon, not only in the Claessens lofts, but also in the wider environment! She was later given the name the 'Knap Blauwke', ring B82-6322858! Therefore Ludo once again contacted the seller, with the intention of buying the breeding couple… but this 'deal' didn't go through in the end because both parents didn't have the qualities of their daughter according to the 'Ludo Claessens-standards', … the 'knower's eye' of Ludo saw this straight away! The first breeding results of the 'Knap Blauw' were below average, compared to what Ludo had in his lofts at that moment. Until 1987… when Ludo coupled the 'Knap Blauwke' with the 'White pen Orleans'… it was immediately 'bingo'! They produced the wondrous twins 'Blue 58' and 'Blue 59', together father of the 1°, 2°, 3°, 3°, 4°, 8°, 9° National Orleans. The couple 'White pen Orleans x Knap Blauwke' remained coupled with each other for 2 years and also produced the 'Bonte Ekster' and the '911', both of which would play an important role in the further stock building, take a look: - The 'Bonte Ekster' was father of the '75' (175/89) and the 'Witneus 53' (see further) - The '911' self won 2 x 1° Prize and was father of the 'Platkop' who won 1° Creil 1.331 p., 3° Nat Orleans 8.210 p., and 5° Nat Montargis 2.147 p.. Ludo bred the 5° Nat Orleans and the 5° + 7° Nat Chateauroux out a full sister of this 'Platkop'!
- The 'Blauwe 59' was a step higher as father of the 2° Nat Orleans, 1° Creil 1.045 p., 1° Orleans 4.947 p. (3° National), 2° Chateauroux 2.898 p., and 1° Chateauroux 2.930 p. (3° Nat). The greatest 'crack' that was produced by this 'Blue 59', and who would later play a leading role in the further stock building is without doubt the 'Supercrack 69', his wins included:
1° Etampes 3.211 p. with a good 4' lead (and fastest of roughly 70.000 pigeons) 1° Provins 2.231 p. (fastest of the entire lot of 25.000 pigeons) 2° Reims 2.763 p. (after fellow loft mate) 3° Montargis 692 p. (after 2 loft mates) 5° Creil 2.735 p. etc…
- The 'Blue 58', the twin brother of own nest brother of the 'Blue 59'… gave even more impressive breeding results. So was he, amongst other things, father of the 'Nationaaltje' NL91-9187757 that won 1° Nat Orleans (district 1B)… but also father of the 3°, 4°, 8°, 9° Nat Orleans! One of his best known sons is without doubt the 'Favoriet', (favourite) that raced the following toppers:
1° Provins 1.974 p. (fastest of 25.000 pigeons) 3° Orleans 4.481 p. 8° Compiegne 4.196 p. 9° Creil 3.334 p.
These are all pigeons out the line 'White pen Orleans' coupled with the 'Knap Blauw'… a pigeon from 'Lier Market'! Just to make clear that the 'most expensive wine' is not per definition the 'best'!
Now, re-coupled with the '08-line' the 'White pen Orleans' gave: the 'Donkere 65' NL85-8590865, a phenomenal top breeder! So was he, amongst other things, father of the 1° Golden Crack 1989 with the 8926177/89. This '177' was then also in turn grandmother of the 1° Golden Crack '91 and great-grandfather of the 1° Golden Crack '92… talk about 'over dominance'! Coupled with the 'Dik Licht 56' (an inbred product out the famous 'F194') the 'Donkere 65' showed what he was really capable of. This 'F194' (ring 194/81) was obtained by Ludo from Chris Adams, and was a half 'Klak pigeon' (closely related to the Oude Merckx from Janssen-Arendonk)… and once again Ludo had chosen the top bird! This 'F194' won as a 2-year old, three weeks in a row 1° Corbeil, 1° Melun and as icing on the cake, once again 1° Corbeil Prov 2.200 pigeons. Later by the breed he gave 3 'top breeding hens' in the form of the 'Klein 53', the 'Klein 54' and coupled with his own granddaughter he produced the 'Dik Licht 56'!
Coupled with the 'Bonte Ekster' (out 'White pen Orleans x Knap Blauwke') the 'Dik Licht 56 ' produced the unequalled '75' ring 175/89 who won 1° Creil 1.061 p., 5° Nat Chateauroux 9.183 p., and 15° Nat Orleans 8.090 p.… while his full brother, the 'Witneus 53' then again won 1° Creil 1.323 p., 2° Creil 1.412 p., 3° Creil 1.606 p., 3° Creil 2.046 p., and 1° St.Quentin 427 p.! So as we mentioned earlier, a new unequalled breeding couple was formed when Ludo coupled this 'Dik Licht 56' with the 'Donkere 65'! They are, amongst other things, the parents of the following toppers in the racing and breeding loft:
- The 'Dark White pen 72' ring NL90-9014072 who in turn was mother of the 1° Nat Orleans 7.406 p. in 1991 and 1° Nat Orleans 8.210 p. in 1993… Other children and grandchildren win amongst other things 1° Chateauroux 2.898 p., 1° Nijvel 2.355 p., 1° St.Ghislain 2.626 p., 2° Chateauroux 2.069 p., 3° Orleans 3.919 p…
- The absolute star racer out that period, the famous 'Katoog' NL92-9207628, whose wins included 1° Etampes 1.073 p., 1° Etampes 1.963 p. (fastest of 25.000 p.), and 1° Orleans 4.947 p. + 4° Nat Orleans! A 'brother Katoog' won 1° St.Ghislain 4.368 p… while his 'sister' in turn was mother of the 1° Creil 2.321 p.!
- In 1991 this 'wonder couple' delivered the 4° Nat Orleans 8.210 p… a performance that was worth a 1° Nat victory,
because she was only beaten by 3 loft mates!!! But there is more, and certainly no less important news from the breeding front, because… coupled with the 'Dark VA 195/90' the 'Dik Licht 56' became mother of the unbeatable stock bear the 'Late Donkere 375/93', and… lean back in your chair with your glasses perched on the end of your nose for the breeding exploits of this 'wonderboy'… because this 'Late Donkere' was: - father of the 1° Nat. Orleans '95 and the 1° Nat Orleans '02 - grandfather of the 1° Nat. Orleans '01 - great grandfather of the 2° + 3° Nat. Orleans 2006! - great grandfather of the 1° + 3° Nat. Orleans 2007! And then we haven't said a word about the 'cartload' of other 'top racers' en superior 'breeding material' that this 'fanatic' put into the world, which would dominate the 2° episode in the history of the Ludo Claessens-colony with 'super pigeons' as his son the 'Favoriet 65', and grandsons the 'Blue White pen Bliksem', the 'Young Supercrack' and their direct descendants! In short, we can say that Ludo Claessens, with this 'White pen Orleans' and the 'Dik Licht 56', had pure 'breeding gold' in the lofts, which in the shortest of time gave him 'world fame'… almost unimaginable how the dice can roll!
A stray In 1978 Gaston Cruysweegs bought a 'Slate Cock' ring B78-6115575 (pedigree Michielsen) from a Belgian sport friend in Putte… one of the 'good sort' then! When he tried to teach the pigeon his new loft he lost him, and a few days later he walked into the loft of Ludo Claessens. Ludo was so impressed with this pigeon that he promptly told Cruysweegs to never get rid of this pigeon before 'telling him' first! Apparently the breed didn't go very well by Cruysweegs, because in 1982 he offered this cock to Ludo. Ludo didn't hesitate for a second and bought him together with his hen. It was no surprise that he also took the hen, because she was a half-sister of his stock pigeon 'the Fokstier'! Ludo was apparently successful because the first clapper that Ludo bred from this couple was the 'Red Zot' NL82-8215829 winner 12° La Souterraine 1.523 p., and 12° Orleans 3.060 p… and won top up to the overnight long distance from Bergerac! He was worth even more as a breeder and was father (coupled with daughter Fokstier) of the 'White pen Zot' NL83-8364098 who won 2° Nat Orleans and 1° against 4.998 p. ZUF with 5' lead. His sister the 'Red Zottin' NL86-8664554 won 1° Creil 2.304 p., 2° Compiègne 1.348 p. and 1° Etampes 400 p… Here the 'breeding strategy Ludo Claessens' came to it's full glory with his inbred coupling 'Son of half-sister Fokstier' x 'Daughter
Fokstier'! But it went further… the 'White pen Zot' was now coupled with 'granddaughter of the famous '08': the 'Dark 40' ring NL84-8414940, self 1° Noyon 4.061 p.! This inbred couple 'White pen Zot' x 'Dark 40' presented Ludo with a daughter who won 1° Nat Orleans against approx. 9.000 with 7' lead (district 1 b). Her nest sister was the 'Dark 03' ring NL87-8722903 who became a super stock mother of a generation of 'super pigeons' so as the 'Voske 54', 'Dream', 'Red Arrow', 'Voske 88', 'Vos 91', 'Dark 92'… which we have already mentioned above! It was still the intention of Ludo to anchor the exceptional 'dominant qualities' of his pigeons in the stock via 'inbreeding', and thus securing the 'future'!
The 'muse' of the inbreed Making comparisons between various branches of sport is almost impossible, but sometimes it can be handy for making something clear. Take now football, there you have trainers, good trainers… and top trainers! We explain… most football trainers are only capable of playing the game and no more… as long as everything goes well, no problem, but if problems arise they often can't find a solution to the problems! A world of difference with 'top trainers' of the calibre José Mourinho, sir Alex Furgesson, Fabio Capello, Arsene Wenger, Rafa Benitez, Louis Van Gaal, Guus Hiddink... who, when they join a team, can in the shortest space of time, find the ideal match system to make them successful. They know straight away where the 'gaps' or the 'weaknesses' are situated in a team, and know which players they need to achieve 'top successes'… to win 'prizes', yes, to make sure the 'jigsaw pieces' fit together perfectly. Seeing that 'enthusiasm' often shields a lack of 'class', they don't always have to be a Ronaldinho, Ronaldo, Messi Kaka (read: expensive pigeons)… or other top celebrities! A team built around 3 or 4 top players surrounded by 'work horses' who will walk through fire for them! We call this: insight and knowledge.
Is it not the same in the pigeon sport? One fancier is able to get 'more' out of a team of pigeons than another fancier… and the 'real toppers' also know what they need to introduce to their stock to bring them to a higher level or to keep them there. Building up a loft with 2 or 3 real toppers, and create there a family… a 'stock' around them, is often the basis to years of successes in the pigeon sport! Ludo Claessens is one of the perfect examples of this within our pigeon sport. He is possibly the modern 'Louis Van Gaal' within the pigeon sport. Look at what sport brother Louis has realised with his 'AZ', with a team without real (expensive) top stars. The pigeon career of Ludo took the same road… Ludo also moulded a stock of pigeons with what he had available, that for the middle distance and 1-day long distance, nothing could compare to! He obtained 'top class' by 'smaller' but 'good' fanciers as the starting basis… we are thinking of the stock breeder 'Fokstier', the 'Vale Michielsen', the 'Old Red'… Ideal crossing material was found in the 'Knap Blauw', the 'Fameuze 194' etc… and so allowed the pieces of the jigsaw to fit together perfectly! To remain at the 'top' you have to try to anchor and keep the best out of your stock via 'inbreeding'… and try to get rid of any small flaws or threatening shortcomings via suitable crossings! It is written in the books that often the problem with 'inbreeding' is that the pigeons lose vitality! Ludo Claessens knows everything there is to know about this: let them proclaim their theories in the 'books'… you just haven't got to let it go so far that your pigeons lose 'vitality', and this is done… through 'selection'! With inbreeding and selecting one anchors the characteristics that you chose yourself… whoever ignores the 'vitality' by the selection goes downhill! No, you must never let it get that far… Allow us to catalogue this under the name 'professional skill'! Here above you can read how Ludo went about things, how he could make his colony 'outstanding' compared to the competition! Once you are there it is difficult to find equal, let alone 'better' breeding material than what you already have in your lofts. No, this isn't being arrogant… it is purely the correct analysis of what in reality took place in the lofts of Ludo Claessens. Through lack of equal… let alone 'better' breeding material he was forced to anchor the 'dominant super genes' of his pigeon stock via inbreeding, and optimally exploit these for the future! A 'mission' that he passed with flying colours, because the performance curve reached never seen before heights… heights that followed each other like an express train, and went in search of higher and higher lying regions, so that… with the millennium insight, it was just impossible to race against this Ludo Claessens… but that is for the '2° episode' of this success story!
|