Reportagens

Verreckt - Ariën - Uma familia de Vencedores 07-08-2008

 Em Setembro de 2004 tive oportunidade de visitar em Tessenderlo uma dupla de columbofilos " Verreckt - Ariën " que estavam a dar sinais de virem a ser uma das futuras estrelas da columbofilia Belga. Passados quatro anos dessa visita constata-se esse facto.

                         Legenda: Helder, Sergio, Agy, Pascal, Paixim e Pedro

 

A combinação Verreckt-Ariën é constituída pelo Pascal Arien e pela Agy Verreckt. Este jovem casal quando os conheci em 2004 estavam a criar uma linha de pombos que no nosso entender ia dar que falar. A verdade é que ao longo destes últimos quatro anos isso tem vindo a ser uma realidade. Em especial em 2008 onde têm feito resultados maravilhosos:

 

1e S.Nat Chateauroux 8.216 oude '08
1e Prov. Gien 5.843 oude '08
1e Prov. Chateuaroux 2.735 oude '08
1e Prov. Montlucon 2.028 jaarse '08 .

1e & 5e Prov Argenton 1482 jaarlingen
2e Prov Montlucon 1796 oude

2e S.Nat Montlucon 8.521 jaarse '08

2e & 7e Prov. Bourges 1.643 oude '08
2e Prov.Montlucon 1.796 oude '08
3e & 9e S.Nat Montlucon 7.332 oude '08

3e & 4e Prov Bourges 1133 jaarlingen

3e & 4e Prov Bourges 2365 jaarlingen  

 

O meu reencontro com o Pascal foi nas Olimpíadas de Oostende em 2007 . Posso dizer que nessa noite fomos todos para o hotel aos tombos, tal não foi a quantidade de cerveja que ele e o Guido Loockx traziam para nos bebermos.

 O Pascal e a Agy são pessoas simples e muito simpáticas. Sabem receber bem as pessoas e o sucesso não lhes subiu a cabeça. São jovens e não vivem do comércio dos pombos. O Pascal é supervisor numa fábrica de baterias da Duracell e a Agy trabalha num banco.

Quando pegamos nos seus pombos em 2004 a qualidade era mais que evidente, em especial a linha do “ Den Dikke “ x “ Lang Lowet “.

Como em tudo na vida, é preciso ter sorte e o casal Den Dikke x Lang Lowet é a prova disso. Basta um casal assim para se deixar de ser um columbófilo médio para passar a ser uma super estrela.

Penso que é aqui que reside a beleza do desporto columbófilo. Qualquer pessoa em qualquer lugar pode ter a sorte de fazer uma casal assim e Bingo Jakpot. Torna-se um grande Campeão.

Podem ser pombos com um Super Pedigree ou pode ser como aconteceu ao Pascal, comprou uma serie de ovos ao Toine Lowet dos seus viúvos e depois encasalou um macho e uma fêmea que saiu desses ovos e forma este maravilhoso casal. Por isso digo isto muitas vezes, o pedigree não voa. Serve apenas como orientação para se saber linhas e formas de cruzar.

Por vezes dou por mim a pensar, o que seria da columbofilia Portuguesa sem o Casal dos Belguitas do Galrão, do Casal dos Armindos do Marinho, Dos Indianos do Sr. Carlos Rodrigues, Dos Simons do Sr. Manuel Bento de Almeida, do Grosso x Buterfly do José Maria da Silva, Dos Cagalánisso,4 casais do Chico da Malveira etc…e mais recentemente dos Romarios ( Sr. Queiroz, Fernando Caetano, Joaquim Guedes, Manuel Martins),o casal dos Tossens e o casal Frederick ( Pais dos Anilhas Ouro 050, etc) que fizeram o Rui & Paulo Rodrigues da Supra Campeões Nacionais assim como o casal Grondelaers 601 x Alexandra do Paulo Campos responsáveis pelos títulos Nacionais de Velocidade.

Tudo assenta na premissa Bons Pombos, tenham eles pedigree ou não. Entenda-se Bons Pombos como sendo aqueles que mostram o seu valor a voar e a reproduzir Campeões atrás de Campeões.

Penso que é nesta segunda parte que entra o papel do columbófilo. Saber manter as linhas e dar-lhe essa continuidade depende única e exclusivamente do columbófilo. È aqui que o papel toma forma e é necessário. Saber perdurar uma linhagem não é fácil e por isso muitos Bons columbófilos do passado, simplesmente o deixaram de ser, porque perderam o tal casal que fazia a diferença. A reprodução é uma arte e existem alguns verdadeiros senhores nesse capítulo, a eles devemos a columbofilia Nacional que temos. A todos vocês que fizeram perdurar o Pombo Correio Nacional o meu muito obrigado.

 

Tirando este devaneio Nacionalista, volto ao tema de abertura Den Dikke x Lang Lowet. Logo no seu 1º ano juntos  nasceu a Elfke Dikke (428/98) que ganhou 2º premio de Toury (390 km), no entanto perdeu 10 minutos para entrar. Nesse ano a Elfke foi a estrela do pombal, visto que os outros pombos do pombal não marcaram vez nenhuma.

Quantos de nós no seu inicio não passou por isso? A Elfke foi encasalada em 1999 e dela nasceu o Armstrong, que encestado 6 vezes obteve um coeficiente muito bom sagrando-se Melhor Pombo Nacional Ave Regina. Este por sua vez é Pai da Amber que ganhou 1º Nacional de Argenton.

Exemplos de Filhos do Casal e o resultado dos Netos:

 

- Argenton Dikke é pai do Milan que ganhou 1º Prov Bourges

 

- Lichten Dikke é o pai da Velocity 1º Prov Limogues e 2º Nacional. Pai do Den 338 13º de Bourges. Pai do Tommeke 1º Provincial de Montlucon

 

- Elfke Dikke mãe do Armstrong e avó da Amber 1º Nacional de Argenton. Avó do

   Frodo 1º Provincial de Chateraux e Avó Merel 1º Prov. De Montlucon

   Elfke Dikke é mãe do 137 1º Chateraux , mãe da Teentje 5º Prov. Bourges, mãe da  

   “De Bourges Duiven “ 4º Nacional de Bourges C

 

- Brillianta Dikke mãe do Gallante 1º Prov de Brive e 3º Nacional ,mãe do Brigante que    ganhou 2 x 1º, mãe da Gallanta 5º Semi-Nacional de Chateauroux. Avó do Petito 4º Semi-Nacional de Chateraux

- Jealous Mama Dikke mãe da Jealousy 1º Prov de Bourges

 

Distancias:

 

  • Bourges 480 Km
  • Argenton 558 Km
  • Montlucon 560 Km
  • Limoges 640 Km
  • Brive 705 Km
  • Souillac 730 Km
  • Chateauroux 530 Km

A Equipa

 

Os resultados desta dupla são fruto de um trabalho de equipa.

Pascal Arien é a força condutora do sucesso. Columbofilo a pouco mais de 6 anos, mas dotado de uma inteligência e uma força de vontade capaz de levar os seus pombos ao Top nos concursos provinciais e nacionais.

Agy Verreck, mulher do Pascal e uma apaixonada pelos pombos (existem homens de sorte) e ela própria responsável pelos viúvos e borrachos (pombos nascidos no ano).

Contam ainda com a ajuda do avô do Pascal o Sr. Alfonso Verwimp e de um familiar da Agy o Sr. Robert Rutten para os ajudar no voo, treino e preparação dos viúvos.

A partir das 9 da manhã começam a trabalhar nos pombais e a tarde a partir das 17h30.

Todos juntos fazem uma combinação que cada vez se torna mais forte em termos de obtenção de resultados.

 

O Sistema

 

Os pombais do Pascal estão separados em varias secções. No final de Setembro ele abre as portas das diferentes secções e deixa os pombos ficarem todos juntos em poleiros e com acesso as volieres. Por vezes deixa as janelas dos pombais abertos para que possam entrar e sair quando quiserem.

Ele pretende com isto criar uma boa atmosfera dentro e fora do pombal. Os pombos que tiveram viúvos perto de 7 meses adoram este período das suas vidas. Pretende-se que façam uma muda o mais natural possível e ao mesmo tempo descansem do stress da viuvez.

O pombal nesta altura não é limpo com tanta regularidade, pretende-se com isto criar defesas. O Pascal gosta que os pombos fiquem no chão e por isso utiliza poucos poleiros.

Em finais de Novembro separa as fêmeas dos machos. No entanto contínua a deixa-los sair para a rua de uma forma alternada. Pretende com isto que vão ganhando alguma asa. As fêmeas treinam espontaneamente e por vezes chegam a desaparecer durante uma hora ou mais.

O que eu vou descrever a seguir já pode estar desactualizado visto ter sido falado a quatro anos.

Em Janeiro encasala, deixa fazer um choco de 10 dias. Fim desse período é tudo removido e limpo. Separa os sexos e começa a voar os pombos a volta do pombal. Em Março, volta acasalar e deixa fazer novamente um choco de 10 dias, voltando a retirar e a limpar as tigelas. Começa a fazer vários treinos curtos de 10 a 20 km e depois vai subindo gradualmente até chegar ao 1º concurso que é de 128 km.

No princípio de Abril estão na viuvez total.

Em Tessenderlo pretende-se ganhar de Maio a meados de Setembro.

O Pascal utiliza o sistema “ Caos “ e este sistema dá-lhe uma vantagem que é ter constantemente pombos em forma.

Os pombos são objecto de uma análise atenta só assim podemos constatar e descobrir sinais de forma. O pombo em Tessenderlo voa por motivação. O Pascal desenvolveu um sistema muito engraçado que consiste numa zona do pombal com vários recantos e zonas escuras que permite aos pombos ficarem super motivados. Esta zona de brincadeira, onde ele junta os sexos antes da prova, provoca uma motivação extra aos viúvos e dá-lhes muita vontade de vir para casa para brincar com o seu/sua parceira. Não se pretende todas as semanas um novo parceiro, mas este sistema faz com que vários pombos estejam em forma ao longo da campanha desportiva.

Eles vão alternando os pombos dos vários pombais nesta zona de motivação e isso por seu torno também ajuda a existirem picos de forma diferentes ao longo da época desportiva.

Só no Fim é que ligam aos Campeonatos.

Os pombos neste sistema ficam juntos antes das provas entre 30 minutos a meio-dia.

Por vezes a meio da semana (Quinta-feira) fazem um treino de motivação no qual aprendem que quando chegam a zona de brincadeira têm lá a sua parceira/o a sua espera. Nessa altura tudo é feito muito rapidamente e são separados mal chegam, sendo depois alimentados e abeberados. No dia da prova então ai sim ficam com o seu parceiro/a muito mais tempo, dependendo da dureza da prova. Quanto mais dura mais tempo juntos ficam. Desta forma aprendem o sistema e os pombos adoram vir para casa.

 

 Esta reportagem esta incompleta, estou a ultimar o sistema e a forma de jogo. Só a estou a por no ar assim porque recebi a noticia que o Pascal hoje acaba de ganhar o 1º Nacional de Argenton entre 4803 pombos.

 

Verreckt – Ariën

Schoterheide 3980

Tessenderlo  (Belgium)

Resultados 2004 – 2008

Filhos  & Netos do  Golden Pair " Den Dikke " x " Lang Lowet "

1e Superstar of the month July Gouden Duif 2006

1e Word Champion Winning Magazine long distance (1day) 2006

2e Word Champion Winning Magazine long distance (1day) 2007

1e Semi Nationaal Chateauroux                                                   8.253 p 2008

1e Prov Gien                                                                                    5.823 p 2008

1e & 3e & 12 & 13 Prov Montlucon                                              2.028 p 2008

1e & 5e Prov Argenton                                                                    1.453 p 2008

1e National Argenton (hens)                                                          1.340 p  2004

1e Prov Champion KBDB Limburg Yearlings Long Distance                 2006

1e & 3e Prov Aurillac (707km)                                                      1.069 p 2006

1e Prov Montlucon (560km)                                                          2.163 p 2006

1e Prov Argenton (530km)                                                               558 p  2004

1e Prov Chateauroux                                                                      2.424 p  2006

1e Prov Montlucon                                                                         2.264 p  2006

1e, 5e, 7e, 12e, 13e,18e, 19e  Prov Bourges                                1.982 p  2004

1e Prov Limoges UPE                                                                        770 p  2004

1e Prov Brive (15’ ahead)                                                                  408 p   2004

1e Prov Argenton Yearlings UPE                                                      922 p  2004

1e & 2e Prov LeMans 2007                                                              918 p  2007

1e Prov Bourges                                                                              3.737 p 2002

2e Prov Bourges                                                                              1.643 p 2008

2e & 7e  Prov Montlucon                                                               1.796 p 2008

3e & 4e Prov Bourges                                                                     1.130 p 2008

2e Nat Ace Pigeon Ave Regina Long Distance 2004

2e Nat Ace Pigeon Ave Regina extreme long distance 2006

2e Nat Ace Pigeon Ave Regina Long Distance 2007

2e, 4e, 12e  Nationaal Argenton 2007                                         5.001 p   2007

2e Nat Zone C Limoges                                                                  1.477 p    2004

3e & 4e Semi Nat Chateauroux 2006                                            2.691 p  2005

3e Nat Zone C Brive                                                                        1.424 p  2004

3e Nationaal Limoges                                                                     7.514 p  2004

3e Prov Chateauroux                                                                      3.415 p  2004

3e, 4e & 8e Prov Souillac                                                                    324 p  2005

5e  & 9e Prov Bourges                                                                      3.400 p  2004

5e Semi Nat Chateauroux                                                           13.791 p  2004

6e Nationaal Argenton                                                                   3.994 p  2006