Tratamentos Preventivos - Chevita |
03-11-2014 |
Tratamento e prevenção
Para obter os melhores resultados, seja no tratamento ou na profilaxia de doenças específicas, aconselhamos por vezes que haja um tratamento suplementar ou de apoio, em conjunto com a aplicação de medicamentos para uma prevenção ou tratamento específico. Isto aplica-se particularmente no caso dos pombos de concurso, atendendo ao excepcional nível de rendimento que lhes é exigido. A nossa gama de produtos engloba medicamentos para prevenção e tratamentos específicos, bem como produtos recomendados para os tratamentos de apoio mais apropriados para cada caso. Com o objectivo de facilitar a selecção da linha de medicamentos mais indicada para cada problema os "planos de tratamento" indicam claramente os medicamentos, posologia e duração do tratamento.
Por favor, tenha em conta o seguinte:
O objectivo deste plano é ajudar os columbófilos e técnicos especializados a programar os momentos mais indicados para proceder aos tratamentos preventivos mais adequados. As indicações fornecidas nestes planos baseiam-se em muitos anos de investigação e os tratamentos que indicamos foram repetidamente testados e adaptados em situações práticas. Os planos de tratamento foram concebidos para aplicar a um só pombo ou a colónias. Relativamente às preparações mais antigas, cujas in-struções de dosagem legalmente exigidas aparecem na sua embalagem, é possível que por vezes possam diferir das instruções mais recentes, testadas no campo e recomendadas nos planos. Se for este o caso, asse-gure-se de seguir as dosificações estabelecidas nos planos. Nos planos de tratamento, os dias em que deve administrar-se o tratamento são identificados com pontos. Quando a negro, assinalam os medicamentos que são essenciais para o sucesso do tratamento. Os círculos indicam os medicamentos que podem ser administrados como medida suplementar ou de apoio. A medicação pode ser administrada através da água de bebida ou da ração e também sob a forma de cápsulas ou por injecção.
Tratamento através da água de bebida: As soluções preparam-se dissolvendo num recipiente (ex.: um frasco de boca larga) o medicamento (em pó) numa pequena quantitade de água. Complementar com água até ao volume indicado e distribuir pelos bebedouros. Não devem misturar-se medicamentos diferentes. Apenas o livimun® pode ser misturado com outros medicamentos no bebedouro. Isto deve-se ao facto de o livimun® apoiar a tratamento pela estimulação da resistência natural e eliminação de bactérias já afectadas por medicação. A quantidade total de água necessária para 20 pombos-correio é cerca de 1 litro por dia. Se os pombos beberem mais água (por ex. durante as estações mais quentes), não deve diluir-se a água com medicação, mas fornecer mais água fresca quando a outra terminar. Se os pombos recusarem a água com medicação, pode acrescentar-se um pouco de açúcar para tornar o seu sabor mais agradável.
Tratamento através da ração:
Misturar num copo o conteúdo de uma saqueta, ou a quantidade especificada para 40 pombos, com 20 ml uma tampa doseadora) de vitin® até o pó estar completamente dissolvido. Adicionar esta mistura à ração diária para 20 pombos (aproximadamente 600 g), de modo a cobrir uniformemente todos os grãos. Manter este preparado no frigorífico até secar; só então pode ser dado aos pombos.
Administração de cápsulas:
Antes de administrar a cápsula, deve humedecê-la com óleo alimentar. Introduza-a então pelo bico aberto e massaje a garganta do pombo, na direcção do papo para que a cápsula desça suavemente.
Injecções:
Recomenda-se a injecção subcutânea, no terço inferior da região do pescoço, com a agulha direccionada para baixo e paralela à vértebra cervical.
Higiene
Limpeza do pombal:
Deve fazer-se uma remoção diária de todos os detritos e fezes do pombal, aspirando de seguida. Lave diariamente os comedouros e bebedouros com água quente, deixando-os secar antes de voltar a utilizar.
Desinfecção com desinfectans:
Para eliminar agentes patogénicos como vírus (ex.: Poquetes), bactérias (ex.: Salmonela, E.coli), micoplasmas e fungos:
Nos dias indicados no plano de tratamento, após a limpeza deve pulverizar o pombal, chão, paredes, prateleiras e outros equipamentos com uma solução activa de desinfectans.
Solução activa = 60 ml (3 tampas doseadoras) para 2 litros de água. Deixar a solução produzir efeito durante 4 horas sem enxaguar.
Os pombos podem permanecer no pombal.
Desinfecção com parafectans:
Utiliza-se para eliminar ovos e larvas de vermes (especialmente vermes redondos e vermes peludos), bem como oóscistos coccidiais e tricomonas; é também eficaz contra vírus, bactérias e fungos:
Após a limpeza, desinfectar o pombal (conforme indicado acima) com uma solução activa de parafectans.
Solução activa = 60 ml (3 tampas doseadoras) para 2 litros de água. Deixar a solução produzir efeito durante 4 horas sem enxaguar.
Retire as aves do pombal, fazendo-as regressar apenas quando o desinfectante estiver seco e o pombal completamente arejado.
Nota: Durante a época de concursos, os pombais só devem ser desinfectados no decurso de tratamentos específicos.
Prevenção da disseminação de agentes patogénicos com chevi-tren ou ins 15 Os piolhos (incluindo o piolho vermelho), carraças e pulgas (incluindo a pulga das penas) podem transmitir organismos infecciosos, assim como as moscas, mosquitos e besouros.
O pombal, e em especial as fendas habitadas pelos parasitas, deve por isso ser pulverizado de dois em dois meses aproximadamente: - com solução activa de chevi-tren (60 ml = 3 tampas doseadoras para 2 litros de água) ou - com solução activa de ins 15 (60 ml = 3 tampas doseadoras para 2 litros de água) até que se formem pequenas gotas nas superfícies tratadas.
Nota: Os galináceos e pássaros não devem aproximar-se da área do pombal. Mantenha os pombos extraviados e os recentemente adquiridos fora do pombal.
TRATAMENTOS PREVENTIVOS Chevita 2014 / 2015
(meses de Dezembro e Janeiro)
1. Vacinar contra a Paramixovirose com:
• chevivac®-P200
Esta vacina é dada por injecção subcutânea no pescoço.
Ao mesmo tempo pode-se vacinar contra as Poquetes, por método folicular (na coxa) com chevipok®
Dar livimun® durante 5 dias para estimular a produção de anticorpos.
- 2 semanas de intervalo -
2. Tratar contra a Salmonelose durante pelo menos 5 dias com:
• furazolidon®+ ou
• chloramphenicol®-N ou
• ampicillin®-t (eficaz também contra a Estreptococose)
Dar liviferm® durante 5 dias para restabelecer a flora intestinal. Se não der liviferm® e pretender vacinar respeitar 5 dias entre o antibiótico e a vacina.
Vacinar ao 11º dia após início do tratamento de 5 dias contra a Salmonelose com:
• chevivac®-S
Esta vacina é dada por injecção subcutânea no pescoço.
Dar livimun® durante 5 dias para estimular a produção de anticorpos.
- 2 semanas de intervalo -
3. Desparasitar contra todo o tipo de vermes com:
• ascapilla®+
Dar liviferm® durante 5 dias para restabelecer a flora intestinal.
- 2 semanas de intervalo (acasalamento e postura) -
4. Quando faltam 3 ou 4 semanas para começar a campanha desportiva tratar contra a tricomoníase e coccidiose com os seguintes produtos:
• chevi-col®+ / chevi-kok®
- 1 semana de intervalo -
5. A 2 semanas de começar a campanha fazer o tratamento para as vias respiratórias durante 3 dias com um dos seguintes produtos:
• mycosan-t®ccs ou • chevimulin®-t ou • aviosan® ou • Doxycyclin-t ou • chevicet®-t
Após cada tratamento dar liviferm® ou vitin® ou multivitamin®+ ou multivitamin EB12®.
|