Sindrome das " Carnes Azuis " |
24-02-2014 |
Síndrome dos músculos azuis
Na preparação para a campanha desportiva, uma das coisas que o columbófilo deve fazer é avaliar a cor dos músculos dos seus pombos.
A cor desejada será os músculos rosados.
Contudo muitas vezes a cor que se encontra nos músculos é uma descoloração azulada. Muito se tem dito e escrito acerca desta condição e ainda temos muito aprender sobre o que causa esta situação.
Contudo a mesma parece estar relacionada:
- Quando os pombos têm dificuldade em oxigenar o sangue devido a problemas respiratórios ou excesso de gordura
· Uma infecção respiratória, que não permite que o sangue se oxigene, ou que interfira com a parte respiratória. Um tratamento com Aviosan ( Chevita), Doxycyclin-t ( Chevita), OrniSpecial ( Belgica de weerd), Orni-Mix ( Travipharma) deve resolver o problema.
· Excesso de gordura ocupa o espaço abdominal e isso interfere com a distensão dos sacos aéreos, dificultando a respiração do pombo.
· Esta situação ocorre também durante os meses mais frios, em que obrigamos os nossos pombos a treinar bastante cedo e com temperaturas baixas, assim que o tempo aquece esta situação tem tendência a desaparecer
· Uma alimentação muito rica em proteínas e óleos corre o risco de originar a síndrome de carnes azuis. A regra geral será: A quantidade de exercício deve estar relacionada com as percentagens de proteínas e carboidratos na ração.
· A condição dos pombos esta condicionada por um distúrbio metabólico e o tratamento passa por desenvolver o metabolismo. Neste processo entra a chamada ração de dieta, baixa em proteínas, os 7 Sais ou o Pó Alcalino Genette ( Fosfato de Sódio, Citrato de Sódio, Sulfato de Magnésio, Bicarbonato de Sódio, Sulfato de Sódio) e o belo do Chá Belga da Backs.
- Quando pombos saudáveis estão a ser treinados para além da sua capacidade física
· Um intenso escrutínio do programa de treinos é aconselhado. Acontece com muita frequência que os pombos são treinados em excesso, seja a volta do pombal, seja nos denominados treinos em linha.
· A síndrome de “ carnes azuis “ coincide com o início da época desportiva. Os columbófilos estão na denominada “ tesão do mijo” e esquecem-se que mantiveram os pombos fechados durante a muda, estão fora de forma e são submetidos a esforços repentinos e muito exigentes, que vão muitas vezes para além das suas capacidades físicas, porque não estão ainda em forma.
· O descanso de meses, em que eram soltos uma vez por semana para tomarem banho, passam a circular a volta do pombal 1 hora duas vezes ao dia e isto num curto espaço de tempo. Depois começam o treino na estrada numa base bissemanal ou mais. Normalmente estes pombos ganham as chamadas “carnes azuis” de excesso de treino.
· Os denominados “ Campeões dos Treinos “, já que pelas horas ganham a toda gente, normalmente desaparecem um mês ou mais antes de terminar a época.
· Os pombos andam stressados e não lhes é dado o tempo necessário para recuperar
· Pombais abertos durante a muda e pequenos voos diários livres, mantém os músculos em forma e melhor preparados para o início dos treinos. Como isto não é possível para a grande maioria dos columbófilos, então estes devem prestar muita atenção a dieta ( leia-se alimentação na pré-epoca), no que diz respeito aos ingredientes e quantidades, isto é muito importante para se evitar o problemas de carnes azuis.
· O uso de C-M-K do Dr. Brockamp, do Magnesin da Backs, do Bufafosfan, da B12 (Aviform), EB12 da Chevita e da B15 ( DMG ou Dimethylform) revela-se de grande importância no inicio da época.
· Os pombos devem ter a sua disposição diversos tipos de pós minerais e uma variedade e quantidade abundante das mais diversas marcas de grit misturadas umas com as outras.
- Saúde deficiente derivada de práticas de má condução da colónia
· Cada pombal é um caso e requer uma diferente abordagem sobre a condução da colónia ou melhor dizendo, gestão da mesma.
§ Condições do Pombal
§ Sistema de Jogo
§ Sistema de alimentação
· Analise ao pombo:
§ Comportamento ( ex. Vitalidade)
§ Aparência Geral
§ Plumagem
§ Cabeça
§ Boca e garganta ( ex. cor da língua e membranas mucosas)
§ Pontos na garganta
§ Defeitos na garganta
§ Mucos na garganta ( Ex. muco limpo, se faz bolhas, se é tipo cor de leite / branco)
§ Análise da Epiglota
§ Análise Muscular
· Existem tratamentos básicos, para eliminação ou diminuição dos sintomas das doenças:
§ Desparasitação (esta deve ser frequente)
§ Fungos
§ Tricomonas
§ Coccídeos
§ Micoplasmose
§ Clamidia
§ Salmonelas
§ Estreptococos
· Regular administração de Complexo B ( em complexos vitamínicos ou levedura cerveja)
· Regular administração de Vit. E e Selénio
· Regular administração de Probioticos ( Probac 1000, TS6, BioSac, Protexin)
· Regular administração de Protectores Hepáticos ( Sedochol, Hepavet, etc)
· Regular acidificação da água de bebida ( Chá da Paloma, Sopa Vermelha, Vinagre de Maça)
· Regular administração de Chás Depurativos e de Forma
· Regular administração de Iodo e Ferro ( atenção aos excessos)
· Analises Regulares e visitas ao veterinário
|