Problemas Respiratorios |
29-03-2009 |
Alguns Columbofilos ligaram a saber o que fazer no caso de terem os pombos com problemas respiratorios. O meu conselho e verificarem o pombal primeiro e só depois tratar. Normalmente isso é devido ou a excesso de pombos ou a má ventilação. Eu não sou veterinario e como tal vou me limitar a informar o que conheço para esse problema:
no caso de ser mesmo grave:
Este produto tem tido muito sucesso aqui na minha zona :
Outra solução bem mais economica e com muito bons resultados :
1 + 1 Kuur é uma combinação de Doxycyclina + Bromexina
Doxycycline é uma tetraciclina de longo efeito, com muitas aplicações, tem uma grande afinidade com o tecido dos pulmões e é, por isso, especialmente de aplicação aconselhável contra infecções bacteriológicas nas vias respiratórias.
Esta Doxycycline é absorvida rápida e totalmente, penetra bem no tecido e é por isso um remédio especialmente adequado para o tratamento das infecções nas vias respiratórias.
Utilize agua engarrafada durante o tratamento e retire o grit do pombal. Normalmente inicia-se o tratamento preventivo no dia da chegada na agua da tarde + Segunda e Terça o dia todo. Na quarta vitamina-se. Resto da semana até ao encestamento água limpa. Os pombos comecam a voar bem alto e longe de casa logo no dia a seguir ao incio do tratamento.
Embalagem: de 100 gramas.
Dosagem: 5 gramas /2 Litros
Bromexina
O efeito deste dissolvente da mucosidade é atribuído à sua característica de reduzir a viscosidade do muco pegajoso dos brônquios. Em resultado, o pombo pode mais facilmente segregar o muco. Caso este dissolvente de muco for ministrado em combinação com um antibiótico (como por exemplo DAC Doxicicline, Ornitosemix, Tiilosine, Spiramicine, Ronidazole, Secnidazole ou Metromidazole) , dissolvente da mucosidade, permitirá, além disso, uma boa segregação no muco dos brônquios do antibiótico ministrado. Em outras palavras, o dissolvente da mucosidade aumenta o efeito do medicamento para as vias respiratórias. O dissolvente da mucosidade também pode ser ministrado na água de beber, de forma que os pombos entram no cesto de garganta "limpa". Dado que este dissolvente da mucosidade, que se saiba, não prejudica em nada a capacidade de voo, é o produto ideal para ser utilizado durante o período de competição.
Embalagem: de 100 gramas.
Dosagem: 5 gramas /2 Litros
Pode, se necessário, em muitos casos ser medicado ao mesmo tempo com outros medicamentos DAC. Durante o tratamento não dê quaisquer produtos calcários.
Outra boa solução :
Eritromicina + Trimetropim + Sulfadiazina + Bromexina + Corante Eritrosina ( Um produto muito Bom e com muito sucesso nas zonas quentes do nosso país)
2,5 gramas litro de água
Outro produto que devem ter no pombal é:
Uma alternativa as saturações de terramicina, doxyciclina. O uso de Tiamulina deve ser moderado. Muito eficaz em casos de Micoplasmose.
1 saqueta em litro e meio de água.
Oxytetracycline HCl 55 mg/g. Vitamins (Vitamin A, E, B12, D, K, pantothenic acid, riboflavin, niacinamide
O famoso pó vermelho Sul Africano. Usado com grande sucesso nas alturas de calor.
Para mim o melhor produto para as vias respiratorias é este:
Não se encontra a venda em Portugal
0.2 ml pombo
Combinação Doxyciclina + Tylan + Espiramicina
0.3 ml / pombo (normalmente injecta-se os pombos a meio da campanha)
Carissimo mas muito eficaz contra micoplasmoses
1 ml / Litro
1 ml / Litro
|