Pequenos gestos de amizade |
13-11-2010 |
Hoje foi um dia especial, recebi aqui em casa a visita de 2 amigos. Telefonaram a perguntar se estava em casa e se podiam cá passar, porque precisavam de falar comigo, para lhes dar umas dicas como recolher uns pombos na Belgica, visto que estavam com dificuldade em falar com o columbófilo Belga que lhes tinha vendido os pombos. Resolvido o problema, começamos a falar daquilo que gostamos que é columbofilia, pombos, etc.
Traziam uma serie de pedigrees Holandeses para eu analisar e dar a minha opinião. Eu tinha transportado os pombos para Portugal, mas não tinha visto os pedigrees, porque vieram directamente do columbófilo para casa do Paulo Navalho.
No dia que os pombos chegaram, estávamos a passar os pombos para os cestos deles, isto 5 minutos depois de eles terem chegado a minha casa e eu disse ao Paulo, belo lote ( 18 borrachos) que tu compras-te. Os pombos são muito jeitosos, queres me vender aquela Azul?
Qual ? pergunta o Paulo. Aquela ali, digo eu apontando para o cesto.
Epá sabes, ainda nem vi os pedigrees. Foi a resposta dele.
Eu disse se quiseres vender aquela fêmea, dizes o preço que desejas e eu dou-te o dinheiro na hora.
Ela pergunta, mas o que viste na fêmea?
Eu respondi, nada de especial, simplesmente gosto dela. Sem ser em mãos nada de especial, eu só de olhar para ela, diz-me alguma coisa. Diz-me quanto queres por ela, que eu pago. Sei que estes pombos não foram nada baratos, por isso, faz-me o favor de dizer o preço que os vais revender porque eu gostava de comprar a fêmea.
Mas sem veres o pedigree?
Os pedigrees não voam Paulo. Respondi eu.
Depois se compras-te 18 borrachos, filhos dos melhores pombos do homem, o pedigree é apenas um pró-forma.
Leva os pombos, pensa e depois diz-me se a vendes ou não e o preço claro.
Passados 15 dias, sem noticias dele, hoje apareceu aqui em casa, acompanhado do sócio, pelas razões que enumero atrás no inicio deste texto.
Então Paulo, sempre me vende a fêmea? Perguntei eu quando o vi.
Ele respondeu: não. Essa pomba não está a venda.
Então? Porque?
Estive a ver o pedigree e gostava que me explicasses o mesmo.
O pai é o Big Leo e a mãe a Petit Bleu 625. Sabes o que é isso significa, não sabes?
Eu comecei-me a rir. Sei.
O Pai é um serio candidato a representar a Holanda nas Olimpíadas de Pozan categoria G porque tem um coeficiente de 6,53 e a mãe é uma irmã legitima da pomba do William de Bruijn que este ano foi considerada a melhor fêmea de Fundo da Holanda a SCHANULLEKE NL 08-1543385 e que provavelmente vai ser a pomba Olímpica de Fundo pela Holanda em Pozan. Sendo a 625 também irmã ninho da 626 mãe de 3 x 1º em 2010.
Sabes aquele azul que tu gostas muito aqui do meu pombal. Também é irmão delas, comprei-o em 2008 ao William de Bruijn.
Por isso Paulo te perguntei se querias vender a fêmea. Ela era para cruzar com esse pombo.
Fazes bem ficar com ela. Tem uma linhagem muito boa.
Sem ser um espanto, tem o seu encanto. Não te esqueças que é uma tardia de Setembro. Esses pombos dão o salto aos 5/ 6 meses.
Analisei com eles os 18 pedigrees, sendo que alguns deles os pais dos borrachos em 2010 ganharam vários primeiros. Alguns deles entre 3000 e 5000 pombos..
Perguntei como estavam a recuperar do stress da viagem, ao qual o Paulo respondeu logo:
- Dei-lhes o “ Impact Iron durante 2 dias seguidos ficaram espectaculares “ aquilo é mesmo Bom, tens de experimentar Pedro.
Oh… Paulo, acredito que sim, mas este ano estou a seguir um programa de muda e não vou introduzir mais nada.
Toda a gente na Belgica me fala do Impact Iron, que faz isto que faz aquilo, que deixa os pombos num estado de forma espectacular, mas eu este ano não o vou usar, porque estou a seguir um esquema de muda que me parece Bom e como tal não vou fazer experiencias. Eu até te posso comprar um frasco para dar aos reprodutores, mas na equipa de voo, não vou mexer, disse-lhe eu.
Fazes mal, disse-me logo o sócio: Aquilo deixa os pombos diferentes: Penas definidas, luzidios, cheios de energia, carnes limpas, gargantas limpas, voam parecem doidos, fezes ficam bolinhas, muita saúde, etc.
Isso é do Iodo e do Ferro que contem, juntamente com a vitamina B12, respondi eu.
Sabes em Portugal estão mais de 100 columbófilos a dar e todos me dizem maravilhas, devias experimentar para me dares a tua opinião ou até escreveres sobre isso na tua página. Eu dou-te 1 frasco para que possas escrever sobre o produto.
Paulo, escrever não escrevo, porque não vendo produtos. Depois a página é meramente informativa, tudo o que lá coloco é para ser lido e interpretado, muitas vezes as pessoas não sabem, é interpretar, mas isso não é um problema meu.
O produto se o experimentar, pago por ele, porque assim posso ter uma opinião minha e não de agradecimento por me teres oferecido o frasco. Mas para já não me faz falta. Falamos daqui a 1 mês quando começar os tratamentos para os reprodutores.
Se quiseres posso colocar no meu site o teu contacto e dizer as pessoas que és tu que vendes. Mas eu apenas dou essa informação, tal como faço com os produtos da Supra, da Casa dos Cereais, etc…Depois cada um faz o que quiser com essa informação.
Produto: Impact Iron
Representante em Portugal : Paulo Navalho
Contacto: 913944956 / 963130181
Nota: O Paulo informa que devido a grande procura por parte dos columbófilos deste produto, que o mesmo esteve esgotado durante 2 semanas, contudo vai receber novos frascos nos próximos dias com validade até Dezembro de 2012. Podendo assim entregar produtos na Expo-Rainha, Avisan e Exposição Nacional, a quem desejar.
Passada esta parte mais comercial / informativa, voltamos ao tema inicial que são os pombos.
Estivemos a ver os pombos e depois quando já nos estávamos a despedir ao Portão, o Paulo foi ao carro e disse:
- Tenho aqui um borracho para te oferecer.
É pá estou cheio de pombos e sabes que não introduzo pombos de ninguém aqui em casa, por favor não me tragas mais pombos, disse eu. Desculpa mas não aceito.
É pá não sejas teimoso, aceita lá um borracho nosso. Faz-me esse Favor.
Depois da tão grande insistência dele e do sócio, lá vim com a caixa para baixo, sem sequer a ter aberto para ver o borracho.
Quando chego ao pombal de quarentena para colocar o borracho, abro a caixa e eis que dentro da caixa esta a NL10 – 1531842 a filha do Big Leo x Petit Blauw
Uma pomba que não deve ter sido nada barata atendendo aos resultados do Pai e a origem da mãe.
Big Leo de 2009:
- 7e-4.024, 2e- 2.618, 15e- 6.549, 1e- 2.105 en 1e- 1.624 pombos
Petit Blauw 625/08:
Filha de um Super Casal William de Bruijn: Kleine Blauwe x Ganieda
Pais da melhor fêmea da Holanda de Fundo 2010 e pomba Olimpica Holandesa em Poznam .
Kleine Blauwe é um puro Heremans –Ceusters ( irmão do Rossi x Wonderask x Jan Pombo As da Belgica 2002)
Ganieda é uma reprodutora em ouro e com uma geração de Campeões nas suas veias:
Pai é o avó do Olimpico Zeus, pai da Onyx, Osiris, Ilona.
Mãe da Ganieda é a mãe do Merlijn pombo As Nat. Fondspiegel 2005 & 2006, ou seja a Ganieda é meia irmã do Merlijn.
Neste casal a linhagem de 2 pombos As Nacional Fundo e a linhagem de 3 pombos Olímpicos.
Escusado será dizer que fiquei sensibilizado por este gesto deles e que me fez escrever este texto também ele de agradecimento e reconhecimento ao Paulo e ao sócio Nuno.
Conheci o Nuno através da cedência de 1 borracho em 2008 e desde essa data que somos amigos e trocamos ideias.
O Paulo sendo sócio do Nuno conheci, quando comecei a frequentar o pombal deles. Tendo ele uma loja legalizada de venda de produtos e rações que fornece grande parte dos columbófilos na área onde moram. Uma vez que o Paulo começou a importar pombos para revenda aos clientes da loja, eu e ele trocamos muitas opiniões sobre pombos e origens.
Pela vossa amizade, aqui fica o meu agradecimento público, ao vosso bonito gesto.
Salvaterra de Magos, 13 de Novembro de 2010
Pedro Lopes
|