Notícias

Um dia bem passado 10-11-2009

Das minhas vivencias columbófilas existem dias que dificilmente irão ser esquecidos. O dia 6 de Novembro de 2009, vai ser um desses dias.

Tratou-se de 1 dia em que se respirou columbofilia de uma forma saudável e despreocupada, onde se pretendeu dar a conhecer um pouco, do que por cá de melhor fazemos.

Que isto sirva de exemplo para aqueles que só criticam e nada fazem de construtivo em prol da nossa columbofilia nacional.

Eu fui contactado pelo Sr. Ad Schaerlaeckens que me informou que vinha passar uns dias ao Algarve. Na nossa troca de emails foi-me proposto por ele, fazer-se um artigo sobre a columbofilia Algarvia e Portuguesa.

Contactei o Sr. Rui Emidio e organizou-se 1 dia para que o Sr. Ad pudesse pelos seus próprios olhos constatar o que de melhor por cá se faz.

A equipa da Associação Columbofila do Distrito de Faro, preparou aquilo que eu chamo, uma das melhores divulgações Nacionais da nossa modalidade além fronteiras. Isto porque o artigo que vai daqui resultar vai ser publicado no “ De Duif “ no site do Sr. Ad Schaerlaeckens e em Publicações Alemãs e possivelmente nos Estados Unidos e Oriente ( China, Taiwan, Japão).

Faro tem sido na minha opinião a Associação que mais tem contribuído nos últimos tempos para a evolução da columbofilia Algarvia e até Nacional e foi esta maravilhosa equipa que tive o privilégio de conhecer na sexta-feira, que mostrou ao Sr. Ad Schaerlaeckens o porquê deste meu pensamento expresso em artigos anteriores.

Dantes eu analisava as acções, agora poder viver na 1ª pessoa e compreender o que move estes Homens que tanto gostam e defendem o nosso Desporto Columbofilo.

Era uma equipa com a vossa dinâmica que eu gostava que existi-se a liderar os nossos destinos em Coimbra…aproxima-se um período eleitoral da mais elevada importância em termos Federativos quiçá o nome Rui Emidio não seja uma solução?

Parti de Salvaterra eram 5:30 e cheguei ao Algarve as 8h15. Dirigi-me ao hotel e tomei o pequeno almoço com o Sr. Ad e a sua simpatiquíssima esposa Mia. Neste encontro informal dei-lhe uma pequena retrospectiva do que iríamos fazer durante o dia.

São 9 h conforme planeado o Sr. Rui Emidio e o Sr. Jorge Vaz estão no átrio do Hotel para levarem o Sr. Ad a conhecer “ The Best of Allgarve “.

Partimos e logo no carro se viu a diferença. Foi ofertado ao Sr. Ad um planeamento da Campanha a disputar em 2010 e respectivos Campeonatos, onde se encontrava tudo discriminado e dividido de acordo com zonas e prémios em disputa. Foi explicado pelo Sr. Jorge e pelo Sr. Rui todos os pormenores da solta de Dax, que é feita em conjunto com Espanha (Andaluzia), assim como todas as ideias que estão subjacentes aos campeonatos em disputa em 2010. O Sr. Ad tomou notas e ficou admirado que numa distribuição de prémios como a da Associação columbófila de Faro conseguir-se juntar perto de 500 pessoas num almoço. 

A nossa 1ª visita era o Campeão Nacional de Meio-Fundo 2008, titulo obtido pela dupla Vargues & Van Helsdingen. Constituida pelo Sr. Horacio e o seu filho Ivan. O nome Van Heldingen resulta do facto de o Sr. Horacio ser casado com uma Sra. Holandesa.

Fomos recebidos pelo Sr. Horácio Vargues que de uma forma simpática nos convidou a visitar a sua colónia.

O Sr. Schaerlaeckens gostou muito do que viu, principalmente a boa condição em que os pombos se encontravam

Analisando o pombo As de Fundo Belga puro Debusschere

Horacio Vargues dando informações sobre o pombo.

Horacio & Ad. Schaerlaeckens

Rui Emidio & Ad. trocando opiniões....

Ad. com o melhor reprodutor da dupla Vargues & Van Helsdingen. Sorriso diz tudo...

Um reprodutor em ouro...segundo o proprietario tudo o que tira é Bom...

Olho do Bom Reprodutor Vargues & Van Helsdingen

Os pombal principal dispoe de 5 secções. Sendo 3 com ninhos destinadas aos machos, 2 secções destinadas as fêmeas.

Pombal orientado a sul, sendo elevado do solo para evitar humidades. Existe depois 2 secções onde estão instalados os borrachos.

Passamos depois ao pombal de reprodução onde habitam grandes exemplares, alguns deles adquiridos por valores bastante elevados:

- Lionel Debusschere, alguns com titulos de pombo As de Fundo.

- Paulo Franco ( Pata colada, Malhados, Belgas do Chico) 

- Vitor Picanço

- Van Loon

- Paulo de Faro ( "Suga " - do 59 e dos Lilazes)

- Carlos Pereira ( Destacados)

- 2 filhas do Kannibal Dirck Van Dyck

- Puros Gabys

- Mais uns quantos pombos Holandeses que foram adquiridos a quando das visitas do Sr. Horacio a sua familia Holandesa, atraves dos conhecimentos de um cunhado.

Esta colónia, apesar de só voar a 5 anos, esta a ser construída para atingir o patamar máximo….visto que nesta casa já foram Campeões Nacionais com os cães ( Galgos) e também primam na criação de cavalos das melhores raças. O culto do excelente esta aqui bem vincado nesta veia pela criação do que é realmente bom.

 

 Jorge Vaz, Horacio Vargues, Ad. Schaerlaeckens, Rui Emidio, Pedro Lopes

Agradecimentos pela visita, onde o Sr. Horacio disse ao Ad. que o seu filho Ivan era seu admirador e que lia tudo o que ele escrevia.

Ad. agradeceu o facto de o ter recebido na sua casa.

Partimos em direcção a Faro.

 Fizemos uma breve paragem para ver a futura sede da Associação Columbofila de Faro.

Projecto em curso....

Rui deu uma explicação do projecto ao Sr. Ad. Este ficou maravilhado...

Jorge, Ad e Rui junto a uma das galeras de Faro.

Rumamos depois a Loulé.

Fomos recebidos pelo Dr. David Barros Madeira, que nos abriu as portas da sua casa de uma forma muito descontraída e brincalhona, bem ao jeito dele.

Pessoalmente já conheço ao Dr. Barros Madeira a muitos anos, visto que frequentava as distribuições de prémios da minha colectividade praticamente desde  1994 e os pombos dele, tem feito colónias aqui na minha Terra com especial destaque para o seu amigo Nelson Narciso com vários títulos de Campeão Geral e Campeão Distrital, assim como o Sr. Rufino que com a pomba do Dr. fundou um casal que lhe deu títulos distritais de Fundo e Meio fundo.

A colónia Barros Madeira dispensa apresentações, visto que desde sempre esteve ligada ao que de melhor se importou para Portugal.

Como dizia o Dr. Barros Madeira para o Ad. Schaerlaeckens “ Desde os meus 13 anos que o meu pai me enviou para a Bélgica para aprender Francês e conviver com as maiores figuras mundiais do Desporto columbófilo “

Para o Ad. Schaerlaeckens foi uma enorme surpresa encontrar alguém como o Dr. David Barros Madeira, pela forma de expressar, pela forma de pensar, pelos conhecimentos e pela maravilhosa colónia que nos mostrou….onde os pombos apresentavam uma saúde extraordinária e as novas instalações estão pensadas ao pormenor.

Foi uma visita marcada pela empatia que existiu entre Ad e David.

Para mim que estava de fora foi interessante ver este momento. Certamente que ira ficar na memoria do Ad  este grande senhor da nossa columbofilia. 

 

Pombais de reprodução individual. Dr. contou a historia que uma vez comprou 1 pombo vermelho na belgica e que passado algum tempo no seu pombal de reprodução, outros casais comecaram a dar filhos vermelhos. Se ele não fosse vermelho ele nunca tinha descoberto....Apartir dai sempre que encasala é atraves deste metodo. Pelo menos para os casais principais.Evita ovos partidos, tem a certeza que é de determinado casal, etc...

 

Partimos depois para ver a sede da S.C. Louletana.

 

 

Rumo a Santa Luzia para almoço. A nossa espera estava um grupo de columbófilos.

 Ad Schaerlaeckens, David Barros Madeira, Martelo, Pedro Lopes, Jorge Vaz, Laranjeira, Amilcar Tomaz, Rui Emidio, Helder Carmo ( Golden Boy)

                   Na tribuna temos o amigo Rogerio Germano e na lateral Modesto Jesus.

                                   Foto tirada pelo Famoso " Jose Carlos "

Não se pense que este almoço foi feito por causa do Sr. Schaerlackens, não, não foi, estes senhores todas as Sextas feiras se reúnem para almoçar, segundo me disse o Rui Emidio, estamos a falar a 10 anos que o fazem…

Foi uma experiência para o Sr. Schaerlackens, visto que foi a 1ª vez que comeu gambas cozidas, conquilhas e polvo no forno. Certamente paladares que também não vai esquecer…

A comida estava óptima e a conversa ainda melhor. Falou-se de pombos, da vida e existia brincadeira na outra ponta da mesa onde estava o Campeão Rogerio, sempre cheio de boa disposição e a lançar desafios para o nosso lado….foi bastante agradável.

Partimos depois para Altura, pelo caminho especulava-se onde vivia Ludo Claessens o Homem mistério….já que se supõe que é lá que tem a sua casa portuguesa.

Mal chegamos ao local do crime, fomos informados pelo proprietário que não existiam desfibriladores no pombal, para o caso de alguém ter uma paragem cardíaca, foi também dito que vários já sofreram AVC´s depois de verem aqueles pombos….depois das traduções feitas e da rizada geral, fomos convidados a entrar pelo Rogerio no seu pombal.

Voando com o nome de  Germano & Ribeiros sendo a tripla composta pelo Rogerio ,João e Licínio, estávamos a entrar numa das colónias mais competitivas do Algarve e cujos títulos conquistados ultimamente assim o demonstram.

O Rogerio sempre brincalhão levou o Sr. Ad para o 1ª secção o começa a dar-lhe para a mão os filhos do seu celebre Casal Debusschere x Colson, que lhe tem dado tantos dias de gloria.

Só nesta secção estavam 16 filhos directos do casal, sendo que nas outras estavam os netos e bisnetos, entre outros pombos de elevado valor. Segundo me disse o Rogerio, neste momento tem mais de 80 descendentes deste casal a voar. Estamos perante 1 casal de grande classe e que faz toda a diferença. Pela expressão do Sr. Schaerlaeckens deu para perceber que gostou muito do que viu….sendo o seu comentário final….vocês não precisam de ir a Belgica / Holanda buscar pombos.

Sem que tive-se dado algum ataque cardíaco aos presentes….foi tirada a foto de grupo para recordar este momento da nossa visita….sendo rematado pelo Rogerio….que quem visita o seu pombal, normalmente no ano seguinte sagra-se Campeão.

Licinio, Jorge, Pedro, Rogerio, Ad, Rui, João e Golden Boy ( Helder)

Partimos rumo a Vila Real de Santo Antonio para visitar a aldeia columbófila…

Ao chegarmos foi logo um impacto tremendo no Sr. Ad, ficou encantado com o que viu….o dia estava espectacular e o sítio em si é fantástico tendo todas as condições para se desfrutar dos pombos…binómio pombo versus natureza.

Mais admirado ficou quando soube que o terreno tinha sido oferta, assim como a construção dos pombais….mas melhor, segunda-feira vão levantar um cheque para instalar painéis solares em cada pombal, ficando estes autónomos energeticamente falando….isto meus amigos é columbofilia ao mais alto nível.

Esta aldeia vai ser falada no Mundo por um dos jornalistas mais conceituados do nosso desporto.

O “ Golden Boy “ ( Helder Carmo) pediu ao Ad. para lhe assinar o livro dos irmãos Janssen.

Nossos anfitriões na aldeia columbofila.

Fizemos as despedidas da malta de altura e de vila real e encetamos o nosso regresso ao Hotel. O Sr. Ad só dizia inacreditável…aquela aldeia deixou-lhe uma impressão muito positiva.

Chegamos ao Hotel pelas 18h30, a esposa do Sr. Ad veio se despedir de nós e eu despedi-me dele e dos nossos anfitriões Rui Emidio e Jorge Vaz.

Regressei a Salvaterra de Magos, por volta das 21h. Antes de me deitar pensei…mas que belo dia que eu hoje vivi…Bons Pombos, novas amizades e divulgação do nosso Portugal columbófilo.

A cereja no Top do bolo foi a mensagem recebida as 22h que dizia: “ Thanks for all Pedro I had a Great time…”

Mais palavras para que…..?