ArtigosVisitas: Contador de Visitas 
Reproduzir pelos Líderes 18-01-2011

A diferença entre seguidores e líderes, ou seja, reprodutores e voadores, não está nas qualidades físicas do Pombo-Correio mas sim na sua capacidade em regressar a “casa” e portanto, repetir semana após semana uma classificação necessária na prova.

Os campeões parecem produzir em bases regulares, nos seus próprios países, e porquê?

Os famosos columbófilos do passado possuem uma característica comum: eles adquiriram e desenvolveram uma linhagem de Pombos que se encaixa na sua área geográfica e no tipo específico de prova. Eles seleccionaram os seus Reprodutores para obterem os resultados desejados e com algum conhecimento e um pouco de sorte tornaram-se os mais famosos no seu país e no resto do mundo.

Não é nenhum segredo os columbófilos necessitarem de resistência, pombos inteligentes com as qualidades especificas para voarem consoante a distância, como resistência, para ser competitivo num série contínua de provas tendo assim a probabilidade de obterem os melhores prémios. É por isso que eu contínuo a recomendar uma família de pombos, com linhagens e anos de sucesso com essas características específicas.

O objectivo é encontrar os melhores pombos e como todos nós sabemos, acasala-los entre si.

A possibilidade de os pombos que nós desejamos é maior, pelo aperfeiçoamento das mesmas qualidades que procuramos no conjunto em si.

É por isso que uma linhagem de pombos é importante, porque foi provada e seleccionada durante anos para produzir as mesmas qualidades superiores nos nossos mesmos pombos.

O aperfeiçoamento genético de duas famílias de pombos com as mesmas qualidades é bastante benéfico, mas a criação de duas famílias com diferentes qualidades não é o melhor.

Os “Mestres” cultivam sempre pombos de Velocidade com Pombos de Velocidade, Meio-Fundo com Meio-Fundo e Fundo com Fundo.

A Tenacidade em qualquer Velocista ou Fundista também é importante, e qualquer pombal de reprodutores o deve ter em máxima consideração.

É por isso que necessitamos de uma série de provas para determinar a dureza mental de um Pombo-Correio, precisamos de provas de 380 km ou mais para determinarmos se temos a qualidade de líder ou seguidor ou seja, voador ou reprodutor.

A raça de um Pombo ou a sua grandiosa linhagem, que só foi vencedora de um primeiro prémio, seja ele Nacional ou Distrital, numa grande prova com um grande número de Pombos concorrentes em menos de 400 km é um grande erro. “Qualquer Pombo pode ter sorte uma vez…”.

Queremos resultados aceitáveis em várias provas de média e grande distância para começarmos a aperfeiçoar a raça ou linhagem em questão.

por Bob Prisco

Traduzido e Editado por Columbotécnica.com