ArtigosVisitas: Contador de Visitas 
Conselhos de Acompanhamento e Condução de uma Colónia Saúdavel 23-07-2010

Acasalamento e Criação:

A criação dos borrachos, cujo desenvolvimento deve decorrer da melhor forma possivel, exije muito dos pais, é importante dar muita atenção no periodo antes do acasalamento, aproximadamente trêz semanas antes do acasalamento deve ser indicada a transição gradual para a alimentação mais rica em protainas, aconselha-se assim. a activação dos orgãos e a estimulação do impulso sexual dos pombos.

Uma boa administração de uma vitamina, faz com que os pombos rapidamente atinjam a condição exijida para uma boa reprodução, podemos complementar com uma boa vitamina E, que contem oleo de germe de milho, estimula  o desenvolvimento do óvulo.

Um boa altura para tratar todos os casais contra as tricomonas e os coccidios será quando todos os casais estão no chôco, é recomendavel repetir este tratamento em cada periodo de de criação.

E aconselhavel uma boa limpeza e desinfecção regular do pombal na sua totalidade na area de reprodução.

 

Treinos e Voos Diários:

O pombo de competição exije muita atenção por parte do seu tratador ( Columbófilo ), no que diz respeito à alimentação e acopanhamento da colónia, o columbófilo tem de fazer com que os pombos para cada voo diário, estejam em optima condição, de modo a que possam transformar a energia que possuem em grandes prestações desportivas, hoje em dia os cereais e a água, já não são suficientes para garantir um grande desempenho durante todo o periodo de competição.

 

Vitaminas e Suplementos:

Os electrolitos e as vitaminas, são produtos que proporcionam uma recuperação rápida da energia, assim o aconcelhamento de o uso dos mesmos mas em doses adequadas às nessecidades de cada colónia, existem excelentes resultados com uma alimentação rica em gorduras, que pode ser complementada com um bom oleo, neste campo existem vários de excelente qualidade no mercado columbófilo.

Os restantes tratamentos a que damos por nome de ( preventivos ), todos temos de ter em atenção as dosagens adequadas e nunca em excesso, um bom tratador sabe ver quando o pombo precisa de algo, quando isto acontece estamos perante um tratador de pombos de competição a quem podemos chamar de columbófilo.

 
Artigo - Armando Alho
Admisnistrador CCPombos