Afecções verminosas |
13-06-2010 |
Afecções verminosas
Os Vermes Peludos e Vermes Redondos são comuns nas colónias de pombos, sendo as Ténias menos comuns. Estes tipos de vermes vivem como parasitas no intestino delgado dos pombos.
Agentes patogénicos:
- O Verme Peludo, Capillaria obsignata - um parasita muito delgado, com a aparência de um fio de cabelo - infesta várias espécies de galináceos além dos pombos. Os seus ovos tornam-se infecciosos após 8-9 dias de exposição ao meio-ambiente.
- O Verme Redondo, Ascaridia columbae, afecta apenas os pombos. Os ovos tornam-se infecciosos após 2-3 semanas de exposição ao meio-ambiente.
- Os dois tipos de Ténias, Hymenolepis columbae e Raillietina columbae, podem infestar os pombos. O seu aparecimento depende da existência de hospedeiros intermediários, necessários para o seu desenvolvimento (lesmas, besouros, formigas). Os pombos só são infectados se ingerirem um hospedeiro intermediário.
O espaço de tempo que separa a ingestão de ovos, a maturação sexual da nova geração de vermes e a primeira excreção de ovos nas fezes (período pré-patente) é de 5-6 semanas para Vermes Redondos, 3-4 semanas para Vermes Peludos e aproximadamente 2 semanas para as Ténias. Todos estes tipos de vermes podem aparecer ao mesmo tempo.
Sintomas: Os pombos infectados produzem excrementos de consistência variada 10-12 dias após a ingestão dos ovos ou de um hospedeiro intermediário. Inicialmente verifica-se um aumento do apetite, que diminui com a progressão do processo de infestação, e leva ao emagrecimento das aves. Os pombos fortemente infectados apresentam-se fisicamente debilitados e ficam apáticos, com a plumagem baça e eriçada.
Diagnóstico: A infestação por Vermes Peludos ou Vermes Redondos é identificada por meio de um exame microscópico das fezes (preparadas segundo o método de suspensão). Aquando do corte do intestino durante o exame a um cadáver, os Vermes Redondos de cor branco-amarelada são claramente visíveis, enquanto que os Vermes Peludos, delgados e brancos, requerem a preparação de um esfregaço, colocado sobre uma base plana que contém um líquido de contraste escuro. Em muitos casos a mucosa intestinal também revela lesões inflamatórias e hemorragias fecais, resultantes das pequenas lesões escavadas pelos vermes. A infestação por Ténias é demonstrada pela identificação dos segmentos (anéis) das ténias ou dos ovos nas fezes.
Chevita Ggmbh
|