ReportagensVisitas: Contador de Visitas 
COLUMBÓFILIA NOS AÇORES !!! 24/02/2011

COLUMBÓFILIA NOS AÇORES !!!

CLUBE COLUMBÓFILO DE SÃO MIGUEL

Entrega de Prémios 2009 e 2010

Decorreu no passado dia 24 de Fevereiro 2011, no restaurante Fontenário da Fajã de Cima, em Ponta Delgada, o jantar de entrega de prémios das épocas de 2009 e 2010 do Clube Columbófilo de São Miguel.

Este jantar juntou cerca de 20 sócios, familiares, columbófilos e simpatizantes numa confraternização aberta e bem disposta. Estava em causa a distribuição dos prémios de 2009 e 2010 a todos os participantes nas campanhas. Vivemos bons momentos de amizade em que recordámos as provas, as suas dificuldades e, no fundo, a alegria em geral que a prática deste desporto nos proporciona.

Reálçamos os méritos dos vencedores, mas acima de tudo reálçámos o valor de todos os participantes nesta difícil disciplina da Columbófilia Nacional... a Columbófilia de Mar. Recordámos as duas provas de alto mar, de 75 e 90 milhas, respectivamente, com sucesso estrondoso. De facto, iniciámos (esperamos) uma página de futuro na conquista do mar e milhas, sempre com o grande objectivo de melhorar e aprimorar um tipo de pombo adaptado ao voo em São Miguel.

Tem sido uma luta gigantesca ao longo destes anos. Celebrámos também o 10º aniversário da fundação do nosso Clube (2000-2010)... 10 anos de competição, de alegrias, frustações, em que conseguimos pela primeira vez estar presentes com uma equipa na Exposição Nacional realizada em Elvas e lançámos as bases da nossa exposição de pombos-correio. 10 anos a glorificar o pombo insular, a lutar pela distinção e aceitação nacional desta vertente da columbófilia.

Queremos, no futuro, lutar mais afincadamente por esta aceitação, a exemplo das Canárias, na vizinha Espanha, e vamos interceder junto da FPC para que se faça regulamento para a Exposição Nacional de Columbófilia de Mar. Queremos ver no futuro os pombos dos Açores e Madeira em competição e expostos para que Portugal perceba de uma vez por todas a importância e alcance deste desporto no nosso território.

Foram estes os temas das conversas neste jantar e no nosso dia-a-dia.

Quanto aos vencedores, o ano de 2009 confirmou a esperança André Barbosa, columbófilo jovem e com ambição que se dedica de corpo e alma aos seus alados na procura incessante da perfeição. No ano de 2010, foram os Lusitanos, equipa de José Luís Francisco, columbófilo de outra experiência, já com alguma veterania e sempre procurando aumentar os feitos dos seus alados, estudando e dedicando-se ao seu desporto de eleição.

De realçar também em 2010 o terceiro lugar de uma promessa, o columbófilo Francisco Teixeira a prometer no futuro alcançar o topo pela sua insistência e perseverança. Em 2009 contámos com 15 equipas e em 2010 com 17, verificando-se um aumento do número de pombos enviados e classificados no final.

Campanha 2009

Campeonato de Santa Maria

Columbófilos: 1º - André Barbosa; 2º - Horácio Cabral; 3º - Gil Feliciano Melo

Melhor Colónia: 1º - André Barbosa; 2º - Horácio Cabral; 3º - João Silva Melo

Pombo Anilha Ouro: 7556861/07 - André Barbosa

Campeonato São Miguel

Columbófilos: 1º - João Silva Melo; 2º - Horácio Cabral; 3º - Francisco Teixeira

Melhor Colónia: 1º - João Silva Melo; 2º - Horácio Cabral; 3º - Francisco Teixeira

Pombo Anilha Ouro: 8590734/08 - Horácio Cabral

Campanha 2010

Meio-Fundo (São Miguel)

1º - Amigos dos Açores; 2º - Horácio Cabral; 3º - João Silva Melo

Melhor Pombo: 1011208 - Amigos dos Açores

Fundo

1º - Lusitanos; 2º - Viriatos; 3º - Francisco Medeiros; 4º - André Barbosa; 5º - José Alberto Teixeira; 6º - Horácio Cabral; 7º - João Silva Melo; 8º - António Manuel Couto; 9º - Amigos dos Açores; 10º - Os Neves

Melhor Pombo: 1103812 - Lusitanos

 

DERBY "POMBAL ESCOLA MUNICIPAL DO NORDESTE"

Oriundo de uma pequena localidade, sede do Concelho do Nordeste , da Ilha de S.Miguel, Açores onde a Columbófilia era quase totalmente desconhecida, existe um columbófilo (único inscrito na Federação Portuguesa de Columbófilia) que muito tem feito pela divulgação e promoção desta modalidade desportiva, trata-se de José Francisco Pacheco Costa. 
 
Com o objectivo de divulgar este desporto , este columbófilo tomou a iniciativa em conjunto com a Câmara Municipal de Nordeste, na construção de um POMBAL que se denominou "POMBAL ESCOLA MUNICIPAL DO NORDESTE".
 
Esta iniciativa tem dois objectivos em simultâneo - a prática do desporto em si e ao mesmo tempo divulgar a actividade da Columbófilia junto das escolas, associações, centros de dia, escuteiros, assim como em todos os grupos culturais existentes em todas as freguesias do Concelho.
 
De salientar ainda que a vertente divulgação engloba visitas guiadas ao Pombal com respectivas explicações sobre a modalidade.
 
Este pequeno grupo amador gostaria de poder contar com o apoio dos columbófilos do continente, pois pretendem realizar provas regionais - e de mar entre ilhas.
 
 Embora ainda muito recente, este Derby já tem alguns columbófilos conhecidos do Algarve interessados em mandar pombos para este Pombal, ficando desde já lançado o repto a todos os columbófilos portugueses que desejem enviar os seus borrachos para este Derby.
 
Desta forma, pretende-se criar um estreito elo de ligação com os columbófilos do continente, assegurando a aquisição de conhecimentos e permitindo potenciar o desenvolvimento columbófilo da região.
  
José Carlos (Faro-Algarve-Portugal)
 
 
 

 

PROVA FINAL

II GRANDE PRÉMIO NORDESTE 2010

CLUBE COLUMBÓFILO DE SÃO MIGUEL --AÇORES
Lista de Chegada da Prova: 2010-24 SANTA MARIA

Distância: 97.218 - Enviados: 65

SOLTA 9H00 - 25-07-2010

Foram encestados 65 pombos para a prova final.

No primeiro dia de prova apenas foi marcada 1 pombo, uma fêmea de 3 meses do Agrupamento de Escoteiros de Santo António do Nordeste.

Prova duríssima como sempre, mantemos a continuação da prova. 

A Comissão Organizadora

Vídeo da chegada do vencedor do Derby do Nordeste 2010

 

 TREINOS

CLUBE COLUMBÓFILO DE SÃO MIGUEL --AÇORES
 Prova: 2010-23 LAGOA

Distância: 40.061 - Enviados: 65

Vídeo de Lagoa

 

CLUBE COLUMBÓFILO DE SÃO MIGUEL --AÇORES
Prova: 2010-22 MOSTEIROS

Distância: 59.420 - Enviados: 66

 

Vídeo dos Mosteiros

 
 
 
NOTA DA ORGANIZAÇÃO
 
Deu-se início no passado dia 18-07-2010 às provas oficiais (treinos) do II Grande Prémio do Nordeste 2010.
Por razões logísticas e meteorológicas vimo-nos obrigados a adiar a prova final de Santa Maria para o dia 24-07-2010. Assim optámos por fazer pela primeira vez um treino a 25 milhas no mar. De referir que já anteriormente os pombos do Pombal tinham realizado diversos treinos de adaptação e orientação em toda a ilha de São Miguel, com muito bons resultados.
 Os pombos foram largados ás 13h30 dia 18-07-2010 num dia excepcional de muito boa visibilidade de referir que para o primeiro treino de mar em cerca de 2 minutos e meio marcámos 71 pombos.
 

PROVA DE 25 MILHAS

 

Ø  DIA - 18/07/2010

 

Ø  HORA - 13:30

 

Ø  Estado do Tempo – Vento - 7 nós de Sudoeste, céu limpo

 Largada  sem  nada de relevância a assinalar, juntaram-se num bando só e seguiram em direcção a São Miguel

Vídeo do carregamento no barco para a solta

 
 

Teatro Ribeiragrandense recebe a 7ª Exposição de Columbófilia

 

Na exposição no foyer do Teatro Ribeiragrandense


 

 

A morfologia e as milhas percorridas no campeonato de clube foram os aspectos mais determinantes para a avaliação dos melhores pombos-correio de São Miguel, ontem em exposição no foyer do Teatro Ribeiragrandense.

A VII Exposição Regional de Pombos-correio dos Açores foi organizada pelo Clube Columbófilo de São Miguel e contou com o apoio da Câmara Municipal da Ribeira Grande e da Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC).

Dos 60 pombos-correio presentes, os três juízes internacionais e distritais classificaram uma dezena de animais para ocuparem os três primeiros lugares nas classes de Standard Borracho Machos e Fêmeas e Classe Livre de Machos e Fêmeas.

Os pombos-correio de José Luís Francisco do Clube Columbófilo de São Miguel conquistaram os primeiros lugares em três classes, nomeadamente na Standard Borracho Machos e Fêmeas e Classe Livre Fêmeas.

O Pombo de André Barbosa ficou em primeiro lugar na classe Livre Machos.

Os pombos foram classificados pelos Juízes Internacionais Artur Gomes e Rui Teixeira e pelo distrital Pedro Almeida.

 

Exposição Regional de Pombos-Correio na Ribeira Grande 

 Terça-feira, dia 8 de Dezembro 2009, entre as 15h00 e as 21h00, o foyer do Teatro da Ribeira Grande recebe a  VII Exposição Regional de Pombos-Correio dos Açores, organizada pelo Clube Columbófilo de São Miguel e conta com o apoio da Câmara Municipal da Ribeira Grande e da Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC).
 
Fazem parte deste evento 60 pombos-correio, da ilha de São Miguel nas classes de Borracho Machos e Fêmeas e Classe Livre de Machos e Fêmeas.

Os pombos serão classificados por Juízes Internacionais e distritais de Columbofilia, nomeadamente Artur Manuel Gomes, Rui Manuel Andrade Teixeira e Pedro Almeida.

Haverá ainda classificação para o melhor exemplar da VII Exposição Regional de Pombos-correio dos Açores. A entrega de prémios está marcada para as 15h00, no Teatro Ribeiragrandense numa cerimónia presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Silva.
 
  
 
 

COLUMBÓFILIA - Entrevista no "Bom Dia Açores" : Luís Soares - Pres. Clube Columbófilo de São Miguel - AÇORES

 

Desde pequeno desenvolve a modalidade em seio familiar: André Barbosa e a grande paixão pelos pombos !!!

08 Março 2009 [Correio dos Açores - Desporto]

Paixão indescritível. É assim que André Barbosa, natural da Fajã de Cima, descreve o gosto de ser columbófilo. Desde muito cedo sentiu o bater do seu coraçãozinho de gostar de animais “puxado” ou não pela influência da família para a modalidade há cerca de dez anos, actualmente com 21 anos, continua a entusiasmar-se pela modalidade e pelos pombos ao ponto de os considerar como membros da sua família.

Quando começou a dedicar-se à columbofilia e porquê?
“Desde pequeno sempre gostei muito de animais, então comecei com uns passarinhos para exposições, seguindo-se em 2001 pela criação de pombos correio, com um casalinho de pombos, a coisa foi crescendo, crescendo e actualmente tenho uma colónia de mais de uma centena de pombos”.

Vem de família o gosto pela columbofilia?
“Parece que sim. Dizem-me que o meu avô, que infelizmente não cheguei a conhecer, já se dedicava à columbofilia”.

De que tipo de pombos é composta a sua colónia?
“São todos pombos correio e estão preparados para a competição. Tenho um pouco de tudo, desde os Simões, Elóis aos Celes. Agora, dentro dos pombos correio existem várias linhas cultivadas por vários columbófilos, cada pessoa cultiva as suas linhas. No meu caso vou cruzando para apurar uma raça cada vez melhor”.

Que distâncias percorrem os seus pombos?
“Fazemos largadas de duzentos ou trezentos quilómetros, “meio fundo” que são de quatrocentos a quinhentos de quilómetros de profundidade e o “fundo” que vai para além dos seiscentos mas que pode até chegar a mais de novecentos quilómetros de distância. Nós nos Açores, dedicamo-nos mais à especialidade de “fundo” por causa das nossas provas de mar, que são muito diferente das de terra, são mais complicadas”.

Em que provas costuma competir?
“Normalmente nas provas de Santa Maria, que são largadas de cem quilómetros, que podem durar de 1:20 a 4:00 horas. São provas com alguma inconstância, devido ao clima que acaba por ter alguma influência nos pombos.
Neste momento estamos a dar os primeiros passos para as provas da ilha Terceira, pelo que estou a preparar os meus pombos para viajarem daquela ilha até nossa ilha, cuja distância é de cento e oitenta quilómetros por mar, o que já se torna muito complicado”.


Qual é o modelo das provas?
“Os pombos vão de avião para Santa Maria ou Terceira, faz-se a largada e os pombos têm como objectivo regressar a casa”.

Regressam sempre ao ponto de partida?
“Infelizmente há pombos que não regressam”.

O que sente quando vê que um pombo seu não regressou a casa?
“Para quem cria aquele bichinho com tanto amor e que todos os dias olha para ele de uma forma diferente, que é isso a columbofilia, sente uma enorme tristeza, porque aqueles pombinhos são como membros da nossa família”.

Os seus pombos já conquistaram provas, quais?
Campeonato de 2003 - antepenúltimo lugar; Campeonato de 2004- 15.º lugar de 19 concorrentes; Campeonato de 2005, 17.º lugar de 19 concorrentes; Campeonato de 2006, reforço da colónia; Campeonato de 2007, 3.º Geral; 3.º lugar Equipes; 3.º lugar Campeonato de Santa Maria; 1.º Lugar Campeonato Juventude (Anilhas de Ouro, Prata e Bronze); Campeonato de 2008”.

 O que sente quando vê os seus pombos a competir?
“Sinto uma enorme alegria, uma chegada de pombos é uma sensação indescritível”.


É uma pessoa atenta à realidade da columbofilia?
“Sim! Estou sempre atento à nossa realidade de tudo o que passa em São Miguel e nas restantes ilhas que praticam a columbofilia e tenho grandes amigos no Continente, que deram uma grande ajuda na aquisição de pombos com os quais estou em permanente em contacto”.

Há quem diga que faz muitos diálogos com os seus pombos?
“É verdade, falo muito com eles. Tenho muito carinho por eles, procuro sempre que nada lhes falte, desde a sua boa alimentação à sua saúde”.

Acha que a columbofilia devia ter uma maior atenção do poder local?
“Felizmente as Junta de Freguesia da Fajã de Cima e Câmara Municipal da Ribeira Grande apoiam-nos desde as exposições à vinda dos juízes. O mesmo gostaria que acontecesse da parte da Câmara Municipal de Ponta Delgada porque temos uma carga de custos sobre os pombos a nível de clube que cada vez se torna mais difícil suportar, os sócios é que têm acarretado com as despesas”.

Quais são os seus objectivos para esta temporada?
“A época vai arrancar no dia 22 de Março, com as 15 provas de Santa Maria, 15 em São Miguel e 4 na ilha Terceira e, no final, o clube organiza o campeonato de borrachos. Gostava de vencer de novo o campeonato”

 

Concentração de pombos na Ribeira Grande

Na próxima segunda-feira (08/12/2008), entre as 15h00 e as 22h00, o Teatro da Ribeira Grande recebe a III Exposição Columbófila de Mar – Açores, Madeira e Canárias -, a VI Exposição Regional de Pombos-Correio dos Açores e a IV Exposição Insular Nacional Açores – Madeira.

A exposição é organizada pelo Clube Columbófilo de S. Miguel e conta com o apoio da Câmara Municipal da Ribeira Grande e da Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC).

Farão parte do evento 60 pombos-correio, sendo 50 de S. Miguel e 10 da Madeira. Os pombos serão classificados durante a manhã de segunda-feira, por dois Juízes Nacionais de Columbofilia da Madeira, nas Classes de Borrachos Standard, Livre Mar, Terra Standard e na Classe Sport Mar e Terra.

 Haverá ainda classificação para o melhor exemplar da VI Exposição Regional de Pombos-correio dos Açores e da IV Exposição Insular Açores – Madeira.

A entrega de prémios está marcada para as 15h00, no Teatro Ribeiragrandense numa cerimónia presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Silva.


Ribeira Grande, 9 de Dezembro de 2008 – Os pombos dos Açores foram os melhores classificados na maioria das classes da exposição columbófila, que decorreu ontem no Teatro Ribeiragrandense.

 Os Juízes decidiram atribuir o primeiro lugar aos pombos dos Açores de José Costa, na Classe Standard Livre Geral e de Horácio Cabral, na classe Sport Mar-Terra. Na Selecção Açores, o pombo de João Melo conquistou também o primeiro lugar.

Na Classe Standard Borrachos, o primeiro lugar foi atribuído ao pombo de Paulo Sérgio do arquipélago da Madeira.


Tratou-se da III Exposição Columbófila de Mar – Açores, Madeira e Canárias e da VI Exposição Regional de Pombos-Correio dos Açores e a IV Exposição Insular Nacional Açores – Madeira.

A exposição foi organizada pelo Clube Columbófilo de São Miguel e contou com o apoio da Câmara Municipal da Ribeira Grande e da Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC). Fizeram do evento 60 pombos-correio, sendo 50 da ilha de São Miguel e dez da Madeira.

 Os pombos foram classificados por dois Juízes Nacionais de Columbofilia do arquipélago da Madeira, nas Classes de Borrachos Standard; Livre Mar e Terra Standard e na Classe Sport Mar e Terra.

 Houve ainda a classificação para o melhor exemplar da VI Exposição Regional de Pombos-correio dos Açores e IV Exposição Insular Açores – Madeira.

 

Veja o interessante vídeo e a reportagem da RTP AÇORES, sobre a II Exposição Columbófila de Mar - Açores, Madeira e Canárias, da V Exposição Regional de Pombos-Correios e da III Exposição Insular Nacional Açores - Madeira !!!

       RTP AÇORES   

     Os pombos dos Açores foram os melhores classificados em todas as classes (borrachos e livre) da exposição columbófila, que decorreu  no Pavilhão Municipal Fernando Monteiro da Ribeira Grande. Tratou-se da II Exposição Columbófila de Mar – Açores, Madeira e Canárias e da V Exposição Regional de Pombos-Correios dos Açores e a III Exposição Insular Nacional Açores – Madeira.

Os Juízes nacionais convidados para classificar os 60 pombos decidiram premiar como os melhores da exposição (Best in Show) os pombos dos Açores de Lucrécia Costa (1º lugar da Classe livre); José Francisco (2º lugar da Classe Borrachos) e André Barbosa (3º lugar da Classe Borrachos).

Da exposição, organizada pelo Clube Columbófilo de São Miguel e que contou com o apoio da Câmara Municipal da Ribeira Grande e da Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC) fizeram parte 60 pombos-correios, sendo 45 pombos da ilha de São Miguel (Clube Columbófilo S.Miguel) e 15 pombos da ilha da Madeira (Grupo Columbófilo Pérola do Atlântico).

A Ilha Terceira não se fez representar por dificuldades de logística interna, e as Canárias também não se fizeram representar, pelo simples facto de coincidir com todas as suas exposições locais.

Os pombos foram classificados durante a manhã, por dois Juízes Nacionais de Columbofilia do arquipélago da Madeira e de Évora. Na abertura da exposição, o Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Silva, lançou o desafio ao Clube Columbófilo de São Miguel de abrir mais pombais no concelho, principalmente nas escolas, de forma a promover a columbofilia junto da população.

O autarca deixou a garantia que de que autarquia está disposta a apoiar a abertura destes pombais, tal como já fez com o existente no Centro de Actividade Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande.

Integrado na mesma exposição, esteve uma mostra de dezenas de documentos e objectos ligados à columbofilia, pertencente a Capela da Costa. São selos, medalhas, chávenas, revistas, recortes de jornais, artigos de columbófilia internacional, nacional e regional, cartões de pombos,  entre outros, seleccionados de entre 55 mil objectos e documentos que aquele columbófilo foi reunindo ao longo dos anos. 

CLASSIFICAÇÕES DA EXPOSIÇÃO AÇORES 2007

SELECÇÃO AÇORES 2007 (CLASSE BORRACHOS)

1º - 7556212/07 - JOSÉ LUÍS FRANCISCO --- CC SÃO MIGUEL
2º - 7556864/07 - ANDRÉ BARBOSA --- C.C.S.M.
3º - 7556213/07 - JOSÉ LUÍS FRANCISCO --- C.C.S.M
4º - 7556952/07 - CLÁUDIO NEVES --- C.C.S.M.
5º - 7556644/07 - JOÃO MELO --- C.C.S.MIGUEL

STANDARD LIVRE

1º - 6622298 - LUCRÉCIA COSTA --- C.C.SÃO MIGUEL
2º - 6622584 - LUCRÉCIA COSTA --- C.C.S.M.
3º - 6622545 - JOSÉ F. COSTA --- C.C.SÃO MIGUEL

SPORT MAR-TERRA

6622054/06 - ANDRÉ BARBOSA --- C.C.SÃO MIGUEL
5703553/05 - RUI SILVA ---  PÉROLA DO ATLÂNTICO
 828826/00 - JOÃO MELO --- C.C.SÃO MIGUEL

SPORT ALTO-MAR

1752317/01 - PAULO SÉRGIO --- PÉROLA DO ATLÂNTICO
6636135/06 - RUI SILVA --- PÉROLA DO ATLÂNTICO
2163022/02 - PAULO SÉRGIO --- PÉROLA DO ATLÂNTICO

João Melo - João Ventura - Capela da Costa

 

 

UTENTES DO CENTRO DE RABO DE PEIXE VÃO TER CONTACTO COM POMBOS-CORREIOS !!!

O Centro de Actividades Ocupacionais de Rabo de Peixe, inaugurado no mês de Dezembro de 2007, em Ponta Delgada, vai apoiar 15 pessoas com necessidades educativas especiais, que ali poderão encontrar actividades e equipamentos adequados.

Graças a uma parceria entre a Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande e a Federação Portuguesa de Columbófilia (F.P.C.), irá ser desenvolvida uma terapia que contempla o contacto dos utentes do Centro com Pombos-Correios.

O protocolo foi rubricado na cerimónia de inauguração desta instituição, onde esteve presente o Presidente do Governo Regional dos Açores (Carlos César), sendo o principal objectivo do Governo dos Açores "tornar o apoio social cada vez mais baseado na necessidade, na diferenciação, na especialização, na proximidade e na afectividade", disse Carlos César; cujas obras mereceram do Governo Regional dos Açores uma comparticipação de 150 mil euros.

 

CAMPEONATO DE COLUMBÓFILIA 

Pombos correio nos céus dos Açores !!! 

Publicado Quarta-Feira, dia 26 de Março de 2008, em Actualidade

 

A Sociedade Columbófila da Terceira deu início no princípio de Março a mais uma edição do seu campeonato de columbofilia.

A competição, que decorre até meados de Julho, consiste de várias largadas de pombos com início em S. Jorge (Calheta e Velas), Pico (Madalena e S. Roque), Faial (Horta) e para finalizar Flores e S. Miguel. O destino dos pombos correio é a Terceira, onde os cerca de 30 sócios concorrentes da Sociedade recebem os seus animais.

“Os bombeiros largam os pombos nas ilhas e eles depois seguem até casa”, explica Francisco Evangelho, presidente da Sociedade. “Numa largada da Calheta os pombos levam cerca de 1h a chegar, se for do Faial leva perto de 1h45m”.

Nestas provas a classificação é obtida a partir dos primeiros 20% de todos os pombos largados, ou seja, se partirem 100, só os 20 primeiros contam para a classificação final. Desta forma, acontece muito os columbófilos mais experientes dominarem a classificação, dando poucas hipóteses aos mais novos.

O controle de chegadas dos pombos é feito de duas maneiras. No método mais antigo, os pombos levam uma borracha na pata que é retirada quando chegam e colocada em relógios próprios. No entanto, também na columbofilia a tecnologia marca pontos e agora já existe um método em que é colocado um chip na pata do pombo e este, ao chegar ao pombal, emite um sinal para uma placa previamente instalada sendo depois os dados facialmente transportáveis para um computador onde são feitos os registos de chegada de todas as aves.

Para participar em todas as provas do campeonato um columbófilo deve ter perto de 30 pombos “batidos”, aves que já participaram neste tipo de provas e estão habituados a lidar com situações climatéricas adversas.

“Todos os anos cada participante perde, em média, 20% dos seus pombos, especialmente os borrachos (pombos mais novos) que não estão habituados a certas condições”, afirma o presidente da Sociedade Columbófila.

Actividade que exige tempo e (algum) dinheiro  

A columbofilia é uma actividade que requer tempo e alguma despesa. Segundo Fernando Evangelho, os pombos “precisam de cuidados anuais em termos de vacinação, desparatização e alimentação e no Verão, quando as pessoas querem fazer outras coisas, é quando os pombos precisam de mais cuidados, o que faz com que muitos jovens se desinteressem da actividade”.

Além disso, um pombo-correio não fica propriamente barato.

“ Um borracho custa perto de 50 euros, um pombo adulto anda por volta dos 200, 250 euros e se pretender fazer criação, conseguir um casal de reprodutores certificado pode atingir valores entre os 1500 e 2000 euros”, diz Fernando Evangelho.

No entanto, estes valores são baixos se tivermos em conta que o presidente da Sociedade recorda já ter visto num jornal um pombo - correio proveniente de uma linhagem de “campeões” vendido por 27 mil contos.

No entanto, alguém que pretenda começar nesta actividade e se dirija à Sociedade Columbófila, os outros sócios oferecem normalmente alguns borrachos para iniciar.

O treino deve ser feito aos poucos primeiro com voos de cerca de 30-40 minutos à volta de casa.

Com o tempo a distância vai aumentando com largadas de uma ponta à outra da ilha ou pedindo aos pescadores para largarem os pombos em alto mar de modo a ficarem com preparação. A partir dos seis meses estão prontos a participar em provas.

Fundada em 1993,a Sociedade Columbófila da Terceira leva também a cabo anualmente um campeonato para borrachos, que tem lugar a partir de Julho e onde entram pombos nascidos em Janeiro desse ano e faz regularmente largadas em escolas, ATL´s ou em Impérios, sempre que nos pedem, diz Fernando Evangelho.

Renato Gonçalves

renato@auniao.com   Jornal União On-Line