A Federação Portuguesa de Columbófilia reuniu em Congresso Ordinário na noite do passado dia 29 Março 2010 na sala de reuniões do Hotel Dona Inês, em Coimbra.
Foi um dia histórico da columbófilia portuguesa, pois constituiu a estreia da nova composição do Congresso... 85 delegados em representação das Associações, Colectividades, Columbófilos, Conselhos Técnicos e Formadores. A Mesa do Congresso foi constituída por José Albuquerque, Carlos Real e Paula Fernando.
Dos 85 delegados, estiveram presentes 59, ou seja, verificaram-se 26 faltas. Beja e Santarém solicitaram à Mesa que alguns dos seus delegados fossem subbstituídos neste Congresso por impossibilidade de presença dos delegados eleitos. Paula Fernando elucidou o Congresso que não são aceites representações e que os delegados em falta poderão ser demitidos por justa causa, após 3 faltas consecutivas ou 5 alternadas. Após a demissão, entram então os delegados eleitos como suplentes.
Da ordem de trabalhos faziam parte 4 pontos...
1) Apresentação, discussão e votação do relatório de actividades e contas da FPC relativas ao exercício de 2009.
Resultado da Votação = Aprovado por maioria. Contra - 1 voto. Abstenção - 11 votos. A favor - 47 votos.
Rui Emídio justificou o voto contra da ACD Faro... "por uma questão de coerência, sempre questionei os valores relacionados com o Fomento da Columbófilia Juvenil, e em 2009 gastaram-se 470 euros nesta rubrica, o que considero insuficiente e daí o nosso voto".
2) Apresentação, discussão e votação do orçamento da FPC relativo ao ano económico de 2010.
Resultado da votação = Aprovado por maioria. Contra - 3 votos. Abstenção - 4 votos. A favor - 52 votos.
David Cardoso, delegado da ACD Setúbal, manifestou o seu desagrado por o Orçamento 2010 não ser mais específico, uma vez que o que foi apresentado aos congressistas foi aquele que seguiu para o Instituto do Desporto de Portugal. Referiu ainda que não concordava com os valores apresentados para a formação de dirigentes associativos (2500 euros), delegados de solta (1500 euros) e juízes (1500 euros)... "é pouco para dar à formação", segundo David Cardoso. Lamentou ainda o facto de não existirem verbas destinadas às deslocações dos congressistas, assim como para todos aqueles que procuram evitar os abandonos de columbófilos em dificuldades... "se não conseguimos manter os columbófilos que cá estão, como poderemos querer angariar mais columbófilos?".
Alexandre Giro, reforçou a ideia de que o orçamento deveria contemplar uma verba para custear o custo das deslocações dos delegados ao congresso. Referiu-se ainda que a FPC deveria iniciar um trabalho de sensibilização junto dos fabricantes de entradas electrónicas no sentido de se criar uma base única para o encestamento dos pombos. Alertou ainda para a urgência de se elaborar uma adenda ao actual RDN para que todos os columbófilos participantes na Campanha possam ver o seu nome na classificação do Campeonato Geral.
3) Apresentação, discussão e votação da proposta da Direcção da FPC para a atribuição da distinção de sócio honorário ao senhor presidente do Congresso da FPC, Luís Arnaut Pombeiro.
Resultado da votação = Aprovado por unanimidade.
Entre as várias intervenções, Nogueira dos Santos salientou... "Luís Pombeiro foi sempre um homem tolerante, um homem aberto à discussão, sempre com palavras sábias, com uma forma de estar elevada que contribuiu para o prestígio da columbófilia portuguesa".
4) Tomada de posse dos membros dos órgãos sociais da FPC, eleitos a 27 Fevereiro 2010, para o quadriénio 2010-2013.
Os vários membros assinaram a acta que marcou a tomada de posse e José Tereso pediu paciência a todos os congressistas... "estamos num período de transição, o trabalho a que nos propusemos vai iniciar-se em breve". Finalizou, apelando a todos os presentes para um sentido de responsabilidade, essencial à realização de um trabalho sério e construtivo em prol da columbófilia nacional".
Conselho Fiscal Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC)
Mesa do Congresso Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC)
Direcção Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC)
Direcção FPC
A nova composição do Congresso da FPC congrega agora 85 delegados
A nova composição do Congresso da FPC congrega agora 85 delegados
Intervenção de Rui Emídio : Presidente ACD Faro
Intervenção de Carlos Teixeira : Presidente ACD Lisboa
Intervenção de David Cardoso : Presidente ACD Setúbal
Intervenção de António Ramalho : Presidente ACD Aveiro
Intervenção de Joaquim Ribeiro : Presidente ACD Braga
Intervenção de José Maria Gonçalves : Formadores
Intervenção de Inocêncio Mendes : Formadores
Intervenção de Paulo Sampaio : Conselhos Técnicos
Intervenção de Nogueira dos Santos : Columbófilos
Intervenção de Valdemar Xará : Columbófilos
Tributo ao Dr. Luís Arnaut Pombeiro (Presidente Mesa do Congresso)
Os órgãos sociais cessantes e os que tomaram posse
Os órgãos sociais cessantes e os que tomaram posse
Os órgãos sociais cessantes e os que tomaram posse
Intervenção de José Tereso (Presidente Direcção FPC)
|