ASAS DO ALGARVE - CAMPEÕES DISTRITAIS FUNDO ACD FARO 2021
27/03/2022
ASAS DO ALGARVE
CAMPEÕES DISTRITAIS FUNDO ACD FARO 2021
VICE-CAMPEÕES GERAL ACD FARO (ZONA CENTRO)
"Na SC Faro e no Algarve a queda desta modalidade não é uma realidade e acreditamos que o sentido crescente vai continuar"
Distrital de Fundo... objectivo declarado
"Ser Campeão Distrital de Fundo ou Geral da ACD Faro ou Zona Centro, são sempre objectivos declarados de uma equipa como o Asas do Algarve. Não há por onde esconder! Sabemos da importânica das duas provas iniciais para ser Campeão Distrital de Fundo. Entrámos bem, na terceira cimentámos e no 4º concurso, Cuenca, sem ser a nossa prova mais brilhante, alcançamos uma boa diferença para os nossos adversários que, no Valência Nacional, com uma prova de excelência, alargámos. Na última prova sabíamos que estava tudo do nosso lado"
A equipa Asas do Algarve é constituída por 5 columbófilos, onde cada um sabe de forma clara a sua função.
João Jesus, é o responsável pela idealização da reprodução e por alimentar ao nível de qualidade as equipas de competição;
Paulo Gonçalves, o elemento mais antigo da equipa, está esta época ligado às equipas de borrachos, sendo responsável pela esquematização e concretização dos muitos treinos que efectuam ao longo do ano;
Américo Madeira, desde 2012 é o manager da equipa principal;
Marco Formozinho, entrou em Julho de 2020 com o objectivo de treinar a segunda equipa, valorizar novos casais e estar ligado à vertente comercial e informática da equipa;
Rogério Germano, do Algarve Golden Race, entrou em Julho de 2021, sendo responsável pelas equipas de borrachos a competir em 2022 e trabalha como elo de ligação ao mercado internacional de expansão da marca Asas do Algarve.
"Somos um grupo de amigos, onde cada um sabe as suas funções, não invalidando que em todos os sectores haja uma permanente troca de opiniões. Acreditamos que a columbofilia no futuro terá cada vez mais de ser assim e não uma só pessoa", disseram.
MÉTODO DE VOO
Voam no sistema de viuvez, aplicável a machos e fêmeas. A equipa principal tem nas fêmeas uma utilização de 75% e nos machos 25%. Na segunda equipa, os valores andam nos 60% fêmeas e 40% machos. Recorde-se que a equipa principal foi a Campeã Distrital de Fundo 2021, mas a segunda equipa ficou igualmente no top 10 Distrital e venceu o Barcelona na SC Faro, Zona Centro e melhor velocidade média acima dos 950 km.
Os borrachos não entram nas equipas principais, mas fazem um processo de muito treino e algumas provas. Pretendem que os jovens pombos, sem pressões, efectuem uma aprendizagem razoável no primeiro ano de vida. Não ligam muito, porém, aos resultados, mas sim à aprendizagem e à aquisição de experiência de forma a poderem "exigir" resultados no seu segundo ano de vida.
ABORDAGEM À CAMPANHA NO PONTO DE VISTA DE TRATAMENTOS
Entendem que, cada vez mais, a ciência e a columbofilia têm de estar de mãos dadas. Nesse sentido, em fins de Dezembro, recorrem a especialistas para efectuarem um checkup à colónia e as opções tomadas daí para a frente têm muito a ver com os resultados dessas análises. Acreditam, que uma boa preparação no período de pré-época, quer ao nível do treino, quer ao nível dos tratamentos, é muito importante para o sucesso da temporada.
REPRODUÇÃO
A base de tudo! A equipa Asas do Algarve já era uma equipa forte, mas em 2014/2015 iniciou-se a sociedade do Paulo Gonçalves com João Jesus e um aumento do investimento na reprodução em busca de cada vez mais qualidade! Este foco na reprodução, tem agora o expoente máximo na construção de 30 boxes individuais, inauguradas em 2022. Estas boxes, tornarão cada vez mais profissional o processo de selecção e certificação do produto. Só entrarão nestas 30 boxes os melhores dos melhores.
CONCURSOS DE DESTAQUE, PELA POSITIVA E PELA NEGATIVA
"No Fundo, não houve nenhum pela negativa. No Geral, claramente a primeira prova que até hoje ainda está incompreendida. Pela positiva, o Valência Nacional, não só no nosso pombal, mas quando se coloca 6 pombos nascidos aqui a voar em 4 pombais distintos até ao lugar 80 a nível Nacional, mostra a força da colónia e da reprodução e isso só nos pode deixar orgulhosos".
O FUTURO...
"As perspectivas são boas. Desportivamente queremos sempre lutar pelos títulos na maior colectividade do país em 2022 (SC Faro, 60 equipas concorrentes, sem doublagem), na zona e distrito. Podemos não conseguir ganhar, mas será sempre o nosso objectivo, parabenizando os adversários quando não conseguirmos, mas conscientes da tremenda valia de mais 4 ou 5 equipas na colectividade e de uma dezena no distrito. Em 2020 e 2021, no somatório dos anos, vencemos tudo o que participámos, seja na Zona Centro ou Distrito. O que não vencemos em 2020, vencemos em 2021. Tentaremos repetir! Estruturalmente, continuaremos a crescer e teremos em breve 30 boxes individuais de modo a reforçar a base de tudo isto... a reprodução! Por mais ilusões que tenhamos, a base de todo o sucesso será sempre a qualidade dos pombos e nisso tivemos felicidade, o resto vem por acréscimo!.
E AINDA...
"Gostaríamos de enaltecer o crescimento da Sociedade Columbófila de Faro, ao nível de pombos, concorrentes e de estruturas. Saudar todos os que decidiram vir competir para o Algarve, enriquecendo a columbofilia Farense e Algarvia, fazendo com que neste Distrito o nosso desporto seja vivido cada vez com mais intensidade e competição, afastando os agoiros da queda da modalidade. Na SC Faro e no Algarve isso não é uma realidade e acreditamos que o sentido crescente vai continuar".