A construção da Aldeia Columbófila da Baixa da Banheira, no Vale da Amoreira, avança a bom ritmo, estando em curso a primeira fase da execução do projecto que consiste na construção de muros de suporte e rampas de ligação entre as diversas plataformas onde estão a ser construídos os pombais.
Com esta iniciativa, a Câmara vai resolver definitivamente um antigo problema ambiental e urbanístico: a existência de inúmeros pombais espalhados por toda a zona urbana da vila da Baixa da Banheira. Esta situação originava diversos conflitos e, por vezes, a degradação e a ocupação indevida do espaço público. A concentração destes pombais num local apropriado vai permitir recuperar e requalificar os espaços anteriormente mal aproveitados.
Os novos pombais, alguns deles já concluídos pelos seus proprietários, são mais adequados à prática da columbófilia e a sua localização não terá impacto negativo para a zona habitacional mais próxima. Junto à entrada da Aldeia, foi também reservado um espaço destinado à construção de instalações para o Grupo Columbófilo Banheirense.
Devido à necessidade de ordenamento da zona envolvente, a Câmara desenvolveu, além do projecto para a Aldeia Columbófila, um projecto para um parque verde – o Parque dos Cooperantes – com cerca de 15 000m2. Este equipamento, a construir numa fase posterior da obra, destina-se a ser utilizado por toda a comunidade e vai ser dotado de espaços de circulação, estadia e lazer.
Pombal "Demónios Com Asas" - Aldeia Columbófila Baixa da Banheira
|