ACD FARO (NOTÍCIAS, COMUNICADOS) |
11/06/2018 |
ASSOCIAÇÃO COLUMBÓFILA DO DISTRITO DE FARO
ELEIÇÕES DOS ÓRGÃOS SOCIAIS ACD FARO
Ao abrigo do Artigo 15º dos Estatutos da ACD Faro, convoco eleições para os órgãos Sociais da ACD Faro.
- As eleições realizam-se no dia 16 de Junho de 2018. - A entrega das listas candidatas deverá dar entrada na sede da ACDFaro, (Rua Dorila Carmona, Lote 4, Cave Esqª, 8000 – 123 FARO), até às 12H00 do dia 5 de Junho de 2018.
- As votações decorrem na sede das coletividades, das 15h00 às 21H00, com uma mesa de voto em cada coletividade e cada columbófilo tem direito a voto.
- O Presidente da Assembleia Geral de cada coletividade será o responsável pela organização da mesa de voto, e seu bom funcionamento.
Faro, 15 de Maio de 2018
O Presidente da Assembleia Geral - Aníbal Guerreiro
COMUNICADO
No seguimento da informação prestada anteriormente e constando do regulamento dos campeonatos distritais 2018, vem a ACD Faro informar que serão reanilhados para controle nas provas de Valência e V Alcântara, os pombos dos seguintes columbófilos:
- NUNO ALEXANDRE CORREIA V. VELHO, SECÇÃO COLUMBÓFILA ALTURENSE;
- ASAS SANTA RITA, BRUPO COLUMBÓFILO CACELA;
- CAMPOS & CAMPOS, GRUPO COLUMBÓFILO CACELA;
- MÓNICA & PAULO LOURENÇO, GRUPO COLUMBÓFILO CACELA;
- LICINIO DOMINGOS DIAS SIMÃO, SOCIEDADE COLUMBÓFILA CASTROMARINENSE;
- PENAS, NOGUEIRA & LOBATO; SOCIEDADE COLUMBÓFILA CASTROMARINENSE;
- ALDOMIRO DOMINGOS S. MADEIRA, SECÇÃO COLUMBÓFILA ALTURENSE;
- IVO DUARTE SAMÚDIO BONANÇA, SOCIEDADE COLUMBÓFILA CASTROMARINENSE;
- DAVID BARROS MADEIEA, SOCIEDADE COLUMBÓFILA LOULETANA;
- ANTÓNIO MANUEL LIMA GOMES, SOCIEDADE COLUMBÓFILA TAVIRENSE.
Tendo sido aleatoriamente reanilhados todos os pombos da S.C. Sta. Catarina da Fonte do Bispo.
Todos os columbófilos que tiveram pombos reanilhados têm de informar no prazo máximo de 5 minutos após a chegada do pombo, para o contacto telefónico que lhes foi fornecido, informando, número anilha federativa, número anilha borracha, contramarca anilha borracha e hora chegada.
Os columbófilos que não cumprirem o regulamentado não terão os pombos classificados nas provas distritais.
REGULAMENTO ADICIONAL PARA CAMPANHA DESPORTIVA 2018
Decidiu a ACD Faro em reunião de direção, devido ao valor dos prémios em disputa para a campanha desportiva 2018, nomeadamente para o vencedor do Campeonato Distrital Geral, um automóvel Ford Fiesta, regulamentar o seguinte:
- Nas ultimas 5 provas da campanha desportiva 2018, os columbófilos que estiverem classificados nos 10 primeiros lugares da classificação do Campeonato Geral Distrital, terão os seus pombos reanilhados com anilhas de borracha, a fornecer pela ACD Faro, e têm essas anilhas de ser constatadas num relógio/aparelho manual, no máximo 2 minutos depois do registo da entrada eletrónica ( se tiver). Para efeito de classificação conta a hora registada na entrada eletrónica. Os 2 primeiros pombos terão de ser também comunicados por telefone á Associação ( números de telefone a divulgar) no prazo máximo de 30 minutos depois da chegada de cada pombo, informando o numero da anilha oficial, numero anilha borracha e hora de chegada.
- Os relógios manuais (da responsabilidade do columbófilo) serão preparados na coletividade do concorrente, pelo conselho técnico da coletividade, e será dada a constatação de abertura e fecho e os aparelhos terão de ser entregues fechados / selados na Associação na segunda feira seguinte á realização da prova, entre as 21 e as 22 h, onde os aparelhos serão abertos na presença do columbófilo ou de um representante do conselho técnico da coletividade.
- O columbófilo que não cumprir com as regras atrás descritas não será classificado na prova distrital.
- As coletividades que têm columbófilos classificados nos 10 primeiros classificados do campeonato Geral Distrital 2018 nas ultimas 5 provas da campanha 2018, terão de dar toda a colaboração á Associação para cumprir este regulamento, e terão de enviar as classificações das provas , no máximo 2 dias depois da realização da prova, para assim a ACD Faro ter tempo de verificar quais os columbófilos que terão os pombos a reanilhar na semana seguinte. Se a coletividade não enviar as classificações no prazo máximo de 2 dias depois da realização da prova, o columbófilo não será classificado a nível distrital nas provas que isso acontecer. Gratos pela compreensão.
Faro 17 Fevereiro de 2018
TAVIRA 2018 - CAPITAL DA COLUMBOFILIA NACIONAL
Presidente da ACD Faro-Rui Emídio: “o que temos para oferecer é muito bom”
A 45ª Exposição Nacional e a 1ª Exposição Mediterrânica de Columbofilia começam sábado, dia 20, na cidade de Tavira. Durante dois dias, 20 e 21, o município recebe, aproximadamente, 600 pombos-correios, que vão representar 14 Associações Columbófilas Distritais de Portugal e três países mediterrânicos.
Numa organização da Associação Columbófila do Distrito de Faro (ACDF), com o apoio da Câmara Municipal de Tavira, da Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC) e da Federação Columbófila Internacional (FCI), os ‘atletas’ prometem mostrar credenciais perante os visitantes do evento.
O presidente da direção da ACDF, Rui Emídio, revela que "as expectativas são as melhores, pois o que temos para oferecer é bom". O responsável realça algumas iniciativas do programa da Exposição, "entre as atividades destacava a feira comercial, que irá contar com empresas nacionais e internacionais ligadas à columbofilia, o colóquio, a conferência organizada pela FCI ou a Feira de Artesanato".
Na vertente competitiva, os pombos inscritos na 45ª Exposição Nacional concorrem em duas classes, sport e standard. Na classe sport participam os três melhores pombos-correios apurados nas exposições distritais nas sete categorias: velocidade, meio-fundo, fundo, absoluta, maratona, yearlings e adultos. Na classe de standard há três categorias a concurso: olímpica, livre e borrachos, estando a competição dividida em machos e fêmeas. As associações estão representadas, em cada uma das categorias, por um máximo de cinco pombos-correios. Nas duas classes, cada ‘atleta’ só pode participar numa única categoria.
Na opinião do presidente da FPC, José Luís Jacinto, "o evento promove o encontro e o convívio entre praticantes da modalidade e admiradores do pombo-correio", mas o objetivo passa também "por abrir as portas à juventude, às comunidades locais e a todos os visitantes que se desloquem até ao Parque de Exposições de Tavira", assegura.
A cerimónia de abertura decorre às 9 horas de sábado, dia 20, e o dirigente deixa uma garantia aos visitantes: "Quem vier poderá aprender mais um pouco sobre o que é a columbofilia, ao mesmo tempo que desfruta de um fim de semana numa região ímpar". As portas estão abertas ao público até às 18 horas de domingo.
Exposição Mediterrânica decorre em simultâneo
Tavira recebe a 45ª Exposição Nacional e também a primeira edição da Exposição Mediterrânica". O evento resultou de uma ideia que foi debatida em janeiro de 2017, durante as Olimpíadas de Columbofilia, que decorreram em Bruxelas, como revela o presidente da ACDF, Rui Emídio: "Após uma conversa com o presidente da FPC, na qual participaram também o vice-presidente da Real Federación Colombófila Española, o presidente da Federazione Colombofila Italiana e o presidente da FCI, István Bardos, surgiu a ideia de organizar uma exposição mais alargada, capaz de agrupar os países mediterrânicos". O facto de as regiões banhadas pelo Mar Mediterrâneo terem muitas marcas linguísticas provenientes do latim foi outro fator que contribuiu para criação da nova prova. Nesta primeira edição, para além de Portugal, também a Espanha e a Itália terão ‘atletas’ em Tavira.
Para futuras exposições, o objetivo passa por aumentar o número de países participantes na Exposição Mediterrânica, como refere o presidente da FPC, José Luís Jacinto: "Pretendemos ter um espaço mais alargado e que inclua, para além dos países mediterrânicos, as nações da América do Sul". A vontade de contar com os países latino-americanos também surgiu durante as Olimpíadas, revela Rui Emídio: "Outra das sugestões foi que também fossem convidados os países da América do Sul, pois muitos deles têm na origem a língua portuguesa ou o castelhano". A classificação de todos os ‘atletas’ da Exposição Mediterrânica decorre na tarde de sábado.
FPC promove conferência
Outra das novidades em 2018 é a realização de uma conferência internacional organizada pela FPC, com o apoio da FCI. Tendo como foco as questões que afetam a columbofilia praticada nos países mediterrânicos e latino-americanos, é destinada aos delegados das várias federações nacionais. A ação, que decorre em paralelo com a Exposição, começa na sexta-feira, dia 19, data em que a Exposição está encerrada, e termina no final do dia seguinte. Naquele que é o primeiro encontro do género com o apoio da FCI, a nível regional, serão abordas temáticas como "a saúde animal, a competição columbófila ou as novas tecnologias na columbofilia", ressalva José Luís Jacinto. Está prevista a presença de delegados de Portugal, Argentina, Brasil, Egito, Espanha, França, Grécia, Itália, Malta, Marrocos e Turquia.
CAMPEÃO DE FUNDO DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA DE FARO! ANILHA DE OURO E DE PRATA DE FUNDO SC FARO!
PARABÉNS CAMPEÃO! 2017 UMA ÉPOCA DE SONHO!
SENSACIONAL CAMPANHA DESPORTIVA 2017, PROTAGONIZADA POR CARLOS ANDRÉ BATISTA SOARES, COLUMBÓFILO CONCORRENTE NA SOCIEDADE COLUMBÓFILA DE FARO, NA ESPECIALIDADE DE FUNDO, A NÍVEL DISTRITAL.
DE SALIENTAR QUE APENAS ENVIAVA 10 POMBOS A FUNDO, QUANDO NA SUA ESMAGADORA MAIORIA TODOS ENVIAVAM 15 POMBOS.
COMO COROLÁRIO DAS EXCELENTES PERFORMANCES DESPORTIVAS DOS SEUS ATLETAS, ALCANÇOU COM TODO O MÉRITO E JUSTIÇA, O TÍTULO DE CAMPEÃO DE FUNDO DA ZONA BARLAVENTO/CENTRO E ZONA CENTRO.
A NÍVEL GERAL DO DISTRITO, SAGROU-SE VICE-CAMPEÃO DISTRITAL DE FUNDO DO ALGARVE.
EM RELAÇÃO AOS MELHORES POMBOS DO DISTRITO, DESTAQUE PARA A CRAQUE 5349571/15 (MELHOR POMBO ÁS DE FUNDO GERAL DO ALGARVE, MELHOR POMBO DA ZONA CENTRO E VICE-CAMPEÃ ZONA BARLAVENTO/CENTRO), E A CRAQUE 5349570/15 (VICE-CAMPEÃ ZONA CENTRO, 4º ZONA BARLAVENTO/CENTRO E 11º NA GERAL DISTRITAL).
ALTERAÇÃO DATA DA SOLTA ALBUQUERQUE (ESPANHA)
Estava previsto a solta de Albuquerque (prova de Velocidade) para o distrito de Faro para o próximo sábado dia 17 de Junho, mas hoje após contacto com meteorologista e sendo informados com precisão sobre as temperaturas para sábado dia 17 Junho, e devido ao aumento das temperaturas mínimas no local de solta em Albuquerque às 6 h da manhã ser de 27º e aumentando rapidamente para valores na ordem dos 35º às 10h da manhã, decidiu a Associação Columbófila do Distrito de Faro (ACD Faro) alterar a prova para o próximo dia 25 de Junho (domingo), dia também da prova nacional de Valência, onde está previsto uma diminuição de cerca de 10º na temperatura.
REUNIÃO DA ACD FARO COM A FPC SOBRE AS PROVAS NACIONAIS VALÊNCIA DEL CID
Campeão Distrital Valência del Cid 1 / 2017
Domingos Campinas (Grupo Columbófilo de Cacela) com o pombo Vencedor Distrital ACD Faro da prova de Valência del Cid 1, entre 3101 pombos participantes, constatado às 14:32:03, percorrendo os 683,854 Kms, a uma média de 1.418,63 m/m
Campeão Distrital Alcoleia del Pinar / 2017
Arnaldo Estriga (M. Ermelinda Mendes Martins, com o pombal situado na Aldeia Columbófila de Faro), com o Pombo Vencedor Distrital ACD Faro da prova de Alcoleia Del Pinar, entre 3513 pombos participantes, constatado às 14:20:34, percorrendo os 649,261 Kms, a uma média de 1.473,69 m/minuto
Tavira acolhe a 45.ª Exposição Nacional de Columbofilia em 2018
Em janeiro do próximo ano, a 45.ª edição da Exposição Nacional de Columbofilia, terá como “casa”, a cidade de Tavira, no distrito de Faro. O evento regressa ao Algarve, cerca de 7 anos depois, e promete levar até ao município os melhores “atletas” nacionais – em 2011, também na cidade de Tavira, decorreu a 38.ª Exposição Nacional e Pré-Olímpica de Columbofilia.
O certame do próximo ano vai reunir, para além dos representantes lusos, os melhores pombos-correio do “país vizinho”, Espanha. Assim, para além da 45.ª Exposição Nacional de Columbofilia, tem lugar, em simultâneo, a 17.ª Exposição Ibérica de Columbofilia. A última edição deste evento foi em 2012, em Avilés, nas Astúrias.
A organização estará a cargo da Associação Columbófila do Distrito de Faro (ACD Faro), que contará com o apoio da FPC, das Associações Distritais e das Coletividades algarvias.
O presidente da direção da ACD Faro, Rui Emídio, falou sobre os pontos fortes da próxima organização, tendo destacado a experiência adquirida em 2011 como algo “importante” para a edição do próximo ano.
O responsável elogiou a organização da 44.ª Exposição Nacional e deixou o convite a todos os columbófilos, admiradores do pombo-correio e curiosos, para a passarem por Tavira, em janeiro de 2018.
O presidente da direção da ACD Braga, associação responsável pela organização do Exposição Nacional em 2017, José Luís Barros, felicitou a ACD Faro e deixou uma mensagem de apoio à organização.
A “passagem do testemunho” – entrega do Troféu à Associação Distrital que organiza a Exposição Nacional – aconteceu durante o Jantar da Amizade, que decorreu na noite do passado dia 7 de janeiro, no restaurante Casa do Gandião, em Fafe. Perto de 200 pessoas marcaram presença durante o jantar, durante o qual a ACD Braga fez diversas homenagens.
No primeiro mês do próximo ano a columbofilia Ibérica centra atenções no Algarve, com Tavira a ser palco da 45.ª Exposição Nacional de Columbofilia e da 17ª Exposição Ibérica. Perante os olhos dos visitantes vão estar os melhores atletas de Portugal e Espanha, que esperam mostrar atributos ao público.
Luís Carmo e Filipe Agostinho (columbófilos concorrentes na Sociedade Columbófila Luzense - Luz de Tavira) com os dois primeiros pombos classificados no Algarve (entre 2440 pombos participantes) da prova de Valência 2 (18 de Junho de 2016)
António Gomes (b), vencedor Distrital ACD Faro, entre 2923 pombos (Valência 1, 21 de Maio de 2016)
ENTREGA DE PRÉMIOS 2014
CAMPEONATO DE BORRACHOS 2015
A Associação Columbófila do Distrito de Faro vai organizar um Campeonato de Borrachos de Anilha 2015, disputado em cinco provas a voar de 08 Agosto a 12 Setembro.
O encestamento será livre para a competição de pombo ás e limitado a 25 pombos para efeito de campeonato.
Para a prova final, os columbófilos participantes no Campeonato poderão designar 5 pombos, com um custo de inscrição de 10 euros por atleta voador, aumentando assim a possibilidade de ganhar bons prémios monetários.
Entretanto, José Daniel Lopes (vice-presidente ACD Faro) irá estar presente em 4 sessões de esclarecimento a realizar em colectividades, onde os columbófilos poderão colocar as suas dúvidas e/ou sugestões, sobre... Campeonato de Borrachos Olímpicos; Campeonatos Distritais de Yearlings; Borrachos Olímpicos e Super Velocidade; Recolhas, tratamento e transporte de pombos; Exposições; Entrega de prémios; Soltas e locais de solta; Outros assuntos relevantes para a Columbófilia Algarvia.
Sessões de Esclarecimento:
Barlavento ... 24 de Janeiro de 2015 ... Sociedade Columbófila de Portimão
Centro ... 31 de Janeiro de 2015 ... Sociedade Columbófila de Faro
Sotavento 1 ... 07 de Fevereiro de 2015 ... Sociedade Columbófila Tavirense
Sotavento 2 ... 14 de Fevereiro de 2015 ... Secção Columbófila Alturense
Fotos da cerimónia de entrega de prémios da Campanha 2013
Fotos da cerimónia de entrega de prémios da Campanha 2012
ASAS DO ALGARVE (FARO)
CAMPEÕES GERAIS DO CAMPEONATO DE FUNDO DO DISTRITO DE FARO 2012
ASAS DO ALGARVE (FARO)
CAMPEÕES GERAIS DO CAMPEONATO DE FUNDO DO DISTRITO DE FARO 2012
Paulo (Asas do Algarve, concorrente na Sociedade Columbófila de Faro) a apontar a terceira conquista do Campeonato Distrital de Fundo ACD Faro, acompanhado pelo Américo (manager).
Águias de Belmonte - Luz de Tavira / ACD Faro - Proprietário do 1º Pombo comunicado do Distrito de Faro (Zona 4) Constatado no dia 30 de Junho às 15:27:55, na distância de 935 kms, com a média de 579,441 metros por minuto Zona 4 / 935 Kms
Francisco Pereira Murta - Messines / ACD Faro - Proprietário do 1º Pombo comunicado do Distrito de Faro (Zona 5) Constatado no dia 30 de Junho às 18:00:45, na distância de 988 kms, com a média de 559,251 metros por minuto Zona 5 / 988 Kms
Kevin Spencer - Portimão / ACD Faro - Proprietário do 3º pombo comunicado do Distrito de Faro (Zona 5) Pombo n.º 8557554/08 - 3º Pombo comunicado do Distrito de Faro Constatado no dia 01 de Julho às 07:39:47, na distância de 991 kms, com a média de 458,069 metros por minuto Zona 5 / 991 Kms
Pombo n.º 9048262/09 (Asas da Liberdade - Messines / ACD Faro) - 4º Pombo comunicado do Distrito de Faro (Zona 5) Constatado no dia 01 de Julho às 11:13:29, na distância de 965 kms, com a média de 406,197 metros por minuto Zona 5 / 965 KM
ANÍBAL SOUSA GUERREIRO (FARO)
"A COLUMBÓFILIA É UM DESPORTO DE PAIXÃO"
Aníbal Sousa Guerreiro é talvez, na actualidade, um dos columbófilos mais antigos a concursar, não só na região algarvia, como em Portugal.
Já com 80 anos de idade, a sua longevidade desportiva pauta-se pelas quase sete décadas de columbófilia activa, fruto da sua extrema dedicação e empenho nesta modalidade, que define como um desporto de paixão, e que continuará a praticá-lo com muito entusiasmo e certamente que levará até ao final da sua vida a chama viva da paixão pelo desporto columbófilo, pois entende que a alegria que uma pessoa possa ter a ver chegar o seu pombo ao pombal, é uma emoção e uma satisfação indescritível, que não há palavras que possam descrever !!!
Empresário de sucesso, homem de princípios e de grande verticalidade, autêntico "mecenas" e grande benemérito da columbófilia farense, está intimamente ligado a todo o envolvimento social, cultural, desportivo e histórico da columbófilia farense e algarvia ... nas suas empresas trabalham ou trabalharam muitos columbófilos, que colaboraram mutuamente em várias fases distintas da história da columbófilia farense, em muitas funções directivas desempenhadas nas três colectividades que existiram até aos dias de hoje na cidade de Faro.
Entrou pela primeira vez em contacto com a columbófilia e o desporto columbófilo (um mundo fascinante que desde logo o cativou, aos 13 anos de idade, algo que perdura até aos dias de hoje, volvidos quase 70 anos na prática da modalidade...), quando um amigo seu (colega do liceu) que tinha pombos-correio (José Alexandre da Fonseca), o convidou para ir visitar os seus pombos e os seus pombais.
Esse amigo e colega seu, tinha já na altura (1944), instalações grandiosas e muito bonitas, tendo Aníbal Guerreiro ficado de imediato apaixonado por este desporto e pelos pombos-correio.
José Alexandre da Fonseca ofereceu-lhe uma pomba, e Aníbal e o seu irmão Gilberto, rapidamente fizeram um pequeno pombal. Depois disso começou a adquirir pombos a várias pessoas e assim começou a sua aventura na columbófilia !!!
Passados dois anos de ter os pombos em casa, o seu pai não queria que continuasse com os pombos, porque entendia de que o filho perdia tempo de estudo, e teve que retirar os pombos de casa e foi colocá-los numa varanda de uma tia, na Rua Bocage, em Faro, e teve de novamente de fazer um novo pombal conjuntamente com o seu irmão.
Uma vez mais, rapidamente arranjou um número razoável de pombos e foi aí que começou a actividade columbófila, a enviar aos concursos. Em relação a este início algo atribulado, Aníbal Guerreiro disse-nos que... "a columbófilia tem sido para mim uma paixão muito grande, e um indivíduo quando é novo e gosta, faz os sacrifícios que são necessários para levar aquilo que gosta para a frente".
Concursou na Sociedade Columbófila do Algarve (fundada em 1932 - 1ª colectividade columbófila de Faro, resultado da boa vontade e a coragem dum pequeno número de "carolas", tornando-se realidade um sonho de longa data), onde mais tarde foi Presidente da Direcção.
Mais tarde, em 1954, quando a columbófilia farense conhecia já um grande desenvolvimento, dado o elevado número de praticantes, uma cisão inesperada culminou com a fundação de outra colectividade - a Sociedade Columbófila Sul de Portugal, onde também se tornou sócio-concorrente. Nessa altura, considerava-se um columbófilo médio, não de grande relevo ou algo que se assemelhasse a um Grande Campeão !!!
Existia na altura uma grande rivalidade entre estas duas colectividades, tendo-se chegado à conclusão que era uma asneira existirem duas colectividades columbófilas, e tentou-se fazer uma fusão entre ambas , o que levou muitos anos para se conseguir em Faro, mantendo-se estas duas colectividades em actividade até 1964, data em que a imperiosa fusão fez surgir a actual Sociedade Columbófila de Faro (na antiga Rua do Chiado - hoje Rua Conselheiro Bívar).
Renascia, então com um novo fulgor e pujança, uma nova colectividade columbófila, sob a presidência de Aníbal Guerreiro, um dos grandes apaixonados pela columbófilia, e cujo saber e dedicação muito tem contribuído para o desenvolvimento e engrandecimento do desporto columbófilo na capital algarvia !!!
Com uma nova sede, e postas de lado as rivalidades, convivia-se muito, havia um café em que os columbófilos gostavam de se reunir, para conversar sobre os pombos e os seus feitos.
Marcando razoavelmente nos diversos concursos, foi a partir dos finais da década de 50, que a sua carreira de columbófilo conheceu um grande salto qualificativo. Na procura de melhorar cada vez mais as performances dos seus atletas, foi à Bélgica, onde conheceu os "Fabrys" - pai e filho (columbófilos que na altura davam "cartas" em pombos-correio, conhecidos mundialmente - por três vezes visitou os "Fabrys") onde adquiriu um casal muitíssimo bom, no qual estava uma fêmea que era filha da "Heroíne" - pomba de destaque da colónia Fabry.
Nessa altura teve a oportunidade e a felicidade de conhecer José Beleza Moreira, de Barcelos ("era um poço de sabedoria e um columbófilo de destaque"), tendo sido através dele que aprendeu muito sobre os métodos de jogo dos pombos (a forma de alimentar, os tempos de treino, como devia de concursar e que lhe ensinou uma série de sistemas de voo, entre eles a viuvez, que naquela altura na região algarvia ainda não se fazia). Muitos anos (em Janeiro) e através de uma grande amizade pessoal, Aníbal Guerreiro era visita frequente em casa de José Beleza Moreira, onde trocavam impressões indo depois visitar alguns columbófilos de destaque no norte do país.
Com esses pombos e mais alguns que adquiriu a José Ferreira Maia, da Trofa (industrial e columbófilo, José Ferreira Maia, foi o grande impulsionador do desporto columbófilo na Trofa, ainda hoje os seus pombos são recordados como do melhor que existia em Portugal, sendo conhecidos como os pombos do "Maia da Trofa", ou simplesmente os "Trofas", conforme nos refere Aníbal Guerreiro), conseguiu formar uma colónia de grande destaque.
Voltando ainda mais ao passado, recorda-se de um columbófilo de Faro (Francisco Pedro), que tinha bons pombos e que lhe ofereceu alguns bons exemplares, entre os quais uma fêmea que era muitíssimo boa e que ganhou um concurso de Beja em contra-relógio, algo que o entusiasmou muito, tendo sido no ano seguinte a melhor fêmea da sociedade que existia na Rua de Santo António, em Faro.
Nos finais da década de 50, tinha uma colónia de 20 machos viúvos e chegou ao final da campanha com 19 pombos, apenas perdeu 1 pombo. Pombos muitíssimo seleccionados, pombos que não se classificassem pelo menos duas vezes até décimo, eram eliminados. Era uma selecção muito rigorosa, teve pombos que fizeram seguidos quase todos os concursos da campanha. Recorda-se vivamente (excelente memória) de um excelente pombo lilás com o nº 741262/59, que ganhou três concursos seguidos : Braga, 575 Kms - (isolado), Torres Novas, 278 Kms e finalmente Burgos na distância de 700 Kms. Esse pombo nunca se perdeu e ganhou diversas anilhas de ouro, tendo inclusivé sido posta na sua pata uma anilha de ouro, e o pombo voava e ia aos concursos com a respectiva anilha de ouro. Morreu de velho no pombal... "bons tempos... que saudades..." confidencia-nos Aníbal Guerreiro, visivelmente emocionado, espelhando o seu amor e carinho por estas inteligentes aves que nos marcam para sempre na vivência columbófila...
Sempre na procura incessante da melhor qualidade em pombos-correio, encetou uma viagem de automóvel à Bélgica, acompanhado pelos seus amigos columbófilos : Dr. João Barros Madeira (Loulé), Jorge Correia Martins (Faro) e o saudoso António Felício Nunes (Olhão), onde foram à casa do Colson (que era uma pessoa extremamente simpática e amiga), que os levou a conhecer os principais columbófilos belgas, travaram amizade com o Van Neste (que tinha bons pombos - vermelhos e lilases), tendo na ocasião adquirido vários pombos que se tornaram a base da colónia em 1980, tendo sido os primeiros pombos Van Neste a virem para Portugal !!!
Numa determinada fase em que se destacou na competição columbófila, apercebeu-se que a maioria dos columbófilos em Faro, não estavam tão informados sobre os métodos de voo e qualidade dos pombos. Ofereceu muitos pombos convencido de que oferecendo borrachos aos seus colegas columbófilos, que eles poderiam competir em melhores condições e terem melhores resultados.
Tem mantido ao longo de todos estes anos sempre um grande entusiasmo pela columbófilia, e conforme nos refere... "é uma coisa que se gosta naturalmente, e o grande problema é quando uma pessoa se chega realmente aos pombos, quando chega aos pombos é difícil abandonar. Todo aquele conjunto de criação (que é uma fase bonita) em que nós podemos desde logo seleccionar, e depois a columbófilia tem uma coisa muito interessante, que é o facto de no mesmo pombal, nem todos nascem craques, uns são bons, outros não o são. A columbófilia não é uma ciência absoluta, sendo um desporto que se pratica sempre com muita incerteza, mas sempre um desporto apaixonante..."
Columbófilos Algarvios
Manteve sempre um nível de amizade com todos os columbófilos, mas destaca o seu amigo de infância (dos tempos do liceu) o Dr. João Barros Madeira (Loulé) que foi sempre uma figura destacada da columbófilia algarvia e nacional. Ainda hoje mantêm um nível de amizade que é invulgar, profusamente preenchida por uma grande consideração mútua, verdadeiros amigos na acepção da palavra, assim como o seu filho, Dr. David Barros Madeira, que considera um columbófilo brilhante... são duas pessoas exemplares na sua condução : o trato humano, aquilo que convivem com as pessoas, o que ensinam, a amizade que dedicam, são duas pessoas que destaca...
António Felício Nunes (Olhão) - "um fantástico columbófilo"
José Zacarias de Sousa (Faro) - "um columbófilo que marcou uma época"
António da Costa Rosa (Faro) - "indivíduo muito inteligente em columbófilia... tinha um jeito muito especial com os pombos"
Rui Emídio (Presidente ACD Faro) - "tem feito um bom trabalho, tem dado um determinado incremento à columbófilia algarvia e tem apresentado uma boa imagem de trabalho"
Columbófilos Nacionais
Destaca várias personalidades que pela sua postura, pela sua lealdade e pela sua inteligência mais se destacaram a nível nacional...
Engº Vaz Guedes - "um homem que fez muito pela columbófilia"
Álvaro Silva & José Maria da Silva
Alexandre Mendes Gordo
Dr. Eduardo Mansinho - "paixão pelo ciclismo e pela columbófilia"
Sargento Silva (Porto)
Dr. José Tereso - "uma pessoa que gosta imenso deste desporto, que se dedica com empenho e dedicação, e de uma correcção e educação exemplares"
Columbófilia Moderna e a Antiga
Considera que a columbófilia actual é absolutamente diferente da de outrora. Quando foi Presidente da Comissão Columbófila do Distrito de Faro, os pombos eram transportados de comboio, e só mais tarde é que apareceram os primeiros camiões, que foi em absoluto um passo em frente na evolução da columbófilia algarvia. Antigamente não existia tratamentos curativos nem vacinas, e as enfermidades eram muito comuns nos pombos, quando surgiam as doenças virais sem o devido tratamento adequado, as medidas higio-sanitárias eram as únicas e absolutamente imprescindíveis para a possível prevenção e controle da doença. À medida que o tempo foi passando e desde que se começou a vacinar os pombos, estes apresentavam-se em melhores condições físicas e saudáveis para a competição, alcançando melhores resultados desportivos.
A grande diferença é que dantes as médias dos pombos eram relativamente mais baixas do que as actuais. Os pombos de hoje em dia, são mais seleccionados e a qualidade está mais espalhada pelos vários pombais. A competição é mais aguerrida, a qualidade dos pombos melhorou bastante e estão melhor preparados para as provas desportivas.
Antigamente não havia hipótese de se saber o estado do tempo que ia fazer num determinado fim-de-semana, mas hoje com o advento das novas tecnologias, sabemos com vários dias de antecedência o estado do tempo, e preparam-se melhor os pombos, no sentido de eles darem o máximo mediante as condições atmosféricas previstas.
As entradas electrónicas também ajudaram muito a actividade columbófila, porque hoje para se ganhar numa prova normal (principalmente em velocidade e em meio-fundo), em que vários pombos lutam para discutir o primeiro lugar, ou temos uma entrada espectacular, se der uma volta à volta do pombal perde logo vários lugares. Antigamente podiam dar duas ou três voltas e mesmo assim ganhavam - está tudo diferente - mais competitivo !!!
Considera de que a columbófilia tem evoluído, embora o número de praticantes tenha diminuído, mormente pela força das circunstâncias actuais, em que é preciso ter muito espírito de sacrifício para se ser columbófilo !!!
Desportista Eclético
Desde a sua juventude sempre se interessou e participou activamente em vários desportos : futebol, automobilismo (em ralys - do tempo de Filipe Nogueira e do Fernando Mascarenhas, passando mais tarde a sua empresa - Fiaal - Ford - Algarve - a apoiar a famosa dupla, bem conhecida de todos - Carlos Fontainhas/Rogério Seromenho, na altura em que os Ford Escorts eram a referência no mundo dos ralys), motonáutica (onde chegou a concorrer com o campeoníssimo Gonzaga Ribeiro), e por último mas nem por isso menos importante, a sua amada e sempre acarinhada columbófilia (desde os 13 anos de idade até aos dias de hoje).
É ainda grande aficionado e entusiasta da pesca e da caça.
Dirigismo
Como dirigente desportivo, esteve vários anos ligado ao futebol (Sporting Clube Farense), trazendo o clube dos regionais até à 1ª divisão, onde na sua gerência procedeu à aplicação do relvado no Estádio de São Luís, assim como a construção das respectivas bancadas), onde na altura as receitas davam para pagar as despesas, não se ficando a dever a ninguém !!!
Como dirigente columbófilo, esteve também vários anos ligado à presidência da estrutura associativa algarvia, assim como nas várias colectividades que existiram em Faro (sendo na maioria dos casos, ou Presidente da Direcção ou da Assembleia-Geral)
Homenagens
Aníbal Sousa Guerreiro é o homem forte da Fiaal (concessionário Ford para a região do Algarve) e também o Patrocinador Oficial do Derby Internacional de Faro (em que o primeiro prémio era um automóvel).
Recentemente na entrega de prémios da Sociedade Columbófila de Faro, realizada no dia 16 de Outubro 2011, no restaurante "Rialgarve" - Monte da Ria - Montenegro, a Direcção da colectividade prestou homenagem ao grande patrocinador da SC Faro, ficando o seu nome a figurar em 2012 no Pombal do Derby de Faro com a designação de Derby Internacional de Faro - Aníbal de Sousa Guerreiro.
Posteriormente foi colocada a placa alusiva à respectiva homenagem no pombal do Derby de Faro, situado na Aldeia Columbófila de Faro.
Em 2008, nas Comemorações do Dia do Município de Faro (07 de Setembro), foi homenageado pela autarquia farense, recebendo a Medalha de Ouro da Cidade. Durante a cerimónia, o Presidente da Câmara (Dr. José Apolinário), agradeceu em particular o contributo prestado à sociedade por este ilustre munícipe, destacando o mérito à dedicação, ao saber e ao profissionalismo na área empresarial !!!
Em 2009, foi homenageado pela Associação Columbófila do Distrito de Faro (ACD Faro), pelos seus relevantes serviços em prol da columbófilia algarvia !!!
JOSÉ CARLOS - GABINETE IMPRENSA ACD FARO
Aníbal Sousa Guerreiro distinguido com a Medalha de Ouro da Cidade de Faro
A ACD Faro homenageou o Dr. João Barros Madeira (Loulé) e Aníbal Sousa Guerreiro (Faro), pelos seus relevantes serviços em prol da columbófilia algarvia !!!
Dr. José Tereso (Presidente FPC) entregou aos homenageados o galhardete da instituição
Aníbal Sousa Guerreiro (Faro) e Dr. João Barros Madeira (Loulé) : homenageados pela ACD Faro, pelos seus relevantes serviços em prol da columbófilia algarvia !!!
Entrega de Prémios SC Faro/2007 ("Nico" - manager - e Aníbal Guerreiro - Campeões de Fundo)
CAMPEÕES SC FARO/2007 - Aníbal Guerreiro (Campeão de Fundo), Asas do Algarve (Paulo e António - Campeões Absolutos e Velocidade), Steven, Cátia & José Carlos (Campeões de Meio-Fundo) - Entrega de Prémios SC Faro - Restaurante Austrália (Faro)
Aníbal Guerreiro na entrega de prémios ACD Faro 2007 (na foto: Mariano Villalba, Jorge Cristão, Merlin Nobre, Aníbal Guerreiro, Manuel Bandeira da Silva e José António Barradas
Aníbal Guerreiro : 5º Class. Meio-Fundo Zona Centro ACD Faro 2007
Aníbal Guerreiro : Anilha de Ouro Fêmeas Meio-Fundo Zona Centro ACD Faro 2007
Aníbal Guerreiro : Campeão Fundo Zona Centro ACD Faro 2007
Aníbal Guerreiro : 7º Class. Grande Fundo Geral ACD Faro 2007
Aníbal Guerreiro : Vice-Campeão Fundo Geral ACD Faro 2007
José Apolinário (Presidente CM Faro), Aníbal Guerreiro (Sócio Nº 1 SC Faro) e João Marques (Vereador Desporto CM Faro) - Derby Internacional de Faro 2008 - Aldeia Columbófila de Faro (05/07/2008)
Francisco Gutierrez (Comité Olímpico Federação Andaluza de Columbófilia) entregando o Troféu ao Vencedor do Pombo Às - Aníbal Sousa Guerreiro (SC Faro) - Aldeia Columbófila de Faro (05/07/2008)
Daniel Santos (Olhão) e Aníbal Guerreiro (Faro), apreciando o "Pombo Às" do Derby Internacional de Faro - Pombo Nº - 8555323/08 de Aníbal Sousa Guerreiro (SC Faro) - Aldeia Columbófila de Faro (05/07/2008)
Sociedade Columbófila de Faro homenageia autarcas farenses
Aníbal Guerreiro (à dtª - Sócio nº 1 SC Faro), entregando a Luís Coelho (ex-presidente da CM Faro), placa comemorativa de homenagem e agradecimento pelo seu empenho e contributo à causa columbófila farense - Aldeia Columbófila de Faro (09/06/2008)
Aníbal Guerreiro e Luís Coelho - Aldeia Columbófila de Faro (09/06/2008)
Sociedade Columbófila de Faro homenageia autarcas farenses
Merlin Nobre (Presidente Direcção SC Faro), António Barradas (Tesoureiro SC Faro), José António (Presidente Junta Freguesia Conceição de Faro), Aníbal Guerreiro (Sócio nº 1 SC Faro), José Apolinário (Presidente Câmara Municipal de Faro), Joaquim Teixeira (Presidente Junta Freguesia da Sé) e Rosélio Guerreiro (Presidente Assembleia-Geral SC Faro) - Aldeia Columbófila de Faro (09/06/2008)
Aníbal Guerreiro (Sócio Nº 1 SC Faro - empresário e grande benemérito farense) e José Apolinário (Presidente Câmara Municipal Faro) - Entrega de Prémios 2008 SC Faro - Restaurante Cooppofa (13/09/2008)
Aníbal Guerreiro, Valter Alfaiate, João Botelheiro e José Apolinário - Reinauguração da SC Faro
Valter Alfaiate (Presidente Direcção SC Faro), José Apolinário (Presidente CM Faro), João Marques (Vereador Desporto CM Faro) e Aníbal Guerreiro (Sócio Nº 1 e Presidente Assembleia Geral SC Faro) com a placa da homenagem prestada pela Direcção da Sociedade Columbófila de Faro
Intervenção de Aníbal Guerreiro (Grande Benemérito da SC Faro) - Reinauguração da SC Faro
Aníbal Guerreiro (FIAAL-Ford - patrocinador oficial do Derby Internacional de Faro) e Marco Guedes (Vencedor do 1º Prémio Derby Internacional de Faro 2009 - um automóvel Ford Ka)
2º Class. Derby Internacional de Faro 2009 - Aníbal Guerreiro (Faro) - "Nico" (manager) recebendo o prémio
O Pódium do Derby de Faro 2009 : 1º Marco Guedes (Oliveira de Azeméis), 2º Aníbal Guerreiro (Faro), 3º Asas do Algarve & La Bamba Bar (Faro-Albufeira)
Entidades Oficiais marcaram presença no Derby de Faro 2009
Aníbal Guerreiro (Sócio Nº 1 SC Faro) entregou o troféu e a faixa ao Campeão Geral SC Faro 2009 (Asas do Algarve)
Aníbal Guerreiro (Fiaal - Ford - Algarve - Patrocinador Oficial do Derby Internacional de Faro) junto à Família Guedes (Vencedores do Derby Internacional de Faro 2010)
Joaquim Guedes (Família Guedes) recebendo das mãos de Aníbal Guerreiro (Patrocinador Oficial do Derby Internacional de Faro), a chave do automóvel Ford Ka (1º prémio Derby Faro 2010)
Aníbal Guerreiro (FIAAL - Patrocinador Oficial do Derby Internacional de Faro) entregando a chave do Ford Fiesta ao Vencedor do Derby Internacional de Faro 2011 (Paulo Ribeiro - Suíça)
Elementos Directivos da SC Faro, Patrocinador Oficial do Derby Internacional de Faro e o Vencedor da edição do Derby em 2011.
Paulo Ribeiro já na posse da chave da viatura Ford Fiesta, junto a Aníbal Guerreiro (FIAAL - Patrocinador Oficial do Derby Internacional de Faro)
Patrocinador Oficial : FIAAL - Ford - Algarve
Entidades Oficiais no Derby Internacional de Faro 2011 (CM Faro, Juntas de Freguesia : Montenegro, Conceição de Faro e Sé, FPC, Patrocinador Oficial do Derby e elementos directivos da SC Faro
Entrega de Prémios Sociedade Columbófila de Faro 2011 - Mesa de Honra : João Beles (Tesoureiro Junta Freguesia de Montenegro), Joaquim Teixeira (Presidente Junta Freguesia da Sé), Aníbal Guerreiro (Sócio Nº 1 SC Faro), Macário Correia (Presidente CM Faro), Rui Emídio (Presidente ACD Faro), César Timóteo (FPC) e Merlin Nobre (Presidente SC Faro)
A Direcção da SC Faro homenageou José Elpídio Galego, pelo que tem feito em prol da Columbófilia Farense, lutando pelo engrandecimento, dentro de uma amizade e respeito, com dedicação, num clima de paz e amor pelo pombo-correio !!! José Elpídio com a placa comemorativa da homenagem prestada pela SC Faro e entregue por Aníbal Sousa Guerreiro (Sócio Nº 1 da SC Faro)
Aníbal Sousa Guerreiro também foi alvo de uma homenagem prestada pela SC Faro, ficando o seu nome a figurar em 2012 no Pombal do Derby de Faro com a designação de Derby Internacional de Faro - Aníbal de Sousa Guerreiro - Aníbal Guerreiro (Sócio Nº 1 da SC Faro) com Merlin Nobre (Presidente Direcção SC Faro)
Placa em homenagem a Aníbal Sousa Guerreiro (Grande Patrocinador da SC Faro)
Pombal Derby Internacional de Faro
Fotos da cerimónia de entrega de prémios da Campanha 2011
POMBOS ALGARVIOS CONQUISTAM TÍTULOS EM PORTUGAL E EM ESPANHA !!!
A Columbófilia Algarvia está a atravessar um dos melhores momentos de sempre na sua história !!!
Depois do título nacional da Maratona 2011 conquistado por Steven & Cátia (SC Faro), de Joaquim Barbio (SC Faro) ter vencido a Clássica Nacional Barcelona 2011, na Zona 5 (+ 950 Kms), de David Barros Madeira (SC Louletana) ter assegurado um brilhante 3º lugar no Campeonato do Columbófilo de Fundo, de ainda Steven & Cátia (SC Faro) ter alcançado também no Campeonato do Columbófilo de Fundo um honroso 8º lugar, além de ter ainda se classificado em 8º no Melhor Voador Maratona 2011 (pombo nº 8556828/2008), e da equipa constituída por Francisco Cid & Hélder Carmo (SC Olhanense), que se classificaram em 9º lugar no Campeonato do Pombo Ás - Velocidade (pombo nº 8485718/2008), podemos realmente afirmar com toda a convicção de que a columbófilia algarvia está a atravessar por momentos áureos da sua história !!!
Steven & Cátia (Campeão Nacional Maratona 2011) e Joaquim Barbio (Campeão Clássica Barcelona 2011 - Zona 5 + 950 Kms)
Para além destas prestações desportivas de todo de aplaudir, a columbófilia algarvia viu agora cinco dos seus pombos que participaram na 39ª Exposição Nacional e Pré-Ibérica (que se realizou em Caldas da Rainha, de 12 a 15 de Janeiro 2012), carimbarem o "passaporte" para participarem na Exposição Ibérica (organização conjunta da Real Federação Columbófila Espanhola e Federação Portuguesa de Columbófilia), que se realiza de 20 a 22 de Janeiro 2012, em Avilés - Astúrias.
Na Exposição Nacional que se realizou em Caldas da Rainha, a representação algarvia conquistou brilhantemente 3 títulos de Campeão Nacional : Tintin (Standard Ibéricos Machos), Manuel Lopes (Standard Borrachos Fêmeas), e Francisco Cid & Hélder Carmo (Sport Velocidade), para além de dois Vice-Campeões Nacionais : Tintin (Standard Ibéricos Fêmeas) e Lino Guerreiro Sport Yearlings).
Na Exposição Ibérica que se está a realizar neste momento em Avilés, nas Astúrias, destacamos os já Campeões Nacionais e agora também Campeões Ibéricos de Columbófilia : Manuel Lopes (Campeão Nacional e Ibérico Standard Borrachos Fêmeas) e Francisco Cid & Hélder Carmo (Campeões Nacionais e Ibéricos Sport Velocidade).
Campeões Nacionais e Ibéricos : Manuel Lopes (Standard Borrachos Fêmeas) e Franscisco Cid & Hélder Carmo (Sport Velocidade)
Realçamos ainda as honrosas prestações de Tintin - Campeão Nacional e 3º Class. Standard Ibéricos Machos, e ainda Vice-Campeão Nacional e Ibérico Standard Ibéricos Fêmeas; e de Lino Guerreiro - Vice-Campeão Nacional e Ibérico Sport Yearlings.
À representação portuguesa (em geral) e à representação algarvia (em particular), endereçamos as mais cordiais e efusivas felicitações !!!
COLUMBÓFILIA PORTUGUESA E ALGARVIA ESTÃO DE PARABÉNS !!!
JOSÉ CARLOS (GABINETE IMPRENSA ACD FARO)
Exposição Ibérica 2012 (Avilés - Astúrias)
Os cinco atletas do Algarve na Exposição Ibérica (Avilés - Astúrias)
(dois Campeões Ibéricos, dois Vice-Campeões Ibéricos e um 3º class. Ibérico)
Exposição Nacional 2012 (Caldas da Rainha)
Os cinco atletas do Algarve na Exposição Nacional (Caldas da Rainha)
(três Campeões Nacionais e dois Vice-Campeões Nacionais)
Francisco Cid junto da CAMPEÃ NACIONAL E IBÉRICA SPORT VELOCIDADE 2012
Lino Guerreiro (Vice-Campeão Nacional e Ibérico Sport Yearlings) com José Artur (delegado ACD Faro) e Daniel Santos (Juíz-Classificador Nacional - Faro)
Exposição Distrital ACD Faro 2011 (Loulé)
Exposição Zona Centro ACD Faro 2011 (Fuseta)
Sessão de Esclarecimento
REGULAMENTO DAS EXPOSIÇÕES
CLASSE SPORT E CLASSE STANDARD
O Juíz-Classificador Nacional, José Daniel Lopes Santos (ACD Faro), começou no dia 18/11/2011 na Zona Barlavento (nas instalações da Sociedade Columbófila Lagoense, em Lagoa), uma série de acções de esclarecimento, visando esclarecer e informar todos os columbófilos sobre os Regulamentos das Exposições (Classe Sport e Classe Standard), abordando diversos temas de interesse, com destaque para a classe Sport (fórmulas de cálculo de apuramentos dos coeficientes, abrangendo o número de pombos enviados, o número de columbófilos a concorrer na colectividade, o número de provas necessárias nas várias especialidades, assim como a obtenção dos quilómetros mínimos exigidos para participação em certames oficiais).
Na Classe Standard, foi dada a primazia à análise e avaliação de como se classificar um pombo mediante os vários parâmetros-critérios de avaliação já pré-estabelecidos pela Federação Columbófila Internacional (FCI).
Nesta classe foi dada uma importância significativa ao exercício prático (manuseamento e avaliação dos vários pombos presentes), procurando-se transmitir e reforçar a aquisição de conhecimentos teóricos/práticos (parâmetros-critérios de avaliação e a forma de como manusear correctamente um pombo).
Um dos principais objectivos destas acções de esclarecimento, reside na partilha de informação transmitida aos columbófilos, e simultaneamente disponibilizar um aconselhamento personalizado, tendo em vista o desenvolvimento de competências de análise teórica/prática na avaliação e selecção dos pombos.
Neste sentido, é propósito da ACD Faro, apostar e disponibilizar-se para dar continuidade a estas iniciativas, com o intuito de cativar os columbófilos jovens a interessar-se pelos Cursos de Formação de Juízes-Classificadores Locais.
A ACD Faro assume o compromisso de implementar e desenvolver mais acções de sensibilização aos níveis dos Cursos de Formação de Novos Juízes-Classificadores Locais.
Por outro lado, assumimos também o compromisso de desenvolvermos mais acções de esclarecimento e sessões de demonstração (Classe Standard), para uma melhor assimilação e percepção dos jovens columbófilos de como aplicar os seus conhecimentos teóricos/práticos na análise e avaliação de um pombo.
Estas propostas são dirigidas a todos os potenciais interessados a frequentar o Curso de Formação de Juízes-Classificadores Locais.
José Carlos - Gabinete Imprensa ACD Faro
DR. JOÃO BARROS MADEIRA (LOULÉ)
UMA VIDA PREENCHIDA PELA COLUMBÓFILIA
Natural de Loulé e médico de Clínica Geral, o Dr. João Barros Madeira é já há muitos anos um excelente columbófilo e reconhecido columbicultor de pombos-correio de competição !!!
Começou na columbófilia ainda no tempo de liceu, tendo apanhado o "vírus" dos pombos e do desporto columbófilo, quando ia ver chegar os pombos (juntamente com o seu amigo Saturnino) à casa de Aníbal Sousa Guerreiro (e do seu irmão Gilberto), que na altura tinha o seu pombal em casa de uma tia, perto de São Francisco, em Faro.
Teve oportunidade de concursar em Faro (em sociedade com o Saturnino), tendo o pombal por cima de uma antiga serração, situada junto à Ford, e mais tarde em Loulé (em sociedade com Joaquim Vairinhos).
Quando foi para Coimbra estudar, a actividade columbófila foi interrompida.
Na década de 60, estudante da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, em tempos de grande agitação estudantil (na qual participou activamente), foi dirigente da Associação Académica em 61 e 62, tendo pertencido às listas de esquerda que ganharam as eleições nessa altura, presididas uma por Carlos Candal (já falecido) e a outra por José Lopes de Almeida.
Foi também Vice-Presidente do Orfeão e Presidente da Tuna Académica. Dotado de uma boa voz, gravou ainda alguns discos de fados. Viveu uma vida académica muito intensa e sobretudo bastante agitada na parte final. Após terminar os estudos, começou a concursar em 1964, por sua conta e risco em Loulé.
Foi durante vários anos (após a saída de Aníbal Guerreiro), Presidente da Comissão Columbófila do Distrito de Faro (CCD Faro), que se encontrava instalada na sede da Sociedade Columbófila de Faro (Rua Conselheiro Bivar - antiga Rua do Chiado), tendo como companheiros uma equipa fantástica de dirigentes (Jorge Correia Martins, José Zacarias de Sousa, António da Costa Rosa e António Felício Nunes - "Os 5 Magníficos"), permanecendo no cargo até à sua ida para a tropa (69), interrompendo uma vez mais a actividade columbófila.
Procedeu à aquisição do primeiro camião para a CCD Faro (66/67), com grande ajuda do pai do José Manuel Bizarro (que nessa altura era funcionário da Utic, facilitando os pagamentos, as letras).
Hoje em dia há camiões maravilhosos. Camiões a circular na Bélgica, mas fabricados na Holanda, com coisas fantásticas que nós ainda não temos em Portugal, pois são muito caros !!!
Regressou em 71 e em 72 foi eleito para a presidência da CCD Faro (onde esteve por vários anos e por várias vezes), tendo testemunhado mais tarde, a alteração dos estatutos nos quais se registou a mudança de designação de Comissão para Associação.
Em 1984, proferiu uma palestra sobre columbófilia na antiga sede da Junta de Freguesia de São Bartolomeu de messines, tendo oferecido à colectividade um pombo, neto do famoso "Puskas", para ser leiloado, revertendo o montante para o desenvolvimento da columbófilia em Messines.
Dirigente de méritos reconhecidos, é actualmente o sócio nº 1 e Fundador da Sociedade Columbófila Louletana, tendo dinamizado a construção da sede, juntamente com Rogério Viegas.
Foi ainda Vice-Presidente da Assembleia-Geral da Federação Portuguesa de Columbófilia (FPC), com o Presidente Dr. Eduardo Mansinho e mais tarde com o Presidente Dr. Salvador Coutinho.
Presidiu à Comissão Organizadora das Olimpíadas do Porto (1985), com o saudoso José Manuel Bizarro (Um Grande Amigo, Um Grande Columbófilo, Uma Grande Dedicação aos Pombos, Campeão na Hospitalidade e na Arte de Bem Receber), referiu-nos o Dr. João Barros Madeira, visivelmente emocionado.
Foi ainda o primeiro português a ocupar o cargo da Vice-Presidência da Federação Columbófila Internacional (FCI), reforçando o papel extraordinariamente activo da FPC na FCI, tendo sido eleito em Praga (antiga Checoslováquia).
No seu primeiro mandato, trabalhou ao lado do Presidente da FCI (Van Spitael - Presidente da Câmara de Tournai - grande cidade belga - e que tinha uma grande reputação como columbófilo, pois os seus pombos ganharam excelentes triunfos na competição nacional e internacional).
Mais tarde esteve ao lado de Guy Barrets, que presidiu à Olimpíada do Porto em 1985.
A experiência internacional foi bastante enriquecedora, pois teve oportunidade de travar conhecimentos e de trabalhar conjuntamente com alguns dos columbófilos mais famosos da modalidade.
Abandonou o dirigismo federativo em 1985, por várias razões, uma das quais foi a sua ida para a Assembleia da República como Deputado, não deixando contudo de ser columbófilo, pois continuou a voar.
Columbófilia Antiga e a Moderna !!!
A prática columbófila, evoluiu como em tudo na vida, hoje os pombos e os pombais são melhores.
Trouxe da Bélgica livros que apresentavam os cálculos directos para apurar as classificações.
Depois apareceram os computadores : em Loulé o primeiro computador (Spectrum) que esteve na colectividade levava uma noite inteira a fazer as contas, hoje em dia, com todo o avanço tecnológico, as classificações saem uma hora depois de encerrado o concurso.
Entradas Electrónicas : são uma coisa fantástica, não só pela rapidez na constatação (não se apanham os pombos quando chegam das provas), mas também pela comodidade que representa (o columbófilo pode ausentar-se ou até ir trabalhar, que a electrónica fica ligada e regista os pombos na sua ausência).
Antigamente muitos columbófilos eram surpreendidos por provas rápidas e quando chegavam ao pombal, já lá tinham os pombos.
Aldeias Columbófilas : foram um avanço extraordinário para a prática do desporto columbófilo !!!
Hoje em Faro, se não fosse a Aldeia Columbófila, que hipóteses teriam esses columbófilos de praticar a Columbófilia ???
Sedes Próprias : quase todas as colectividades columbófilas do Algarve têm sedes próprias, verificando-se o mesmo em quase todo o País !!!
Autarquias : as autarquias algarvias têm apoiado a columbófilia (construção de sedes, aldeias columbófilas, etc ...)
Inimigos da Columbófilia : apesar de tudo, reconhece que a columbófilia ainda tem alguns inimigos, pois existem muitos inimigos do pombo-correio.
A columbófilia é um desporto um pouco fechado em si mesmo, praticado no quintal de cada columbófilo e com pouco impacto mediático, o que leva a população a ter uma ideia errada e também pouco esclarecida acerca do pombo-correio.
Recorda que em Faro e em Portimão, chegou a levar os Delegados de Saúde para comprovarem de que os columbófilos tinham os seus pombais limpos e em perfeitas condições higio-sanitárias.
No fim sobrepõe-se o amor do médico à causa columbófila !!!
Meteorologia : os serviços meteorológicos ajudam bastante : antigamente houve desastres históricos na columbófilia algarvia em que não chegavam pombos nenhuns - era um desastre total !!!
Recorda-se de um concurso de Santarém (uma prova de Velocidade) em que não chegaram pombos.
Selecção dos Pombos e o Columbófilo : a columbófilia dos tempos modernos está mais evoluída, os pombos são melhor seleccionados, vão melhorando de qualidade, hoje há melhores pombos do que nunca e em mais quantidade.
Se alguém quizer fazer algum doutorado ou mestrado em columbófilia, vai verificar que a velocidade média dos pombos tem vindo a aumentar paulatinamente.
Reconhece no entanto, de que os pombos precisam de ser trabalhados, pois sem trabalho não se marca, sejam eles os melhores, há que ter condições (pombais secos). Hoje já existe a assistência veterinária - tudo o resto que digam dos pombais, da alimentação, das drogas, todas essas coisas são secundárias !!!
Se o pombo não for trabalhado, não for motivado, não for treinado, como é que vem ???
O trabalho é a primeira causa do sucesso !!!
Columbófilos Algarvios
Conheceu muitos columbófilos no Algarve, mas destaca três que pela sua qualidade, pelo seu empenho e dedicação ao pombo-correio e à causa columbófila, foram absolutamente extraordinários : António da Costa Rosa (Faro), António Felício Nunes (Olhão) e José Zacarias de Sousa (Faro).
Columbófilos Nacionais
Em destaque alguns columbófilos que teve o privilégio de conhecer, conviver e trabalhar
José Torres : um ser humano extraordinário que adorava o futebol e vibrava de emoção com a columbófilia
José Maria da Silva e Álvaro Silva : a dupla mais importante de columbicultores que a columbófilia portuguesa conheceu, pois encheram centenas de pombais com pombos de excelente qualidade e que proporcionaram inúmeras glórias e alegrias aos seus proprietários
Engº Vaz Guedes : foi um dos pioneiros da estrutura federativa columbófila, considerado como o "pai" da Federação, começou por integrar a Comissão Instaladora da FPC, em 1945, sendo posteriormente membro dos primeiros Órgãos Sociais e mais tarde Presidente da FPC, integrando a Comissão de Redacção dos Primeiros Estatutos Federativos e a Comissão para o Estudo de um Projecto Lei de Protecção ao Pombo-Correio
Dr. Eduardo Mansinho : também foi um dos "pais" da Federação (autor dos Primeiros Estatutos da Federação). Desempenhou durante muitos anos com elevada notoriedade e reconhecimento o cargo de Presidente da Assembleia-Geral da FPC
José Manuel Bizarro : Um Grande Amigo Pessoal, Grande Columbófilo e Grande Dedicação aos Pombos. Fez parte da Comissão Organizadora das Olimpíadas do Porto (1985)
Ainda neste capítulo, referências elogiosas a : Américo Esteves, Dr. Aníbal Caeiro, Engº Inocêncio Mendes e a Américo Fernandes
1ª Exposição Standard no Algarve
A primeira exposição columbófila de Standard no Algarve, realizou-se em Faro, na Rua de Santo António, em frente à Ourivesaria Miranda, onde na altura existia um stand de automóveis.
Vieram classificar os pombos os Juízes-Classificadores : Álvaro Silva, Dr. Aníbal Caeiro e Hélio Fernandes.
Homenageado pela ACD Faro
Em 2009, o Dr. João Barros Madeira (Loulé) foi homenageado pela Associação Columbófila do Distrito de Faro (ACD Faro), assim como Aníbal Sousa Guerreiro (Faro), pelos seus relevantes serviços prestados em prol da Columbófilia Algarvia.
Actualmente está afastado da actividade columbófila (pois entregou a "pasta" ao seu filho - Dr. David Barros Madeira - médico oftalmologista), mas continua a desfrutar dos pombos e das emoções das chegadas ...
José Carlos - Gabinete Imprensa ACD Faro
Dr. João Barros Madeira (Loulé)
Dr. João Barros Madeira (Loulé)
Dr. João Barros Madeira (Loulé) homenageado pela ACD Faro
A ACD Faro homenageou o Dr. João Barros Madeira (Loulé) e Aníbal Sousa Guerreiro (Faro), pelos seus relevantes serviços em prol da columbófilia algarvia
A FPC entregou aos homenageados o galhardete da instituição
Aníbal Sousa Guerreiro (Faro) e Dr. João Barros Madeira (Loulé) : homenageados pela ACD Faro, pelos seus relevantes serviços em prol da columbófilia algarvia !!!
Continuam as obras na Sede da ACD Faro
Continuam em plena execução as obras da tão sonhada sede associativa ao serviço dos columbófilos e da columbófilia algarvia.
Constituindo-se como uma obra estruturante para a Columbófilia Algarvia, a construção da nova sede social e garagem da ACD Faro, é a concretização de um sonho acalentado desde há muitos anos, e simultâneamente da necessidade de se encontrar um local seguro para aparcar a frota transportadora.
No final teremos uma sede moderna, com todas as condições físicas e técnicas, que honrará e dignificará a Columbófilia Algarvia !!!
José Carlos - Gabinete Imprensa ACD Faro
ALMOÇOS-CONVÍVIOS ÀS SEXTAS-FEIRAS (ACD FARO)
Já lá vão 11 anos desde que começaram os almoços-convívios realizados às sextas-feiras, por parte de elementos da ACD Faro.
Os percursores desta iniciativa foram os columbófilos Amílcar Tomás, António Reis e José Amândio.
Os locais de reunião deste convívio têm mudado por diversas vezes ao longo do ano, mas o objectivo inicial tem-se mantido inalterável: promoção de relações de amizade, partilha de conhecimentos e confraternização entre os columbófilos da região algarvia e de quem nos visita !!!
No dia 12 de Agosto 2011 (Sexta-Feira), no Café Snack-Bar "Ká Te Kero" em Santa Luzia, juntámos 27 bons amigos, vindos dos mais diversos pontos do país.
António Victória (columbófilo de Santa Luzia) foi o cozinheiro de serviço, e nem podia ser de outra forma. Não ia deixar os créditos por mãos alheias. Confeccionou e serviu o almoço num ambiente agradável e acolhedor.
Participado quanto baste, e decorrendo sempre em ambientes agradáveis e familiares, este e outros almoços-convívios dos columbófilos algarvios, caracterizam-se essencialmente por três aspectos importantes: - pela onda de amizade que se revestem, pela alegria e o salutar convívio com que são vividos e pela valorização do desporto columbófilo (que mesmo em tempo de férias) consegue reunir bastante amigos de todo o País, e que aliado às excepcionais características que notabilizam o Algarve nesta época do ano: mar, sol, campo, natureza, lazer e columbófilia... junta-se o útil ao agradável !!!
Publicamente, deixamos aqui o nosso melhor agradecimento a todos quantos ao longo de todos estes anos, nos honraram com a sua presença nestas tertúlias columbófilas e gastronómicas !!!
Porque as imagens falam melhor e mais alto do que as palavras, aqui ficam algumas fotos para ver, rever e guardar na memória...
José Carlos - Gabinete Imprensa ACD Faro
Almoço-Convívio do dia 12 de Agosto 2011 (Sexta-Feira) no Café Snack-Bar "Ká Te Kero" em Santa Luzia
Luís Cara-Linda (Arraiolos), Luciano Martins (Abrantes), Fernando Laranjeira (Quarteira) e Rogério Germano (Altura)
Almoço-Convívio do dia 12 de Agosto 2011 (Sexta-Feira) no Café Snack-Bar "Ká Te Kero" em Santa Luzia
António Gonçalves (Tavira), Mário Teixeira (Luz de Tavira), José Cheta (Santa Luzia) e Osvaldo (Tavira)
Almoço-Convívio do dia 12 de Agosto 2011 (Sexta-Feira) no Café Snack-Bar "Ká Te Kero" em Santa Luzia
Sem comentários...
Rui Emídio (Moncarapacho), João Ventura (Barreiro) e César Timóteo (Lisboa)
Toy Victória (o cozinheiro de serviço) ladeado pelas suas graciosas e simpáticas ajudantes
Foto do grupo de amigos columbófilos - Almoço-Convívio do dia 12 de Agosto 2011 (Sexta-Feira) no Café Snack-Bar "Ká Te Kero" em Santa Luzia
As simpáticas e graciosas raparigas que apoaram o serviço de restauração - Almoço-Convívio do dia 12 de Agosto 2011 (Sexta-Feira) no Café Snack-Bar "Ká Te Kero" em Santa Luzia
Almoço-Convívio do dia 09 de Setembro 2011 (Sexta-Feira) no Café Snack-Bar "Ká Te Kero" em Santa Luzia
Almoço em Santa Luzia - Restaurante da Dona Fernanda (Dr. David Barros Madeira, Ad. Schaerlaeckens, Jorge Vaz, Amílcar Tomás, Hélder Carmo e Rogério Germano (06/11/2009)
Modesto Jesus, António Gonçalves, Pedro Lopes e Rui Emídio - Restaurante Dona Fernanda (Santa Luzia - 06/11/2009)
Ad. Schaerlaeckens à conversa com o Dr. David Barros Madeira (Santa Luzia - 06/11/2009)
Foto de grupo dos participantes do almoço-convívio em Santa Luzia
ANTÓNIO PEREIRA LEAL – O DECANO DA COLUMBOFILIA ALGARVIA
António João Pereira Leal (84 anos de idade - 60 anos de columbófilia activa)- O Decano da Columbófilia Algarvia (Grupo Columbófilo do Guadiana) - Homenageado e galardoado com a Medalha da Federação Portuguesa de Columbófilia, no Casino de Vilamoura, durante a Entrega de Prémios da Associação Columbófila do Distrito de Faro
Faleceu no dia 13 de Junho 2011, aos 84 anos de idade, António Pereira Leal, distinto columbófilo desde os anos 50, homem humilde, simples mas muito nobre no trato com os amigos e que ao longo dos últimos 60 anos, soube dignificar a columbofilia.
Sócio fundador do Grupo Columbófilo do Guadiana (1950), dedicou parte da sua vida á columbofilia e ao dirigismo, tendo sido director e concorrente em vários clubes, Grupo Columbófilo do Guadiana, Sociedade Columbófila Hortense e Secção Columbófila Clube Recreativo Alturense.
Porque os outros o viam como pessoa de grande carácter e humildade, foi várias vezes homenageado pelas diversas entidades, nomeadamente em 2004 – no Casino de Vilamoura foi galardoado com a medalha dourada da F. P. C., pelo Presidente Dr. José Tereso. Foi também homenageado pela ACDFaro e pelo Grupo Columbófilo do Guadiana.
A todos deixa saudades.
A Columbofilia ficou mais pobre.
Que descanse em Paz.
A Direcção da ACD Faro
Rui Emídio
CAMPEONATO INTERNACIONAL ALGARVE/ANDALUZIA
Em virtude de não ter sido possível realizar conjuntamente a prova de Sória, acordaram a ACDFaro e Federação Andaluza, que o campeonato Algarve/Andaluzia 2011, será disputado apenas pela prova de Dax-França.
A Campeã de Dax 2011, de António José Cardoso Gomes (TóZé) do Grupo Columbófilo Guadiana
António José Cardoso Gomes (TóZé) do Grupo Columbófilo Guadiana, com a Campeã do Dax Internacional 2011
4º Class. Dax 2011 - António José Cardoso Gomes (TóZé) - Grupo Columbófilo Guadiana
Encestamento para a prova de Dax Internacional (França), realizado no dia 15 de Junho 2011 (Quarta-Feira), na sede da colectividade da SC Moncarapachense, integrando as Zonas Centro e Sotavento 1 e contando para o Campeonato Algarve/Andaluzia. A prova foi realizada no dia 18 de Junho 2011 (Sábado).
José Fernando Tomás (SC Luzense) a encestar os pombos e Joaquim Silva (GC Fusetense) na mesa de controle
João Pinguna (GC Fusetense) a encestar os pombos e Joaquim Silva (GC Fusetense) na mesa de controle
João Guilherme (SC Santa Catarina), João Pinguna (GC Fusetense) e José Fernando Tomás (SC Luzense)
Reinaldo Chita (GC Fusetense) a encestar os pombos
Ovídio Porfírio (SC Moncarapachense) a encestar os pombos e Rui Emídio (SC Moncarapachense) na mesa de controle
João Gonçalves "Pinguna" (GC Fusetense)
Rui Emídio (SC Moncarapachense)
Reinaldo Chita (GC Fusetense) a encestar os pombos e César Lourenço (SC Tavirense) na mesa de controle
José Fernando Tomás (José Cheta - Santa Luzia - SC Luzense)
Secção das fêmeas
Secção dos machos
José Daniel Lopes (Olhão - GC Fusetense) a encestar os seus pombos, tendo ao seu lado o seu filho
Carregamento das caixas de transporte para o camião da ACD Faro
Operação concluída
DAX-FRANÇA
Procedimento no programa GPC, na prova DAX-França, para as colectividades que enviam pombos a esta prova.
Para todas colectividades que enviam pombos a Dax-França, criam o concurso nº 40 no GPC e enviam os dados para a ACDFaro.
Para as colectividades que enviam pombos a G. Fundo além de criarem o concurso 40 no GPC, actualizam o concurso 25 com os dados de Dax-França no GPC e introduzem os pombos de G. Fundo enviando os dados dos concursos 25 e 40 para a ACDFaro.
Resumindo: Todas colectividades que enviam pombos a Dax-França criam o concurso 40, as colectividades que enviam a G. Fundo actualizam o concurso 25 e criam o concurso 40.
CLÁSSICA BARCELONA
Procedimento no programa GPC, na prova Clássica Barcelona, para as colectividades que enviam pombos a esta prova.
Para todas colectividades que enviam pombos a Barcelona, criam o concurso nº 30 no GPC e enviam os dados para a ACDFaro.
Para as colectividades que enviam pombos a G: Fundo além de criarem o concurso 30 no GPC, actualizam o concurso 24 com os dados de Barcelona no GPC e introduzem os pombos de G. Fundo enviando os dados dos concursos 24 e 30 para a ACDFaro.
Resumindo: Todas colectividades que enviam pombos a Barcelona criam o concurso 30, as colectividades que enviam a G. Fundo actualizam o concurso 24 e criam o concurso 30.
ZONA 5 » 950 Kms
Distrito de Faro
Joaquim António Rego Barbio (Faro)
1º Pombo Comunicado do Distrito de Faro
PARABÉNS CAMPEÃO !!!
Classificações 2011 ACD FARO
Normal
Yearlings
Clássica
TAVIRA - CAPITAL DA COLUMBÓFILIA NACIONAL
XXXVIII EXPOSIÇÃO NACIONAL E PRÉ-OLÍMPICA
Entre os dias 13 a 16 de Janeiro 2011, o Parque de Feiras e Exposições de Tavira, acolheu a XXXVIII Exposição Nacional e Pré-Olímpica de Columbófilia.
Ao longo destes quatro dias passaram pelo Parque de Feiras e Exposições, milhares de pessoas, vindas de todas as regiões do País e do Mundo (Espanha, Bélgica, Holanda etc...)
Os amantes do desporto columbófilo puderam ver de perto alguns dos melhores pombos nacionais representados nas suas diversas classes e categorias.
Realizou-se nos dias 13 a 17 de Janeiro 2011, em Tavira, uma iniciativa que fez movimentar a comunidade columbófila de todo o País !!!
O Parque de Feiras e Exposições de Tavira, foi o palco previligiado que recebeu um dos maiores e mais expressivos eventos columbófilos ( a XXXVIII Exposição Nacional e Pré-Olímpica de Columbófilia ).
A julgar pelo elevado número de visitantes, garantidamente, este grandioso evento organizado pela Associação Columbófila do Distrito de Faro (ACD Faro) em parceria com a Federação Portuguesa de Columbófilia (FPC), com os apoios do Instituto do Desporto de Portugal, do Governo Civil do Distrito de Faro e da Câmara Municipal de Tavira foi um inigualável sucesso !!!
REPORTAGEM DIGITAL MAIS TV
Reportagem da 38ª Exposição Nacional e Pré-Olímpica de Columbófilia Para ver o vídeo do evento, basta aceder ao seguinte link :
http://www.digitalmaistv.com/videos/1566.html
Neste evento foram apurados os Campeões Nacionais nas diversas classes :
CLASSE SPORT : Velocidade, Meio-Fundo, Fundo, Absoluta, Maratona, e ainda as novas categorias de Borrachos com anilhas de 2010, Yearlings com anilhas de 2009 e Velhos
9045364/09 - 4º Sport Yearlings - Fernando Laranjeira (Faro)
CLASSE STANDARD : Olímpica, Livre e Borrachos
5515509/05 - 4º Standard Olímpicos Machos (José Daniel Lopes Santos - Faro)
José Daniel Lopes Santos (Faro) e o seu filho junto ao seu pombo 4º class. Standard Olímpicos Machos
7481192/07 - 5º Standard Olímpicos Machos (José Manuel Marques Silva - Faro)
211616/10 - 3º Standard Borrachos Machos (Francisco Bonzinho - Faro)
SELECÇÃO NACIONAL : seleccionados os pombos que irão representar Portugal, na 32ª Olimpíada Columbófila, que se realiza nos dias 28 a 30 de Janeiro 2011, em Poznan (Polónia).
Selecção Nacional
Segundo Rui Emídio (Presidente da Associação Columbófila do Distrito de Faro), estiveram expostos cerca de 500 pombos, que obtiveram as melhores classificações em cada uma das categorias em que participaram nas exposições distritais representativas da maioria dos distritos do País.
Muitas foram as firmas e entidades que se fizeram representar com stands comerciais (70 stands), uma área da Exposição Nacional que atrai sempre a maioria dos visitantes na procura das novidades em suplementos alimentares, pombos, constatadores electrónicos e acessórios para o pombal, assim como de estruturas metálicas (caixas de transporte e carroçarias adaptadas ao desporto columbófilo).
Ocupação dos Stands
(Quinta-Feira, 13 Janeiro, 09H)
De manhã cedo, começaram a chegar inúmeras carrinhas transportando o mais diverso material, que mais tarde, depois de devidamente acomodado, iriam preencher o interior dos mais diversos stands.
Dava-se então início à grande azáfama empreendida pelos expositores, de modo a que tudo ficasse enquadrado com o sistema estético e prático que pretendiam para os seus stands, de forma a transmitir uma imagem personalizada do seu espaço.
Recepção de Pombos/Delegados
(Quinta-Feira, 13 Janeiro, 19H)
Começam a chegar os Delegados das diversas Associações trazendo os respectivos exemplares para a Exposição Nacional e Pré-Olímpica, fazendo-se logo de seguida a abertura do Secretariado (Stand ACD Faro), de forma a se aceder aos pedidos de informações e outras solicitações dos variados intervenientes nesta Exposição Nacional.
Ainda antes das 23 horas, já todos (ou quase todos) os Delegados das Associações tinham entregues os seus pombos, com excepção do Delegado e pombos do Distrito de Coimbra.
Veio-se a saber depois, que por erro do GPS (ou através da sua má manipulação), que andaram às voltas e perdidos na serra algarvia.
Felizmente e após várias tentativas, conseguiram tomar o rumo certo, sendo por fim aplaudidos quando chegaram ao local da Exposição.
Classificação dos Pombos
(Sexta-Feira, 14 Janeiro, 10H)
Esteve representada a Classe Standard (Categoria : Ibéricos Fêmeas e Machos, Livre Fêmeas e Machos, Borrachos Fêmeas e Machos - avaliação por parâmetros e critérios estéticos) e a Classe Sport (Categoria : Velocidade, Meio-Fundo, Fundo, Absoluta, Maratona e ainda as novas categorias de Borrachos com anilhas de 2010, Yearlings com anilhas de 2009 e Velhos (avaliação das performances competitivas).
Recepção na Câmara Municipal de Tavira
(Sexta-Feira, 14 Janeiro, 18:30H)
Recepção oficial de boas-vindas realizada na Câmara Municipal de Tavira.
Nesta cerimónia, Rui Emídio (Presidente da Associação Columbófila do Distrito de Faro), e José Tereso (Presidente da Federação Portuguesa de Columbófilia), não pouparam elogios à intervenção da Câmara no apoio e dinamização desta actividade desportiva.
Intervenção de Rui Emídio (Presidente ACD Faro)
José Tereso, aproveitou também para agradecer aos presentes, tendo ainda deixado uma palavra de boas-vindas a esta Exposição Nacional e Pré-Olímpica, e por outro lado, aproveitou para agradecer à Câmara Municipal de Tavira, à Associação Columbófila do Distrito de Faro e a todos aqueles que colaboraram na organização desta exposição, o agradecimento por mais um evento de grande relevo para a modalidade.
Jorge Botelho (Presidente da Câmara Municipal de Tavira), afirmou ser com grande satisfação que a Câmara Municipal se envolveu e prestou toda a colaboração para que esta Exposição Nacional e Pré-Olímpica de Columbófilia, correspondesse às expectativas das organizações que estão nela a participar.
Referiu ainda estar satisfeito por Tavira ter sido escolhida para esta exposição, recordando o anterior elenco camarário que aprovou a realização do evento e pela capacidade de resposta que o concelho vai ter para receber tanta gente, dinamizando o comércio local, hotelaria e restauração.
No final da cerimónia de boas-vindas concedida pelos autarcas tavirenses, foram trocadas lembranças entre os intervenientes.
Jorge Botelho (Presidente CM Tavira) agraciado pela ACD Faro
José Tereso (Presidente FPC) agraciado pela ACD Faro
José Manuel Guerreiro (Vereador Desporto CM Tavira) agraciado pela ACD Faro
José Maria Gonçalves (Presidente Conselho Standard) agraciado pela ACD Faro
De salientar, ainda, que a Câmara Municipal de Tavira também se fez representar com um stand na Exposição Nacional e Pré-Olímpica de Columbofilia, realizada no Parque de Feiras e Exposições, entre 13 e 16 de Janeiro.
Jantar de Amizade
(Sexta-Feira, 14 Janeiro, 21H)
Hotel Vila Galé Albacora - Tavira
Este Jantar decorreu sob a égide da AMIZADE, sendo abrilhantado pelas actuações de vários fadistas (destacamos o columbófilo José Maurício de Carvalho).
A ACD Faro distinguiu todos aqueles que contribuíram para o grande sucesso da 38ª Exposição Nacional e Pré-Olímpica de Columbófilia, representando o merecido reconhecimento do trabalho de elevada qualidade realizado por todos os que participaram e tornaram possível este grandioso evento, contribuindo assim para glorificar e dignificar a COLUMBÓFILIA ALGARVIA E NACIONAL !!!
Jorge Vaz (Vice-Presidente ACD Faro)
Amílcar Tomás (Presidente SC Tavirense)
António Pedro Gonçalves "Martelo" (SC Tavirense)
José Daniel Lopes Santos
Armindo Medeira, Rui Emídio, José Maurício Carvalho, Mário Teixeira, Fernando Laranjeira e Jorge Vaz
Homenagem a Artur Gomes
Foi homenageado pela Direcção da FPC e pelo Conselho Standard, Artur Gomes (Antigo Presidente da FPC e actual Juíz-Classificador Nacional), com a Medalha Dourada e Diploma da FPC, sob o título de "Comissário para as Exposições", premiando o seu contributo como praticante e dirigente, no desenvolvimento do desporto columbófilo.
Artur Gomes é um "ícone" da Columbófilia Portuguesa, com a sua humildade e fair-play, reporta-nos às suas memórias imbuídas e proferidas com o mais profundo sentimento, sendo uma "biblioteca de saber" a que todos recorrem quando têm que relembrar a história da columbófilia.
Artur Gomes sempre representou as raízes da Columbófilia Portuguesa, dos poucos que ainda estão no activo, disponibilizando a sua experiência, passando além do seu saber, uma imagem de grande dimensão (ética, desportiva e social) do que é a Columbófilia.
Serviu a columbófilia nas colectividades, Associação de Santarém e Federação, a que presidiu num período das grandes reformas, por ocasião da Olimpíada de 1985 (Porto).
Artur Gomes foi um Presidente de grande dimensão social, utilizando a cada momento a sabedoria e a experiência ao serviço do interesse do desporto columbófilo, tornando-se, sem dúvida, a memória viva da Columbófilia Portuguesa !!!
Homenagem a Artur Gomes
Recepção das Entidades Oficiais
(Sábado, 15 Janeiro, 10:30H)
A 38ª Exposição Nacional e Pré-Olímpica de Columbófilia foi inaugurada, com a presença de várias entidades nacionais e regionais.
Rui Emídio (Presidente ACD Faro), José Tereso (Presidente FPC), Manuel Araújo Martins (Presidente Mesa do Congresso FPC), Jorge Botelho (Presidente Câmara Municipal de Tavira), Sérgio Viana (Adjunto Governo Civil do Distrito de Faro), José Manuel Guerreiro (Vereador Desporto Câmara Municipal de Tavira), Joaquim Messias (Presidente Junta Freguesia de Santa Maria), Nogueira dos Santos (Porto), José Maria Gonçalves (Presidente Conselho Standard FPC), Manuel Feliciano (Tesoureiro FPC), Adriano Alho (Presidente ACD Santarém), Artur Gomes (Presidente AG ACD Santarém e Juíz-Classificador), José Francisco Lampreia (Presidente ACD Beja), António Simão (Beja), a artista Micaela entre outros, efectuaram uma visita a todos os stands comerciais, passando pela feira das colectividades, restauração e artesanato e à área dos atletas em competição.
José Tereso (Presidente FPC), Sérgio Viana (Adjunto Governo Civil Distrito de Faro), Jorge Botelho (Presidente CM Tavira), Rui Emídio (Presidente ACD Faro) e José Manuel Guerreiro (Vereador Desporto CM Tavira)
No stand de Vítor Brito (Vítor Picanço)
Rui Emídio (Presidente ACD Faro) entrega a Medalha ACD Faro : Manuel Araújo Martins (Presidente Mesa Congresso FPC), Sérgio Viana (Adjunto Governo Civil do Distrito de Faro), José Tereso (Presidente FPC), Jorge Botelho (Presidente CM Tavira) e José Manuel Guerreiro (Vereador Desporto CM Tavira)
Columbófilos Belgas visitam Exposição Nacional, Aldeia Columbófila de Vila Real de Santo António e Praia Verde
David Barros Madeira, Gaby Vandenabeele, Gino Clicque, Rui Emídio, Peter Gyselbrecht e Nico Van Muylder
Ad. Schaerlaeckens, Rui Emídio e Tomas Gyselbrecht
Peter Gyselbrecht, Gaby Vandenabeele, Rui Emídio, Baltasar Chitas Martins, David Barros Madeira, Nico Vam Muylder e Gino Clicque
Miradouro da Praia Verde - David Barros Madeira, Rogério Germano, Gaby Vandenabeele, Rui Emídio, Baltasar Chitas Martins, Valter Alfaiate, Gino Clicque, Peter Gyselbrechr, Nico Van Muyder e João Barros Madeira
Festival de Folclore
(Sábado, 15 Janeiro, 14H)
Actuação do Rancho Folclórico de Santo Estêvão. A recolha dos trajes usadas no Rancho foi feita na Casa do Povo, por solicitação dos seus directores à época em que estes mesmos trajes teriam sido usados, remonta à mais de 100 anos atrás.
Ainda na actual formação do grupo, agora Rancho Folclórico de Santo Estêvão, poderão apreciar trajes de várias camadas sociais e de diferentes zonas do concelho de Tavira, desde a Serra ao Litoral, passando pelo Barrocal Algarvio, que é aquela zona que fica entre o campo e a cidade, sendo a veste mais usual o traje do Domingueiro e dias de Festa.
• Premiado no Concurso Internacional de Canciones Danzas Populares, em Madrid;
• Representante do Algarve no 1º Concurso Nacional de Folclore das Festas da cidade de Lisboa;
• 1º Classificado em Trajes Regionais no Pavilhão dos Desportos de Lisboa;
• Vencedor da 3ª Eliminatória de Concurso Nacional de Folclore de Faro, e 2º Classificado na Eliminatória Final em Lisboa;
• Taça Folclore Algarvio – Praia de Quarteira;
• Detentor de várias Taças, Salvas de Prata e Medalhas e, ainda, centenas de exibições realizadas do Norte ao Sul do País;
• Exibições em Bélgica, França e Espanha, sempre com assinalados êxitos.
Actuação do Rancho Folclórico de Santo Estêvão
Colóquio Columbófilo
(Sábado, 15 Janeiro, 15H)
Realização de um colóquio columbófilo, com os convidados Ad Schaerlaeckens, Dr. David Barros Madeira e moderado por Pedro Lopes.
Esclareceram, de forma acessível, todas as dúvidas que a numerosa audiência fazia à mesa, versando assuntos como a alimentação e métodos de jogar os pombos e outros relacionados com a condução das suas colónias.
Vários foram os intervenientes (destacamos o Dr. Nogueira dos Santos) que felicitaram a Organização por esta louvável iniciativa. Foram focados alguns pontos de vista em relação às diversas teorias : dos olhos e alar.
O Dr. David Barros Madeira, assim como Ad Schaerlaeckens mostraram-se cépticos em relação à teoria dos olhos como um factor de selecção e de sucesso nos pombos de competição. Já o Campeão do Distrito de Aveiro (Paulo & Paulo) referiu que para si, a melhor teoria é a do cesto.
Ad Schaerlaeckens, Pedro Lopes, David Barros Barros e Rui Emídio
Pedro Lopes, José Tereso, Ad. Schaerlaeckens, Rui Emídio e David Barros Madeira
Jantar de Gala
(Sábado, 15 Janeiro, 21H)
Hotel Vila Galé Tavira
Na cerimónia do Jantar de Gala e Distribuição de Prémios da 38ª Exposição Nacional e Pré-Olímpica de Columbófilia, que se realizou na sala Dom Sebastião do Hotel Vila Galé Tavira, Rui Emídio (Presidente da Associação Columbófila do Distrito de Faro), e José Tereso (Presidente da Federação Portuguesa de Columbófilia), uma vez mais (a exemplo da cerimónia ocorrida na Câmara Municipal de Tavira), reiteraram os elogios à intervenção da Câmara no apoio e dinamização desta actividade desportiva, inserida num concelho que conta com cinco colectividades columbófilas (Stª Catarina, Santo Estêvão, Luz de Tavira, Tavira e Cabanas de Tavira), e o Columbódromo da Sociedade Columbófila Luzense que será palco de uma prova internacional, pontuável para o Mundial Ranking 2011/2012 da Federação Columbófila Internacional (FCI).
Antes da entrega de prémios, Rui Emídio, abriu a cerimónia com uma breve intervenção, agradecendo às entidades oficiais presentes todo o apoio disponibilizado e a todos os envolvidos na organização deste grandioso evento e fazendo votos que, desta forma a columbófilia continue a crescer a nível nacional, finalizando que "TAVIRA SALDOU A DÍVIDA QUE TINHA PARA COM A COLUMBÓFILIA NACIONAL"!!!
Rui Emídio (Presidente ACD Faro)
José Tereso, sublinhou o novo ciclo da modalidade face à Lei de Bases do Desporto, assinalando que seja um novo paradigma da columbófilia, felicitando a excelente Organização da 38ª Exposição Nacional, frisando que o futuro será diferente após esta Exposição Nacional, face às inovações implementadas e referiu a premente necessidade da participação de todos os columbófilos na vida das colectividades e em toda a estrutura columbófila, conferindo às exposições locais e distritais, uma importância vital como veículos dinamizadores de divulgação entre a comunidade columbófila e o público em geral.
Jorge Botelho, agradeceu à ACD Faro e FPC pelo excelente trabalho realizado, reconhecendo que este evento será sem dúvida, um marco importante para o desporto columbófilo e para a região algarvia, destacando o anterior elenco camarário (presidido por Macário Correia) que assumiu o apoio logístico pelo evento, onde pontificava o columbófilo e Vereador do Desporto (Carlos Baracho), este último também se encontrava no Jantar de Gala, e recebeu um forte aplauso de todos quantos estavam presentes.
Animado pela actuação da artista MICAELA, o Jantar de Gala da Entrega de Prémios da 38ª Exposição Nacional, contou na Mesa de Honra com a presença das seguintes individualidades : Rui Emídio (Presidente ACD Faro), Jorge Botelho (Presidente CM Tavira), José Tereso (Presidente FPC), Manuel Araújo Martins (Presidente Mesa Congresso FPC), José Manuel Guerreiro (Vereador Desporto CM Tavira), Joaquim Messias (Presidente Junta Freguesia Santa Maria), José Maria Gonçalves (Presidente Conselho Standard), Artur Gomes, Nogueira dos Santos e José Manuel Araújo.
Manuel Araújo Martins (Presidente Mesa Congresso FPC), José Tereso (Presidente FPC), José Manuel Guerreiro (Vereador Desporto CM Tavira) e Rui Emídio (Presidente ACD Faro)
José Tereso, Jorge Botelho (Presidente CM Tavira), José Manuel Guerreiro e Rui Emídio
Directores ACD Faro : José Artur, João Guilherme, Ibéro Félix Rosa, Fernando Laranjeira e Ovídio Porfírio
Mesa de Prémios 38ª Exposição Nacional e Pré-Olímpica de Columbófilia - Tavira 2011
Standard Olímpicos Machos : 1º José Maria Gonçalves (Santarém), 2º e 3º Ferreira & Monteiro (Santarém), 4º Daniel Santos (Faro), 5º José Marques Silva (Faro), ladeados por José Tereso e Artur Gomes
Sport Yearlings : 1º José Pestana Lampreia (Beja), 2º Asas do Sorraia (Santarém), 3º José Pestana Lampreia (Beja), 4º Fernando Laranjeira (Faro), 5º Carlos Aniceto B (Lisboa), acompanhados por César Timóteo e Nogueira dos Santos
Actuação da artista Micaela
Gala Entrega de Prémios ACD Faro 2010
(Domingo, 16 Janeiro,12 H)
Reconhecer o mérito desportivo dos columbófilos, dos seus pombos de competição ou de colectividades que tenham contribuído para o prestígio do desporto columbófilo no Algarve, é o objectivo da Gala de Entrega de Prémios da ACD Faro, que pretende incentivar o universo de praticantes, dos seus familiares, e dos dirigentes das colectividades, na obtenção de resultados relevantes na área desportiva, ética e social.
Mesa de Prémios Campanha Desportiva 2010 ACD Faro
Durante o almoço, teve lugar a Gala da Entrega de Prémios, foram entregues os prémios dos Campeonatos por Zonas e Inter-Zonas, do Campeonato Distrital ACD Faro, do Campeonato Internacional Algarve/Andaluzia, das provas de Dax/Bordéus e do Campeonato Algarve/Andaluzia/Alentejo 2010.
Foram distinguidos pela ACD Faro, os columbófilos José Daniel Lopes Santos e José Manuel Marques Silva (ambos de Olhão), cujos pombos foram apurados para representar Portugal (4º e 5º Standard Olímpicos Machos, respectivamente) nas Olímpíadas de Poznan (Polónia).
José Daniel Lopes Santos, Rui Emídio e José Manuel Marques Silva
Em jeito de apoteose, foi entregue a faixa de CAMPEÃO DISTRITAL DE FUNDO ACD FARO 2010, à equipa "ASAS DO ALGARVE", concorrentes na Sociedade Columbófila de Faro.
Campeões Distritais de Fundo ACD Faro 2010 (Asas do Algarve), ladeados por José Tereso (Presidente FPC) e Rui Emídio (Presidente ACD Faro)
A animação esteve a cargo do espectáculo musical de Carlos Granito e suas bailarinas.
Actuação de Carlos Granito e suas bailarinas
O encerramento da 38ª Exposição Nacional e Pré-Olímpica de Columbófilia, coube ao Presidente da ACD Faro (Rui Emídio), que agradeceu a todos os visitantes e a todos os que colaboraram e tornaram possível a realização de um evento desta grandeza e envergadura.
JOSÉ CARLOS - GABINETE IMPRENSA ACD FARO
EXPOSIÇÃO NACIONAL 2011
Dez anos depois, o maior evento nacional de columbofilia regressa ao Algarve. De 13 a 16 de Janeiro, o Parque de Feiras e Exposições de Tavira recebe a XXXVIII Exposição Nacional e Pré-Olímpica de Columbofilia.
Para aceder ao vídeo, basta aceder ao seguinte link :
http://www.digitalmaistv.com/index.html?id=1566
Vídeo Promocional Exposição Nacional - Tavira 2011
|
Reuniões Conselho Desportivo e FPC com os Delegados das Associações, Colectividades, Columbófilos e Formadores/Treinadores/Classificadores
O Conselho Desportivo e a FPC realizou no dia 11 de Outubro 2010, na sede da ACD Faro, a terceira e última reunião descentralizada de consulta e debate com os diversos Delegados ao Congresso.
Recorde-se que, as duas anteriores reuniões (curiosamente, todas efectuadas às Segundas-Feiras), a primeira teve lugar na Zona Norte/Centro compreendendo os Distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Porto, Viana e Viseu, realizada no dia 27 de Setembro na sede da ACD Aveiro.
A segunda realizou-se na Zona Centro (Distritos de Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal) a 04 de Outubro na sede da ACD Santarém.
A terceira e última reunião efectuou-se na Zona Sul (Distritos de Évora, Beja e Faro), a 11 de Outubro, na sede da ACD Faro, tendo início pelas 21:30 constando na agenda de trabalhos diversos assuntos de interesse para a Columbófilia Nacional.
AGENDA DE TRABALHOS
1º - Participação activa dos delegados representantes da estrutura associativa na discussão dos grandes assuntos da modalidade.
2º - Apresentação das alterações ao Regulamento Desportivo Nacional (Secção de Campeonatos) aprovada em reunião de Direcção de 16 de Setembro 2010.
3º - Auscultação das questões prioritárias na revisão do corpo principal do RDN para a Campanha (2012/2010).
4º - Tomar conhecimento do Relatório Final do Inquérito Sócio-Desportivo enviados às colectividades.
5º - Dia do Pombo-Correio (2012).
A iniciativa destas reuniões levadas a cabo pelo Conselho Desportivo e a FPC, visa sobretudo debater diversos aspectos relacionados com a Columbófilia Nacional, assim como criar plataformas de acções conjuntas de actuações, na procura de se auscultar as várias sensibilidades geradas em cada distrito, proporcionando um outro espaço de intervenção dos diversos delegados, procurando incentivar a sua participação na procura de soluções para melhorar a modalidade, assim como permite também aproximar os dirigentes federativos das realidades vivenciadas em cada distrito, procurando ir ao encontro dos anseios, expectativas e preocupações da comunidade columbófila.
José Carlos - Gabinete Imprensa ACD Faro
Mesa que orientou a agenda de trabalhos : César Timóteo (Conselho Desportivo), José Tereso (Presidente Direcção FPC) e Eduardo Correia (Conselho Desportivo)
Novo sitio (imagens e vídeos ACD Faro)
ELEIÇÃO PARA DELEGADOS DAS COLECTIVIDADES E COLUMBÓFILOS (CÍRCULO ELEITORAL FARO)
Realizou-se no dia 23 Janeiro 2010, entre o período compreendido entre as 10h da manhã e as 23h da noite (uma longa maratona, talvez inusitada e desproporcionada), na sede da ACD Faro (à semelhança de todas as suas congéneres no país), a eleição para Delegados Representantes das Colectividades e dos Columbófilos ao Congresso da Federação Portuguesa de Columbófilia (FPC).
A sufrágio apresentaram-se duas listas : uma das colectividades (constituída por quatro candidatos a delegados : Marcelino Teixeira - SC Luzense, Armindo Medeira - SC Albufeira, Álvaro Cardoso - GC Cacela e José Diamantino Costa - SC Portimão) e outra dos columbófilos (constituída por três candidatos a delegados : Pedro Neves - SC Luzense, Hélder Carmo - SC Olhanense e Carlos Botinas Sousa - SC Faro).
A presidir à mesa eleitoral, esteve José Maria Gonçalves (Presidente do Conselho Nacional de Juízes-Classificadores) coadjuvado por Sebastião Parra, António Zica, José Artur e Carlos Gonçalves.
No escrutínio final, de referir que das 24 colectividades do Distrito de Faro, atingiu-se a notável marca de 100% de votantes (talvez caso único no país).
Em relação aos columbófilos, dos 608 que constavam do Caderno Eleitoral, votaram 148 (24,4%).
José Carlos - Gabinete Imprensa ACD Faro
ELEIÇÕES 23 DE JANEIRO 2010 RESULTADOS ELEITORAIS DOS COLUMBÓFILOS
Representante dos Columbófilos Eleito - Efectivo
Carlos Manuel Botinas Sousa SC Faro 79 VotosFILOS ELEITOS - SUPLENTESVotos
Representantes dos Columbófilos Eleitos - Suplentes
José Pedro C. Leão Neves SC Luzense 58 Votos
Hélder Nuno Silva Carmo SC Olhanense 10 Votos
Votos Brancos 1
Votos Nulos 0
ELEIÇÕES 23 DE JANEIRO 2010 RESULTADOS ELEITORAIS DAS COLECTIVIDADES
Representantes das Colectividades Eleitos - Efectivos
Marcelino António Justo Teixeira SC Luzense 8 Votos
Álvaro Zacarias Pereira Cardoso GC Cacela 8 Votos
R
EPRESENTANTES DAS COLEADES ELEITOS - SUPLENTESRRRRRRE
Representantes das Colectividades Eleitos - Suplentes
Armindo Vicente Santos Medeira SC Albufeira 7 Votos
José Diamantino Vieira Costa SC Portimão 0 Votos
Votos Brancos 0
Votos Nulos 1
Carlos Botinas Sousa (SC Faro) Candidato a Delegado dos Columbófilos a exercer o seu direito de voto
Marcelino Teixeira (SC Luzense) Candidato a Delegado das Colectividades exercendo o seu direito de voto
Álvaro Cardoso (GC Cacela) Candidato a Delegado das Colectividades depositando o seu voto
Armindo Medeira (SC Albufeira) Candidato a Delegado das Colectividades depositando o seu voto
José Diamantino Costa (SC Portimão) Candidato a Delegado das Colectividades a depositar o seu voto
Marcelino Teixeira - SC Luzense (Um dos Delegados Eleitos Representantes das Colectividades) e Carlos Botinas Sousa - SC Faro (Eleito Delegado Representante dos Columbófilos)- Sede da ACD Faro (23/01/2010)
EXPOSIÇÕES
ZONA BARLAVENTO – Em Portimão nos dias 12 e 13 de Dezembro de 2009, na Sociedade Columbófila de Portimão e organizado pela Sociedade Columbófila Portimão.
ZONA CENTRO – Em Fuseta nos dias 19 e 20 de Dezembro de 2009, na Sede do Sport Lisboa e Fuseta e organizado pelo Grupo Columbófilo Fusetense.
ZONA SOTAVENTO 1 – Em Luz de Tavira nos dias 12 e 13 de Dezembro de 2009, na Sociedade Columbófila Luzense e organizado pela Sociedade Columbófila Luzense.
ZONA SOTAVENTO 2 – Em Cacela nos dias 19 e 20 de Dezembro de 2009, na sede do Grupo Columbófilo Cacela e organizado pelo Grupo Columbófilo Cacela.
A EXPOSIÇÃO DISTRITAL em Altura nos dias 2 e 3 de Janeiro de 2010, na Sede do Clube Recreativo Alturense e organizado pela Secção Columbófila Alturense.
Sessão de Esclarecimento : Formação Conselhos Técnicos (Arbitragem)
A ACD Faro realizou na sua sede no dia 10 de Novembro de 2009, pelas 21 horas, uma sessão de esclarecimento versando o calendário eleitoral (Formação Conselhos Técnicos - Arbitragem), tendo para o efeito sido convocados os membros dos Conselhos Técnicos das colectividades algarvias.
Os Delegados representantes dos Conselhos Técnicos (Colectividades e Associações Distritais) serão eleitos na reunião nacional (organizada pela FPC, a ter lugar em Mira e agendada para o dia 21 de Novembro 2009), fazendo-se representar no Congresso em número de 6 Delegados.
José Carlos - Gabinete Imprensa ACD Faro
Sessão de Esclarecimento : Sede da ACD Faro (10/11/2009)
Sessão de Esclarecimento : Representantes das colectividades
Sessão de Esclarecimento : Representantes das colectividades
Sessão de Esclarecimento : Representantes das colectividades
12 DE SETEMBRO 2009 !!! DIA HISTÓRICO PARA A COLUMBÓFILIA ALGARVIA !!! DIA DA COLOCAÇÃO DA 1ª PEDRA DA SEDE SOCIAL E GARAGEM DA ACD FARO !!! UM SONHO TORNADO REALIDADE !!!
Realizou-se no dia 12 de Setembro 2009 (Sábado), pelas 10:30, a cerimónia da colocação da 1ª pedra das futuras instalações da sede social e garagem da Associação Columbófila do Distrito de Faro (ACD Faro).
A iniciativa contou com diversos convidados, nomeadamente o Presidente da Câmara Municipal de Loulé (Dr. Seruca Emídio), o Presidente da Assembleia Municipal (Dr. Patinha Antão), os Presidentes das Juntas de Freguesia de São Clemente (Pedro Oliveira) e São Sebastião (Horácio Piedade), para além de outros elementos do executivo municipal (José Graça - Vice-Presidente CM Loulé, Vereador Possolo Viegas), o Capitão Santos (GNR), do Presidente da ACD Beja (José Palma Lampreia), do representante da Federação Portuguesa de Columbófilia (Eduardo Correia), dos elementos dos Corpos Sociais da ACD Faro, de muitos columbófilos vindos dos mais diversos pontos do Algarve, salientando-se ainda a presença especial do Arquitecto Paixão Costa (mentor do projecto de arquitectura).
Este acto resultou de um protocolo e assinatura da escritura da cedência de um terreno, em que a CM Loulé deliberou, em reunião do executivo no dia 07 de Janeiro 2004, por unanimidade e em minuta, aprovar a cedência de um terreno destinado à instalação da sede social e garagem da ACD Faro, que se encontra inserido no Centro Empresarial e Industrial de Loulé (Freguesia de São Sebastião), através de escritura pública de constituição do direito de superfície, em que estiveram presentes as seguintes individualidades : Dr. Seruca Emídio (Presidente CM Loulé), Sr. Rui Emídio (Presidente ACD Faro), Drª Notária, Dr. David Barros Madeira e Sr. António José Gomes (ACD Faro).
Cerimónia da assinatura da escritura de cedência de um terreno localizado em Loulé, por parte da Câmara Municipal de Loulé para a construção da sede e garagem da ACD Faro
Para Rui Emídio (Presidente da ACD Faro), que num discurso emocionado e sentido, para quem em muitos anos de luta, de procura e de espera, vê alcançado finalmente este objectivo pelo qual sempre se batalhou, referindo que "estamos perante um sonho da Columbófilia Algarvia e dos seus Dirigentes, pois sendo a columbófilia algarvia composta por 24 colectividades, desde Lagos até Vila Real de Santo António, penso que merecíamos já ter anteriormente conseguido este objectivo, já que a columbófilia algarvia é uma das mais implantadas, em maior número, com mais qualidade a nível nacional, penso que tínhamos que ter um local que nos proporcionasse todas as condições, que até à data nunca se tinha concretizado".
Numa clara alusão aos apoios que a ACD Faro recebeu por parte de pessoas ligadas à "Familia Columbófila", destacou os nomes do Dr. Barros Madeira (João Barros Madeira e David Barros Madeira - pai e filho) e Valter Alfaiate, em reconhecimento pela sua grande contribuição, consolidada com os seus vastos conhecimentos e um certo à-vontade, para que na verdade se conseguisse este terreno.
Ao finalizar o seu discurso, este dirigente associativo mostrou-se satisfeito por agora ser possível dar-se o arranque deste projecto, reforçando vivamente a ideia para que quando a obra estivesse terminada, nos possamos encontrar aqui todos neste local para a inaugurar.
A ACD Faro, em jeito de homenagem e sincero reconhecimento, agraciou com uma singela lembrança, gravada com menções honrosas, o Arquitecto Paixão Costa (projecto de arquitectura) e o Presidente da CM Loulé (Dr. Seruca Emídio), pelo seu superior contributo e colaboração em todo este processo.
A Sociedade Columbófila de Faro (SC Faro), através do seu Presidente da Direcção (Merlin Nobre), não quis deixar em claro este dia histórico para a Columbófilia Algarvia, oferecendo uma placa comemorativa ao Presidente Rui Emídio e Direcção da ACD Faro, formulando votos de continuidade de bem fazer em prol da Columbófilia Algarvia e seu desenvolvimento.
Seruca Emídio (Presidente CM Loulé) começou por felicitar a ACD Faro por este momento histórico, salientando a importância que esta modalidade desportiva tem para o distrito, assim como para toda a comunidade.
Demonstrando uma visível vontade de apostar no desenvolvimento do Concelho de Loulé, o edil, salientou a importância da fixação desta infraestrutura no seu concelho, tendo em consideração ainda um outro importante objectivo : o desenvolvimento desportivo e social do concelho, através da construção e comparticipação em obras e melhorias em equipamentos desportivos.
Seruca Emídio, referiu-se ainda ao apoio financeiro da autarquia, na comparticipação da obra, podendo chegar aos 70% da sua capitalização.
Confessou, ter agora uma maior sensibilidade e atenção para com os problemas e os anseios da Columbófilia Algarvia, mercê dos contactos com os renomados columbófilos : Dr. João Barros Madeira e posteriormente com o seu filho (Dr. David Barros Madeira), que o puseram ao corrente da estrutura organizativa desta modalidade desportiva.
Deixou bem vincado que, "Loulé, a CM Loulé tem apoiado o associativismo em todo o concelho, numa perspectiva de que, quando maior fôr o associativismo, quando maior fôr a estrutura da rede de integração, em todas as áreas : na área social, na área desportiva, na área educativa, melhor é a nossa comunidade".
Frisou ainda que a cidade de Loulé, não tendo uma vocação turística porque não está no litoral, tem efectivamente pela sua localização central no Algarve, pela sua facilidade de acessos à A22 (Via do Infante) e à Estrada Nacional 125, uma posição estratégica para ser um grande centro logístico e de serviços de todo o Algarve, considerando que a partir de hoje (12/09/2009) a cidade de Loulé está mais rica com esta sede associativa representando o desporto columbófilo de todo o Algarve.
No final da cerimónia, houve um beberete onde todos os presentes puderam festejar o arranque desta importante infraestrutura da columbófilia algarvia.
Constituindo-se como uma obra estruturante para a Columbófilia Algarvia, a construção da nova sede social e garagem da ACD Faro, é a concretização de um sonho acalentado desde há muitos anos, e simultâneamente da necessidade de se encontrar um local seguro para aparcar a frota transportadora.
No final teremos uma sede moderna, com todas as condições físicas e técnicas, que honrará e dignificará a Columbófilia Algarvia !!!
RUMO AO PROGRESSO !!!
RUMO AO FUTURO !!!
VIVA A COLUMBÓFILIA ALGARVIA !!!
JOSÉ CARLOS : GABINETE IMPRENSA ACD FARO
Entidades Oficiais presentes na cerimónia
Entidades Oficiais presentes na cerimónia
Presidente da Câmara Municipal de Loulé (Seruca Emídio)
Presidente da ACD Faro (Rui Emídio)
Presidente Junta de Freguesia S. Sebastião (Horácio Piedade)
Alçado Principal
Alçado Posterior
LANÇAMENTO DA 1ª PEDRA DAS FUTURAS INSTALAÇÕES DA SEDE DA ASSOCIAÇÃO COLUMBÓFILA DO DISTRITO DE FARO TERÁ LUGAR NO PRÓXIMO SÁBADO (DIA 12) PELAS 10 HORAS !!!
É já no próximo sábado (dia 12), pelas 10 horas que será efectuada a cerimónia simbólica da colocação da 1ª pedra das futuras instalações da Sede da ACD Faro.
A grande "obra" dos Corpos Sociais desta Associação para com a columbófilia algarvia, será sem dúvida, a construção da Sede Social da ACD Faro (projecto que sucessivas direcções há mais de vinte anos, tem intentado, mas sem se concretizar).
Neste sentido, a ACD Faro assinou o protocolo e a escritura, de um terreno cedido pela Câmara Municipal de Loulé, inserido na Zona Industrial (junto à Fábrica da Cerveja), cujo projecto terá uma área coberta de mais de 800 m2 e um custo estimado de 350.000 euros.
Numa 1ª fase serão realizadas as obras relativas à estrutura metálica da área multiusos (garagem, salas múltiplas) com a área de 436 m2.
Na 2ª fase serão realizadas as obras respeitantes à construção da estrutura em betão armado da parte destinada aos serviços, com a área de 375 m2.
Na fase final do anúncio público para a construção da Sede da ACD Faro, foram apresentadas propostas de três grupos de empresas.
A escolha recaiu sobre a empresa que apresentou o melhor preço e garantias em termos da construção da obra, que eram afinal, os principais critérios de selecção.
Constituindo-se como uma obra estruturante para a Columbófilia Algarvia, no sentido do seu valioso e importante contributo para a organização e promoção do desporto columbófilo, teremos no final uma sede moderna, com todas as condições físicas e técnicas, que honrará e dignificará a Columbófilia Algarvia !!!
Na cerimónia da colocação da 1ª pedra, estarão presentes diversas individualidades ligadas à política e ao desporto.
Fica aqui o convite para todos os columbófilos do Algarve comparecerem neste acto simbólico, mas muito importante na moldura estrutural e organizativa da actividade columbófila na região algarvia.
Muito em breve daremos mais pormenores acerca deste grandioso projecto da columbófilia algarvia !!!
Não perca os próximos desenvolvimentos deste inolvidável acontecimento !!!
UM SONHO TORNADO REALIDADE !!!
ACD FARO : COLUMBÓFILIA ALGARVIA COM SEDE PRÓPRIA !!!
José Carlos : Gabinete Imprensa ACD Faro
Alçado Principal
Alçado Posterior
FASES DO ENCESTAMENTO PARA A PROVA DE DAX (FRANÇA)
Com o alto patrocínio da Entidade Regional de Turismo do Algarve (ERT Algarve), os pombos da ACD Faro foram carimbados com a sigla ALGARVE
ALGARVE E ANDALUZIA SOLTAM EM DAX (FRANÇA)
A Associação Columbófila do Distrito de Faro e a Federação Columbófila de Andaluzia, uniram-se para organizarem uma prova de grande-fundo, solta que tem a particulariedade de se realizar para lá dos Pirinéus, mais própriamente na cidade de Dax, França.
Para além do aliciante que é uma prova internacional deste quilate, a participação dos columbófilos portugueses e espanhóis é totalmente gratuita, garantindo bons prémios que são...
PRÉMIOS FINAIS PARA O CONCURSO DAX/FRANÇA
ALGARVE/ANDALUZIA
ALGARVE/ANDALUZIA – 10 PRIMEIROS CLASSIFICADOS TROFÉUS
ALGARVE – 5 PRIMEIROS CLASSIFICADOS TROFÉUS
ANDALUZIA – 5 PRIMEIROS CLASSIFICADOS TROFÉUS
»» PRÉMIOS EXTRA ««
» - AOS 3 PRIMEIROS COLUMBÓFILOS ALGARVIOS UM FIM DE SEMANA NUM HOTEL EM MARBELLA/ESPANHA
» - AOS 3 PRIMEIROS COLUMBÓFILOS DE ANDALUZIA UM FIM DE SEMANA NUM HOTEL NO ALGARVE.
» - AOS 3 PRIMEIROS COLUMBÓFILOS DO ALGARVE INSCRIÇÃO GRÁTIS PARA O DERBY 2010 NO DERBY DE ANDALUZIA
APOIOS – ACDFARO, FEDERAÇÃO COLUMBÓFILA ANDALUZA E TURISMO DO ALGARVE
ANÚNCIO PÚBLICO PARA CONSTRUÇÃO DA SEDE DA ASOCIAÇÃO COLUMBÓFILA DO DISTRITO DE FARO
1ª FASE
1 - Localização - Centro Empresarial e Industrial de Loulé, Campina de Baixo em Loulé;
2 – Objecto do anúncio – concurso para propostas (orçamentos) referente à construção da sede da A.C.D.Faro;
3 – Indicações adicionais – o concurso destina-se à construção da 1ª fase da sede da A.C.D.Faro, que consta da – parte 1 – construção da estrutura metálica da área multiusos com a área de 436 m2 – parte 2- construção de estrutura em betão armado da parte destinada a serviços, constituída por r/ chão e 1º andar, total 375 m2 ;
4 – Acesso ás peças desenhadas
– Sede da A.C.D.Faro nos dias úteis das 09H00 às 11H00.
Contacto telefónico – 289802050
Correio electrónico. faro.asscolumbofila@sapo.pt
5 – Admissibilidade de propostas: A todos os interessados (empresas e empresários em nome individual), que sejam portadores de alvará de construção civil e que obedeçam às normas da lei em vigor.
§ Único – não serão aceites propostas de empresas ou empresários em nome individual que os seus sócios façam parte dos órgãos sociais da A.C.D.Faro.
6 – Prazo para apresentação das propostas – até dia 20 de Maio de 2009 em carta fechada.
7 – Local de apresentação das propostas – Sede da Associa ção Columbófila do Distrito de Faro, Urbanização Infante D. Henrique, lote 5 cave Esqª, 8005 - 330 Faro
CAMPEONATO INTERNACIONAL ALGARVE - ANDALUZIA
Informamos que o número final de pombos inscritos para o Campeonato Algarve/Andaluzia é de 300 pombos Algarve + 900 Andaluzia.
Os pombos que participam neste campeonato Distrital de G. Fundo do Algarve (300), mais os pombos inscritos na Federação Columbófila Andaluza.
- A participação é gratuita.
- Será feita uma classificação conjunta e a classificação será efectuada, mediante a classificação dos 2 primeiros pombos de cada columbófilo que classificarem nos 20% dos enviados a concurso.
- A pontuação do 1º pombo para concurso é de 20% dos pombos inscritos.
- Os prémios em disputa são:
Troféus para os primeiros 10 classificados no conjunto Algarve/Andaluzia;
Troféus para os 3 primeiros classificados de cada País;
Troféus para os vencedores dos concursos Algarve/Andaluzia;
Anilhas ouro, prata e bronze para os melhores 3 pombos Algarve/Andaluzia;
Faixa para o campeão Algarve/Andaluzia;
1 convite para a festa da entrega de prémios da ACD Faro para cada vencedor dos prémios atrás descritos.
CAMPEONATO INTERNACIONAL ALGARVE/ANDALUZIA
No decorrer de contactos realizados entre a ACD Faro e a Federação Columbófila de Andaluzia, vai-se realizar um campeonato conjunto disputado nos concursos de Sória I (18/04), Vitória (16/05), Sória II (30/05).
A participação neste campeonato é gratuita para os columbófilos algarvios que se inscreveram no Campeonato Distrital G. Fundo (não havendo qualquer pagamento extra a efectuar).
Reunião da ACD Faro com a Federação Columbófila de Andaluzia (Sevilha - 13/04/2009)
Fernando Laranjeira (Tesoureiro ACD Faro), Manuel Arrebola (Presidente FC Andaluzia), Rui Emídio (Presidente ACD Faro), José Carlos (Gabinete de Imprensa ACD Faro), Mário Teixeira (Vice-Presidente ACD Faro), Rogério Germano (Coordenador Conselho Técnico ACD Faro), Miguel e Rafael Marquez (FC Andaluzia) - Reunião de trabalho em Sevilha (13/04/2009)
ASSOCIAÇÃO COLUMBÓFILA DO DISTRITO
DE FARO
10 PRINCIPAIS NORMAS ENCESTAMENTO
1 – O COLUMBÓFILO NÃO PODERÁ ENCESTAR OS SEU PRÓPRIOS
POMBOS, TENDO QUE ESTAR SEPARADO, E NÃO TER ACESSO À BASE
DE ENCESTAMENTO, ANILHADEIRA OU GAIOLAS;
2 – TODOS OS RELÓGIOS DE ENTRADAS ELECTRÓNICAS TÊM QUE
ARRANCAR E FECHAR COM RELÓGIO G.P.S. – INCORPORADO;
3 – NÃO É PERMITIDO DAR ARRANQUE OU FECHO DE RELÓGIOS DE
ENTRADAS ELECTRÓNICAS MANUALMENTE;
4 – TODAS AS LISTAGENS TÊM QUE SER ASSINADAS, AS DE
ENCESTAMENTO E AS DE CHEGADA;
5 – É OBRIGATÓRIA A LEITURA DO NÚMERO COMPLETO DA ANILHA
DO POMBO DURANTE O ENCESTAMENTO;
6 – É OBRIGATÓRIO HAVER SEMPRE PELO MENOS 2 PESSOAS NO
ENCESTAMENTO, UM A CONFERIR O NÚMERO DO POMBO NO
RELÓGIO E ANOTAR O NÚMERO DA GAIOLA E OUTRO A LÊR O
NÚMERO DO POMBO E ENCESTAR. A MESMA PESSOA NÃO PODE
FAZER AS DUAS OPERAÇÕES;
7 – AS LISTAGENS DE CHEGADA DEVEM SER TIRADAS Á MESMA
HORA (A INDICAR PELA COLECTIVIDADE) TANTO AS DE
APARELHOS ELECTRÓNICOS OU DE CONSTATAÇÃO MANUAL;
8 – AS GAIOLAS DEVEM SER SELADAS NA PRESENÇA DE PELO
MENOS 2 ELEMENTOS, SENDO UM DO CONSELHO TÉCNICO;
9 – CABE AO CONSELHO TÉCNICO INDICAR PARA CADA
ENCESTAMENTO UM ELEMENTO, QUE FICARÁ RESPONSÁVEL PELO
MESMO, E SERÁ RESPONSÁVEL PERANTE A ACDFARO, DE TODAS AS
OCORRÊNCIAS. O NOME DESTE ELEMENTO DEVE SER AFIXADO NO
QUADRO DA COLECTIVIDADE .
10 – A ACDFARO IRÁ FISCALIZAR ENCESTAMENTOS EM VÁRIAS
COLECTIVIDADES DURANTE A CAMPANHA DESPORTIVA .
|