PROVA NACIONAL DE FUNDO (VALÊNCIA 1 - 20 de Maio de 2017) |
20/05/2017 |
PROVA NACIONAL DE FUNDO
VALÊNCIA 1, DIA 20 DE MAIO DE 2017, 06H30M
9.000 COLUMBÓFILOS, 400 CLUBES, 14 DISTRITOS, 14 CAMIÕES TIR, CERCA DE 50.000 POMBOS
Foi pelas 06:30 de sábado, dia 20 de Maio de 2017, que cerca de 50.000 pombos, foram soltos em Albuixech, na cidade de Valência del Cid, dando lugar ao primeiro concurso a contar para as Provas Nacionais de Fundo 2017.
O transporte até ao local da solta foi feito em 14 camiões TIR, devidamente preparados para garantir o bem-estar do pombo. O tratamento até à hora da prova foi efectuado pelos diversos delegados presentes.
O vento leste que se fez sentir na maior parte do percurso da prova, foi o maior aliado dos pombos, minimizando as dificuldades naturais de uma prova com distâncias a percorrer pelos pombos que variavam entre os 590 kms para os primeiros pombais junto à fronteira, e os cerca de 800 kms para os últimos pombais na costa atlântica.
Os bastidores da solta
Sábado, 20 de Maio de 2017
Os últimos preparativos para a solta desta manhã motivaram uma agitação matinal, em terras valencianas. Ainda não eram 6h00 (hora portuguesa) e já se faziam ouvir indicações para que tudo estivesse pronto.
Pouco tempo depois, o coordenador desportivo nacional, Almerindo Mota, reuniu-se com os delegados de solta , em Albuixech, Valência. Em constante comunicação com o meteorologista da FPC, Fernando Garrido, foram definidos os últimos detalhes para que a solta decorresse da melhor maneira possível.
Após a saída dos “atletas”, misturam-se emoções: por um lado o sentimento de dever cumprido, por outro a preocupação com a chegada dos pombos-correio.
Coordenador desportivo nacional e delegados de solta ultimam pormenores para a solta
Sexta-Feira, 19 de Maio de 2017
Ao final da tarde do dia 19 de maio, o coordenador desportivo nacional, Almerindo Mota, reuniu com todos os delegados de solta presentes em Albuixech, Valência.
Após a concentração para preparar a saída dos “atletas” dos veículos em que foram transportados, decorreu o já típico jantar/convívio entre todos os presentes. Para além da comitiva portuguesa, marcaram presença alguns representantes de entidades parceiras da FPC na organização do evento, caso do Alcalde de Albuixech e presidente da Mancomunitat L’ Horta Nord, José Vicente Andreu e do presidente da Federacion Colombófila De La Comunidad Valenciana, Edelmiro Garcia Fogués.
Sexta-Feira, 19 de Maio de 2017
Cerca de 50.000 mil “atletas” vão sobrevoar os céus da Península Ibérica este sábado, na primeira solta dos Campeonatos Nacionais de Fundo 2017. Depois de terem sido transportados em 14 camiões TIR, devidamente adaptados para assegurar todas condições necessárias para o bem-estar dos pombos-correio, estes especialistas de fundo, estão em contagem decrescente para os voos de amanhã.
Na preparação nada é descurado e há dois aspetos essenciais: a alimentação e o abeberamento. Durante a tarde os camiões foram chegando ao município espanhol de Albuixech, em Valência, local onde vai começar a prova. Os delegados de solta das Associações Distritais tiveram uma tarde preenchida, garantindo que nada faltava a estes alados.
Venâncio Valente (delegado)
VENCEDORES DISTRITAIS
ACD Beja - 1º lugar para Manuel Batista
|