O primeiro e quarto lugar foram para pombos de Fernando Caniço, que ainda teve pombos seus, dados a outros competidores, colocados no sétimo e oitavo lugares.
A prova levou à vila do concelho de Torres Novas 261 inscritos e 376 pombos, durante o sábado na quinta do Casal das Flores, em plena festa da Bênção do Gado.
A partir das 10h30 muitos olhavam para o ar à espera de ver os primeiros pombos a chegar de Maqueda (Espanha), a 350 quilómetros de distância, para onde foram transportados na noite anterior. Foram largados às seis e meia da manhã e tardavam em chegar. O calor apertava e os pombos deviam vir mais devagar, diziam alguns.
Numa cerca vedada foram construídos pombais de madeira especificamente para a competição (columbódromo), onde as aves puderam descansar, comer e beber após a chegada.
Fernando Caniço, proprietário de um restaurante-churrasqueira em Riachos, é o vencedor do Derby. Em segundo ficou o pombo da Asas da Broa, da freguesia de Azinhaga. Fernando Caniço foi campeão distrital duas épocas consecutivas, em 2010 e 2011, e já foi 2.º e 3.º classificado do campeonato nacional de fundo, para distâncias superiores a 750 quilómetros. Esteve ocupado durante a manhã, a assar febras e entremeadas para o público presente, que se aviou bem cedo com imperial e pão como acompanhamento.
Mas como é que se escolhem os pombos para as competições? Fernando Caniço diz que não se podia pôr o Carlos Lopes a correr os 100 metros em vez da maratona, tal como se faz com os pombos que tem à disposição. “Temos pombos mais rápidos e mais lentos, o que se afere pela origem e pelo pedigree. O pombo-correio que venceu a prova, é filha da campeã distrital da Sociedade Columbófila de Riachos”, refere Fernando Caniço.
Até à hora de almoço, pouco mais de 50 pombos tinham chegado ao columbódromo. Alguns perdem-se pelo caminho ou têm percalços, como aconteceu com um pombo que vinha a chegar ao destino e foi atacado por um milhafre em pleno voo perante o olhar do público presente.
Para a história do Derby fica o primeiro lugar do pombo-correio de Fernando Caniço, o segundo lugar para o pombo-correio da equipa Asas da Broa, da Azinhaga, e o terceiro, para o pombo-correio do restaurante José das Enguias, da Brogueira, Torres Novas.