No dia 10 de Setembro decorreu a prova final do Derby Internacional de Gondomar, sendo que foram enviados 600 pombos, e o acto de encestamento foi acompanhado por um delegado da Federação Internacional de Columbofilia, Sr. José Maria, ao qual agradecemos a sua presença.
A solta efectuou-se em Grândola (350 Km) e na altura da solta o céu encontrava-se limpo e o vento era nulo, sendo que a orientação dos pombos foi excelente.
No entanto, durante o percurso os pombos confrontaram-se com condições atmosféricas muito adversas e que tornaram a prova bastante dura e exigente. Deste modo, os pombos durante o percurso até ao pombal foram confrontados com chuva e pouca visibilidade. Note-se que mesmo as piores previsões não apontavam para um estado do tempo tão complicado para os pombos como aquele que se verificou, nem no momento da solta era esperado tal cenário.
Assim, apenas por volta das 12 horas e 36m é que se avistaram os primeiros pombos no Pombal Municipal de Gondomar, tendo chegado 4 pombos juntos. No entanto, o pombo mais rápido a entrar foi o de Sérgio Ferreira que, assim, se sagrou o grande vencedor do nosso Derby. O segundo classificado foi Jorge Almeida Santos, o terceiro Rui Marreiros, o quarto classificado foi Joaquim Dias de Oliveira e a quinta classificada foi Cecília Guedes.
Relativamente ao Derby do Emigrante, o mesmo foi ganho por Sérgio Ferreira, que foi também o vencedor do Derby Internacional. Já o Derby Concelhio foi vencido por Café Jardim, cuja classificação no Derby Internacional foi a 14.º.
Por outro lado, o pombo ás foi vencido por Lorenzo Van Russel , o segundo classificado foi um pombo de Goris-Vrins e o terceiro classificado foi um pombo de Pinheiro & Mourinho.
Aproveitamos para felicitar publicamente todos os vencedores do nosso Derby e deixámos também uma palavra de agradecimento aos vencidos que, com a sua participação, enriqueceram o nosso Derby.
Queremos também deixar uma palavra aos muitos columbófilos que, não obstante as condições climatéricas, marcaram presença no nosso Derby e desfrutaram de um magnífico convívio. Um ponto também positivo foi o de estarem presentes na nossa prova muitos columbófilos estrangeiros, talvez o maior número de columbófilos estrangeiros que alguma vez estiveram presentes em Gondomar, o que vem atestar a dimensão internacional que o nosso Derby tem vindo a atingir.
Estamos certos que tudo fizemos para que o nome do Derby Internacional de Gondomar fosse, cada vez mais, respeitado nacional e internacionalmente e, estamos convictos, que conseguimos atingir tal objectivo. Na verdade, lutámos contra muitas adversidades e desenvolvemos um projecto trabalhoso mas que muito nos orgulha. Assim, estamos certos de que o nosso Derby é nacional e Internacionalmente reconhecido pela sua qualidade, seriedade e competência. Mais uma vez, repetimos que tudo fizemos para que tudo corresse bem; no entanto, o estado do tempo é uma coisa que não podemos controlar e foi algo que veio tirar um pouco de brilho ao nosso Derby.
Finalmente queremos deixar, uma vez mais, uma palavra de agradecimentoa todos os que confiaram e continuam a confiar no nosso trabalho, sendo que assumimos toda e qualquer responsabilidade por tudo aquilo que possa ter corrido menos bem, contudo, estamos certo que fizemos tudo para que o Derby corresse da melhor forma possível.