DERBY LUZENSE 2016 |
14/08/2016 |
DERBY LUZENSE 2016
No passado fim-de-semana (Domingo, 14 de Agosto de 2016), deslocámo-nos até a Luz de Tavira, para presenciarmos a Prova Final do Derby Luzense, uma organização da Sociedade Columbófila Luzense.
De salientar ainda que o Derby Luzense, está integrado no ranking mundial da Federação Columbófila Internacional (FCI).
Fomos acompanhados na viagem, pelo nosso amigo e columbófilo José Alberto Fernandes (concorrente na Sociedade Columbófila de Faro).
Por ser de inteira e merecida justiça, fazemos aqui um agradecimento público a este nosso amigo, pela disponibilidade em nos acompanhar e nos levar aos mais diversos eventos, o que de outra forma seria quase impossível.
Enfrentando as adversidades de peito aberto, vamos tentando, na medida do possível, fazer a promoção e divulgação do desporto columbófilo, com maior incidência na região algarvia e na do baixo-alentejo. Aliás, diga-se de passagem, sem qualquer apoio ou reconhecimento das entidades institucionais que regem a modalidade: a nível distrital ou a nível nacional.
PROVA FINAL - CASTELO BRANCO (315 KMS)
222 ‘atletas’, (dos 416 inicialmente inscritos) voaram nesta prova final, em representação de 7 países diferentes : Portugal, Espanha, França, Itália, Suíça, Alemanha e Roménia, que entraram na competição final.
A Organização, entendeu por bem, zelar em primeiro lugar, pela segurança e a integridade do pombo-correio, encurtando a distância da prova final em cerca de 70 Kms (Guarda=385 Kms - Castelo Branco=315 Kms), face às elevadas temperaturas que se fizeram sentir nos dias antecedentes (somando a agravante dos incêndios florestais), e com forte tendência a permanecerem até ao dia da prova final, o que de facto veio a acontecer.
A solta foi efectuada em Castelo Branco, às sete da manhã, com vento nulo, céu limpo, tendo os pombos saíndo em bando e com excelente orientação do local da solta.
O VENCEDOR - TEAM ASAS DO SUL
Após 4 horas e 43 minutos do momento da solta e feito o percurso de 315 Kms, eis que chega um pombo ao pombal, completamente isolado (aproximadamente 11 minutos), dos restantes pombos participantes na prova final.
Após uma ou duas voltas à volta do pombal, eis que entra triunfante.
Nesse mesmo instante, logo dezenas de olhares, perscrutam com o maior interesse e redobrada atenção, o écran onde iria aparecer todos os dados inerentes à identificação do atleta participante.
Team Asas do Sul, foi o nome que surgiu (curiosamente, nenhum dos três elementos que constituem esta equipa, se encontrava na altura no recinto, tendo sido contactados posteriormente e vindo todos eles até ao palco da Grande Final).
A equipa Team Asas do Sul é formada por 3 elementos : Luís Brito, Bruno Helena e Rogério Germano, sendo os dois primeiros elementos do distrito de Beja e o último do distrito de Faro.
Vencedor Descende de uma Raça de Campeões
O pombo vencedor da prova final do Derby Luzense 2016, tem na sua árvore genealógica (pedigree), a ascendência de grandes vencedores em derbys internacionais e de grandes campeões nacionais :
NETO DO "SUN CITY" O "SUN CITY" É PAI DE DOIS VENCEDORES EM SUN CITY (ÁFRICA DO SUL), CRUZADO COM DUAS FÊMEAS DIFERENTES. PELA PARTE MATERNA, A MÃE É IRMÃ DA CAMPEÃ NACIONAL DE FUNDO (BRUNO HELENA).
De salientar que para além de ganhar a prova final, este pombo foi ainda o vencedor do Pombo Ás, atestando cabalmente o seu real valor como atleta de alta competição. Foi constatado às 11:43:53, percorrendo os 315 Kms a uma média de 1.109,61 metros por minuto.
9 Pombos integram o 2º grupo a chegar
Quase 11 minutos após o primeiro constatado (às 11:54), surge um grupo de 9 atletas, representativos de seis países, a saber: França (1), Alemanha (3), Roménia (1), Itália (1), Portugal (2) e Espanha (1).
O columbófilo Adalberto Rodrigues, de Luz de Tavira (10º class. na prova final), em amena conversa informal, confidenciou-nos que estava um pouco triste, pelo facto do seu borracho não ter entrado com a celeridade que se lhe impunha. O seu borracho veio integrado no 2º grupo constituído por 9 pombos, foi o último a entrar do grupo...
4 Pombos integram o 3º grupo a chegar
Passados cinco minutos após a constatação do primeiro borracho do segundo grupo, eis que surgem 4 pombos às 11:59 (todos registados no mesmo minuto), sendo 3 deles de Portugal e 1 de Itália.
Após a chegada dos primeiros pombos, várias dezenas de pombos-correio foram entrando nos pombais até ao final da tarde. O dia foi longo e quente, mas, mesmo assim, largas dezenas de amantes da columbofilia e admiradores da modalidade fizeram questão de assistir às chegadas.
POMBO ÁS
No Pombo Ás a vitória coube à equipa Team Asas do Sul (Portugal), o 2º à equipa Team Steffl - Siebert Gunther (Alemanha) e o 3º a Crowley & Green (Portugal).
O pombo vencedor (PT-6210339) Team Asas do Sul marcou... 64º, 54º, 27º, 33º nos treinos oficiais, e o 1º na Prova Final.
Derby Luzense 2016 - os melhores portugueses
Entre os portugueses destacamos por ordem de chegada... Team Asas do Sul (1º), Derby Riachos (8º), Adalberto Rodrigues (10º), Germano Ribeiro (11º), Jorge Guerreiro (13º), P4R - Luís Marques B (14º), Joaquim Fernandes & Artur Paciências (15º), Paulo Lourenço (16º), Manuel Guerreiro (17º), Grupo Columbófilo Santo Estêvão (18º) e Crowley & Green (20º).
LEILÃO GPLOFT - LIVE
Além do apoio informático ao Derby, a equipa do GPLoft (Paulo Mota e António Realinho), coordenou o Leilão em Sala dos primeiros 25 pombos melhor classificados na prova final do Derby Luzense 2016.
Este formato permite aos licitadores inscritos no GPLoft efectuar licitações antes de Leilão em Sala e, após início do mesmo, em simultâneo com os licitadores presentes na sala.
O borracho mais licitado foi o da equipa Team Steffl - Siebert Gunther (Alemanha), por 1.600 € (3º pombo na prova final e 2º pombo ás), seguindo-se o pombo vencedor da prova final e vencedor do pombo ás da equipa Team Asas do Sul, por 1.100 €.
Entrega do Troféu ao Vencedor
Já no cair do pano da 11º edição do Derby Luzense, eis que chega o momento da consagração.
Filipe Agostinho (presidente da Direcção da Sociedade Columbófila Luzense), faz a entrega do troféu respeitante ao vencedor da prova final do Derby Luzense 2016, à equipa Team Asas do Sul.
José Carlos - Faro
Luís Carmo de partida para a solta
Carlos Luís
Abeberamento dos pombos
Abeberamento dos pombos
O staff da restauração
O homem do grelhador - porco no espeto
O amigo Chico e a esposa
O repórter José Carlos (Faro) com os amigos José Aníbal (Lisboa), Carlos Russo (Lisboa), Paulo Lourenço (Cacela), entre outros
Umas fabulosas sandes de presunto
Cláudio Domingos, Sérgio Arrais, Fábio Batista, Joaquim Silva, Luís Almeida e João Lança
Primeiro borracho a chegar isolado ao pombal : da equipa Team Asas do Sul
2º grupo de borrachos a chegar, constituído por 9 pombos
Fazendo a abordagem ao pombal do Derby Luzense 2016
Um já a se encaminhar para entrar no pombal
Os outros 8 ainda cá fora
4 no patim e 1 já na placa de entrada
Aos poucos lá vão entrando
3º grupo de borrachos a chegar ao pombal, constituído por 4 pombos
Preparando-se para entrarem
Columbófilos assistindo à chegada dos borrachos
Columbófilos assistindo à chegada dos borrachos
Columbófilos assistindo à chegada dos borrachos
Columbófilos assistindo à chegada dos borrachos
Columbófilos assistindo à chegada dos borrachos
De volta do presunto enquanto os restantes olham para o écran onde são registadas as chegadas
Marcelino Teixeira - Presidente Assembleia-Geral Sociedade Columbófila Luzense
José Aníbal (Lisboa) com um amigo columbófilo das Hortas
Columbófilos de Cabanas de Tavira e de Olhão
Columbófilos de Serpa
Liberto, Florêncio, João e Sérgio Arrais
Columbófilos alentejanos
Manuel Guerreiro (Loulé), sua filha e esposa, assistindo à chegada da prova final
Rui, Tiago, Hugo Oliveira e Ricardo Ferreira
Ricardo Rodrigues, Edgar Inácio (Asas Santa Rita), Nuno Velho e Rogério Germano
Rogério Germano (Team Asas do Sul), com columbófilos espanhóis
Ricardo Rodrigues, Nuno Velho e Edgar Inácio (Asas Santa Rita)
Team Asas do Sul (Bruno Helena, Rogério Germano e Luís Brito) - Campeões Derby Luzense 2016
Leilão dos primeiros 25 borrachos chegados
Paulo Mota e António Realinho (GPLOFT) a coordenar o leilão on-line
Columbófilos a assistirem ao leilão
Columbófilos a assistirem ao leilão
"NUMBER ONE" - Team Asas do Sul com o borracho Campeão do Derby Luzense 2016
Team Asas do Sul (Bruno Helena, Rogério Germano e Luís Brito) - Campeões Derby Luzense 2016
Adalberto Rodrigues, de Luz de Tavira (10º class. na prova final). O seu borracho veio integrado no 2º grupo constituído por 9 pombos, foi o último a entrar do grupo...
Filipe Agostinho (Presidente Direcção Sociedade Columbófila Luzense), na entrega do Troféu à Equipa TEAM ASAS DO SUL - CAMPEÕES DO DERBY LUZENSE 2016
RESULTADOS DA PROVA FINAL DERBY LUZENSE 2016
Campeão Derby Luzense 2016 - Team Asas do Sul (Portugal)
2º Classificado na Prova Final - Gruiraud Francis (França)
3º Classificado na Prova Final - Team Steffl - Siebert Gunther (Alemanha)
4º Classificado na Prova Final - Florin - Derby Corabia (Roménia)
5º Classificado na Prova Final - Gerhard Debus (Alemanha)
6º Classificado na Prova Final - Karl Heinz Lang (Alemanha)
7º Classificado na Prova Final - Balla (Itália)
8º Classificado na Prova Final - Derby Riachos (Portugal)
9º Classificado na Prova Final - C.E.L. Columbófilos (Espanha)
10º Classificado na Prova Final - Adalberto Rodrigues (Portugal)
11º Classificado na Prova Final - Germano Ribeiro (Portugal)
12º Classificado na Prova Final - Cristiano Paltrinieri (Itália)
13º Classificado na Prova Final - Jorge Guerreiro (Portugal)
14º Classificado na Prova Final - P4R - Luís Marques B (Portugal)
15º Classificado na Prova Final - Joaquim Fernandes & Artur Paciências (Portugal)
16º Classificado na Prova Final - Paulo Lourenço (Portugal)
17º Classificado na Prova Final - Manuel Guerreiro (Portugal)
18º Classificado na Prova Final - Grupo Columbófilo Santo Estêvão (Portugal)
19º Classificado na Prova Final - Theo & Marckus Iecke (Alemanha)
20º Classificado na Prova Final - Crowley & Green (Portugal)
Pombo ÁS
Classificação |
Inscrição |
Anilha |
País |
Nome |
Pontuação |
1 |
PT-2016375 |
PT-6210339 |
|
Team Asas do Sul |
1326 |
2 |
DE-2016392 |
DE-08897-16-1141 |
|
Team Steffl - Siebert- Günther |
1286 |
3 |
PT-2016064 |
PT-6180264 |
|
Crowley & Green |
1222 |
Vencedor do Pombo Ás - Team Asas do Sul (Portugal)
2º Classificado Pombo Ás - Team Steffl - Siebert Gunther (Alemanha)
3º Classificado Pombo Ás - Crowley & Green (Portugal)
|