MIRA 2015
França sagrou-se Campeã da Europa
Prova difícil...apenas 179 pombos regressaram no dia da solta
A prova final da edição 2015 dos Campeonatos de Mira, pela primeira vez voada em Setembro, constitiu um voo difícil para os 927 atletas soltos às 07:45 de 19 de Setembro, no Estádio Algarve (Loulé/Faro), a 380 Km do Columbódromo Gaspar Vila Nova - Portomar.
De facto, o aumento considerável e repentino da temperatura máxima, aliado ao ligeiro vento contra, foram suficientes para que as chegadas dos pombos participantes decorresse de forma espaçada, como aliás provam os números...
* Apenas 3 pombos ultrapassam a barreira dos 1000 m/m e 4 a dos 990 m/m;
* 15 pombos constatados nos primeiros 10 minutos;
* 29 nos primeiros 20 minutos;
* 78 pombos na primeira hora;
* 179 entraram no pombal no dia da solta.
Nesta 19ª edição dos Campeonatos de Mira foram disputados os Campeonatos da Europa - Normal e Jovens.
No Campeonato da Europa, a França arrebatou o título ao marcar 3º, 4º e 12º na prova final. De destacar que o Pombo Ás desta competição foi inscrito pela equipa Joaquim Saraiva & Filhos que marcou nas quatro provas: 14º (Torres Novas - 115 Km), 62º (Raposa - 160 Km), 18º (Montemor - 200 Km) e 36º (Estádio Algarve - Loulé/Faro - 380 Km), respectivamente.
No que diz respeito ao Campeonato da Europa de Jovens...
1º, 12º e 14º na prova final permitiram à Áustria subir ao ponto mais alto do pódio. O Pombo Ás veio de Itália (Daria Sorean) e marcou... 288º, 753º, 102º e 52º na prova final.
2015 marcou o regresso de Joaquim Guedes à ribalta de Mira... o seu atleta nº 5030612 sagrou-se Pombo Ás do Grande Prémio FCI (2º na prova final).
Joaquim Guedes Campeão Pombo Ás Grande Prémio FCI
Entre os portugueses destacamos ainda...
* Nuno Guedes e Ezequiel Sousa (vencedores da semi-final do Grande Prémio FCI);
* Joaquim Saraiva & Filhos (Pombo Ás do Campeonato Europeu);
* Queijaria Cachopas (vencedor da Champions League).
Cachopas & Madeira, vencedores da Champions League
Logo pela manhã, o recinto dos pombais abriu-se ao público, permitindo assim que os visitantes pudessem ver mais ao pormenor as alterações efectuadas, as mais significativas das quais foi a construção de um avançado/voliére.
Domingos Passinhas (presidente ACD Évora), colocou um painel no local a anunciar a Exposição Nacional 2016.
Cartaz Exposição Nacional 2016 (Reguengos de Monsaraz)
O ponto alto deste período aconteceu no palco principal com a distribuição de prémios dos Campeonatos Nacionais e Maratona referentes à Campanha 2014.
Velocidade... 1º Joaquim Saraiva & Filhos (Constance), 2º Santa Bárbara Pigeons (Vilafranquense), 3º Pedro Luís José (Fusetense), 4º Casa Vicente (Areosense), 5º Sol Nascente (Montijo), 6º Dimas Guimarães & Filho (Matosinhos), 7º Manuel Augusto Sampaio (Amarante), 8º Vítor Picanço (Moncarapacho), 9º Morais, Filhos & Valentim (Camarate), 10º Aldomiro Madeira (Alturense)
Meio-Fundo... 1º Os Setas (Vilanovense), 2º Rui & Paulo Campos (par - Mealhada), 3º Sol Nascente (Montijo), 4º Morais, Filhos & Valentim (Camarate), 5º Rui & Paulo Rodrigues (LA Fanhais), 6º Rui & Paulo Campos (Mealhada), 7º Irmãos Felisberto (Cortegaça), 8º Rufino Neto & Joel (SJ Madeira), 9º Santa Bárbara Pigeons (Vilafranquense), 10º Sol Nascente Verde (Montijo)
Fundo... 1º Sol Nascente (Montijo), 2º Nuno Diogo Braga (Penafiel), 3º Joaquim Saraiva & Filhos (Constance), 4º Grade & Nascimento (Lagoense), 5º Adriano José Malveiro (Algueirão), José Carlos Miguéns (Rainha Santa Isabel), 7º Asas de Valverde (Estrela Alentejana), 8º Carlos Manuel Rodrigues (Cabeça Gorda), 9º Manuel João Garcia (Sacavém), 10º Os Asas (Castanheira)
Maratona 2014... 1º Natário & Natário (Meiaviense), 2º Jaime & Mário (Penha), 3º Os Ribeiros (Povoense), 4º Carlos António Pechorro (Aveiras), 5º Carlos Manuel Luís (Palmense), 6º Luís Romão & Maria (Bucelas), 7º Asas (Castanheira), 8º Manuel Mendes (Benavente), 9º Lugar d' Além (Caneças), 10º José Luís Jacinto (Riachos)
As horas iam passando e com elas aumentava a ansiedade. Os atletas estavam a demorar mais do que o previsto. Ouvia-se... "é do calor", "são demasiados quilómetros para a idade", "tão muito depenados para voarem 380 Km"...
E foi enqunato a maioria dos columbófilos estava a almoçar que um bando de três pombos sobrevoou os céus de Portomar... os heróis foram inscritos por Team Sylt 200 - Heun, Nicole Marchat e Joaquim Guedes (1º, 2º e 3º a serem constatados, respectivamente).
A festa terminou ao serão com o Jantar de Gala, durante o qual se procedeu à distribuição de prémios, cerimónia que decorreu na Quinta da Lagoa.
É um acto que serve sobretudo para de certa forma agradecer às delegações estrangeiras presentes, uma vez que se nota a ausência de columbófilos portugueses, nomeadamente das Associações, apenas vimos representantes de Braga, Évora e Faro. Entre estas sentimos desconforto ao não ser mencionada a sua presença aquando da distribuição de prémios, foi apenas referido o nome das federações estrangeiras.
Edição 2015 terminada, é chegada a altura de reflexão e delinear da edição 2016... o grande desafio é. sem dúvida, a recuperação de público que vem diminuindo ano após ano, a não presença dos presidentes das Associações, ou seus representantes, é bem demonstrativo do facto. A data da prova final será com certeza um outro assunto que deverá fazer parte dos temas a tratar.
Durante a manhã, foi possível visitar os pombais do Columbódromo
O Jantar de Gala realizou-se na Quinta da Lagoa
Pombos nacionais voam alto em Mira
cores nacionais estiveram em grande plano
Cachopas & Madeira, vencedores da Champions League
As cores nacionais estiveram em grande plano, entre 927 pombos de 21 países, nos Campeonatos Internacionais que tornaram Mira na capital europeia da columbofilia no passado sábado. Os maiores destaques foram para Joaquim Guedes, com o 2.º lugar no Grand Prix (a prova principal foi ganha por um pombo alemão da Team Sylt 2000) e para a Cachopas & Madeira, que arrasou na Champions League, com três pombos nos dez primeiros lugares (1.º, 4.º e 10.º). No Campeonato da Europa, Joaquim Saraiva & Filhos foi o melhor representante nacional (6.º) numa tabela liderada pelo representante da Bulgária.
"Esta equipa já existe há mais de 40 anos, sempre a apurar a nossa raça, e este ano conseguiu os melhores resultados de sempre", regozija-se Jorge Madeira, de 32 anos, que, com o sogro Joaquim Cachopas, formou a Cachopas & Madeira. "Participámos com três equipas, demos o nome do patrocinador – Queijaria Cachopas – e conseguimos mostrar que estamos ao nível dos melhores de lá de fora", adianta o columbófilo de Évora.
Com o triunfo na Champions League a equipa arrecadou um prémio de 2.600 euros que servirá para amortizar o investimento nos 450 pombos que possui. De resto, o destaque nos Campeonatos de Mira motivou a abordagem de muitos columbófilos nacionais e estrangeiros que já cobiçam os seus exemplares em leilões online (onde os valores por pombo podem chegar aos 500/600 euros).
O campeoníssimo Joaquim Guedes
Joaquim Guedes, de Oliveira de Azeméis, é um nome incontornável na columbofilia nacional e o 2.º lugar no Grand Prix de Portugal de 2015 só veio confirmar a qualidade dos seus pombos. "Nos últimos 15 anos só participo em provas de nível nacional e internacional, nomeadamente dérbis, e não me posso queixar. Já ganhei três carros e conquistei cinco 1.ºs prémios [três em Faro e dois em Mira]", afirma a Record o columbófilo de 70 anos, cuja cereja no topo do bolo foi o Grande Prémio de Mira de 2006, com cinco pombos nos… cinco primeiros lugares.
Atualmente dedicado à reprodução (com 75 casais), Joaquim Guedes explica o segredo dos seus campeões. "Costumo dizer que os pombos de origem portuguesa são pombos de combate e quando cruzados com pombos inteligentes, como são os da Holanda ou da Bélgica – o relevo desses países torna-os também muito rápidos – saem atletas fabulosos." Quanto à aposta nos dérbis (provas com um único local de chegada), Joaquim Guedes justifica: "As condições são as mesmas para todos."
Joaquim Guedes
Prova europeia volta em 2016
José Luís Jacinto sublinhou o mérito da organização da Federação Portuguesa de Columbofilia que repetirá no próximo ano a sede do Europeu (será a 12.ª edição nos últimos 14 anos) . "Os campeonatos de Mira são uma referência ao nível nacional e internacional", disse o presidente da FPC. O final da época desportiva de 2015 encerra hoje (26 de Setembro de 2015) com a Golden Race (500 km) em Monte Gordo, que oferece um prémio de 100 mil euros ao vencedor final.
CLASSIFICAÇÕES
Lista de Chegada
02082-857/15 - Campeão Derby Mira 2015 - Team Sylt 2000 - Heun (Alemanha)
Team Sylt 2000 - Heun - Campeões Derby Mira 2015 (Alemanha)
301-876/15 - Vice-Campeão - Nicole Marchart (Áustria)
5030612/15 - 3º Class. e Campeão Pombo Ás FCI - Joaquim Guedes (Portugal)
27058/15 - 4º Class. - Appaz Tozchala (Bulgária)
320-442/15 - 6º Class. - Franz Stockinger (Áustria)
04858-1228/15 - 7º Class. - W. A. Waldow & S. Thiel - Team Germany (Alemanha)
5308383/15 - 8º Class. - Portugal Super Flying Team (Portugal)
3015923/15 - 9º Class. - Emiel Denys & Zhu Zhin / B (Bélgica)
FCI Grand Prix de Portugal
Individual
1.º Team Sylt 2000 (Alemanha)
2.º Joaquim Guedes (Portugal)
3.º Appaz Tozchala (Bulgária)
4.º Balseiro & Costa (Portugal)
5.º W.A. Waldow & S. Thiel (Alemanha)
6.º Portugal Super Flying Team (Portugal)
Pombo Ás
1.º Joaquim Guedes (Portugal); 2.º Lutropical & Carvaho (Suíça); 3.º Queijaria Cachopas (Portugal)
5030612/15 - Campeão Pombo Ás FCI - Joaquim Guedes (Portugal)
15488/15 - Vice-Campeão Pombo Ás FCI - Lutropical & Carvalho (Suíça)
Equipas
1.ª Jansienes Pieter Krast (Portugal)
2.ª Cecília Guedes (Portugal)
3.ª Queijaria Cachopas (Portugal)
Champions League
Individual
1.º Queijaria Cachopas (Portugal)
2.º Van Put Joseph (Bélgica)
3.º Greg Team (Eslováquia)
4.º Queijaria Cachopas (Portugal)
5.º Os Barros (Portugal)
Campeonato da Europa
Individual
1.º Appaz Tozchala (Bulgária); 2.º Franz Stockinger (Áustria); 3.º René Leux (França); (…); 6.º Joaquim Saraiva & Filhos (Portugal)
Pombo Ás: 1.º Joaquim Saraiva & Filhos (Portugal)
5137008/15 - Campeão Pombo Ás Campeonato Europeu - Joaquim Saraiva & Filhos (Portugal)
Equipas (País)
1.º França; 2.º Eslováquia; 3.º Áustria; 4.º Suíça; 5º Portugal
Campeonato da Europa de Jovens
Individual
1.º Nicole Marchat (Áustria); 2.º Pierre Labadot (França); (…); 7.º Ricardo Taipina (Portugal)
Pombo Ás: 1.º Daria Sorean (Itália); 2.º Nicole Marchat (Áustria); 3.º Ricardo Taipina (Portugal)
5300708/15 - 3º Class. Pombo Ás Campeonato Europeu de Jovens - Ricardo Taipina (Portugal)
Equipas (País)
1.º Áustria; 2.º Itália; 3.º Alemanha; (…); 7.º Portugal
Nota: A classifificação "Pombo Ás" premeia o mais regular, somando treinos oficiais e competição final.