Calendário 2020 |
14/11/2019 |
Pensar em columbofilia é das coisas que mais gosto de fazer . Estamos num chamado período morto do nosso desporto e como tal propicio a podermos pensá-lo e neste caso, escrevendo nesta minha página.
Todos os que me conhecem sabem que eu defendo um calendário com 6 provas de leste, 6 de nordeste e 6 em território português.
No calendário que foi aprovado em Assembleia geral houve na minha opinião em comparação com outros anos melhorias significativas porque, se mantiveram os concursos de leste e houve para 2020 uma maioria de concursos de nordeste alguns já bem próximos da fronteira portuguesa ( Bejar e Canizal )
Nos últimos anos não nos temos dado muito bem em termos de soltas de leste e como tal reduziram ( Se foi isto estão de parabéns os seus mentores ).
Assim temos de leste Casas de D. Pedro e diversos concursos de fundo á volta de Valencia ( nacional ).
De nordeste são todos os outros concursos merecendo especial relevãncia três velocidades em Bejar e os meios fundos Canizal e Villamarciel ( linha de Valadolid).
Bejar é uma prova de velocidade que nos pode trazer problemas a nivel de solta porque fica num vale encaixado do lado oeste da serra da Candelaria ( esta serra fica a leste de Bejar). Tem do lado oeste a Serra de Gata mas já mais afastada mas, vai obrigar sempre os pombos a entrarem pelo território português ou Castelo Branco ou Portalegre. Há um afunilamento no local de solta e os pombos são obrigados a seguir este enfiamento. Esta prova fica a 80 km da fronteira portuguesa ....
O Canizal é em sequência do Bejar e está localizado num planalto sem qualquer problema que o afecte.
A nivel do fundo e devido a dar linha para Valencia temos vários concursos nesta linha e depois vamos para Nordeste. Temos na minha óptica um fundo pesado porque com o Qinto e o Soses é muito para a columbofilia que temos
Digo apenas que globalmente este calendário é mais consentâneo com o nosso distrito ficou apenas a faltar soltas em territorio português ......
|