Números preocupantes . . . |
09/06/2019 |
A campanha aproxima-se do fim . Para muitos já foram ficando pelo caminho e, sentem na pele a dureza de uma ou duas provas mas, principalmente eu até posso dizer a dureza de toda a campanha.
Aos dirigentes é agora a época propícia para analisar como tudo decorreu ( aspectos positivos e negativos) e verificarem o que podem e devem alterar para anos futuros . Todas as Associações tem de fazer esta análise porque só e apenas se limitarem a realizar uma campanha é muito pouco como dirigentes. É preciso pensar e acima de tudo programar tendo por base a realidade do nosso distrito e planificar para a grande maioria dos columbófilos e não só e apenas para uma meia duzia.
Quer queiramos ou não se analisarmos o número de pombos enviados estamos a caminhar ,não digo par um abismo mas, para algum precipicio donde será dificilimo de sair. Sabia que estávamos mal em termos de participação efectiva de pombos enviados mas, não me parecia que a situação fosse esta.
Repare-se:
- Em Velocidade enviámos na primeira prova 10433 pombos . No quarto concurso de velocidade já só mandámos 8381 ou seja uma diferença de 2.052 o equivalente a quase 20% de pombos a menos.
- Em Meio Fundo o caso é muito pior. Na primeira prova enviámos 8.162 e na quinta prova ( vilamarciel ) 4.716. Há aqui uma diferença de 3.446 pombos enviados a menos o que corresponde a uma diminuição de 42% nos pombos enviados .
- No Fundo o cenário é catastrófico . Na primeira prova mandámos 3.198 pombos e na prova de Soses só já enviámos 1.330 pombos . Isto significa uma diminuição de 1.868 pombos o equivalente a 58% de pombos a menos.
Salta já á vista de quem quer ver que grande parte dos columbófilos já não manda pombos a fundo e a meio fundo muitos não conseguem enviar 25 pombos.
Isto significa que o calendário não está a ser feito para a grande maioria de columbófilos do distrito. Mandar 58% de pombos a menos deveria deixar-nos todos a repensar nestes numeros e se todos que temos responsabilidades ( Associação e Assembleia Geral ) estamos a fazer o trabalho de planificação bem feito?
Sei perfeitamente que as inscrições acontecem em Dezembro e assim vamos equilibrando as contas . Mas é preciso cuidado porque um ano e outro em que um columbófilo deixa de mandar pombos ele de futuro vai retrair-se e nalguns casos vira costas a isto.
Tudo isto é extremamente negativo em termos desportivos e poderemos de futuro ter problemas a nivel financeiro além de que não conseguimos fazer uma campanha para a maioria dos nossos associados.
Analisem estes números e repensem um pouco neles . Até os que não gostem que eu escreva se os lerem ficam preocupados.
|