A linha vermelha |
09/05/2019 |
A Peninsula Iberica , tem leis que nós humanos não conseguimos superar. Podemos entender esses fenomenos mas não alterá-los.
Vem isto a propósito das temperaturas que estive agora mesmo a ver para Évora no domingo dia da prova de Santa Cruz De Zarza. É um meio fundo na casa dos 400 Kms e mesmo nesta distância poderemos ter problemas .
lembro perfeitamente as palavras que o Dr.Ryon publicou no Mundo Columbófilo acerca da realização de soltas na Holanda. Quando as temperaturas atingiam valores superiores a 20º / 25º estava traçada uma linha vermelha que dificilmente os pombos conseguiam superar e as soltas não se realizavam.
Não sei o que vai dar esta solta , sei apenas que as temperaturas que estão a dar hoje para domingo e para Évora são as seguintes :
7 hoaras 19º
10 horas 26º
12 horas 32º
Penso que vamos ter a nosso favor o vento mas, é preciso cuidado porque logo de mamnhã os 19/20º são dificeis de suportar, a voar, pelos pombos . Não sei a percentagem de humidade mas deve ser reduzida o que nos vem criar problemas acrescidos .
Tudo isto está relacionado com o tal aquecimento global os fenomenos acontecem em extremismos . Hoje temos máximas de 18º e domingo temos maximas de 36 graus
Era preferível a prova ser passada para o sábado se as entidades competentes dessem essa autorização e lhe fosse solicitado
A linha vermelha está desde as 7 horas da manhã já a ser ultrapassada.
Hoje dia 9/05 as previsões meteorológicas mantên-se e como tal esperamos em Évora por um santo protector. . .
Soube há pouco que Setubal e Santarém tinham antecipado as suas soltas em território espanhol para sabado o que é demonstrativo de coerência, gestão no tempo e principalmente defesa dos pombos . Estão de parabéns os dois distritos e os seus dirigentes
Évora tudo se manten-se na paz de Deus . A solta é domingo e como tal será domingo.....
Eu pensava que a desculpa desta vez, era que não podiam antecipar porque não tinham autorização mas se Santarém e Setubal têm, Évora se o tem pedido tanbém seria comtemplado .
A desculpa que ouvi no Valencia I ( de triste memória ) era que não tinham alterado o local de solta porque no ano passado uma colectividade tinha posto uma ação en tribunal por causa de uma alteração na solta. Isto é uma desculpa de "tretas" porque o que aconteceu em valencia foi má gestão, indecisão, não coordenação, não ouvir os meteorologistas, e acima de tudo teve com consequencia a morte de centenas de pombos. Repare-se que entre os dois Valencias mandámos a menos no distrito cerca de 600 pombos o que significou 22% a menos. Eu sei que estão pagos mas todo este conjunto de pressupostos leva a afastamento de columbófilos e desinteresse.
Ficamos á espera que um santo protector " vento de leste" nos deia uma ajuda e tudo se resolva a bem com Deus e com o Diabo. Só espero que o sta cruz de Zarza não deia em Oropesa porque isto é completamente ilegal. ( o que até nem devia de ser em situações extremas mas é outro assunto ....)
|