A responsabilização em Columbofilia |
25/04/2019 |
Estamos num desporto onde tudo o que nos rodeia vive dum amadorismo que cada vez mais não se insere ou engloba numa sociedade em que vivemos . Quer queiramos ou não, hoje com os custos enormes que tem a manutenção dos pombos tudo se tornou em profissionalização .
Vem isto a propósio da solta ( desastrosa) de Valencia del Cid...onde os orgãos que a nivel estatutário deveriam zelar pelos pombos o não fizeram.
Os estatutos são bem claros no seu artigo 3 alinea a).
Diz no artigo 3º" Que a Associação dirige e representa a columbofilia na sua área de referência , conpetindo-lhe designadamenrte :
a) zelar pelo cumprimento das leis´protectoras dos pombos correios.
Isto é o que diz nos estatutos e parece-me que neste caso de Valencia nada disto foi feito por quem de direito, ou seja por quem devia defender os pombos
È certo que depois o articulado referente ao Conselho Desportivo a quem cabem estas tarefas é vago , inocuo e nada refere sobre o assunto o que deixa este orgão em maus lençois porque não tem substracto de defesa
Tão simples como a água quando um columbófilo se saturar de perder pombos deste modo e, neste contexto, pode recorrer aos tribunais e procer judicialmente contra a Associação tanto a nível civil como criminalmente . Basta apenas querer gastar algum dinheiro e coloca toda a Associação em maus terrenos e tendo direito a uma reserção do valor dos pombos perdidos.
Eu disse neste contexto : solta com péssimas condições meteorológicas , alteração do local da solta de Associações( que estavam no mesmo local ) que entenderam que o tempo não era o adequado e depois uma chegado para a maioria das colectividades do distrito a dar até ao 3º dia de constatação. A isto se chama matar pombos
Tudo isto foi uma barbaridade que a lei de proteção dos animais no seu articulado pode vir a criar -nos problemas de futuro.
O ano passado ouvi referências a um processso em tribunal pelo alteração duma solta. Não sei no que deu mas, juridicamente não tinha pernas para andar porque, a associação tem poderes para poder alterar qualquer solta invocando sempre a defesa dos pombos.
Desastre como estes é que poderão a nivel de futuro e basta um columbófilo querer gastar uns euros e põe a Associação em maus lençõis . Fazer soltas destas e ficar inpune é que não pode ser. Há aqui matéria de facto para o columbófilo em questão ( neste contexto ) ser indemenizado em tribunal.
Outro consequência de não responsabilização diz respeito aos columbófilos na sua globalidade que estão agora sem pombos, deixarem de os pagar as respectivas colectividades e estas á Associação.
Penso que se está a brincar com umas centenas de pessoas. Até porque me parece que com o número de pombos que estamos a voar no fundo ( cerca de 2000 ´) é um patamar perigoso pois o fundo deixa de dar lucro....
Por outro lado um pedido de desculpas ficava bem mas, nem isso aconteceu..... ( é certo que não se podem estar a fazer asneiras e depois pedir desculpas)
Não peço nem falo em demissões porque pertenci á lista derrotada ( o que para min foi a sorte grande) mas com soltas deste tipo a opinião moral dos responsaveis poderia levá-los a essa situação . Porque como eu digo Nunca há culpados de nada....
|