Orgulhosamente sós. . . .( II e III parte ) |
04/04/2019 |
Li há pouco a anulação do concurso de sábado de diversas Associações e a programação já para a sua realização no domingo.
As Associações que me chamaram a atenção foram Santarém com solta em La Gineta, Beja com solta em Requena , Portalegre com solta em Cheste e, Setubal com solta em motilla del Palancar. Estas soltas estão todas próximas do local onde a Associação de Évora vai soltar ( Requena). Por outro lado quase todas as associações alteraram as suas soltas de sábado para domingo.
Por isso digo " daqui não saímos nem ninguém nos tira " . para mais então não ha soltas de outros distritos a criarem arrastamentos de pombos.... Orgulhosamente sós....
Admirei-me , melhor nem me cheguei a admirar, ao não ver noticia nenhuma de Évora . È natural que haja outras previsões do estado do tempo, talvez mais completas e com melhores informações .
Ainda mais gritante quando Beja vem alterar o mesmo local de solta, onde o distrito de Évora vai soltar.
São concerteza posturas para defesa dos pombos e dos columbófilos ....
As previsões para sabado estão á vista de todos e, não tem qulquer coisa a ver com domingo, onde o tempo está muito melhor em todo o percurso
Cito :
Previsão do Freemeteo : chuva durante todo o dia para o território português . Ventos fortes de oeste ( 10 a 30 Km por hora) .
- em Requena á partida o vento pode atingir rajadas de 40 kms por hora e na área de Ciudade Real está com esta velocidade todo o dia.
Previsão do meteorologista da Federação : - vento com rajadas de cerca de 40 km/h e durante todo o percurso o vento terá velocidades de 30/40 km /h
- chuva durante a parte final da prova. Não pode ser só na parte final porque o tempo para Trujillo está toda a manhã a chover....( O meteorologista tentou adoçar um pouco a previsão )
Previsão do El tiempo - chuva para todo o território de Espanha e ventos fortes a muito fortes na área a percorrer pelos pombos.
Não me pronuncio sobre o meu ponto de vista porque quem me conhece sabe qual a minha opinião .Por outro lado estas decisões são sempre dificeis para os menbros directivos e não quero aqui fazer qualquer comentário á minha Associação.
Dou já os parabéns ás Associações ( quase todas) que estão a defender os seus pombos e tentar solucionar a realização da prova com melhores condições meteorológicas .
Sempre tenho dito que há várias maneiras de defender os pombos, basta pensarmos e estarmos, em que ângulo de análise estivermos ou nos puserem......
Dia 4 - quinta feira
Èvora continua a resistir . Já é a unica Associação que tinha prova de fundo na área de Requena que não alterou nada.
Tudo se encaminha para realizarmos hoje o encestamento e soltarmos no sábado em Requena.
Talvez os seus dirigentes tenham outras informações meteorológicas que outras Associações não possuem .
Por outro lado Évora sempre foi temerária na realização de soltas e este é um fundo pequeno principalmente para as colectividades que estão na entrada do distrito . Para os outros ,localizados mais longe tudo é diferente.
Se não for assim tudo isto é de enorme irresponsabilidade ou, o que na minha opinião é ainda pior, estão os interesses pessoais a sobrepôr-se aos do colectivo.
Vi há pouco as previsões para domingo e nos diversos sites elas são iguais a sábado. Apenas na previsão da federação as condições estão melhores ( Tenho dificuldade em entender este facilitismo da previsão da federação que ontem aparecia para domingo....) . Isto não é a confirmado em mais nenhum site de meteorologia
Tanto sábado como domingo apresentam extrema dificuldade para a chegada dos pombos , com chuva durante todo o percurso, aliado a ventos de 30/40 km/h. Assim venha o diabo e escolha.
Sábado ou domingo, em nenhum destes dias há condições para soltar pombos e fazerem quase 600 km.
Dia 4 à tarde :
Recebi nestes minutos uma comunicação da Associação de Évora com a decisão do adiamento da prova. Foi na minha opinião e, tal como já tinha escrito de manhã, a melhor decisão e como tal , seria injusto se não deixasse aqui registado, os parabens aos corpos directivos deste distrito.
Foi positivo para os columbófilos, e acima de tudo foi a defesa dos pombos e da própria campanha.
Foi a mais acertada das decisões . Um bem haja !
|