Razão antes do tempo |
18/07/2018 |
Razão antes do tempo
A ética em Columbofilia …
José F. Coxo- Évora
Vem tudo isto a propósito do articulado que o meu amigo, Eng. Inocêncio Mendes nos brindou com enorme sagacidade, clarividência e com ideias precisas ( o que não é apanágio nos nossos dirigentes ) no último número do Mundo Columbófilo.
Sem saber que a Federação ia subscrever o código de ética no desporto publiquei na minha página pessoal da Columbofilia Net, no dia 12 de Agosto de 2017, um pequeno texto em que abordava a ética em Columbofilia e alertava para o que vinha sentindo ou seja, por outras palavras que caminhávamos para uma prática desportiva onde tudo valia e, onde tudo ultrapassava os valores éticos que devem prevalecer sempre na columbofilia tal, como em todos os desportos.
Isto que eu já sentia acabou meses mais tarde por se verificar num caso bem real mas, que não volto nem terei qualquer gosto em reanalisar de novo.
Ainda bem que as entidade federativas subscreveram esses normativos mas tenho pena que só e, pasme-se venham a ser aplicados entre 2018 a 2021….
Isto pressupõe além do que o Engenheiro já abordou, um revirar nas páginas em que a Federação desligou de matérias onde tem e terá objectivamente de decidir. Regulamentos, estatutos, matérias de âmbito disciplinar ou jurisdicional têm de voltar a quem de direito e, neste caso à decisão dos órgãos federativos. Não podemos nem devemos com a desculpa de se está mal, recorre para os tribunais e, lavamos as mãos como Pilatos…
Tenho enormes reservas à aplicação em toda a estrutura columbófila desde a Federação , passando pelas associações até às colectividades que algo seja aplicado mas…
A columbofilia que praticamos está neste momento, numa fase em que predomina a falta de ética em diversos patamares da nossa prática. É certo que a sociedade envolvente, perdeu também esses valores de ética e, como tal vamos todos encolhendo os ombros e esperando que algo venha a melhorar aquilo, que temos de ser nós próprios a realizar.
Limito-me apenas agora a copiar publicando o que escrevi quase há um ano e tendo na minha óptica razão antes do tempo…
O publicado foi apenas o seguinte :
“Tal como em todas as modalidades desportivas há sempre um conjunto de regulamentos, normativos, estatutos , normalmente muito bem redigidos e os quais devem servir para serem aplicados de modo a não transformar este ou outro qualquer desporto, em algo anárquico.
Isto é um princípio básico!
Mas, todos sabemos que o conviver em sociedade, o praticar um desporto onde impera o colectivo deve ter outros parâmetros que embora não estejam nem, podem estar regulamentados ,são sem dúvida essenciais para o agregar dos seus praticantes . A Ética é quanto a mim essencial em qualquer desporto e, define muito do modo como as pessoas se pautam em termos colectivos.
Pesquisando no dicionário , Ética significa : " o dominio da filosofia que procura determinar a finalidade da vida humana e os meios de a alcançar; ciência que tem por objecto o juízo de apreciação com vista á distinção entre o bem e o mal; a moral. Dos gregos era a ciência dos costumes.....
Já aqui estamos a ver que a ética é algo de "transcendental " e depende sempre da capacidade que cada um tem e, das vivências que o mesmo adquiriu. que podem ter repercussões no modo como interage no grupo colectividade, para estar bem com os seus colegas praticantes e, acima de tudo, estar bem consigo próprio.
Normalmente costumo dizer que perder ou ganhar é igual em columbofilia. Para haver vencedores tem de existir vencidos e vice-versa. É certo e, também sempre o disse neste meu percurso columbófilo, perdi muito mais vezes do que ganhei.
Mas estas duas posturas, ganhar e perder, tem encaixes diferentes consoante as sensibilidades de cada um. Entendo que é fácil saber ganhar mas, já é muito mais difícil saber perder.
Quando se ganha além das posturas regulamentares deveremos ter subjacentes no nosso subconsciente a ética. Normalmente os vencedores são pessoas simples, que tem os melhores pombos, as melhores prestações etc. Este grupo de columbófilos têm na sua base um elevado conceito de educação, de espírito aberto e franco, dedicados aos seus pombos, pessoas simples, que lutam diariamente consigo próprios e nunca contra quem quer que seja,e acima de tudo respeitadores dos seus adversários . Mas , as vitórias não os transformam em meros "detractores" dos que perderam . Quando isto acontece ( e ás vezes sucede) é sinal de que só sabem ganhar e como tal tem muitas dificuldades em perder ou aceitar as derrotas.
Foram apenas e só meras palavras que podem ou não ser integradas nas posturas que vamos tendo neste desporto.... “
Entendo que o exemplo como, sempre, têm de vir das entidades que dirigem este desporto . Eles são sempre um exemplo a seguir no seu modo de estar e, pensar por todos os intervenientes na columbofilia. Assinar um documento só por assinar apenas nos vem mais uma vez descredibilizar. Vamos esperar para vermos….
( publicado no jornal Mundo Colxumbófilo de 13 de Julho de 2018 )
|