linhas vermelhas |
10/06/2021 |
Estamos para realizar no domingo a ultima prova de meio fundo com o concurso de St cruz de Zarza que ronda para a parte central do distrito cerca de 450 km.
As previsões meteorológicas apontam para temperaturas minimas na casa dos 20 º e máximas a rondar os 32/ 34 º.
Todos estão recordados de um trabalho que o Dr. Marc Ryon publicou no Mundo columbófilo há 3/ 4 anos sobre ums experiencia passada na holanda sobre as soltas de pombos com elevados niveis de temperatura .
Este fim de semana estamos em todo o percurso com as linhas vermelhas dessa publicação do DR Ryon as minimas estão altas e as máximas podem atingir valores que são deveras significativos o que podem causar dissabores na chegadas dos pombos .
A prova já tem um coeficiente de dificuldade devido á distancia a percorrer torna-se ainda mais dificil com estes valores de temperatura.
Não seria a altura propria para reduzir a quilometragem ?
A peninsula torna-se nestas condições um braseiro e este facto é mais marcante quanto mais os pombos voam . Nesta situação as áreas mais centrasi ou a norte maior corficiente de dificuldade terão de enfrentar.
No caminho para Zarza passamos por Toledo o que dá na mesma meio fundo e podia resolver ou atenuar estes efeitos da temperatura . Já nos chegam as dificuldades que a campanha tem apresentado e como tal seria conveniente atenuar estes efeitos adversos.
É apenas uma opinião no sentido da defesa dos pombos e dos columbófilos . Urge reduzir as distancias para que as temperaturas possam ter menor efeito . Se o não fizermos sujeitamo-nos a ter perdas significativas dos pombos .
|