Confinamento / proibição |
19/01/2021 |
Estamos a aproximarmo-nos da época de inicio dos denominados treinos Associativos . Por outras palavras se forçarmos um pouco ínicio da próxima campanha.
O Covid está a afectar toda a situação sanitária neste país e por muito boa vontade que possamos ter afecta tambem a columbofilia. Portugal regista cerca de dez mil casos diários de contágio , cerca de 160 mortes e hospitais sem capacidade de resposta para atendimento de todos os que ali se dirigem para ser tratados .
Ontem mais uma vez o primeiro ministro veio aos orgãos de comunicação alertar para esta situação e limitar com mais algumas medidas a circulação de pessoas.
Há dias a Federação entendeu dizer que não sabia ler o Decreto aprovado em conselho de minstros e que o mesmo era vago no que diz respeito ao nosso desporto. O mesmo era confinador das pessoas ao seu domicilio. Foi um modo da Federação ganhar tempo e tentar enviar-nos areia para os olhos poque se era um decreto de âmbito geral nunca poderia referir-se ao particular neste caso á columbofilia.
Com a declaração de ontem penso que ficámos um pouco mais condicionados. A proibição de circulação entre concelhos ao fim de semena ficou expressamente proibida.
Neste cenário a recolha de pombos torna-se impraticável e não autorizada.
Tenho hoje por pensamento o pessimismo e não vejo que consigamos qualquer autorização para iniciarmos qualquer campanha.
A federação tem pouco peso institucional e o governo numa situação pandémica desta não vai contemporizar com excepções . Resta-nos esperar que este confinamento demore 4 a 6 semanas e depois possamos iniciar alguma campanha. Tenho imensas duvidas que vamos conseguir algo,numa situação como a que estamos a viver e esta não se altera de um dia para o outro.
É altura das Associações começarem a pensar em planos B para a campanha pois o que estava programado vai ficar apenas no papel e como boas intenções. É certo que sem uma definição final deste confinamento não vale a pena planificar absolutamente nada.
Não culpo as Associações e a Federação por não termos autorização para soltar pombos porque estes organismos não tem poder para reverter todo o cenário em que estamos e não acredito numa situação de excepção para a Columbofilia. Resta-nos, com pessimismo esperar por dias melhores.Será mais um ano de descontentamento e desmoralização dos columbófilos o que leva sem qualquer duvida a mais abandonos desta prática
|