2017 é mais um ano de ouro para o Bernardo F. Sousa. Na verdade, trata-se de um columbófilo de élite com uma linha de pombos fantástica. Com a cadência de bons resultados ao longo de mais de uma década, até parece fácil ganhar, mas os bons resultados, como uma boa parte dos columbófilos sabem, exigem muita dedicação durante todo o ano. No seu caso, conta com a ajuda preciosa do seu pai Albino, mas a idade avançada do seu pai começa a dificultar a realização das tarefas diárias que a condução de uma colónia exige, mas mesmo assim isso não tem sido problema!

1. A festejar a conquista de mais um título... ou melhor, uma época recheada de títulos!

2. Analisando um dos seus cracks...
A competir em 2017 em 2 coletividades de relevo do distrito do Porto (G. C.Gondomar e S. C. Leverense) com a equipa principal, e apesar da forte concorrência, os objetivos foram atingidos.
Na minha opinião, o Grupo Columbófilo de Gondomar, é das colectividades mais competitivas do Distrito do Porto, e provavelmente das mais competitivas do país.
Na realidade, o Bernardo, depois de optar há dois anos por competir só com fêmeas, "sacrificando" machos com muita qualidade, e diria que até um pouco os resultados desportivos, conseguiu em dois anos preparar uma equipa de jovens fêmeas, é certo acompanhadas por algumas "pérolas" mais "velhas" que deram consistência à equipa, capazes não só de atacar as provas de velocidade e meio fundo mas também as provas de fundo e, tudo somado, o resultado foi a conquista do campeonato Geral e Meio Fundo não só no G. C. de Gondomar, mas também na S. C. Leverense (Geral, Velocidade, Meio Fundo e Fundo) e, da Zona 2 da A.C.D. Porto (Geral e Meio Fundo).
Sucintamente apresentamos os resultados da época desportiva de 2017:
Grupo Columbófilo de Gondomar:
- CAMPEÃO GERAL,
- CAMPEÃO DE MEIO FUNDO,
- 5º CLASSIFICADO VELOCIDADE e,
- 4º CLASSIFICADO FUNDO. Saliento que ficou em 14º classificado de fundo no distrito (total), em mais de 1000 concorrentes (1152).
Soc. Columbófila Leverense, que mantém também uma boa dezena de columbofilos de Topo no distrito do Porto, (de salientar que o pombo campeão distrital de fundo é de um amador desta coletividade):
- CAMPEÃO GERAL,
- CAMPEÃO DE MEIO FUNDO,
- CAMPEÃO DE VELOCIDADE e,
- CAMPEÃO DE FUNDO