QUEM CONSEGUE CONTROLAR O QUÊ? |
08/05/2013 |
Este fim-de-semana, independentemente do tempo que se irá sentir ou da hora provável que os distritos soltem, vamos assistir a uma prova para pombos-correios de corrida porque mesmo não havendo dificuldades meteorológicas os nossos pombos terão que se desenrascar nos cruzamentos. Se os coordenadores não falarem uns com os outros então vair ser mesmo um "espectáculo".
Todos os distritos elaboraram os seus calendários desportivos e todos foram aprovados por quem de direito com a "sapiência" a que já nos habituaram: Solta-se no dia que nos compete pelo "tal" acordo com a Real Federação Espanhola e a FPC. A nossa salvação e dos nossos pombos é que se prevê um fim-de-semana sem problemas meteorológicos, coisa que não se podia antever à data da aprovação dos ditos calendários por parte do órgão desportivo da FPC. Agora imagine-se que o tempo estava "complicado". Reparem que todos os pombos se vão encontrar com sentidos de deslocamento diferentes. Andamos nós preocupados em cada distrito com os arrastamentos de blocos, zonas etc. que se distanciam menos de 50 Km uns dos outros quando no dia 11 de Maio de 2013 essas mesmas distancias serão superiores a 700Km. É obra! Especial atenção à região de Albacete com 5 distritos a soltar na mesma área cuja distância entre eles é superior a 250 Km. Quem autoriza e compactua com tudo isto tem de saber mesmo muito de soltas de pombos. São na sua essência uns "homo sapiens" na matéria, teólogos da columbofilia que passam as madrugadas a dormir sem se aperceberem de nada. Sem se preocuparem rigorosamente com nada.
O pombo tem uma tendência inata para voar em bando, como é do conhecimento comum, pelo que em situações de desgaste tornam-se seguidores, podendo mesmo sair da rota e ter arrastamentos de centenas de quilómetros em situações em que o voo se complique e que haja cruzamentos como os autorizados para 11 de Maio de 2013.
Perguntarão alguns? E soluções para que esta situação não se repita e de modo a não prejudicar os vários distritos envolvidos? A esses responderei. Estudos e Coordenação nos calendários. Pelo que entendo o País ainda não se tornou numa “república das bananas”. Haja quem mande, saiba mandar, e quem obedeça a bem do pombo e da columbofilia.
Boas chegadas e que o tempo e Deus nos ajude.
|