ArtigosVisitas: Contador de Visitas 
A História da Família Koopman 09-11-2011

A História da Família Koopman

 

Mais de 80 anos de sucesso na columbofilia!

Tudo começou em 1927, na pequena vila de Nieuw Amsterdam. Cornelis Koopman, o pai de Gerard Koopman, hoje com uns incríveis 93 anos de idade e 80 de columbófilo, tem um gosto tremendo por animais e gostava de ir ver os pombos de um vizinho em Dommerschanal, o Sr. Lugers, que um dia lhe ofereceu 2 pombos. Embora não gostasse muito da ideia, o seu pai, construiu-lhe um pequeno pombal. Com cerca de 6 meses, levou esses 2 pombos na sua bicicleta até Zuidbarge, a cerca de 8km do pombal. Regressaram ao fim de 2 dias e até lá, o pequeno Cornelis, com 12 anos de idade chorou de desapontamento. Porém, o regresso dos 2 heróis, gravou definitivamente no seu coração o amor pelo nosso nobre desporto.

Cornelis foi um bom columbófilo com pombos do Sr. Bos de Nieuw Amsterdam, mas ele queria mais e como tal, em 1934, adquiriu 2 machos pretos ao Sr. Pabon de Coevorden, pela quantia exurbitante de 10 guilders, o que o levou a ser considerado “maluco” pelo habitantes locais. Contudo, estas novas aquisições form um golpe certeiro e os seus descendentes foram extraordinários.

Em 1940, os Alemães invadiram a Holanda e a columbofilia foi reduzida a um nível muito baixo e todos os pombos-correio deveriam ser eliminados. Cornelis ainda tentou esconder 4, mas os seus pais acharam muito arriscado e estes 4 pombos acabaram também por ser eliminados.

Em 1945, Cornelis casou-se com Jansje Keen e desse casamento resultaram 4 filhos, entre os quais, o mais novo, Gerard Koopman.

Foram viver para Zijtak Ooostzijde, o local onde ainda hoje habitam. Naturalmente, novos pombos-correio tinham que chegar…

Cornelis pegou na sua bicicleta e foi a Coevorden, aos irmãos Gossen e comprou um casal de pombos por 60 guilders. Ao mesmo tempo, foi fundado um novo clube em Nieuw Amsterdam, com 15 membros e Cornelis assumiu uma posição central a anotar as horas de chegada dos pombos, mas na prática era a sua mulher que se sentava na mesa e ela própria anotava as horas, trazidas pelos columbófilos juntamente com as famosas anilhas de borracha. Mais tarde, eles compraram um relógio comprovador. Rapidamente, Cornelis se tornou um grande columbófilo a nivel local e regional.

Em 1965, Cornelis fundou uma empresa ligada a produtos agrários, e devido ao rápido crescimento, tornou-se o importador principal dos produtos Mariman na Holanda. O contacto com esta empresa abriu horizontes a Cornelis sobre o modo como a columbofilia era vivida noutros países, nomeadamente Bélgica. Também o contacto com Stan Raeymakers, o fez olhar de forma diferente para o desporto columbófilo. Na altura a Mariman oferecia bonus com a compra de produtos que se traduziam em pontos que podiam ser trocados por pombos de qualidade extra da estação de criação Mariman.

Através do seu filho Jaap, que se juntou à empresa, travou conhecimento com o Sr. Annema de Friesland, que possuía uma colónia exclusiva de pombos Janssen de Arendonk. Esta introdução revelou um verdadeiro aumento nos seus resultados e ninguém o conseguia parar, nem em grandes competições. A mistura destas duas linhas de pombos (Mariman e Janssen), produziram o KNEET e o VOORUIT. O KNEET ganhou 4 x 1º em grande competição e o VOORUIT foi o 1º Pombo-Ás WHZB em 1981.

O nível de resultados continuou em ascenção culminando com o título em Zwaagwesteinde, onde literalmente ganharam todos os prémios que havia para serem ganhos.

 

O início de Gerard!

Gerard, o mais novo da família, gostava de pombos, mas o seu amor pelo futebol manteve-o afastado. Contudo uma lesão afastou-o dos campos de futebol e Gerard decidiu então fazer uma declaração ao seu pai. Um dia, chegou perto dele e disse-lhe: “Quero competir em columbofilia contigo!” Com 13 machos viúvos selecionados pelo seu pai, ele iniciou-se na columbofilia no seu pequeno pombal. Todas as semanas ele apostava 2,5 EUR com o seu irmão Jaap, também columbófilo, e sempre disse ao seu irmão: “Podes-me dar já o dinheiro porque eu vou ganhar hoje!”

O Gerard era ambicioso e inspirado por Koos Tjeerdsma de Almelo, ele e o seu pai foram visitar o Mestre Louis van Loon de Poppel, que se tornou o tutor e melhor amigo de Gerard, e que lhe transmitiu valiosos conselhos, além dos extraordinários pombos lá adquiridos.

Um ano mais tarde, foram a Arendonk, aos irmão Janssen, onde foram igualmente tratados de uma forma exemplar. Juntamente com um macho do Sr. J.H.Ameln de Nieuw Dordrecht, os Van Loon e Janssen são a base dos pombos atuais da linha Koopman, bastando pensar nos cracks como o DE ZITTER, DE ERIC, DE BEATRIXDOFFER e muitos outros.

 

 

Uma linha formada por Cracks!

Foi a GOUDEN DUIFJE B81-6116734, que implementou os seus genes nesta linha, como nenhuma outra. Esta original Janssen era proveniente de um dos melhores casais de sempre dos irmão Janssen. O seu pai era o LATE BLAUWE UIT GEELOGER (do OUDE GEELOGER x GOED BLAUW SCHOON DUIVIN e a sua mãe a GOED DUIFJE van 72 que era filha do JONGE MERCKX x mão do “019”. Dos muitos pombos adquiridos em Arendonk, esta era a cerja no topo do bolo. Extremamente bom para cruzar com os pombos Janssen eram os pombos de Louis van Loon. Devido à grande amizade, Gerard conseguiu obter o melhor dos seus pombos e mais importante todos os seus conhecimentos sobre o pombo-correio.

Nos anos 70, em Nieuw Dordrecht, uma cidade vizinha de Niewu Amsterdam, um homem chamado Herman Ameln, obteve resultados de outro mundo, principalmente atrave´s da sua estrela o “48” NL78-1342748, que era praticamente imbatível. Quando ouviram que o Sr. Herman teria que desistir da columbofilia, tentaram de imediato, comprar este campeão. Diz Gerard “Quando fui buscar o pombo, vi que o Herman tinha lágrimas nos olhos e quando me entregou o pombo para as mãos, o seu braço ficou com pele de galinha. Não sabia porque é que ele tinha desistido, mas vi que tinha sido uma decisão muito dura para ele!”

O “48” tinha 75% de sangue Janssen. O seu pai era fruto de um cruzamento Janssen x Delbar e a mãe descendente das linhas KANON de Wout Smeulders. Este “48” foi um excelente voador, mas na reprodução mostrou ainda mais a sua classe! Ele desenvolveu-se como sendo um dos principais reprodutores da colónia Koopman!

Ep Poelman, dono do pombo BLACK POWER NL93-1767197, um crack fruto de um cruzamento Janssen x Meulemans e com resultados perto do impossível, decidiu vender toda a sua colónia. Gerard comprou este pombo e a sua irmã BLACK POWER LADY NL92-2048193, que fez quase tanto como o seu irmão, em competição. O BLACK POWER tornou-se anos mais tarde o pai do AMORÉ!

Também a Marijke Vink, a senhora que ficou mundialmente famosa, especialmente a través de descendentes do KLEINE DIRK, alguns pombos da própria linha foram adquiridos. Especialmente alguns pombos descendentes do super-casal TIPS (neto do KLEINE DIRK) x GESCHELPT KANNIBAALTJE (neta de KANNIBAAL, van Dyck).

Até 1997, Cornelis e Gerard Koopman formaram uma equipa quase imbatível. Os seus pombos foram instalados num pombal com 15 metros e os pombos vinham para o pombal tão rápido que mal tinham tempo para tirar as anilhas de borracha. Em 1997, a equipa foi realojada nos pombais de Ermerveen e a carreira ativa de Cornelis terminou. Os reprodutores continuaram em Nieuw Amsterdam os primeiros anos, pois Cornelis poedria estar velho mas não acabado! Ainda hoje, com 93 anos de idade, Cornelis tem alguns casais de pombos que trata com muito amor e dedicação. E quando há alguma provas Nacionais importantes, Cornelis e Jansje, ainda vêm assistir à chegada dos pombos.

 

 

 

A Era Cornelis / Gerard!

Quando o Gerard decidiu deixar o futebol e formar equipa com o seu pai, até as mais altas expetativas foram ultrapassadas. As performances e progresso atingiram niveis inacreditáveis e assustadores….mas o Gerard queria mais!

Nessa altura o Gerard não se importava se tinha que ir de bicicleta até Poppel para visitar o seu mestre e voltar, ele sabia que para chegar ao topo tinha que aprender muito e com os melhores, para poder ele próprio ser o melhor de todos. Algo que fez com que ele fosse um grande campeão foi o seu “olho” para os grandes pombos, ele não precisa de comprar grandes rodadas de borrachos, conhece a qualidade diretamente.

Quando Cornelis e Gerard visitaram Louis van Loon de Poppel ou os famosos irmãos Janssens de Arendonk era sempre o mais novo a escolher os pombos e a sua “mão” parecia mais sortuda que a as outras.

 

Três casais excepcionais:

Hoje em dia, quando se fala de pombos Koopman, falamos de uma linha própria de pombos e não mais das suas origens Janssen ou Van Loon. Os pombos Koopman, são pombos com um grande carácter e a vontade infindável para ganhar entre os 100 e 800 Km.

Três casais tiveram um papel muito importante nesta linha. Até aos dias de hoje, o seu sangue corre nas veias de quase todos os cracks que nascem em Ermerveen. Naturalmente, Gerard está sempre à procura de reforços, de pombos que possam fazer reforçar ainda mais a sua linha.

 

Casal 1:

 

DE 48 NL78-1342748 x GOUDEN DUIFJE B81-6116734

Este casal foi formado em 1985 e foi um golpe de Ouro. Produziu o ZITTER, um fabulosos voador (2 x 1º, 1 x 2º, etc.) a ainda o BEATRIXDOFFER NL88-2763998, que é pai do ZENO (Pombo Olímpico em Utrecht e do 959, o reprodutor número 1 de Günter Prange e pai do RINGLOSE que criou uma linha de Pombos-Ás (1º Pombo-Ás Günter Prange, 1º Pombo-Ás Alemanha de Beumer-Sandebothe e 1º Pombo-Ás Alemanha de Tony van Ravenstein). O próprio BEATRIXDOFFER venceu um 1º entre 10828 pombos e 4º entre 3717 pombos.

O ZITTER deu o ONS LOUIS 1º NPO Bourges contra 7688 pombos, que por sua vez era o Pai do fantástico BRANCO, pombo Olímpico e o ZEBRAN que é pai da WONDER LADY, vencedora do 1º NPO Orleans contra 5163 pombos.


Casal 2:

 

RAKET 84 B84-6726519 x B85-6294112 (Van Loon)

Neste casal encontramos as duas linhas base do pombal Koopman; Janssen x Van Loon! O RAKET 84 é um filho do JONGE RAKET v. 76 dos irmãos JANSSEN. A 112 é uma direta van Loon. Este casal produziu um grande número de fantásticos pombos. Um exemplo é o ERIC (1º contra 15511 pombos, 1º contra 14881 pombos e 1º contra 2206 pombos) O ERIC é de certeza um dos mais importantes pombos da linha Koopman; ele é pai do DE SULTAN (1º contra 15750 pombos com 22 minutos de avanço) e do legendário GENTIL, pombo Olímpico em Basileia em 1997. Além disso o GENTIL foi coroado como 2º Pombo Campeão em 1995 e 4º em 1994 de Fundo! Como reprodutor o seu valor é indiscritível e é o pai de inúmeros pombos base da nova colónia Koopman.

 

Casal 3:

 

GENTIL NL92-5310320 x GOLDEN LADY B96-6286060

Este macho excecional necessitava de uma fêmea excecional e o excecional faro para os pombos do Gerard não o deixou ficar mal…

No Inverno de 1997 a revista “De Duif” organizou um leilão para honorar os campeões. Gerard apenas teve olhos para uma fêmea tardia de 1996, filha do mundialmente famoso KANNIBAAL (1º Pombo-ás meio-fundo da Bélgica em 1996) de Dirk van Dyck. Gerard acabou por adquirir esta fêmea e depois de a deixar desenvolver acasalou-a em 1998 com o GENTIL. Foi o melhor que podia ter feito: nasceu o KLEINE DIRK NL98-5821416 e iniciou uma nova era. Nos anos seguintes este casal produziu um crack atrás do outro. Provavelmente nenhum outro casal teve tanto impacto na columbofilia moderna.

 

 

Classificações em Campeonatos Mundiais:

A qualificação para o antigo Campeonato Mundial da Versele Laga foi um grande objetivo no final dos anos 90. Provavelmente nenhuns outros columbófilos foram tão bem sucedidos como esta dupla neste prestigiado campeonato: 1994 – 1º / 1995 – 2º / 1996 – 4º / 1997 – 7º / 1998 – 2º e 1º, 5º e 6º com borrachos!

Foi um fantastico periodo em Nieuw Amsterdam, que deu a possibilidade a pai e filho de criar uma equipa perfeita até ao mais pequeno detalhe. Mas para atingir o seu objectivo – uma carreira mais profissional de columbofilia – Gerard sabia que necessitava de novas condições.

E agora em Ermerveen!

Desde há muito tempo que Gerard sonhava em comprar uma quinta e construir um local perfeito para os seus pombais. Durante anos procurou tal tesouro nas imediações de Nieuw Amsterdam e em meados dos anos 90, encontrou o que procurava em Ermerveen. Após 2 anos de trabalho árduo quase tudo foi ajustado aos desejos do Mestre e os novos pombais foram integrados na perfeição. Em 1996, os pombos foram transferidos para Ermerveen, primeiro os voadores e mais tarde os reprodutores, um a um.

 

O Início de um novo, mas não com menos sucesso, período!

Nada parava Gerard, um crack após o outro nasciam em Ermerveen. Um domínio da columbofilia Holandesa como nunca visto antes, parecia impossível! Chegou o tempo para uma grande série de vitórias nas provas de Fundo de um dia. Entretanto, esta disciplina foi reservada para as provas NPO e a dupla decidiu especializar-se neste tipo de provas. Apresentamos agora alguns dos fantásticos vencedores neste período:

 

 

KLEINE DIRK – NL98-5821416, um fenómeno que tem um capítulo só para ele na história Koopman!

 

MISTER ERMERVEEN – NL98-5821470 – 1º Pb-Ás Nac. em ’00 e Pombo Olímpico em Capetown ’01. Venceu 1º Chimay contra 10000 pb., 1º Reims contra 768 pb., 3º Hasselt contra 4422 pb., 3º Chimay contra 1828 pb.,… MISTER ERMERVEEN é um meio-irmão do KLEINE DIRK e neto do BEATRIXDOFFER. O seu pai é o NOBLE BLUE, um filho do BEATRIXDOFFER

 

JUDY – NL98-5821399, uma filha do GENTIL x GOLDEN LADY, uma irmã do KLEINE DIRK. É a mãe de um pombo Olímpico Lievin ’03, o ERMERVEENS HOPE.

 

YI MIN – NL98-5821450, também uma irmã do KLEINE DIRK. Vencedor do 5º Hasselt contra 2668 pb., e o 16º Boxtel contra 3966 pb.. É a mãe do fantástico AMORÉ. YI MIN e a JUDY tiveram uma curta carreira como voadoras, pois Gerard sabia que com ambas teria algo muito especial no seu pombal.

 

WONDER LADY – NL99-5971339, uma filha do famoso ZEBRAN. Ela venceu o 1º Nac. Orleans contra 5163 pb., com um avanço de 30 min.

 

ANNELIES – NL99-5971341, Irmã do KLEINE DIRK. Vencedora do 1º Chimay (345 km) contra 15438 pb., 2º Troyes (530km) contra 13137 pb., 2ª Chimay contra 10000 pb., 5º Hasselt (225km) contra 4052 pb., 8º Hasselt contra 2668 pb.,…

 

MISS ERMERVEEN – NL99-5971353, Irmã do MISTER ERMERVEEN. Vencedora do 1º NPO Nac. Troyes contra 13137 pb..

 

VITA – NL99-5971353, Irmã do MISTER ERMERVEEN. 1º Pombo Olímpico de Fundo em Lievin, vencedora do 1º Orleans contra 5167 pb., 4º Ablis contra 1593 pb., 10º Bergerac (1000km) contra 2207 pb.. A VITA é neta do famoso ZEBRAN, que é o progenitor da LEI (2º NPO contra 7155 pb.) e da WONDER LADY.

 

ERMERVEENS HOPE – NL00-4728193, Pombo Olímpico (classe Absoluta) em Lievin ’03. Vencedor do 1º Nac. Orleans contra 9188 pb., 1º Boxtel contra 2397 pb., 2º NPO Ablis contra 13020 pb., 2º Hannut contra 4393 pb., 4º Chimay contra 1000 pb., 6º Chimay contra 4149 pb.. O Pai é o JONKER DOFFER e a mãe é a JUDY (uma irmã do KLEINE DIRK).

 

 

AMORÉ – NL00-5063949, Pombo Olímpico (Classe Fundo) em Lievin ’03 e 1º Pb-Ás Nac. em Fundo de um dia ’02. Vencedora do 5º Chimay contra 4149 pb., 6º NPO Ablis contra 13022 pb.. Filha do BLACK POWER x YI MIN (Irmã do KLEINE DIRK).

 

KLEINE DIRK - um pombo da nova Era!

Se estes pombos ainda não tinham sido inventados. Quem, o KLEINE DIRK, concerteza! Este é o protótipo do pombo moderno para as provas de fundo de um dia. Um pombo de porte pequeno com um olhar inteligente, penas macias como seda e um carácter que vai ao limite! Ele fundou um tipo de pombos como nunca antes visto, vencedores de provas de Fundo de um dia. Os seus descendentes são responsáveis por performances que antes seriam consideradas impossíves. Nas provas dos 100 aos 800 kms, eles são considerados favoritos e raramente não cumprem o seu objetivo. Com várias fêmeas, o KLEINE DIRK, produziu inúmeros cracks e não vendê-lo foi provavelmente a melhor decisão que o Gerard alguma vez tomou.

Em prova, o KLEINE DIRK foi excelente! A par de inúmeros 1ºs prémios, ele juntou 2 vitórias Nacionais (NPO) à sua conta. O 1º Nac. Troyes (530 km) contra quase 18000 pb., e o 1º Nac. Bourges (700 km) contra mais de 7000 pb.!

O KLEINE DIRK iniciou uma nova era nos pombais Koopman. Antes, os seus pombos dominavam as provas de velocidade e meio-fundo, mas agora Gerard queria os grandes Clássicos Nacionais! Entretanto, filhos, notes e bisnetos tornavam-se os reprodutores base de muitos pombais em todo o mundo. Um incontável número de vencedores têm o sanguie de KLEINE DIRK nas suas veias e como tal, dizer que este pombo fez história na columbofilia, não é demasiado.

Após este fenomenal início em Ermerveen, as coisas acalmaram um pouco na colónia Koopman, problemas privados, o fim de um casamento, forçou Gerard a uma pausa mental. A motivação tinha-se esgotado. Apesar dos resultados neste tempo terem sido inferiores à média, 2003 pode ser apelidado do ponto de viragem.

Em 2004, a glória voltou! O primeiro resultado espetacular foi a vitória da ADARA, 1º de Wychen (129km) contra 12046 pb., e venceu ainda o 18º Sourdun contra 13426 pb e o 7º Ablis contra 10609 pb. Uma filha do MISTER ERMERVEEN (filho do NOBLE BLUE (meio-irmão do KLEINE DIRK)). A sua mãe é a YOUNG DREAM, vencedora do 9º Orleans, 15º Ablis, 20º Boxtel e 27º Etampes contra uma média de 11755 pb., filho do KLEINE DIRK e da LEI (irmã da WONDER LADY). Seguidamente mais vitórias Nacionais consolidaram o regresso de Gerad à ribalta.

Voltando aos pombos, 2033 foi o ano de nascimento da GERARD’s FAVORIT – NL03-5343028, uma fêmea borracho que registava as seguintes performances: 4º Ablis contra 10608 pb., 5º St. Ghislain contra 13574 pb., 9º Sourdun contra 13426 pb., 18º St. Ghislain contra 2046 pb.,… A sua mãe é a ANNELIES (irmã do KLEINE DIRK).

 

Vencer um carro no Le Mans!

Foi a primeira grande prova Nacional no fundo de um dia, com mais de 120000 pb. em prova! O 1º e 2º foram para Kees Bosua, mas o 3º prémio foi assegurado pela equipa Koopman. O seu borracho MAGIC MAN NL04-5430805, teve que fazer mais 175 km que os vencedores. Na secção Norte contra 15252 pb., foi suficiente para o triunfo e um novo carro.

2007 tornou-se um ano memorável. As performances nas provas noturnas mantiveram-se ao mais alto nível; pode-se até dizer que melhoraram! Um novo pombal para as provas de Fundo de 2 dias foi construído.

 

Alguns dos destaques desta ano:

MISS MANIWAN – NL05-1936560, Esta vencedora nacional e internacional, da prova de 26000 pb. de St. Vincent é uma Neta da fenomenal MISS WAALRE acasalada com o DEN DROMER de Rauw-Sablon.

 

MISS JAIDI – NL05-1937063 – Venceu o 8º de St. Vincent. Descendente de uma irmã da MISS WAALRE, a SORAYA. O pai é o MR. VAGABOND, de Hermans-Hoekstra que é originário das linhas do KLAMPER, de Cor de Heijde.

 

DORAN NL05-5533117 – Vencedor NPO contra 9670 pb., na prova de Orleans. Antes já tinha ganho 21º contra 13008 pb., 58º contra 5737 pb., 159º contra 15431 pb. e 118º contra 10512 pb. Filho do Mr. EXPENSIVE, um irmão do DEN DROMER. A mãe é uma pura Koopman via Marijke Vink, filha do ALADIN (filho do KLEINE DIRK) com a FARAH DIBA (TIPS x GESCHELPT KANNIBAALTJE).

 

ZINA NL06-1597157 – Vencedora do 2º NPO Chantilly contra 13008 pb e 9º NPO Orlenas contra 8670 pb.. Filha do DENG LIN’S FAVOURIT com a ANNELIES. A ZINA foi a 2º Pb-Ás Nacional Fundo de um dia ’07.

A campanha de 2008:

Mais uma campanha coroada de sucessos onde se destacam:

 

DAYDREAM NL07-5724626 – Vencedora do 1º NPO Ablis contra 8519 pb. Filha do CASSIUS, um consanguíneo do KLEINE DIRK x ANNELIES; e da MISS MOOKHOEK, uma filha do super casal de Marijke Vink, TIPS x GESCHELPT KANNIBAALTJE.

 

ABELLE NL06-1597330 – Vencedora do 2º NPO Chantilly contra 12742 pb. Antes já tinha vencido o 17º Orleans 9670 pb., 1º uffel 410 pb e 22º Duffel 7061 pb. O seu pai é o MALCOLM, um filho do ERMEVEEN’S HOPE com a YOUNG DREAM (KLEINE DIRK x LEI).