ARTIGOS DE OPINIÃO III - Tapar o Sol com a peneira... |
06-08-2013 |
Tapar o Sol com a peneira…
Aproxima-se a passos muito largos a nova Campanha Desportiva e os grandes eventos de final de época desportiva…
Nesta época de muda dos nossos alados que descansam das enormes batalhas que lhes impusemos durante a época desportiva finda, vão descansando nos nossos pombais sem imaginar o que se passa em seu redor e em relação ao desporto de que são eles os donos e senhores; ou melhor, deveriam o ser… Mas os Columbófilos, os dirigentes, os curiosos, os comerciantes do ramo, etc., vão-se embrulhando em ofensas e em inoportunidades linguísticas nos sites que todos nós sabemos, com certa preponderância para um site ou sítio como lhe queiram chamar, num submerso mundo de ideias caducas e até raivosas de sede de poder ou de simplesmente do mal dizer…
Porque não sermos objetivos com as nossas ideias? Criticar construtivamente. Criticar e logo apontar os possíveis caminhos a calcorrear, demonstrar por A e mais B que as medidas que prejudicam o nosso desporto são a X e a Y. A quem interessará todo este desgoverno e atitudes sem fim à vista? Desculpem-me, mas todas estas atitudes só nos levam a cada vez sermos menos e a cada vez termos um sentimento de vazio e de descrença perante o desporto que praticamos. A mentira fácil tem perna curta! O dizer mal, sem fim construtivo, tem fim precoce!
Por vezes, dou por mim a repensar o que se diz e o que se vai proclamando por estes sites ou sítios à nossa mão de semear e aqueles que hoje apoiam uma ideia, passados uns dias atacam quem proclama o mesmo. Enfim, são atordoadas, atrás de atordoadas. Quem é que sai prejudicado? Simplesmente, todos nós e o nosso desporto. Sim é simples atacar-se aquela instituição ou aquele columbófilo, mesmo sem ser letrado, mas ter quem escreva por nós. Chega-se ao cúmulo de ameaçar este e aquele, denegrir esta instituição ou aquele columbófilo e o fim será sempre o mesmo. Simples e claro prejudicar o nosso desporto.
Somos uma sociedade engraçada, onde a hipocrisia têm uma elevada frequência na sã convivência do cidadão comum, em que o nosso umbigo está sempre em primeiro lugar e o bem comum prisma por estar no fim dos ideais de todos nós. Como é fácil olhar só para os nossos interesses e não para os interesses comuns. Os exemplos vindos de quem nos vai governando não são os mais acertados, mas todos temos obrigações e deveremos apontar o caminho correto aos “donos da verdade”, sem esquecer que ainda está para nascer o sabe tudo, o dito cujo que não erra e que não prejudica outrem.
Basta de divagar e passemos um pouco da peneira pelo sol…
# F.P.C. – Mais uma vez penso que está na altura de olhar mais para os columbófilos e deixar de lado os interesses instalados, aproxima-se a passos largos as eleições e seria de bom-tom trabalhar em prol de quem paga e de quem no fundo é o alicerce do nosso desporto. Reveja-se o R.D.N. com urgência e vá-se de encontro à evolução da competição e acima de tudo na defesa do pombo-correio; não se deixe uma estrutura com potencial organizativo cair num marasmo inconsequente. Acabem com urgência com os males que abundam no nosso desporto pela raiz e revejam-se em todos nós e não em interesses instalados por algumas Associações. Haja coragem.
# Sites ou sítios – muita vontade tenho de me deixar embebedar pelas muitas atordoadas em que os visitantes são bombardeados pelos inúmeros letrados que por lá divagam e pouco dizem em prol da columbofilia, mas temos que ter o bom senso de por vezes deixar rolar as ideias dos outros, sendo elas na nossa opinião erradas e sem sumo possível. Mas por favor escribas, de tantos ideais. Não se tratem mal e não lavem roupa suja. Por favor tentem ser mais construtivos e menos inativos. Revejam a vossa maneira de estar.
# Outras Associações – sem palavras pois de momento não devo falar do que não tenho conhecimento ou não deverei abordar a “casa dos outros”; mas tenham mais atenção aos vossos associados e olhem pela evolução da Columbofilia e pela recuperação dos muitos columbófilos que abandonaram a columbofilia por erros de gestão de áreas de voo e de interesses pessoais…
# Comerciantes - mas o que poderei dizer em tempos de crise?!...
# Vendedores de pombos – Tanta matéria para a porca torcer o rabo! Mas vou tentar ser curto e grosso como diz um amigo meu. Não vendam gato por lebre e não vendam sonhos aos principiantes que não sejam atingidos, pois só estão a construir mais um fosso profundo na nossa columbofilia. Não esqueçam que só enganam uma primeira vez. Sejam honestos e já agora um aviso importante, estejam atentos à Autoridade Tributária e Aduaneira. Olhem que quem vos avisa vosso amigo é.
Por hoje chega de abordagem a alguns itens da columbofilia. Mas não esqueçam que é uma opinião pessoal e que não sou o dono da verdade, mas posso sempre abanar a peneira e tapar o sol ou vice-versa.
Camilo Eurico Pratas
|