Uma equipa de psicólogos neo-zelandeses levou a cabo uma investigação que, pela primeira vez, prova que o raciocínio matemático simples não é exclusivo da ordem dos primatas.
Os investigadores da Universidade de Otago, em Dunedin, submeteram 3 pombos a um treino que envolvia a ordenação por ordem crescente de 3 conjuntos constituídos 1, 2 e 3 peças de diferentes formas e cores de forma a obter uma recompensa alimentar.
Após terem aprendido a bicar por ordem os conjuntos num ecrã, foram-lhes apresentados 2 grupos de items mais completos envolvendo diferente número de peças variando de 1 a 9.
Para surpresa dos cientistas, os pombos conseguiram, mais frequentemente do que seria de esperar se o estivessem a fazer aleatoriamente, ordenar de forma correta os conjuntos, o que significa que apreenderam as regras numéricas abstratas.
Estes resultados levam cientistas que não estiveram envolvidos na pesquisa a concluir que, apesar da evolução independente de milhões de anos, os pombos e primatas usam os mesmos mecanismos para resolver problemas matemáticos, o que sugere que estas capacidades matemáticas podem ser partilhadas com outros animais.
*Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico*
Fonte: news.sciencemag.org