NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
PRÉ-CAMPANHA DESPORTIVA 2013 - CONSELHOS ÚTEIS 15-11-2012

PRÉ-CAMPANHA DESPORTIVA 2013

CONSELHOS ÚTEIS

INTRODUÇÃO: Ao iniciar a Pré ou a Campanha Desportiva, não deve fazer tratamentos descontrolados, mas sim mandar fazer Análises Clínicas para se certificar se existe alguma anomalia que justifique fazer tratamentos aos seus Pombos.

Facto que muitas vezes se faz tantos tratamentos, que acabamos por Debilitar e Intoxicar os nossos Pombos, antes da Campanha Desportiva começar, por isso deveremos certificar se tudo está bem, em termos Sanitários, falando e pedindo conselhos ao seu Técnico assistente, ou Médico Veterinário, para não deitar tudo a perder.

 Assim aconselho, e acho que existe a grande necessidade de fazer uma boa Pré Campanha, e uma boa Revitalização Energética e Cartalitica a todo o grupo de trabalho, antes dos treinos iniciais á volta do Pombal.

O QUE SERÁ A PRÉ CAMPANHA DESPORTIVA?

Em todos os Desportos de alta competição no Andebol, Basquetebol, Atletismo, Ciclismo, Futebol entre outros Desportos, existe a chamada Pré Época, e se esta não for, bem planeada e estruturada pelos Clubes e pelas equipas Técnicas e Médicas, a Época Desportiva por vezes fica comprometida, com Atletas mal entrosados, ou mal adaptados.

 O QUE SE FAZ NA PRÉ ÉPOCA DESPORTIVA?

Análises Clínicas, e Exames Médicos!

 E se houver alguma anomalia com algum Atleta, este fica aos cuidados do Departamento Médico, os restantes vão treinando gradualmente, mas não se vai Medicamentar todos os Desportistas (atletas), só porque um está Doente.  

Então o porquê no Desporto Columbófilo ser tudo ao contrário?

Normalmente os Columbófilos fazem tudo ao contrário! Qual a necessidade que temos, em bombardear os nossos Pombos com tantos Medicamentos na Pré Época, sem mandar fazer uma avaliação Técnica ou Veterinária?

 Será que os Pombos estão todos Doentes?

 Pois se estes vêm de uma Muda de Pena perfeita, em que não existe o contacto directo com outros Pombos, logo aqui não existe Doença, e se existir, será casos isolados, então vamos tratar os casos isolados. E nunca bombardear o organismo dos pobres Pombos com tantos tratamentos, sem significado algum. Porque quem fica a ganhar será sempre alguém, e nunca o próprio Pombo ou o Columbófilo.  

No Desporto Columbófilo, como em outros, também existe algumas regras fundamentais na Pré Campanha Desportiva, que deveríamos adaptar, mas tentamos ignorar na totalidade. Talvez porque ainda esteja enraizada na nossa mente os métodos antigos, mas a Columbofilia será um Desporto de inovação, e aqui teremos, que fazer a nossa aposta.

INOVAR PARA CRESCER.

1ª INOVAR - Nunca fazer Dietas rigorosas, ou dar fome aos Pombos no início da Campanha, para fazer os Pombos Voar. Porque assim, estamos a inverter os termos, e os Pombos não Voam. Deveremos aplicar isso sim, uma Ração muito ligeira mas Nutritiva: 50% de Ração de Sport + 25% de Cevada Dística + 25% de Trigo Mourisco, e deixar estes comerem á vontade, (só na hora das refeições).

Fazer treinos bi Diários á vontade, até estes entrar no ritmo de Voo. Nada de os assustar ou colocar bandeiras, deixar inicialmente o Pombo ter a sua iniciativa de Voo. Para que estes possam activar as suas Defesas de Orientação e Revitalizar as Cartilagens das Asas, para não haver Lesões Musculares ao nível das Articulações, (asas descaídas), e Pombos muito tristes, sem poderem Voar para os Poleiros.

3ª CRESCER - No início fazer pequenos treinos em linha no máximo de 5 km, pelo menos 3 vezes do mesmo sítio, para exercitar a Mente da Ave, e depois ir subindo gradualmente, para activar os Neurónios dos Pombos e fazer o Organigrama Cerebral tanto dos Borrachos como nos Pombos Adultos, porque o Cérebro da Ave será, um pequeno disco semirrígido,  onde há sempre capacidade para readaptar e armazenar mais e mais informação, mas para isso, é preciso colocá-lo em prática com soltas de pequenas distâncias. Para que não exista o desastre, as tão indesejáveis percas no início da Campanha Desportiva, porque perde-se muitos grelos, mas também perde-se muitos e bons Pombos.

NOTA: Ao mesmo tempo na Pré Campanha Desportiva deve ir fazendo progressivamente este programa de Revitalização e Cartalitico da qual aconselho.     

 1º ENERGÉTICA -  ECHINÁCEA – BIO (ANTI-INFLAMATÓRIA)

Na Medicina Oriental e Medicina Convencional já se receita muito este Anti-inflamatório vindo de uma planta originária da América do Norte utilizada desde os tempos imemoriais pelos Nativos Americanos devido às múltiplas e reconhecidas propriedades.

 A raiz da Echinácea é rica em compostos fenólicos, substâncias com excelente efeito benéfico sobre o organismo dos nossos Pombos. O efeito Imune – Estimulador da Echinácea, o Zinco e a Vitamina – C – ajuda a fortalecer as defesas Naturais do organismo e contribui para o bem-estar geral, favorecendo a libertação da Mucosidade das Vias Respiratórias, faz prevenção da Ornitose, e de todas as Doenças Virais muito frequentes nesta época do Ano. Prevenindo também as agressões sofridas pelos Pombos depois dos encestamentos.

Aplicação: Dose: Tratamento - 15 gotas por 1 litro de água, com uma duração de 4 dias consecutivos. Na Campanha Desportiva basta apenas 1 aplicação na dose indicada. No inicio da Semana como indicado no Esquema Profiláctico da Campanha Desportiva.

APRESENTAÇÃO: frascos de 250 ml (sem álcool)

«PASSADOS 10 DIAS»

2 º CARTILAGEM e SÁCOS AÉREOS - STRIDE- T.R.M

È um suplemento alimentício da nova geração que combina os benefícios Nutricionais da Glucosamina + Condroitina + M.S.M e Enxofre Bio – Disponível.

Favorece a manutenção Saudável dos Sacos Aéreos ao nível da Doença, e reforça as Cartilagens Articulares a curto, médio, e longo prazo. Este tratamento deve ser feito a todos os Pombos que vão entrar em competições Desportivas para não existir as chamadas roturas Musculares e roturas dos Sacos Aéreos tão frequentes no início de Voo á volta do Pombal.

 Esta reposição é fundamental para precaver situações altamente desagradáveis no início de cada Campanha Desportiva, com Pombos de Asas descaídas, sem força para voar para os Poleiros, e a fugirem para o canto dos Pombais para se defenderem das dores Musculares, assim como outras reações Negativas.

 Por isso aconselho vivamente este tratamento a todos os Pombos, que vão participar em provas Desportivas este Ano, para reforço e reposição da Membrana Cartalitica, e defender as chamadas Roturas dos Sacos Aéreos para que estes não possam endurecer e não existir a tal rotura Muscular tão frequente.

 Da qual muitos Columbófilos com falta de conhecimentos Técnicos e Informação adequada, apelidam esta lesão de PARATIFOSE, mas meus caros amigos Columbófilos nada disso se trata, apenas será uma pequena LESÃO MUSCULAR, que depois de acontecer, requer o seu tratamento, mas muito cuidadoso, e indicado por um Especialista, nada, mas mesmo nada, de Antibióticos, mas sim, um bom Anti Inflamatório.

Para que situações destas, que são muito desagradáveis, não aconteçam no início da Campanha, então teremos que fazer uma recuperação de todas as Articulações e da parte Estrutural e Muscular do Pombo, ao nível CARTALITICO, com STRIDE – T.R.M.

DOSE: 1 colher de chá +/- 2gr- por 1 litro de água:

DURAÇÃO: 4 dias consecutivos

APRESENTAÇÃO: carteiras de 50 gr

ALEXANDRE MARIA PEDRO

TÉCNICO ESPECIALIZADO NO DESPORTO COLUMBOFILO