O AMENDOIM EM COLUMBOFILIA |
29-08-2012 |
O AMENDOIM EM COLUMBOFILIA
DEVE APLICAR-SE EM GRÃO OU MOÍDO?
Uma Pesquisa realizada por Cientistas Suecos comprovou que o Amendoim possui vários Aminoácidos, capazes de ajudar a fortalecer o sistema Imunológico e combater algumas Doenças Virais.
O Aminoácido mais importante neste combate chama-se Arginina e estimula a produção de Óxido Cítrico, elemento que ajuda na construção das Defesas Naturais do Corpo, tanto do ser Humano como dos Animais.
O Amendoim tem um valor Nutritivo muito importante, já que contém na sua composição 50% de Proteínas e Celulose Bruta + 50% de Óleo de grande e alta qualidade. Com 100 gramas de Peso de Amendoim fresco e Comestível, este fornece 564 a 596 calorias ao organismo do ser Humano, o que será altamente extraordinário. Em relação ao Pombo Correio como deve ser aplicado, em Grão ou Moído? Para podermos colocar e atingir o valor Calórico considerável no mais curto de espaço de tempo pretendido no Pombo Correio.
O Fruto pode chegar a ter 3 a 4 centímetros de comprimento e possui uma casca ligeira e muito débil, fácil de abrir com os Dedos, para retirar as Sementes Comestíveis de cor Amarelo Cinza, esta cor deve-se ao facto da quantidade de Óleo que esta Semente contém. Por norma, após a colheita, estes são amontoados em grandes Armazéns em condições de Higiene muito duvidosas, para retirar o vício e a verdura, e também poderem secar e limpar, depois serão ensacados em grandes sacas de serapilheira para poderem secar e respirar. Cada Fruto pode possuir no máximo de 4 bagos dependem da qualidade do Amendoim, porque existe várias qualidades. Os bagos são arredondados e cobertos por uma Pele fina de cor Castanho Vermelho, que se desprende com muita facilidade.
O Amendoim consome-se de várias maneiras normalmente Torrado, Frito com Sal, entre outros sabores. Mas para aquilo que nos interessa fundamentalmente a nós Columbófilos, este deve ser adquirido em CRÚ e na boa qualidade Sanitária, e na boa Higiene de embalamento.
Porque devido ao seu alto teor de Óleo, o Amendoim é um Alimento que fica RANÇOSO com muita facilidade, mais do que aquilo, que as Pessoas possam pensar, e para o evitar, este deve ser guardado com Casca e em recipientes Herméticos, num lugar fresco e seco, ao contrário daquilo que nós vemos na maioria das casas Comerciais.
EMBALAGEM: São recomendadas embalagens que protejam o Amendoim da Humidade e do AR, porque quanto, mais baixo for o teor de humidade, maior será a longevidade do fruto, menos Fungos estes ganham. Os Amendoins conservam-se muito mais tempo com a Casca, do que Descascados.
Os Amendoins CRÚS e Descascados que nós compramos para dar aos nossos Pombos, deveriam ser embalados a VÁCUO obrigatoriamente, ou com fluxos de Azoto, para excluir o Oxigénio, e assim manter a boa qualidade do Fruto, para que este não fique Rançoso. Devido ao seu elevado teor em Gordura, é um Alimento que tende Oxidar (ranço) com muita facilidade e para o evitar é melhor comprá-lo com a Casca e depois guardá-lo em recipientes Hermeticamente fechados, seguidamente ir utilizando conforme as suas necessidades.
Mas se comprar Amendoins já Descascados, repare, se a embalagem está intacta pois o contacto com o ambiente e a humidade, pode facilitar a proliferação do Fungo de seu nome - Aspergillos Flavos – que produz Aflatoxina altamente nociva á Saúde dos nossos Pombos, e também do ser Humano. Apenas quero dar um exemplo muito real e muito concreto o ser Humano por vezes, come meia dúzia de Amendoins torrados e no dia seguinte tem a Boca cheia de Aftas e Feridas um factor de Alergia do Tubo Digestivo e Intestinal, o mesmo acontece aos nossos Pombos.
Nunca, mas mesmo nunca, compre Amendoins Descascados em que estes não se encontrem Hermeticamente acondicionados, ou seja bem embalados, se estiverem dentro de uma saca, de um balde, ou outro recipiente, ou num saco de plástico normal arrumado numa prateleira, NÃO COMPRE, porque estes estão Rançosos e contaminados, porque por vezes estão ai, Semanas ou Meses, e já não estão em condições.
Os níveis de Oxigénio inferiores a 1% são muito efectivos para atrasar o Ranço e outros sintomas de Deterioração. Concentrações de Oxigénio a baixo 0,5% equilibrado em Azoto ou em níveis de Dióxido de Carbono acima dos 80% podem ser efectivos no controlo dos Insectos e dos Fungos que atacam os produtos Armazenados sem recorrer a Químicos. Como factores específicos consideram-se o teor em humidade (com casca 10%) (sem casca 9%) dentro destes valores não existe Fungos, Ranço, ou Podridão, isto no Amendoim Comestível, também não deve existir matérias estranhas orgânicas ou inorgânicas (Pedras, Sujidade, ou outras impurezas, incluindo Insectos Mortos e outros materiais estranhos, quer nos Amendoins com Casca, ou sem Casca o que por vezes acontece.
Por tudo isto é recomendável, e devemos exigir, a embalagem cheia em Vácuo ou com fluxos de Azoto, para eliminar o Oxigénio, e manter a pura qualidade do Amendoim, porque a Columbofilia assim o merece.
MODO DE UTILIZAÇÃO ACONSELHADO: Descascar o Amendoim depois retirar toda a Pele Castanha Avermelhada, abrir o Bago ao meio, e com a ajuda de um Pano limpo embebido em VINAGRE PURO, deve passar com este na parte côncava de ambas as partes, para retirar os POLORES (fungos) ai existentes, porque estes ditos Fungos, são altamente Tóxicos, tanto para o ser Humano como para os nossos Pombos, porque muitas são as Colónias de Pombos, que começam a Concursar muito bem, com aplicação do Amendoim, e acabam muito mal, porque não utilizam esta boa e interessante prática de Higiene, ou não reparam neste pequeno grande pormenor.
OS PRÓS E CONTRAS NA SAÚDE DOS POMBOS: Os Amendoins são muito ricos em Gordura, embora esta seja do tipo não saturada. Também são boas fontes de Proteínas e Hidratos de Carbono. Mas por vezes, existe uma Alergia provocada pelo consumo do Amendoim em certos Pombos.
Em que atrai uma atenção muito considerável do Columbófilo, ao ver e sentir os seus Pombos a Bocejar e Coçar os Olhos com as Patas várias vezes, ou frequentemente, naquele pequeno espaço de tempo, claro que não acontece a todos, mas sempre acontece a alguns. A isto chama-se Alergia dos FENOS em que prejudica o poder Respiratório do Pombo.
Supostamente que um Pombo vai para um concurso com esta Alergia, será evidente, que dificilmente este ou estes Pombos chegam ao seu destino. Porque existem Columbófilos que aplicam Amendoins no próprio dia do encestamento, sem se aperceberem deste pequeno grande pormenor, a (Alergia Primária) porque os sintomas desta forma de Alergia tem um espaço de tempo muito variável, que pode ir de alguns minutos, até 2 horas após a ingestão do Alérgeno, (Amendoim).
No ser Humano esta Alergia pode ser fatal (MORTE) embora em número muito reduzido, mas pode acontecer, especialmente em crianças.
A quantidade de Amendoins necessários para estimular relações adversas não está determinado, embora uma pequena quantidade possa ser o suficiente. Os efeitos podem ser rápidos chegando a produzirem-se no preciso instante em que o Amendoim entra em contacto com a Mucosa das Células do Papo e aqui dar-se a reacção. Não existe uma substância Alergénica em concreto em que nós possamos culpabilizar porque o Amendoim tem diferentes e excelentes componentes.
O Amendoim fornece Ácidos Gordos essenciais, necessários para a construção das Membranas Celulares, e em particular das Células Nervosas. Estes Ácidos Gordos são Insaturados e ajudam a diminuir a Gordura no Sangue, pelo que são benéficos nos batimentos Cardíacos nas provas de grande distância. Pelo seu teor em Óleo, estes são muito úteis ao bom funcionamento dos Rins. Os Amendoins são muito Energéticos e estão recomendados para casos de Cansaço, Astenia, e Recuperação.
Pela mesma razão, estão contra indicados em casos de Obesidade, em que os Pombos se encontrem muito Gordos e de seguida sejam enviados a concursos de Velocidade e Meio- Fundo rápidos.
O teor em Vitamina B3 é muito importante, pois reduz a Gordura do organismo, e intervém no metabolismo dos Hidratos de Carbono, nas Gorduras e Proteínas. Também será de destacar o seu teor em Vitamina E, entre as 10 mg e 18 mg para 100 gramas. Previne a Hemólise Vascular, e protege as Membranas Celulares graças á sua acção Antioxidante. Este Fruto Seco é muito rico em Minerais entre os quais se destacam o Potássio e Fósforo, necessários para a actividade Muscular e Nervosa.
Quanto a substâncias contaminantes, os Amendoins devem estar livres obrigatoriamente de metais pesados, que sejam perigosos para a Saúde Humana e Animal, e têm de respeitar os limites máximos de Resíduos em Pesticidas estabelecidos pelas normas exigidas.
Os Amendoins são excelentes para os Jovens Borrachos, Reprodutores e Voadores, porque aumenta a Vitalidade e a Concentração, e aqui coloca-se a grande questão: 1º Deve-se aplicar em Grão ou Moído?
2º Deve-se aplicar na época dos Concursos ou Muda de Pena, ou em ambos? 3º Em que altura é mais útil e precioso? 4º Em que altura tem mais utilidade em termos de Nutrição pela sua excelente composição?
O Amendoim em Grão depois de ingerido torna-se de difícil Digestão, derivado ao seu alto teor em gordura, por isso torna-se indigesto, e por norma geral, o Columbófilo associa ainda outros Óleos á Ração, onde faz uma sobrecarga de Gordura Digestiva, para com o Fígado.
Passando analisar em pormenor estes 4 pontos, passo a esclarecer:
1º O Amendoim deve ser comprado sempre com casca. Depois fazer toda a manutenção com o Vinagre como expliquei no ponto anterior para evitar Fungos, deixar secar, depois TRITURAR até ficar em PÓ. Seguidamente desfazer 1 colher de Sopa de Mel, em 5 colheres de Sopa de Água normal, mexer muito bem e colocar por cima de 2 kg de Ração. Depois colocamos o nosso valioso Pó de Amendoim, 1 colher de Sopa bem cheia para os 2 kg de Ração. E assim todos Pombos comem + ou – por igual, e sem termos a gravidade Alergológica, porque o Amendoim foi Purificado e Desinfectado, a sua quantidade ingerida também será menor, mas adequada, excelente nos Concursos de FUNDO, aprenda, faça, e verá os resultados.
2º Pode-se e deve-se aplicar tanto nos Concursos como na Muda de Pena só com um pequeno reparo: Muda de Pena 2 vezes por Semana de Manhã e de Tarde na Ração conforme indicado. Concursos de Fundo: Terça-Feira e Quarta- Feira, na Dose já indicada. Na Quinta-Feira dia do encestamento, substituir o Amendoim por Girassol Descascado e inteiro, comprado nas Ervanárias ou grandes superfícies Comerciais, porque este vem bem acondicionado, foi cheio a Vácuo e purificado, não tendo qualquer risco de contaminação ou Alergia.
PORQUÊ GIRASSOL DESCASCADO? Porque este mantém o mesmo valor Nutritivo e Energético, e será de fácil Digestão, e terá outra vantagem, não Oxida com tanta facilidade, nem ganha Fungos (Polores), ou Ranço, será (excelente) para o pretendido.
3º Não existe épocas nem alturas para aplicarmos o Amendoim. Será bom em todas as alturas, terá que ser, aplicado com moderação e ética, nada de exageros, e purificado, para nos dar garantias de Higiene.
4º Deve ser aplicado por este método aos Reprodutores com Borrachos de Tigela, porque será muito Nutritivo e Energético, deve-se aplicar a todos Pombos no geral, nas doses já indicadas.
NOTA MUITO IMPORTANTE: Só deve utilizar e triturar os Amendoins necessários para aplicação no imediato, havendo sobras deve guardar no frigorífico, para não Oxidar.
VALOR NUTRTIVO POR 100 GRAMAS DE AMENDOIM:
Energia- 570 kcal – Carboidratos 21 gr – Fibra Dietética 9 gr – Gordura 48 gr- Gordura Saturada 7gr- Monoinsaturada 24 gr – Polinsaturadas 16 gr – Proteína 25 gr – Contendo ainda + 18 Aminoácidos – Água 4,26 gr – Vitaminas do Complexo B 1 – 2 – 3 – 5 – 6 – 9 – Vitamina E + C – Cálcio – Ferro – Magnésio – Fosforo – Potássio – Zinco.
Como podemos comprovar o Amendoim contem uma excelente composição, a única gravidade será o poder Atóxico que estes contêm, que pode dizimar uma colónia de Pombos Correios por completo quando não bem acondicionado, e embalado.
Também podemos ter uma alternativa ao consumo do Amendoim em Grão. Será substituir este, pelo Óleo de Amendoim Biológico, mas convém ser mesmo Biológico, que será um dos bons Óleos extraídos a Frio, porque preserva na totalidade todos os seus ingredientes.
Dose: 1 Colher de Sopa cheia de Óleo de Amendoim para 2 kg de Ração.
ALEXANDRE MARIA PEDRO
TECNICO ESPECIALIZADO NO DESPORTO COLUMBÓFILO
|