NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
A TOXOPLASMOSE PODE SER UMA NOVA DOENÇA EM COLUMBOFILIA 16-08-2012

A TOXOPLASMOSE PODE SER UMA NOVA DOENÇA EM COLUMBOFILIA

A época Desportiva está praticamente terminada, mas vamos entrar numa outra fase bastante difícil para a Vida do Pombo Correio e dos Columbófilos, que será a parte Reprodutiva, e a Grande Muda de Pena, em que todos os Anos somos confrontados, por vários factores de Mortalidade nos Borrachos mais Jovens, em que a resposta Técnica, Médica ou Veterinária por vezes se torna negativa no imediato.

 Porque muitas vezes somos confrontados com um Diagnóstico não muito elucidativo e feito telefonicamente, por Pessoas Columbófilas que estão em desespero e têm dificuldade em exprimir a sintomatologia apresentado pelas suas Aves, apenas dizem meia verdade, ficando a outra meia verdade por dizer, o que complica o raciocínio perfeito da Doença pelo Especialista que toma conta da ocorrência, o que por vezes este fica com pouca capacidade de resposta, pelo facto de existirem algumas Doenças, em que os sintomas são praticamente idênticos, ou iguais, e de difícil Diagnóstico.

O QUE SERÁ A TOXAPLASMOSE?

São Parasitas muito pequenos unicelulares (homeospedeiros e monocelulares) e que vive nos Monócitos e nos Reticulócitos Viscerais. Encontram-se também no Sangue, podendo assim, ser conduzido ao nível da Pele e ser absorvido por um Insecto chupador caso das Moscas, Piolhos, e Carraças, que se constituirá um potente transmissor da Doença, de Pombo para Pombo, ou até para o ser Humano.

Estes Parasitas destroem evidentemente as Células do Organismo onde se desenvolvem, destruindo também, todo Tecido que rodeiam as ditas Células, e que são muito Patogenias, ou melhor dizendo Toxígenas, de onde vem o seu próprio nome.

Os Toxoplasmas existem em grande número nos Cães, nos Gatos, nas Cobaias, nos Ratos, nos Pardais e nos Répteis, assim como em outros Animais, e também no ser Humano.

As Aves Domésticas, por vezes também são Infectadas por estes Parasitas, se bem que na verdade, estas Aves Domésticas, apanham as infecções na fase lactente (oculta) estas são mais frequentes que as infecções Clínicas.

Já foram encontrados Toxaplasmas em Leucócitos, nas Células Endoteliais, e nos órgãos internos de várias Galinhas, Patos e Perus.

 Em vários Países da América Latina nos Anos de 60, se estimava que 32% dos Pombos eram portadores de Toxoplasmas. Nos Estados Unidos foi descoberto um Toxoplasma numa grande quantidade de Aves Domésticas, mas não será de esconder tão pouco, que esta Doença existe nos Pintos, nas Galinhas, nos Patos, nos Perus, nos Pardais, entre outras Aves, que podem ser grandes portadores da Doença para com os nossos Pombos, por isso muito cuidado com intrusos, nos Pombais, inclusive Pardais, Pombos extraviados durante algum tempo, ou até os próprios Ratos.

Porque numerosos artrópodes chupadores no caso das Moscas, das Pulgas, dos Piolhos, das Carraças, transportam estes Parasitas e transmitem-nos a Aves (Pombos) completamente indefesos, por isso muito cuidado, á que eliminar estes chupadores atrevidos.

 Mas voltando novamente aos Pombos que será aquilo que mais nos interessa, é certo que esta Doença, mais pode acontecer a Pombos que se perdem, ou se atrasam mais que um dia nos Concursos, de regresso a Casa, e nós Columbófilos nunca sabemos por onde estes andaram e recebemos os mesmos sempre de braços abertos, o que será uma lógica e uma normalidade. Mas deveríamos ter sempre o cuidado de mantermos estes Pombos longe de toda a Colónia, e fazermos dois Actos de grande importância:

 1º Dar um banho forçado, com Água Morna e VECTIMAX, para retirar toda a sujidade das Penas, das Patas, e das Anilhas por vezes, estes factores, são grandes contaminadores de Doenças, assim como eliminar qualquer tipo de Parasita externo, que estes possam trazer agarrado ao corpo e que contenha a Doença Toxoplasmose, possível transmissora a toda Colónia.

2º Fazer um tratamento durante 4 dias consecutivos com ANTI- CRD- SUPER PLUS para combater qualquer tipo de Infecção que estas Aves possam ser portadoras (latentes) e transmissoras da, ou das Doenças a toda a Colónia. Se actuarmos desta maneira em termos Sanitários, para com os Pombos atrasados, teremos a garantia que estamos no caminho do sucesso e no combate a várias Doenças Infecciosas.

Na Alimentação destes Pombos teremos que agir muito rápido na sua recuperação e utilizar: 40% de Ração, 10% de Soja Gratinada, e 50% de Milho, recuperação total num pequeno espaço de tempo, e com um teor Proteico altamente extraordinário. Acompanhado de repouso absoluto.

QUAIS SÃO SINTOMAS DA TOXOPLASMOSE:

Provavelmente são muitos os Pombos que podem ser portadores da Doença, mas poucos apresentam sintomas evidentes. Porque normalmente, o período de incubação é muito curto, se calhar de alguns Dias ou de algumas Semanas. O Pombo tem vários sintomas relacionados com esta Doença: Febre, fica Pálido, um pouco Abatido, com descoloração do Globo Ocular, por vezes aparece no Pombal, um ou outro Pombo, com sintomas de Ronqueira (gogo), pelo facto de ter introduzido um Parasita Toxoplásmico, e este ficar alojado ou na Traqueia, ou na membrana que envolve o Pulmão, dai originando uma Pleurose ou uma Pieira.

Depois da incubação tudo será muito rápido, por norma geral, aparece sempre uma Diarreia acompanhado de Enterite por vezes com Sangue. Também problemas graves Oculares com Descoloração da Iris, o que pode levar á Cegueira. Os problemas Nervosos nos Pombos são muito frequentes nesta Doença, principalmente o TORCICOLO com perda completa de Orientação. Como em todos os casos de Infecções, os Borrachos são sempre mais afectados, e mais sensíveis que o Pombo Adulto. Por norma os primeiros Pombos a manifestarem a Doença morrem, depois todos os outros se curam, e ficam como portadores latentes, da Doença.

As lesões graves da Doença ficam mais acentuadas ao nível do Intestino, do Fígado, do Baço, e do sistema Nervoso Central. O Intestino será o primeiro Órgão a ser danificado, porque o Pombo fica com muita Sede, bebe muita Água, factor de Febre, e será evidente que a Diarreia está colocada, acompanhada de uma Enterite, por vezes com Sangue, e quando isto acontece, existe uma dilatação do baixo-ventre Intestinal, tanto no Macho como nas Fêmeas ficando muito inchado, e doloroso, tendo como reacção negativa por parte do Pombo, o ficar deitado no chão do Pombal, com as Penas muito enriçadas e com perca de apetite, assim como rejeitando os Voos diários.

Por vezes existe a Mortalidade repentina, e quando esta existir, o Columbófilo deve sempre fazer, uma (necrócia). Abrir o Pombo ao meio e reparar nas lesões graves que existem no Fígado, porque este encontra-se hipertrofiado, com o dobro do tamanho, e todo amarelento, ou com pontos brancos bem visíveis. Havendo também no Cérebro da Ave um grande foco Inflamatório de pontos brancos provocado pela Doença Toxoplasmose, dai a existência do Torcicolo, e a Cegueira repentina, assim como a mortalidade do Pombo.

Logo nos primeiros sintomas da Doença, esta ou outra deve-se contactar no imediato o Médico Veterinário, para que este possa fazer, ou mandar fazer umas Análises Clínicas, para se certificar da veracidade da Doença. Ou então o Columbófilo deve contactar um Técnico Especializado para que este o possa ajudar na orientação dos procedimentos a seguir, e nunca fazer nada sem uma orientação Técnica.

QUAIS AS PRECAUÇÕES QUE DEVEMOS TOMAR?

Deveremos tomar as mesmas precauções, que toma-mos em todas as Doenças Parasitárias, quer Internas, como Externas, uma boa Higiene, uma Limpeza em profundidade em todos os sectores, porque só assim conseguimos limitar ao máximo a possibilidade de uma Infestação.

São os Pombos mais débeis, e os mais atrasados dos concursos que estão mais sujeitos e mais expostos a esta Doença. Embora também pode suceder a outros Pombos, através de contacto no Cesto, e estes serem portadores latentes (ocultos) destes Germes, enquanto a grande maioria dos casos a infecção será Benigna, e pouco perigosa nos Pombos Adultos mas muito perigosa para os Jovens Borrachos, quando existe uma transmissão directa de Pais para Filhos ou Pombo para Pombo.

Por isso aconselho todos os Columbófilos que passado + ou - 2 horas após a chegada dos seus Pombos de um Concurso, e depois de bem Alimentados, lhes apliquem um Banho forçado com Vinagre + Pó Talco, para lhes retirar toda a sujidade impregnada nas Penas, nas Patas, nas Anilhas, e retirar algum Parasita existente, que seja possível portador da Doença Toxoplasmose, contágio de CESTO.

 Este Banho também será muito gratificante para relaxar toda a parte Muscular, principalmente os Músculos Peitorais, assim como acelerar a recuperação dos Pombos enviados a Concurso. Estes Banhos terão método de aplicação: No Inverno Água morna. No Verão Água fria.

 A Prevenção neste tipo de Doença, durante a Muda de Pena passa por um Banho forçado com VECTIMAX + PÓ TALCO a todos os Pombos que foram enviados a provas Desportivas, só assim podemos ter a situação sobre controlo, e evitar a contaminação dos jovens Borrachos, porque existem muitos Pombos Adultos ainda com a Doença em fase Latente (oculta) o que será muito perigoso em termos futuros.

Método de Aplicação: Colocar 3 ml de VECTIMAX em 10 litros de água + 2 Colheres de Sopa de PÓ TALCO, depois mergulhar o Pombo nesta Água, (banho forçado) exceptuo a Cabeça do Animal, para que não exista lesões Oculares.

NOTA: Quero chamar a atenção dos Srs. Columbófilos que o VECTIMAX é um pouco gorduroso, mas sem efeitos secundários para a Plumagem dos Pombos, até pelo contrário, será bastante benéfico e útil a toda a Plumagem. Seguidamente acompanhado com PÓ TALCO será OURO sobre AZUL, excelente para controlo da Doença, e Plumagem brilhante.     

Nunca se deve fazer tratamentos desajustados, nem auto medicamentar os Pombos, porque será um erro terrível. Porque damos um produto não resulta, damos outro aconselhado pelo vizinho, também não resulta. E só depois recorremos às pessoas certas, mas nunca dizendo as atrocidades e os erros que cometemos, o que será uma falta de respeito para com os nossos Pombos.

 Se dizemos constantemente que gostamos tanto dos Pombos e que estes fazem parte da nossa Família, porquê fazer estes erros?           

Quero também recomendar aos Srs. Columbófilos que apliquem aos seus Borrachos e Pombos Adultos, agora na altura da Muda de Pena e Reprodução, porque eu sempre o usei, não tenho vergonha de o dizer, e com grande sucesso, pelo menos nos Borrachos estes ficavam Bonitos – Gordos – Robustos – Boa Estrutura Óssea, Plumagem Sedosa, e muito dificilmente havia Borrachos Doentes. Aliás será o testemunho de todos aqueles Columbófilos, que o aplicam á muitos Anos, sobre o meu ensinamento, e com grande sucesso.

Nos Pombos Adultos, estes ficam com uma plumagem muito Sedosa e Brilhante, e sempre bastante activos. Pois eu sempre o utilizei mas em termos percentuais o GRANULADO de FRANGOS (A – 115) excelente na Reprodução, porque este Alimento será um bom Energético, com muitas Proteínas, Hidratos de Carbono e muito bem Vitaminado. Este produto terá um excelente controlo Produtivo e Sanitário, nada de dúvidas, porque nada será, como era antigamente.

 Existem Columbófilos que podem discordar desta minha opinião, e eu concordo, e terei que aceitar. Mas na verdade os resultados foram sempre muito bons, excelentes, porque existia regra, por isso teremos que saber dosear todos estes ingredientes para que não exista dúvidas, porque antigamente utilizavam-se de qualquer maneira, não existia regra.

Mas hoje, após alguns estudos e métodos de aplicação, cheguei á razão que em 25 quilos de Ração deve-se: (colocar sete kilos e meio de Granulado A-115) e misturar tudo muito bem, depois servir á vontade aos seus Pombos, porque os resultados depois só falam por eles, e vão ser altamente excelentes, você próprio o vai comprovar. 

ALEXANDRE MARIA PEDRO

TECNICO ESPECIALIZADO NO DESPORTO COLUMBÓFILO