NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
APENAS DUAS CERTEZAS NA COLUMBOFILIA 28-05-2012

APENAS DUAS CERTEZAS NA COLUMBOFILIA

A experiência ao longo de Anos ensinou-me que o Desporto Columbófilo é por vezes um Mistério e uma fonte inesgotável de muitas contradições Portanto, seria errado da minha parte, escrever uma Técnica específica, determinada, e infalível, ou de um caminho certo, como alguns senhores teóricos assim o descrevem, pensando eles que são os Donos da Columbofilia, mas na realidade será assim: correu bem, tudo bem, correu mal, tudo mal, porque não existe sistemas infalíveis nem Milagres em Columbofilia, esta será a grande certeza.

 No entanto tenho sempre o propósito e o cuidado de observar este leque de interrogações, de mostrar algumas certezas, algumas linhas de conduta, que se podem seguir com Segurança, criando hábitos que jamais terão uma influência Negativa. Entre estas certezas posso assinalar 2 pontos de aconselhamento que serão fundamentais: o REPOUSO e uma boa ALIMENTAÇÃO (equilibrada), bem Digestiva, mas sempre dentro da moderação. É lógico que se levarem em linha de conta estes dois pontos preciosos, que vou tentar explicar, todos Columbófilos estarão no caminho certo, mas também, não sou dono da verdade.

Eles são altamente Saudáveis e sem nenhuma reacção Negativa.

1º - REPOUSO

Eis aqui confrontá-los com o velho ditado (o que repousa enferruja). Os Columbófilos sabem perfeitamente que isto não é válido para os Pombos Correios. De facto, o repouso é uma condição e uma necessidade absoluta, para as nossas Aves, e para todos os Desportistas. Convença-se que um período de repouso regular, será a melhor maneira de voltar á boa Forma. Já observou com certeza que os seus Pombos ficam em plena Forma no período da Grande Muda? Certifique-se de que isto é exactamente verdade, devido ao repouso altamente merecido e á boa Alimentação! Quer se queira, quer não, os Pombos têm necessidade de um período de repouso no tempo CERTO, de um período de Recuperação e de um Relaxamento completo, depois de começar as provas de longa distância. Não será por acaso que os grandes atletas também têm o seu tempo de Repouso e Relaxamento, antes e depois das grandes Provas (verdade ou mentira).

Creia que, nunca se dá o repouso suficiente. Está na hora de se começar a compreender que os Concursos actuais exigem dos nossos Pombos muita Energia, e (isto fica muitas vezes esquecido!) expomos os seus sistemas a uma dura prova. Após um Concurso de média ou longa distância a maioria dos Pombos recuperam rapidamente, pelo menos dão essa impressão (apenas impressão)! Porque o desgaste Físico e as Dores Musculares não dão para VER, nem o Pombo se queixa. Depois de alguns dias de descanso eles demonstram algum Vigor e Força, não haja dúvidas, mas só no íntimo, porque as SEQUELAS do duro combate não estão de forma alguma apagadas, o que me leva a crer que os Pombos ainda não recuperaram (Moralmente e Psicologicamente) como deveriam e como pretendemos. Isto só poderá acontecer após um largo tempo de repouso absoluto.

 Não podemos esquecer que os Pombos são atacados por uma grande pressão de Stress: Stress no Cesto, Stress do Transporte, Stress da Viagem, Stress ao Chegar, sem nunca esquecer o Stress aplicado pelo sistema de Jogo em que praticamos no nosso Desporto, (Natural, Viuvez, ou Poleirista, e pelas DIETAS rigorosas por vezes aplicadas. Que será, o Pombo querer comer e não ter (será um absurdo).

Tudo isto junto não será nada benéfico para os nossos Pombos, porque está altamente comprovado, que o Stress é responsável por muitas Doenças, não só nos Pombos Correios, como em todos Animais de Competição, e também no ser Humano.

Então posso concordar, e aconselhar, que o repouso concedido ao Atleta não será um luxo! Mas sim uma necessidade! Muitos Columbófilos, até mesmo grandes Campeões que ao longo de Anos pedem os meus conselhos e dizem com grande orgulho que levam o Pombo Á ou Pombo B á frente, nas classificações, eu aconselho a descansar esses Pombos, e eles não o fazem. Depois, existe o reverso da medalha que será a PERCA de um Campeão, derivado ao esforço Físico e Psicológico. Então depois, já existe o arrependimento, o que será tarde, porque mais vale um Campeão no Pombal, que um Herói perdido. Muitos Pombos perdem-se porque entre dois Concursos não existe tempo de recuperação. O Repouso não apenas restabelece, mas também CURA… e isto não se trata de um SLOGAN, é apenas uma realidade, que todos nós Columbófilos podemos comprovar. Já aconteceu muitas e muitas vezes que certos Craques, se deixaram abater pela Fadiga, e a partir dum certo momento da Campanha Desportiva não passaram de Pombos medíocres e simples participantes nas provas, será que se esqueceram? NÃO.

Um Columbófilo atento tomará logo no imediato uma medida, e não deve ter vergonha, em pedir ajuda ao Médico Veterinário assistente da sua Colónia de Pombos, para este dar um bom conselho, ou mandar fazer umas Análises Clínicas e certificar-se, se tudo está correcto, ou então o Columbófilo pedir ajuda a um Técnico Especializado em Columbofilia, para dar sua opinião, porque por vezes poderá ser tarde.

Todos os Órgãos devem poder restabelecer-se e purificar-se.

Compreendo perfeitamente, que existe uma relação estreita entre Repouso e Alimentação. Durante o Repouso os Pombos necessitam de uma Alimentação moderada e acima de tudo muito Digestiva. E de um Tónico completamente Natural, para Recuperar e Desintoxicar, dentro de toda a normalidade: exemplo ACTIBOL.

 Será necessário ocultar (escurecer) o Pombal durante o período de Repouso?... NÃO, NADA DISSO!...

 Pessoalmente não concordo com esse sistema a não ser em 3 casos: 1º No dia de chegada do Concurso: 2º Quando existe muito calor: 3º Durante a noite, para moderar o resfriamento a fim de evitar mudanças bruscas de temperatura, e alterações Corporais. Nos outros casos acho que obscuridade será inútil. PORQUÊ?...

Pela simples razão, do ocultismo não permitir a entrada dos Raios Solares durante o Dia, que será tão Saudável para os nossos Pombos, e útil para o Pombal que o mantém quente e agradável. No entanto reconheço que existem grandes Campeões que ocultam os seus Pombais no início da Semana, como método de recuperação, e depois deixam entrar toda a luz Solar a partir de Quinta-feira, tendo como objectivo recuperar toda a Forma dos Pombos nos últimos dias da Semana. Eles por vezes têm toda a razão, visto que, a luz Solar excita os Pombos, enquanto que a obscuridade conserva os Órgãos (adormecidos).

 Mas de qualquer maneira há um perigo! O de não manter os Pombos em forma e aptos para o próximo Concurso. Devemos ter consciência, do facto que a forma do Pombo não se pode DOMINAR facilmente, e partindo dessa premissa, corre-se alguns perigos em jogar com a Obscuridade e a Claridade. O repouso acontecerá espontaneamente no Pombal se os Pombos forem treinados e Alimentados á mesma hora, e se durante o Dia, eles não forem incomodados pelo voo de outros Pombos, ou outras Aves em redor do Pombal.

Por norma temos o hábito de recolhermos os Pombos Adultos após o voo matinal, e depois de os Alimentarmos e Abeberarmos, e deixar tudo normal para o descanso Diário. Seguidamente irão soltar os Jovens Borrachos para estes se aduzirem ou fazerem o reconhecimento geral á volta do Pombal, com os seus pequenos voos, mas esquecemo-nos de colocar os Pombos de Competição sobre a obscuridade para que estes não vejam os Jovens Borrachos. (um erro).

 Logo aqui com este pequeno gesto, sem pensarmos muito bem, estamos a colocar em risco o próximo Concurso, pelo facto dos nossos Atletas entrarem em Pânico, e em Stress elevado, por verem Aves estranhas ao seu habitat, por vezes a pousar e levantar do seu próprio PATIM e das suas redondezas de Pombal, por isso muita atenção a estes pequenos, grandes pormenores. Se quisermos ter esta atitude há que faze-lo sempre no início da Semana e nunca próximo ao Encestamento, porque podemos comprometer o próximo Concurso.   

2º ALIMENTAÇÃO

É evidente que tanto para os seres Humanos, como para Animais de competição, a Alimentação será fundamental.

Alguns Columbófilos afirmam que lêem aqui e ali e que ensinaram-lhes este ou aquele tipo de (DIETAS) dai tudo bem, mas penso que será tudo conversa barata. Pode acontecer!... Alguns Pombos realizarem uma boa prestação sem terem recebido uma Alimentação adequada, mas será sempre uma exceção. Sustentar altas e constantes performances, sem uma Alimentação adequada e variada é simplesmente impossível. Com um pouco de bom senso esta realidade é evidente.

Tratando-se da Alimentação de Animais de Desporto e de Pombos Correios, muitas falsas informações circulam no Mundo da Columbofilia, e eu próprio permito-mo aqui fazer algumas reflexões a este respeito, assim como tenho feito em vários artigos que já escrevi.

A: Desejável? Ou Indispensável?

A primeira questão que me vem á cabeça é: Quais são os Alimentos Nutritivos necessários para obter uma boa Alimentação. Sã e completa? Sublinho inicialmente que por incrível que pareça, um Pombo Adulto é composto por: 75% de Água – 17% de Proteína – 5% de Gordura – 3% de Minerais.

Uma segunda consideração consiste em fazer-se uma diferença entre o período de Prestação do Pombo e o que chamo de período de Repouso. É claro que durante as prestações o nível de Alimentação deve ser muito mais elevado que durante a situação de Repouso. Numa Alimentação completa, os elementos indispensáveis são os seguintes:

Ponto nº 1 – A ÁGUA – MAIS FRESCA POSSIVEL

É talvez de admirar, mas é um facto: a Água de beber é um elemento essencial para uma vida SÃ, tanto nos Animais como no ser Humano. A Água é de facto indispensável para as reações Bioquímicas e para o transporte dos elementos Nutritivos no Corpo. E mais, a Água é igualmente indispensável para manter a temperatura do corpo no nível certo. É sabido que um Pombo consome Água duas vezes mais do que comida. O ser Vivo pode aguentar-se muito mais tempo sem comer, do que beber, não será por acaso que escrevi um artigo sobre o essencial da SEDE (Electrolyte Gold). Os Columbófilos que se queixam que os Pombos não beberam horas antes do Encestamento, mesmo quando se trate de um Concurso de Velocidade, e não bebam durante o transporte para o local de solta, por vezes, têm motivo para não se classificarem nos primeiros, ou até nem se classificarem por esta razão. Isto no tempo quente.

Ponto nº 2 – As Proteínas

A palavra Proteína é originária da palavra Grega (proteico) que significa muito importante. As Proteínas constituem-se de Aminoácidos que são indispensáveis, ou talvez essenciais, e desta maneira pela simples razão, que o Organismo Animal é incapaz de as Fabricar ele próprio.

Os Aminoácidos que são a Metionina e a Cistina são importantes para a Alimentação dos Pombos e são precisamente aqueles que existem em quantidades insuficientes na Alimentação.

As Proteínas são os elementos de base dos Músculos, da Pele, dos Ossos, das Enzimas entre outros. Quando se fala de Proteína Digestível, será a Proteína bruta multiplicada pelo coeficiente de Digestibilidade, este coeficiente é específico para cada tipo de Animal.

O valor Biológico da Proteína: É muito bom quando a Proteína contém todos os Aminoácidos essenciais e na medida certa para os Animais. Por isso não se admire em saber que o valor Biológico das Proteínas Animais é maior do que o das Proteínas Vegetais. Do ponto de vista Químico as Proteínas diferem dos Hidratos de Carbono e das Gorduras pelo facto de conterem mais ou menos 18% de Nitrogénio. Aqui se encontra a grande razão pela qual aconselho a dar aos vossos Pombos a Proteína Animal uma a duas vezes por Semana, através do OVO + Levedura de Arroz ou as Leveduras Organew, ou Lactovet - ambas muito boas, para todo tipo de Aves: Reprodutores, Borrachos e Voadores entre outras.

Ponto Nº 3 – Hidratos de Carbono

Os Hidratos de Carbono classificam-se em dois grupos:  

(a) Os Hidratos de Carbono facilmente Digestíveis: Açúcar e Amido, esta a razão pela qual aconselho a reforçarem a Alimentação dos nossos Pombos com mais MILHO.

(b) Os Hidratos de Carbono dificilmente Digestíveis: Celulose Bruta

Esta Celulose Bruta, no entanto, é necessária para o bom funcionamento de todo canal Digestivo do Pombo (cevada).         

 Os Hidratos de Carbono são os mais importantes fornecedores de Energia, para todos seres Vivos. E porque não, aplicarmos aos nossos Pombos 1 a 2 vezes por Semana (Pão Torrado). Os grandes Columbófilos Belgas, e Holandeses, também de outros Países ainda o fazem. Nós Portugueses, é que perdemos esse hábito, mas será uma maneira clássica de introduzir Hidratos de Carbono Digestíveis aos nossos Pombos, e formarmos mais Energias para superarem o esforço Físico. Qual será o ser Humano que não gosta de Pão? E os Pombos? Adoram.

Ponto Nº 4 – As Gorduras

As Gorduras são fontes de Energia como os Hidratos de Carbono. Em todo caso, elas oferecem 3,50 vezes mais de Energia, por unidade de peso vivo, do que os Hidratos de Carbono. No entanto é necessário levar em linha de conta que nos Concursos de longa distância a única fonte de Energia que o Pombo dispõe no seu Corpo será a sua própria Gordura, por isso se acompanharem muito de perto os meus conselhos e artigos verão que todos eles, vão neste sentido, porque só assim o Pombo pode ganhar prémios de cabeça. Utilizando sempre com muita inteligência, o Óleo de Amendoim Biológico. E nunca o Amendoim em grão porque este tem propriedades bastante Tóxicos dos quais Fungos, e quem sofre, será o (FIGADO). 

Os Pombos de Fundo e Grande Fundo, aos quais nos últimos dias antes de colocados no cesto deve-se fazer uma Alimentação muito rica em Gordura e Hidratos de Carbono Digestíveis (Milho e Cártamo) e assim todos os Columbófilos estão no bom caminho.

Ponto Nº 5 – Os Minerais

Não será de esquecer que os Minerais desempenham um papel muito importante nas diversas funções do Organismo. Por exemplo, na estrutura Óssea dos Borrachos, no bom revestimento dos Ovos, estes são constituídos principalmente de Minerais. Os Minerais dividem-se em duas categorias:

Os Macros- Minerais: são Minerais necessários em grandes quantidades, o Cálcio, o Fósforo, o Magnésio, o Sódio, o Potássio, e o Cloro.

Os Micro- Elementos ou Oligoelementos são os Minerais que são necessários ao Organismo, mas em pequenas quantidades como: o Iodo, o Ferro, o Manganês, o Cobre e o Zinco. Estes grupos de Minerais são chamados de Oligoelementos. Para corrigir na totalidade por vezes este défice de Minerais no Organismo dos nossos Pombos. Eu aconselho CÁLCIFER será excelente na parte Reprodutiva, Borrachos e Desportiva.

Ponto Nº 6 – As Vitaminas

Cada Vitamina é importante e tem a sua função própria dentro do Organismo da Ave. Por vezes observa-se que os Columbófilos mais Idosos em relação a esta observação são um pouco renitentes, e dizem - porquê, dar tanta importância às Vitaminas? Noutros tempos, isso não existia e tudo corria bem! De facto… Não esqueçamos dois pontos muito importantes, em primeiro lugar, noutros tempos, os Pombos podiam ir para os Campos sem perigo algum, para procurar o que lhes faltava. Em segundo, hoje em dia exige-se muito mais da parte dos mesmos, porque nós Columbófilos colocamos a fasquia muito alta na parte Desportiva aos nossos Pombos, (semiprofissionais) porque por vezes, tiramos Borrachos muito cedo no início do Ano, e depois mandamos esses mesmo Borrachos a Concursos de Borrachos, Velocidade e Meio-Fundo, e inclusive a Fundo, eu próprio assim o fiz.

 Por isso, eu aconselho uma boa Vitamina de reconstituição Orgânica ao meio da Semana com Aminoácidos: Vit- Amino lamons ou Actibol depois uma Vitamina Energética na véspera do Encestamento para Velocidade e Meio – Fundo: Para Fundo, será de aplicação no próprio dia em que se encesta os Pombos: Floradix – Elixir ou VItan – Speed ou Totalvit ou Glicopan ou Duphalyte: entre outros, existem excelentes Energéticos no mercado dos Pombos e da Especialidade. (Agora vitaminas milagrosas não existe!) 

Ponto nº 7 – Valor Nutritivo

No tocante á Alimentação dos Animais de Desporto posso dizer: Não é a quantidade que será o mais importante, a qualidade será o grande pilar e fundamental para os nossos Pombos. O importante é que o Pombo receba uma Alimentação equilibrada, esta dispondo, assim, de Energia suficiente, de Minerais, de Oligoelementos, e de Vitaminas. Várias vezes já me questionei quanto o valor real da mistura que damos aos nossos Pombos? Porque existe tantas no mercado e cada uma com o seu valor Energético e de composições diferentes, já dei comigo a visitar vários Columbófilos de grande gabarito Nacional em que utilizam 5 e 6 Rações, uma para cada dia, de fornecedores diferentes, isto será uma aberração total, agora a questão coloca-se assim:

Qual é o valor Nutritivo das diferentes Rações, e que tipo de Cereais contém, que tipo de Sementes Oleaginosas, que tipo de Leguminosas?

Porque existe muitas maneiras de matar Pulgas. Uns matam com Dentes, outros com um Martelo, outros matam com os Dedos enfim, existe muitas maneiras, e nas Rações serão a mesma coisa, umas são boas outras não prestam para o Desporto Columbófilo que praticamos em Portugal, porque temos encestamentos todas as Semanas e por vezes dobradinhas, então se os Pombos não estiverem uma Ração bem Nutritiva e rica em Calorias como suportam este desgaste Físico! 

Será que umas serão tão Nutritivas, quanto as outras?

 Certamente que não! Onde está o valor Energético? No (MILHO)? Se não contêm não prestam (serão negativas). Mas não será por ACASO, que o Milho faz parte, em grande quantidade, das Farinhas Lácticas dos nossos Bebés, e Crianças! (mas será o verdadeiro Milho, e nunca o de Pipocas como alguns Senhores defendem). Esta será uma realidade.  

NOTA INFORMATIVA: Nada tenho contra os Fabricantes de Rações, por amor de Deus, da qual tenho o maior apreço e respeito, apenas será uma maneira de tentar explicar aos Columbófilos como toda a teoria da Alimentação funciona, e que por vezes, uma Alimentação desequilibrada não funciona! E só prejudica o Pombo Correio.

Diante de tantas opções alguns Columbófilos ainda perguntam: Qual é mesmo a diferença entre uma Ração de Dieta e uma Ração Light?

 Para começar será preciso entender que as Rações Dieta são aquelas que perdem vários nutrientes em relação ao mesmo Alimento na sua versão original, para que se possam encaixar nas chamadas Dietas restritas.

Já as Rações Light são fabricadas com valor Energético ou Nutricional um pouco reduzido, para integrar o cardápio do Pombo para que este não possa engordar.

Aqui, está explicado as pequenas diferenças, entre Rações.

Mais uma vez o Bruxo, com este seu artigo vem ensinar e explicar Columbofilia e nunca vender ilusões disparatadas. Porque a Columbofilia não se aprende na Internet, a ver Site do A, do B, ou do C: mas sim estudando Columbofilia, estudando Medicina Veterinária, estudando Medicina Natural, assim como Medicina Convencional o estudo faz parte da evolução do ser HUMANO porque quem não Lê, nem Estuda, não tem evolução. Sempre ao vosso dispor este grande amigo.