OS OVOS - RICOS EM NUTRIENTES |
20-05-2012 |
OS OVOS - RICOS EM NUTRIENTES
Muito tenho falado e aconselhado a aplicação do Ovo na Alimentação dos nossos Pombos, derivado ao facto deste conter muitas Proteínas, e muitas Vitaminas, assim como outros ingredientes de grande utilidade, na Saúde das nossas Aves, e também do ser Humano. Hoje vou tentar explicar em pormenor o porquê, e a razão do meu conselho.
Ele, o Ovo, já foi visto como um vilão do organismo Humano, por apresentar um teor de Colesterol relativamente elevado. Hoje, graças a diversos estudos a nível Mundial está a perder a má FAMA e, aos poucos, já está a cair na GRAÇA daqueles de quem sempre o tentou excluir das suas refeições Diárias: Cozido, Cru, ou mesmo Frito. O Ovo pode, trazer grandes e inúmeros benefícios á nossa Saúde assim como á Saúde dos nossos Pombos.
A boa noticia, pode e deve chegar aos Ouvidos dos mais Velhos que, por tanto tempo trataram este riquíssimo Alimento com uma certa empatia e desconfiança, isto a partir dos Anos 80. Porque antigamente era um bem essencial na Alimentação diária dos Pobres.
Foi também muito utilizado na Columbofilia nos Anos 60 e por ai fora, ou talvez antes. Mas, que eu me lembre em utilizar nos meus Pombos, foi a partir dos Anos 60, e também de ver grandes Columbófilos do Distrito de Lisboa a utilizarem com grande sucesso Desportivo, no caso: do grande campeão de Moscavide o JAÚ, quem não conheceu esse grande Mestre dos Pombos? O falecido TI PEDRO da Garagem, também de Moscavide mas grande campeão quem não conheceu? O grande XICO ARAÚJO de Sacavém, (ex-mecânico de ciclismo do Sporting) que foi um grande campeão, e um Homem extraordinário de um trato formidável, o meu bem-haja a todos vós por tudo que ensinaram ao MIUDO da altura.
Existem outros da qual merecem o meu respeito, mas foi com estes grandes Mestres que eu aprendi esta utilização do Ovo, e muito do que sei de Columbofilia. Todas estas MEZINHAS eram utilizadas por estes grandes Homens dos Pombos, nos chamados segredos dos Deuses. Mas com a minha irreverência, juventude e humildade, mas grande conversador de toda a matéria relacionada ao nosso Desporto, fui aprendendo e assimilando estes pequenos, grandes pormenores, que depois coloquei em prática com grande sucesso na minha colónia de Pombos. Depois ao longo dos Anos todos os estudos que tenho feito e desenvolvido na Columbofilia cheguei á conclusão que estou no caminho certo, para ensinar todos os Columbófilos meus seguidores, e que pedem a minha ajuda, e praticamente todos têm tido grande sucesso, uns mais que outros como será evidente.
Uma pesquisa concluída pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos mostrou que as gemas de Ovos produzidos hoje contêm menos 10% de Colesterol do que possuíam há uma década atrás. E existiu por incrível que pareça um acréscimo do teor da Vitamina D3, onde chega a ser na ordem dos 74%. De acordo com os Cientistas esta mudança deve-se ao facto das Aves criadas em cativeiro terem uma melhor preparação, ao nível da sua própria Alimentação, assim como a inclusão de Minerais, o que as torna muito mais Saudáveis, e consequentemente altera a composição do Ovo (excelente).
O consumo de Ovos regularmente pelos nossos Pombo será uma boa medida quer ao nível Reprodutivo, Borrachos e Pombos Adultos. Pelo facto destes conterem em sua composição dois Pigmentos Carotenoides, conhecidos como Luteína e Zeaxantina, estes dois componentes actuam na prevenção da degeneração molecular dos nossos Reprodutores e também, em problemas, que costumam afectar a Visão dos nossos Pombos mais Adultos. Estudos mostram que a ingestão de Ovos na Alimentação dos nossos Pombos aumenta os níveis de Carotenoides no Sangue e eleva a densidade Óptica.
Essas substâncias actuam como importantes Antioxidantes na molécula Ocular, porque esta região sofre um grande Stress oxidativo pela Luz e pela Obscuridade a que muitas vezes colocamos os nossos Pombos, por isso temos que proteger e retardar a sua Degeneração.
Assim como as carnes em geral, os Ovos também são grandes fontes de Proteínas nobres e indispensáveis ao Organismo, entre elas, a Albumina, um tipo de Aminoácido que só entra neste grupo Alimentar e nos Lacticínios. Esta Proteína, disponível na clara do Ovo, é considerada a melhor que existe, porque tem boa absorção no organismo das Aves.
Ela está associada á construção dos tecidos do Corpo e, por isso, ajuda bastante na recuperação dos nossos Pombos, após um grande esforço Físico (concursos de grande desgaste Físico), ou Reprodução.
Por ser rico em Proteínas, cada unidade contém em média 6 gramas deste Nutriente, o que equivale em dizer, que também será muito bom para os amantes das Dietas, nos concursos de velocidade, porque o Ovo, quando aplicado na Ração com as Leveduras de Arroz favorece o processo de emagrecimento, principalmente quando aplicado na refeição da Manhã, graças a esta propriedade Nutricional, a sua ingestão estimula a sensação de Saciedade, ou seja, minimiza a fome e ajuda a dar fim á compulsividade Alimentar do Pombo.
O timing de Nutrientes presentes em cada unidade e colocado no Alimento é mesmo capaz de torna-lo um verdadeiro trunfo do nosso dia-a-dia, na Columbofilia. Para começar, basta dizer que, por conter Vitaminas A e Vitamina E, e Enxofre, neste caso, o Ovo exerce poder Antioxidante, e além disso beneficia a Pele ao retirar todas as películas escamosas (caspa) das Patas e do Peito, bem como o sistema Músculo- Esquelético bem irrigado de Sangue, (peito bem vermelho).
Ele também apresenta Minerais como: Selénio – Magnésio - Zinco – e Cobre, que actuam no combate aos radicais livres, retardando o envelhecimento e o desenvolvimento de várias Doenças aos nossos Pombos. A quantidade de Selénio presente em cada Ovo representa 25% das necessidades de Proteína no organismo das nossas Aves mantendo-as assim, muito mais Saudáveis. Além disso, este Mineral melhora o sistema Imunitário e o bom funcionamento da Tiroide.
Outras substâncias presente nos Ovos que merece grande destaque é a Colina, Cisteína, Metionina e a Taurina, a primeira uma importante Vitamina do complexo B, e as outras excelentes Aminoácidos.
Estes Nutrientes têm o poder de facilitar e melhorar os impulsos Nervosos além de proteger os Neurónios. A Colina também actua na parte Metabólica, reduzindo em grande parte, a Gordura existente no Organismo do Pombo, porque esta substância fica concentrada na Lecitina do Ovo e é a responsável por minimizar a absorção da Gordura no Intestino. Por sua vez, muito essencial na prevenção das Doenças Articulares, porque a Vitamina B 9 (ácido fólico) está bastante disponível neste grupo Alimentar assim como o Enxofre. Para completar este timing de Nutrientes aliados á Saúde dos nossos Pombos, temos ainda um alto teor de Vitamina D3 que desempenha um papel muito importante na estrutura Óssea dos nossos Borrachos e Pombos Adultos.
Se, por um lado, os Ovos de hoje já apresentam naturalmente menor teor de Gordura, por outro lado apresenta a presença de um tipo especial de Gordura que permite a nós, incluirmos de maneira positiva na Alimentação dos nossos Pombos. Isto acontece porque tais Gorduras beneficiam a Saúde dos Vasos Sanguíneos e consequentemente ajuda na circulação. Os Ovos contêm Ácidos Mono insaturados que melhoram os níveis de Gordura e estimula a Saúde do Coração dos nossos Pombos mantendo estes mais resistentes às Doenças e aos grandes Esforços.
Na minha opinião, e na minha experiência, os Ovos devem ser subvalorizados na Columbofilia, e nunca sobrepujados por outros ingredientes, mais caros e menos sofisticados. Então decidi que era hora de escrever algo sobre este, que é o mais frágil e indefeso de todos os Alimentos, e aqui desejo prestar ao Ovo a grande homenagem que ele merece, tanto para os Pombos como para o ser Humano.
Composição: por cada unidade de Ovo:
Calorias – 70 kcal – Proteína – 6 gr – Vitamina – A, 244 ul – Vitamina – D3 18 ul – Ácido Fólico – 24 mg – Colina – 125,5 mg – Cálcio – 26 mg – Fósforo – 96 mg – Selénio – 15.6 mg – Magnésio – 6 gr – Enxofre – 16 mg.
Aqui com este gráfico, e por tudo que escrevo e demonstro, temos todas as razões possíveis e imaginárias em aplicar este ingrediente na Alimentação dos nossos Pombos, acompanhado de Leveduras de Arroz ou com as riquíssimas Leveduras Organew, ou então com um excelente companheiro Proteico o IOGURTE (muito bom), não tenha receio em aplicar aos seus Pombos, depois verá a diferença.
Nota importante: Antes de utilizar o Ovo, deve de colocar este, durante meia hora, coberto de água com um pouco de Sal. Depois lavar muito bem em Água corrente, após esta manobra, deve utilizar sem receio.
Mais uma vez, o Bruxo com estes seus maravilhosos artigos, vem demonstrar que não existe Bruxaria, existe um pouco de Sabedoria e Inteligência, e de Humildade, e muito estudo sobre Columbofilia e Medicina, quer Natural, Veterinária ou Convencional, ao contrário de outros Srs. que só dizem mal, mas não os vejo fazer, nem escrever nada de útil para elucidar ou esclarecer os Columbófilos. Sempre ao vosso dispor este amigo, para qualquer dúvida ou esclarecimento.
|