NUTRIÇÃO, SAÚDE, E BEM ESTAR NA MUDA DE PENA |
01-08-2011 |
NUTRIÇÃO, SAÚDE, E BEM ESTAR NA MUDA DE PENA
De Julho a Novembro será uma fase crucial para os nossos Pombos, porque a partir de Novembro, as noites ficam mais curtas, e mais frias, se bem que certos dias sejam ainda agradáveis e amenos, mas sentimos que bem cedo o frio vai chegar e instalar-se. Na Natureza as Arvores e as ervas mudam de tom e de cor e o cair das folhas será um facto.
No Pombal a Muda atinge o auge, e as Penas são abundantes em todos os cantos, e voam por todo o lado. Isso é bom sinal, mas será ainda necessário que os Pombos na Muda possam usufruir de um bom repouso e de uma boa alimentação, esta necessária para refazer uma nova vestimenta, Rutilante, e sem a mínima falha. Nesse intuito o bom Columbófilo não deverá deixar criar qualquer Borracho, nem deverá fazer voos diários muito alongados, mas sim fornecer aos seus Pombos uma alimentação bastante rica, abundante e variada, juntamente com o excelente e sempre bom ÓLEO de LINHO para a plumagem rica e sedosa.
A Luz, o Sol, e o Ar, devem entrar á vontade nas instalações, mas evitando contudo as correntes de Ar e qualquer vestígio de humidade, durante o Inverno. Certos Columbófilos apreciam a liberdade diária dos seus Pombos, nesta altura, a fim de eles poderem voar à vontade e irem pousar no campo, nos telhados, enfim, em certas zonas não muito convidativas. Pois eu sou adverso a essa prática por vários factores: 1º É que o campo e as hortas são um grave perigo devido aos novos métodos de Semeio com grãos tratados com adubos, pesticidas e hormonas e ainda devido ao grande número de caçadores sem respeito pelo Pombo Correio e também, as Aves de Rapina, antigamente pensava-se ser uma boa prática mas hoje em dia não será muito aconselhável. 2º Também pode haver por perto, Galinhas, Patos, Cães, ou outros animais e os Pombos pousarem e andarem a debicar na sujidade de ambos e haver uma transmissão de Doenças, Vermes, Viroses, Coccidiose ou até a Leptospirose, que será muito complicado para o Pombo Correio, soltar sim, mas andar por perto e não deixar pousar nestes locais.
Como todos nós sabemos a alimentação possui um papel primordial no nascimento das novas Penas, no período crucial da Grande Muda que se desencadeou e que está em pleno desenvolvimento e quando a queda das antigas Penas é já abundante, a renovação imediata das Penas novas das Asas, e do Rabo, o desgaste Energético é enorme. Isto implica portanto que cada amador ou criador, vele por dar aos seus alunos, uma alimentação muito rica, abundante e o mais variada possível, na qual possam encontrar tudo o que o seu organismo precisa, porque esta fase será de grande desgaste Físico, por isso aconselho a utilização do grande Energético ÓLEO de LINHO (biológico) extraído a frio.
Um Pombo Doente não Muda, ou Muda pouco e mal. Sem uma boa Saúde, não existe uma boa Muda, e sem uma boa Muda não se conseguem êxitos na Campanha Desportiva seguinte, esta repetição é indispensável, a manutenção de uma boa Saúde perfeita em tempos de Muda é portanto imprescindível. A distribuição regular de uma alimentação adequada é um dos principais factores da conservação e manutenção de uma Saúde florescente, todavia existem mesmo assim precauções a tomar neste ponto para não incorrerem acidentes. É conveniente de Semana a Semana purificar o Sangue e retirar o Ácido láctico e Ácido Úrico aos nossos Pombos, conforme explico no meu esquema de Muda, também permitir uma saída semanal livremente como bem se entender, porque sabemos que um Pombo a mudar não voa muito e é por isso que deixaremos escolher eles próprios os seus momentos de descontracção, eles sabem melhor que nós, quando e como sair, e divertirem-se no ar, como consequência deixaremos nesse dia portas, e janelas abertas pelo menos o maior tempo possível.
O Ar sendo um agente que ajuda a perfeita assimilação da Ração, é portanto igualmente indispensável deixá-lo entrar á vontade.
Mas voltemos á alimentação propriamente dita: Antes de tudo existem as sementes de base, porque são as que devem entrar em todas as rações dos Pombos, de seguida existem as sementes complementares que aumentam o poder Energético e a qualidade desta alimentação especial, esta alimentação especial deve ser aplicada a seguir á alimentação normal, porque será também uma maneira de nós cativarmos e darmos uma auto confiança aos nossos Borrachos e Pombos Adultos, pode-se dar alguns punhados desta linda e boa sobremesa composta em partes iguais, dos grãos e sementes seguintes:
1º Alpista – Milho Alvo – Milho Painço – Arroz sem Casca – Sorgo.
2º Cártamo – Girassol Preto – Nabo – Colza – Cânhamo – Linhaça se possível.
As sementes nº 1 todas elas se transforma em complexo B dentro do organismo dos nossos Pombos além de Nutritivas. As do nº2 são as chamadas Oleaginosas muito ricas em gordura Ómega 3 Ómega 6 Ómega 9 – são altamente importantes e necessárias para a Saúde, brilho da Pena e da Pele e o bem estar dos nossos Pombos. Fazer um conjunto destas Sementes em partes iguais colocar num recipiente seco e arejado, e todos os dias perder um pouco de tempo sentarmo-nos no Pombal conversar com os nossos Atletas, e ir saboreando o apetite deles, com esta riqueza em sementes, será uma beleza para o auto estima do homem e do Pombo. Ao falar da linhaça semente sempre muito importante, mas como aplicamos o maravilhoso ÓLEO de LINHO 1 vez por semana será um mal menor, porque este também muito rico nos ÓMEGAS atrás descritos, por isso não oferece grande preocupação, e com a vantagem, porque este oferece grande resistência ás Doenças Respiratórias, Intestinais e Cardiovasculares. Com o seu consumo regular evita-se: Doenças de Pele, Sarna, Pele escamosa, Patas com películas grandes e rijas, Penas Saudáveis e brilhantes, Carúnculas Branquinhas e sedosas, aumenta a Vitalidade e Energia, assim como o Coeficiente Metabólico e a eficácia na produção de energia Celular, os Músculos são recuperados da fadiga, e reposta uma Oxigenação Sanguínea elevada a nível Muscular. Hoje já se utiliza este ÓLEO em todos Animais de competição, pela sua riqueza Energética. Nos nossos dias e na Columbofilia Moderna aquele que poder dar este tipo de Suplemento extra ás suas Aves tanto melhor, mas será necessário respeitar as normas de higiene, o amador com essa possibilidade deve aproveitar porque será uma mais valia para os seus Pombos. Finalmente a Verdura deve também ser posta á disposição dos Pombos abundantemente e na maior variedade possível, é o complemento directo de uma boa alimentação na Muda de Pena, todas as Verduras deverão ser bem lavadas, com Água e Vinagre: (excepto) não deve dar Alface aos Pombos porque pode originar vários tipos de alergia, e Diarreia. Relativamente ao regime alimentar da Muda de Pena e já a entrar na parte do Inverno, temos outra semente de grande importância, e não dispensar a sua utilização que será a CEVADA, quer na Muda de Pena, como em Campanha Desportiva.
A CEVADA, como a Aveia, o Dári ou o Sorgo, o Trigo, o Milho Amarelo, a Alpista, o Arroz, o Centeio, serão considerados Cereais. No global a sua composição Química é a seguinte: Prótidos 10% - Glúcidos 62% - Lipidos 3.5% - Celulose bruta 6% Humidade 30% - estas sementes comparadas com a Aveia são mais pobres em Celulose Bruta, em Gordura e em Proteínas, mas serão mais ricas em Glúcidos, as Sementes pequenas, abortadas, são ricas em Prótidos. O teor em Prótidos e Humidade da CEVADA varia consideravelmente segundo a altura em que esta é cultivada e depois debulhada, é preferível a CEVADA de Primavera porque esta interessa e corresponde com o valor Analítico acima citado. No entanto no período de Inverno (descanso e desintoxicação) em que a comida deve ser servida á vontade pode-se e deve-se aplicá-la até aos 30% juntamente com a ração normal.
O teor de Riboflavina da CEVADA, é de 2.30 contra 1.26 para a Aveia e 1.15 para o Trigo. O teor em Aminoácidos indispensáveis dos Prótidos é para os nove Ácidos de 38.06 para a CEVADA contra 28.05 do Trigo.
A CEVADA possui certas faculdades salutares para o organismo do Pombo já que é bastante leve, e lava o Intestino de certas impurezas graças ao seu invólucro que faz de balastro, depois pela humidade que contém obriga os Rins a funcionar nas devidas condições porque desentope os chamados Úratos Urinários, canais que levam a Urina aos Rins, para o seu bom funcionamento.
Não se deve recear em aplicar a CEVADA aos Pombos, independentemente de sabermos que não será muito do agrado destes, mas pode ficar no comedouro, porque estes acabam por comer, porque esta faz efectivamente muita falta no organismo das nossas Aves derivado ao seu valor analítico que contém por kg: passo a citar: Cálcio 35% - Fósforo 380% - Potássio 460% - Sódio 37% - Magnésio 149% - Manganês 3% - Ferro 4% - Enxofre 135% - Cobre 0.65% - Zinco 3% - Iodo 0.2% - Cloro 16%: e não se encontra vestígios de Níquel, de Silico ou de Cobalto. Aqui temos todas as razões para aplicar esta riqueza porque é : Depurativa, Laxativa, Diurética, e combate os Fungos das Células do Papo dos Pombos, mas também não devemos abusar desta.
Aqui está a razão pelo motivo que aconselho sempre a dar a CEVADA aos Pombos durante a Campanha Desportiva e não a Ração de Dieta, porque esta não existe. Como pode ser de DIETA, se tem sementes Oleaginosas com grandes teores de GORDURA.
Quem quiser andar montado num CAVALO durante a Campanha Desportiva terá que tratar bem da sua montada, na Muda de Pena, porque senão anda sempre montado num BURRO, e não passa disso, isto será um aviso deste MESTRE e sempre amigo e conselheiro dos Columbófilos.
Mais uma vez com este meu artigo penso ter ajudado e esclarecido os Columbófilos pelo menos ao mais JOVENS, que serão o futuro da Columbofilia Moderna, porque o lema deste MESTRE será: Respeito – Humildade – Dinamismo – Ensinamento – Organização – Disponibilidade e Companheirismo para com todos os Columbófilos.
|