O MEL - UM EXCELENTE RECONSTITUINTE - SERÁ? |
18-07-2011 |
O MEL - UM EXCELENTE RECONSTITUINTE - SERÁ?
Ao iniciar os meus primeiros passos de Columbófilo nos anos de 60, e ao acompanhar o meu Pai, porque era ele o grande manager da nossa pequena colónia, utilizava-se com muita frequência o MEL + Sumo de Limão, porque seria nessa altura a Vitamina dos Columbófilos pobres.
Mas nessa altura já se ganhavam primeiros prémios perante os grandes abutres da Columbofilia que enviavam 80, 90, 100 Pombos e nós só enviávamos 15 ou 20.
Hoje tenho a grande noção que se perdeu toda essa cultura, muito boa, dos produtos Naturais que utilizávamos nesses tempos porque, quando falo e aconselho a utilização deste produto, todos me dizem que o MEL está ultrapassado por outros produtos Químicos com o mesmo valor Energético. SERÁ?
VEJAMOS: O MEL possui inúmeras propriedades.
Vemos que o Pombo Correio tem necessidade de recuperar rápido e convenientemente, e para isso digo que este deve ficar calmo logo após a chegada de um concurso e também durante toda a Muda de Pena. É mesmo uma necessidade e ele não descansa se sentir ruídos, se estiver nervoso e se for constantemente incomodado.
Por repouso é preciso compreender não só o repouso Físico mas sobretudo o repouso Psicológico. Iremos ver que o MEL possui verdadeiramente todas as propriedades relaxantes e calmantes, o que permite uma recuperação rápida mas, para além disso, contém um grande número de Vitaminas e Aminoácidos necessários aos organismos submetidos a esforços prolongados e violentos.
Vejamos o caso dos ciclistas que consomem blocos de marmelada e de MEL para recuperar a perca calórica do esforço efectuado. Todos nós empregamos o açúcar na nossa alimentação quotidiana, parece quase uma necessidade porque dificilmente passamos sem ele, e as coisas adocicadas são uma tentação e muito agradáveis no seu paladar.
Dos açucares mais complexos citamos o que provêm da Beterraba e também da Cana de açúcar. Por outro lado, por açúcar simples, diremos que é um açúcar que passa directamente ao Sangue e é absorvido instantaneamente sem exigir um esforço suplementar do aparelho Digestivo, Estômago, Intestino etc. etc. A Glucose, ou açúcar proveniente da Uva, e também a Levulose proveniente da Fruta e o MEL, são açúcares desta segunda categoria, portanto, facilmente assimiláveis, não têm o risco de provocar as diferentes perturbações Digestivas que se conhecem como explico no meu artigo sobre Hidratos de Carbono, porque estes permitem uma passagem rápida ao Sangue, uma recuperação imediata e instantânea.
Por outro lado, o MEL contêm 80% de Glucose e de Levulose, assim, como 2% de açúcar de cana. Nos 18% que restam, notam-se em análise inúmeras Vitaminas e Aminoácidos. É pois, indiscutivelmente, um alimento ideal e recomendável porque todos conhecem o papel que desempenha o MEL no Fígado de um Pombo submetido a um grande esforço atlético, ou ao esforço da Muda de Pena. Será muito bom, porque assinala a Levulose na alimentação, que será um grande produtor de Glicogénio e não produz Hiperglicémia ao Pombo. Todas as indicações e experiências nos indicam que só 16% de Glucose são depositados como reserva no Fígado, enquanto a Levulose deixa 40%, compreende-se desde logo que o afluxo precioso pela sua riqueza, em açúcares redutíveis proporcionado pelo MEL em função do Fígado, excelente para a formação da nova Pena.
O Ácido Fórmico contido no MEL e absorvido, passa igualmente ao Sangue, porque já demonstrou que este será um poderoso Energético.
Foi assim que em experiências bem precisas se pôde dizer que após a ingestão de Ácido Fórmico em dose mínima em Pombos Correios estes são capazes de fornecer melhores resultados Desportivos e Psíquicos cinco vezes superior antes da sua absorção, estudos e estatísticas recentes, baseados em análises e resultados precisos, mostram que um Pombo em cada cinco (40% pelo menos) sofre de um desequilíbrio bastante grande causado por DIETAS com falta de açúcar e Vitaminas. Por isso aconselho dar muito Milho aos Pombos quer durante os concursos quer na Muda de Pena.
Vejamos as Vitaminas que contêm o MEL:
A Vitamina – A-anti- xenoftalmica: os complexos –B – Vitaminas Anti - nevriticos e factor de crescimento: a Vitamina C- anti- ascórbica e anti-infecciosa existe 20mg por cada grama: a Vitamina –D – anti-raquítica: a Vitamina – E – factor de fertilidade: a Vitamina – K – anti-hemorrágica : as Vitaminas –B1 – B2 – B6 – = Lactoflavina e Riboflavina.
Os Minerais estão também presentes por Sais de Cálcio, de Sódio, e de Ferro. O Ferro existe no MEL em grande quantidade, como em certas Verduras que devemos dar aos nossos Pombos nesta altura, todas menos Alface. Se a superioridade da Columbófilia Moderna é incontestável não será menos verdade que a ciência põe em destaque, após ter redescoberto as razões de ser das práticas antigas caídas no esquecimento ao longo de anos de um produto tão bom para a Saúde dos nossos Pombos como o MEL em termos Desportivos e Muda de Pena
NOTA: O MEL favorece o Repouso, o Stress, e a Recuperação.
O MEL relaxa o corpo das nossas Aves dando a sensação de um bem estar conduzindo a um sossego nocturno total, os antigos Gregos que participavam nos jogos Olímpicos comiam MEL durante os treinos, a fim de evitar o esgotamento Muscular e a Oxigenação Sanguínea porque uma boa quantidade de MEL incorporado na alimentação ou na água de bebida diária será sempre aconselhável, porque durante a Muda de Pena o esforço é grande, embora não pareça ao Columbófilo. O MEL reforça portanto a capacidade do esforço, reduz os limites da fadiga Muscular e Psíquica, é também aconselhado no tratamento e recuperação do sistema Nervoso. O MEL actua também no coração, que é posto á prova pelos atletas e em particular, no caso em que nos ocupa o Pombo Correio, existe no MEL um produto que facilita a passagem através do Musculo Cardíaco. A vida normal de um Pombo em repouso reclama cerca de 1200 calorias, mas no exercício da prática do Desporto, e Muda da Pena, ocasiona um esforço Muscular que necessita de um suplemento importante em calorias, o MEL com as suas 3200 calorias, alimento leve e rico, é muito aconselhável para os atletas e o Pombo Correio em particular.
Não esqueçam que o MEL contêm a própria quinta essência das flores preparada pelas Abelhas, é uma mistura maravilhosa do suco das plantas cujo conjunto possui naturalmente virtudes curativas pouco comuns: Contém os elementos de base dum organismo como o Cálcio, Fosfato, o Ferro etc. etc. Aqui também aconselho os Srs. Columbófilos, que utilizam o MEL nos seus Pombos, devem colocar sempre, o Sumo de um Limão, o Mel deve ser desfeito em água normal e nunca em água morna, senão este perde as suas propriedades Energéticas.
As diferentes propriedades enumeradas a seguir fazem do MEL um puro e ideal Medicamento para os atletas e também para o Pombo Correio em particular : 1º Passa directamente ao Sangue e permite uma recuperação rápida : 2º Permite uma maior resistência pelas Vitaminas e o Ácido Fórmico que contêm : 3º Ampara o coração e alimenta-o : 4º Favorece a Saúde, indispensável para o aparecimento da forma, porque sem forma, não existe boa e nova Plumagem : 5º Acalma os Nervos e favorece o repouso, e alivia o Stress.
Em que proporções se deve dar o MEL: 1 Colher de Sopa bem cheia por 1 litro de água normal, 1 vez por Semana, e juntar o Sumo de 1 Limão, mas atenção não deve deixar o bebedouro no Pombal com este conteúdo mais que 3 horas, porque pode fermentar, convém fazer + ou - só a água que os Pombos bebem, depois lavar o bebedouro, e colocar água limpa durante o resto do dia. A embalagem que contêm o MEL, deve estar em local fresco e arejado, e nunca exposto em local quente, porque pode alterar a sua excelente composição.
NOTA: Todos os Columbófilos que pedem a minha opinião, ou que concorrem sobre as minhas orientações, sabem muito bem, que a partir de certo momento da Campanha Desportiva eu aconselho a utilização do grande Energético o MEL + ….? e os resultados são altamente espectaculares ao nível das provas de grande esforço, Fundo e Grande Fundo, foi sempre a minha grande especialidade como Columbófilo.
A melhor cura será a PREVENÇÃO, como se faz a PREVENÇÃO, dando um pouco de tudo, e não abusar, assim se manterá os Pombos completamente Saudáveis sem recorrer aos Antibióticos, salvo excepção
Mais uma vez penso ter colaborado e elucidado os Columbófilos sobre esta riqueza Natural, óptima para a Saúde dos nossos Pombos, aplique e veja a diferença, pelo menos os Columbófilos mais JOVENS.
|