HIDRATOS DE CARBONO |
23-05-2011 |
HIDRATOS DE CARBONO
Os Hidratos de Carbono constituem o grosso da Dieta dos nossos Pombos.
Ao serem queimados, os Hidratos de Carbono produzem energia, e o metabolismo do Pombo Correio depende dessa energia. Ao ingerirem os Hidratos de Carbono, estes são queimados com o Oxigénio que respiram e produzem Dióxido de Carbono e Água.
Uma caloria é uma medida do calor produzida quando uma substância é queimada ou Oxidada. Uma grama de Hidratos de Carbono produzirá cerca de quatro calorias, uma grama de gordura produzirá nove calorias e uma grama de Proteína produzirá quatro calorias. Se dermos aos nossos Pombos mais calorias que aquelas que utilizam (queimam), estas serão convertidas em gordura e provoca um aumento de peso, com pouca massa Muscular.
Por isso é que aconselho que os Pombos devem voar uma hora de manhã e uma hora à tarde e comerem à vontade, porque energia mas também queimamos energia e, assim, o Pombo mantêm uma estabilidade orgânica e uma forma corporal a 100% durante toda a Campanha Desportiva.
Por exemplo, os apaixonados das grandes Dietas nunca conseguem fazer uma combustão calórica aos seus Pombos pelo facto de que as Dietas não conseguem fazer uma Oxigenação Sanguínea elevada e, por isso, mantém os níveis da HEMOGLOBINA com valores muito baixos, e quando se pretende recuperar esta, nos últimos 2 a 3 dias da semana com Ração Sport, será completamente impossível, porque existe uma carência de AMIDO - FIBRA - CELULOSE BRUTA E GLUCOSE que só o MILHO pode transmitir aos nossos Pombos, e para os Columbófilos que utilizam com frequência o Aminoácido L – CARNITINA ainda se torna mais grave porque este Aminoácido só funciona com combustão (gordura) para a transformar em energia caso não o façam, começa por aparecer o fracasso ao 4º ou 5º concurso, pela falta de GLICOGÉNIO no organismo dos Pombos, a partir daqui existe um descalabro com percas significativas, e más classificações.
Muitas das nossas Aves não assimilam muito dos alimentos que consomem devido a condições de infecção do Intestino Grosso, que serve muitas vezes de repositório da comida mal digerida. Por isso por vezes comem demais e continuam magras. Se os Hidratos de Carbono forem combinados com outros nutrientes, como Proteínas, Gordura, Vitaminas, e Minerais, não teremos que nos preocupar com o excesso de Calorias. Só quando damos Calorias em separado de outros componentes é que poderá haver um consumo de energia calórico em excesso.
AÇÚCARES: A molécula de Hidratos de Carbono contêm (Carbono, Hidrogénio, e Oxigénio) além da energia Solar, a molécula de Hidrato de Carbono mais pequena de todas, é produzida por uma planta de nome Cana de Açúcar. A maior parte das moléculas de açúcar contêm seis atomos de Carbono ligados a atomos de Hidrogénio e de Oxigénio.
Uma sequência destas moléculas dá origem á Frutose, muito boa para os nossos Pombos, porque o açúcar que se encontra na fruta é diferente da Glucose, Dextrose, Lactose e Maltose ou outros açúcares.
A Frutose e a Glucose combinam-se muito bem para formar a Sucrose que será o (açúcar de Mesa), quando purificado e transformado o açúcar de mesa, branco, é feito do açúcar de Cana, onde tudo de essencial será retirado, excepto a sucrose. As Vitaminas, os Sais Minerais e outros nutrientes são removidos, sem as Vitaminas e os Sais Minerais adequados para facilitarem o metabolismo dos Hidratos de Carbono e criarem a necessidade de facilitar o exercício dos nossos Pombos, grande parte do açúcar fica armazenado e transformado em Gordura, sendo em excesso conduz muitas vezes á obesidade.
Os restantes nutrientes são retirados a partir de outras Sementes, estas destinadas a outras funções algumas são reservadas e armazenadas nos Ossos.
Existe um Hidrato de Carbono complexo, e de grande qualidade, que será o açúcar feito a partir de dois cereais o (Malte de Arroz, e o Malte de Cevada) bastante útil aos nossos Pombos, porque em contrapartida vem juntamente com Fibras, Vitaminas, Sais Minerais, Enzimas, Proteínas, e Gordura.
Os açucares de Hidratos de Carbono são cadeias de Moléculas de Glucose que quando separadas pelo processo digestivo, são enviadas através das paredes do Intestino Delgado para o Fígado, ai ficando armazenadas sob a forma de GLICOGÉNIO.
Quando os nossos Pombos precisam de Energia durante o voo, estes fazem uma pressão da forquilha em que obriga o Fígado a trabalhar e a libertar a Glucose existente na corrente Sanguínea de forma suave, e equilibrada. Uma das funções do Fígado é remover o excesso de Glucose no Sangue, para este trabalho este precisa de insulina produzido pelo Pâncreas. A insulina é a Hormona responsável pelo controlo do Metabolismo dos Hidratos de Carbono. As Células que produzem a insulina recebem um sinal, quando introduzimos um Hidrato de Carbono aos nossos Pombos, ai então, enviam a insulina necessária, seguidamente o Fígado converte-o em Glucose na sua forma de armazenamento em GLICOGÉNIO.
Mais tarde, quando é necessário Glucose para a produção de energia, então outras Hormonas, são enviadas das SUPRA – RENAIS para converter o GLICOGÉNIO em Energia, durante o esforço, que esta será lançada na corrente Sanguínea, sobre a forma de Açúcar no Sangue para a grande transformação Energética do Pombo perante o esforço.
Por isso, e por esta explicação é que aconselho todos os Columbófilos a utilizarem nos 2 dias que antecedem o encestamento a utilizarem um bom Milho, de grande qualidade, de preferência seco ao SOL, e nunca por nunca o Milho de Pipocas porque este nada tem de qualidade para os nossos Pombos, a não ser, apenas humidade, e não produz nenhum valor Energético será apenas um mito, ou falta de conhecimento.
Também temos por obrigação, de escolher um bom, Hidrato de Carbono para os nossos Pombos, caso de não aplicarmos o suplemento extra à Ração, um bom Milho, conforme aconselho os Srs. Columbófilos, e por vezes optarmos por uma Glucose comercial. Aqui muito cuidado porque existe N e N de Glucoses algumas com pouco valor Energético e duvidosas, mas se optarmos por uma FRUTOSE, porque esta também pode ser extraída do Milho e não só da fruta e tem tudo de bom para aplicarmos aos nossos Pombos, não será de excluir quando necessário.
FRUTOSE: dose de aplicação: 1 colher de chá por 1 litro de água.
Mais uma vez, com este artigo, penso ter contribuído para esclarecer os Srs. Columbófilos mais duvidosos e ajudar os mais JOVENS.
|