NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
O CHÁ CURA OU NÃO CURA? 10-05-2011

O CHÁ CURA OU NÃO CURA?

Vamos abordar uma questão um pouco polémica mas muito realista ao nível Desportivo.

Mas como vivemos num Pais Democrático, eu vou focar o meu ponto de vista sobre este assunto, na minha experiência como Columbófilo e conselheiro de milhares de Columbófilos por toda a EUROPA.

Aqui põe-se a questão: Devemos ou não dar CHÁ aos nossos Pombos?

Claro que devemos, mas nunca no sentido de pensarmos que estamos a fazer um tratamento ou um curativo, porque o CHÁ não cura nada, simplesmente tem como função ser um Diurético ou um Laxativo.

Existe um vasto leque de Plantas que são umas autênticas dádivas da Natureza, que não podem nem devem ser desperdiçadas pelos Columbófilos na aplicação aos seus Pombos.

Refiro-me à SALVA BRAVA e à TANCHAGEM, porque me parecem ser estas as plantas mais justas e adequadas às necessidades orgânicas dos nossos Pombos e não aquelas plantas e CHÁS  que nos são impostos pela parte Comercial que, por vezes, nem trás descrito o seu conteúdo e os seus componentes. Quando nos dizem ou escrevem para dar CHÁ disto ou daquilo porque este cura Salmonelas, Tricomonas, Vermes ou outras, isto não é verdade. Aliás eu tenho grandes dúvidas, porque um CHÁ para curar qualquer tipo de Doença teremos que o aplicar durante meses ou Anos, quer nos Animais, quer no ser Humano, porque se tudo fosse assim tão simples, com a crise existente no nosso Pais e no sistema da Saúde, teríamos os Hospitais e as Maternidades cheios de CHÁS curativos para tratar os nossos Doentes, mas na realidade isso não acontece.

Mas alguém poderá dizer que existem Medicamentos feitos de ervas. Claro que sim, após uma transformação e um estudo laboratorial tudo pode acontecer e hoje estamos todos virados para a Medicina Natural, mas quando estamos aflitos vamos para a Medicina Convencional. Esta é a realidade, mas tudo isto será um tema que iremos talvez analisar mais tarde.

Ao longo de vários anos, e ainda hoje, alguns Columbófilos me escrevem, telefonam ou mandam email a colocar várias questões sobre o estado Sanitário dos seus Pombos e, por vezes, pelo meu raciocínio e experiência, digo que provavelmente pode ser esta ou aquela Doença e os Columbófilos dão como resposta que isso será impossível porque “todas as semanas dou o CHÁ  A ou B que trata mesmo essas Doenças”.  

Na realidade isso não será assim pois, como já o disse, o CHÁ não trata nada, apenas será um mito e uma questão psicológica do próprio Columbófilo.

Mas a questão também poderá ser colocada de outra maneira: devemos dar CHÁ aos nossos Pombos?

DEVEMOS, pelo menos uma vez por Semana, de preferência no dia a seguir à chegada dos Pombos de um concurso, pelo facto de que o CHÁ contém TANINOS, entre outros componentes, e estes ajudam a desentupir os ÚRATOS ÚRINÁRIOS que são os pequenos canais que levam a Urina aos RINS para que estes possam funcionar a 100% e para que as fezes apresentem o tal branco por cima e fiquem redondinhas como o Sr. Columbófilo tanto gosta de ver e apreciar.

Também durante a MUDA da PENA o podemos fazer, mas só com esta finalidade e não no sentido curativo.

Ao longo de vários anos, como Columbófilo e com grandes resultados Desportivos, sempre utilizei estes dois CHÁS porque são duas plantas estudadas e praticamente com a mesma função e composição, muito ricas para a Saúde dos RINS e dos outros ORGÃOS dos nossos Pombos, ambas são conhecidas há séculos, devido ás suas propriedades nomeadamente Diuréticas, Laxativas e Anti-inflamatórias. São plantas bastante vulgares em todos os Continentes, preferindo terrenos húmidos e agrestes, consideradas por muitos povos antigos as plantas Sagradas.

Os povos antigos usavam a Tanchagem tradicionalmente no preparo de certos medicamentos e hoje em dia é um importante depurativo, e serve de ingrediente principal no fabrico do Metamucil, medicamento  bem conhecido.

Na Medicina tradicional popular antiga, estes povos também conferiam à Tanchagem uma propriedade cicatrizante de Sapinhos, Aftas e Cândidas em crianças.

Penso que esta será a grande vantagem na utilidade desta planta nos nossos Pombos.

A Tanchagem contém uma composição fora do normal e dela fazem parte: Mucilagem, Taninos, Ácido Cítrico, Ácido Ascórbico, Flavenóides, Enzimas, Sais de Potássio, Salicilico, Saponinas, e Vitaminas  A, C e K.

As partes mais utilizadas para fazer CHÁ são as suas folhas: na dose de 1 colher de Sopa de folhas para um litro de água, deixar ferver durante 3 a 4 minutos, depois deixar em fusão de um dia para o outro, passar por um passador por causa das impurezas, e juntar à agua a aplicar aos Pombos, de um sabor muito agradável e simples de consumir.

Aqui também podemos, com um pouco de imaginação e para melhorar o CHÁ, juntar a este 2 a 3 dentes de ALHO esmagados com a mão no acto da fervura. Fica espectacular.

OS SEUS BENEFICIOS TERAPÊUTICOS:

Em termos Medicinais, é uma planta bastante segura na redução do excesso do Ácido Láctico e Ácido Úrico do organismo dos nossos Pombos após uma prova Desportiva, também serve para tratar a Diarreia, pois actua no intestino, absorvendo o excesso de liquido existente neste. A sua composição, altamente rica, faz da Tanchagem um excelente Anti – Inflamatório protegendo o aparecimento de problemas Respiratórias e Suco Mucolitico (escarro) porque actua no sistema Digestivo controlando o sistema Gástrico, excelente Diurético, e controlador das Bactérias da Flora intestinal dos nossos Pombos, mas não curativo.

Ao longo dos anos sempre mantive grande confiança nestas duas dádivas da natureza a SALVA BRAVA e a TANCHAGEM e, por isso, aconselho os Srs. COLUMBÓFILOS a sua utilização, mas sempre com a moderação recomendada e aconselhada.

Mais uma vez penso que, com este artigo, terei ajudado os Srs. COLUMBÓFILOS, pelo menos os mais jovens, a seguir uma Columbofilia mais justa e mais moderna.