NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
PROBIÓTICOS 01-10-2010

 

PROBIÓTICOS

(LEVEDURAS LIOFILIZADAS)

Alguns dos meus trabalhos já publicados, assim como nos meus sistemas da Muda de Pena e Campanha Desportiva, falo com certa frequência e aconcelho a utili­zação dos Probióticos, pelo facto da grande utilidade que os mesmos trouxeram á
Columbofilia na protecção da flora intestinal da ave.

Na impossibilidade de poder responder a todas as cartas que me foram enviadas e ainda algumas consultas telefónicas, passo a descrever o que sâo Probióticos e a sua utilidade benéfica.

1 - O que é um Probiótico?

É um produto que contem Micro Organismos vivos especialmente (Lactoba-ciifus, Streptococus, Leveduras, Proteínas e Aminoácidos, Ácidos Orgânicos, Vita­minas, Antibióticos,Enzimas). Este produto incorporado no alimento (ração) propor­ciona elementos nutritivos que regularizam e potenciam ao máximo a digestão e sua fer­mentação mantendo a flora intestinal mtacta sem prejuízo ao nivel das células intestinais do Pombo Correio.

2-Sâo necessários Probióticos?

A evolução cada vez mais intensa, na exploração do Pombo Correio. Na prática desportiva e na criação, a má alimentação, as dietas rigorosas, a utilização descontrolada de Antibióticos e outros Quimioterápicos, criam uma serie de situações que a flora fi­siológica digestiva altera e modifica de tal maneira que forma um desiquilibrio profundo

da mesma.                                                                              

Determinados pombos, têm uma flora intestinal pouco potencializada e fi­cam mais receptivos ás enfermidades infecciosas, que por sua vez levam consigo proble­mas de contágio para o pombal, proporcionando a diminuição da digestibilidade de todos os componentes alimentares, aumentando notavelmente a possibilidade de desarranjos intestinais.

É aqui que existe a necessidade de começarmos a compreender as vantagens na utilização dos Probióticos, para que as aves mantenham uma saúde perfeita, a repro­dução melhorada sem borrachos débeis proporcionando voadores de alta qualidade, sem recorrermos desastradamente ao erro Antibióticos.

Existe a necessidade de darmos aos nossos Pombos pelo menos uma vez na se­mana, misturado na alimentação os Probióticos (Leveduras Liofilizadas).

3-Como funciona cada componente?

Bactérias: Lactobacilus e Streptococus.

 

Estes dois Micro organismos constituem uma parte importante da flora intestinal e do aparelho digestivo das nossas aves. Estes germes libertam vários metabólicos, entre eles, Ácidos Orgânicos, os quais diminuem o P.H. Ao di­minuir o P.H. favorecem o crescimento optimizando os processos fermentativos, e todo o ambiente no crescimento da flora pantogenica (E. Coli, Clostridum, Streptococus e outros) resposáveis de vários processos infecciosos que nâo resis­tem a estes P.H. tâo baixos.

Leveduras: Saccharomices, Kluivermiees

 

Constituem uma fonte de Proteínas, Aminoácidos e Vitaminas, especifi­cas para o crescimento Microbiano. Sâo uma excelente medida de cultivo da Lactobacilus e do Streptococus, que funciona de tal maneira que potência ao máximo o crescimento, aumentando a rentabilidade dos alimentos.

Enzimas: Catalases- Amilases e Beta- Glucanases

 

Estes Enzimas constituem uma fonte adicional de imediata utilização por parte da flora intestinal do Pombo Correio.

Os Probióticos (Leveduras Liofilizadas) impedem o desaranjo da flora pato-genica, mediante a libertação por parte da flora de Ácidos Orgânicos que diminuem o P.H. médio, libertando também determinados Antibióticos, graças á presença dos Lac­tobacilus, os quais aderem às velocidades intestinais, impedindo a ficção da E-Coli e outros germes à parede do Tubo Digestivo, evitando desta maneira a sua acção patogénica.

Nas situações de stress, cada vez mais frequentes nas competições e explorações columbofilas, levam a que o columbofilo utilize com frequência sem conhecimento base de certos plucocorticoides dos quais diminuem a produção de proteínas e enzimas.

Com os Probióticos administra-se imediatamente as enzimas necessárias ao Pombo Correio, que completa a flora sintetizadora.

Numerosos tratamentos e prevenções com Antibióticos eQuimioterápicos exer­cem uma acção sobre a flora intestinal diminuindo-a e provocando desiquilíbrios de tal maneira que a digestão do Pombo Correio se torna alterada.

Assim é essencial quando a aplicação de qualquer tratamento com quimioterápi-cos na água de bebida, se utilize os Probióticos na alimentação para a compensação da flora regeneradora.

 

Na época desportiva, no dia de chegada e no dia seguinte, pelo facto que os pom­bos no cesto entram em stress, por vezes mal alimentados, abeberados havendo perca calórica e enzemática assim como desarranjos intestinais o que torna a recuperação dos Pombos um pouco mais difícil, para que toda esta situação seja controlada é fundamental utilizar Probióticos (Leveduras Liofilizadas) nos dias atrás mencionados.