NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
CÂNDIDA ALBICANS - UM PROBLEMA ACTUAL NA COLUMBOFILIA 04-04-2011

CÂNDIDA ALBICANS

UM PROBLEMA ACTUAL NA COLUMBOFILIA

É normal pensar-se que as Cândidas possam viver na Pele, na Mucose, nas Células do Papo e na Flora Intestinal.

Apenas nos últimos dez anos começam aparecer referências mais sérias sobre a sua proliferação a nível Sanguíneo. Regra geral, as Cândidas Albicans são inofensivas e vivem em harmonia com o organismo mas, em certas condições favoráveis do próprio organismo, podem tornar-se muito agressivas e até mesmo Patogénicas.

No momento actual muitas teorias convencionais mudam falsas ideias referentes a Microorganismos existentes no organismo das Aves. Estas estão em constante contestação e adaptadas às novas descobertas, no caso da Cândidiase que alastra cada vez mais no Pombo Correio e também nas outras Aves. São ainda poucos os Investigadores e Microbiologistas e Laboratórios da especialidade interessados pela presença de Microorganismos a nível do Sangue, em relação a diferentes Doenças Crónicas e Agudas dos nossos Pombos, porque simplesmente existe, pela parte destas entidades, grande interesse em vender produtos e investir muito pouco ou nada nesta matéria.

A Cândida Albicans é uma forma de Levedura, onde existe mais de 900 variedades no Planeta. Algumas delas são hóspedes amigáveis, ou não , do organismo da Ave. Desta forma a Cândida é responsável por certas infecções existentes no Pombo Correio ao nível das Vias Respiratórias, da Mucose do Papo e da Flora Intestinal, é um organismo dismórfico, isto é, mantém duas entidades separadas .

1º Apresenta-se na forma de Levedura com uma única Célula.

2º Apresenta-se na forma de Fungo com que produz um tipo de ramificações por vezes muito desenvolvidas e que se assemelham a raízes que vivem na Flora Intestinal que tem por nome de Cândida Micellium, que pode invadir outras partes do corpo dos nossos Pombos com grande gravidade.

Talvez muitas vezes não se tenha dado a devida atenção a este factor de degeneração, conhecendo-se actualmente como é perigosa e permeável nas membranas da Flora Intestinal, logo que se agarram a esta mesma membrana Intestinal e graças às ramificações de que estão providas, penetram arrastando consigo Toxinas e Proteínas não degradadas assim como outras matérias. Ao invadir o Sangue do Pombo todos estes produtos não degradados podem provocar um sem número de Infecções e perturbações do sistema Imunitário que deixa o Columbófilo completamente confuso, sem saber o que fazer aos seus Pombos.

Paralelamente as Cândidas por si próprias causam uma variedade de sintomas como: Cansaço – Tristeza – Voar de Bico aberto – Diarreia – Pouca vontade de voar – Perca de apetite – Vómito – ficar um pouco enrufado com as penas do pescoço e da cabeça um pouco levantadas e sem brilho assim como outras Patologias difíceis de registar.

Circulando no Sangue as Cândidas produzem determinadas substâncias Químicas como as Glicoproteínas causando uma rigidez às Membranas dos Globos Vermelhos. Como resultado estes não poderão reduzir o seu tamanho de maneira a permitir a circulação capilar o que acaba por provocar uma baixa de Oxigenação no Pombo. As Toxinas produzidas pelas Cândidas Albicans podem também perturbar os Globos Brancos reduzindo-lhes a agressividade necessária para lutar contra as Infecções

Sempre que se trate de Infecções rebeldes e crónicas, deve-se indagar ou perspectivar uma possível relação com uma Candidiase. As consequências de uma invasão de Cândidas são múltiplas e podem ir desde casos graves, de tristeza e diarreia, à inactivação ou destruição de numerosas Enzimas, perturbando várias funções do Metabolismo com efeitos bastante graves. Nos dias que decorrem com encestamentos muito frequentes dos nossos Pombos, estes estão mais receptivos e mais expostos à invasão de Cândidas do que aquilo que se possa pensar e que é agravado com a vinda do calor, concursos de meio-fundo, concursos de fundo, os Pombos a beberem em charcos com águas estagnadas, nos arrozais cheios de insecticidas e também em outros locais, pelo que será um grande motivo de preocupação para os columbófilos o aparecimento desta Doença.   

Mais ao menos há cinco anos atrás não existiam testes eficazes que permitissem a detecção de Cândidas no Sangue, mas hoje já existem métodos tão sensíveis que são capazes de identificar os Antigênes específicos das Cândidas Albicans. Alguns deles infelizmente apenas podem identificar as Cândidas quando estas já estão demasiado espalhadas a invadirem várias partes do organismo do Pombo, diminuindo o sistema Imunitário por medicação, por vezes excessiva, que acaba por enfraquecer o organismo dos nossos Pombos. Assim podemos concluir que existem certos factores que contribuem para o desenvolvimento da Cândidiase.

Nos Borrachos novos, que por vezes rejeitam, a alimentação dos pais e piam frequentemente, provavelmente com dor ou cólicas intestinais, acompanhada com uma Diarreia, por vezes esta com um cheiro muito agressivo, com excesso de Ácido Amoniacal, aqui pode-se suspeitar da presença de uma Cândidiase com infecção dos Globos Vermelhos, o que por vezes esta pode levar à Mortalidade, porque em certas necropsias (autópsia) a Aves mortas demonstram uma infecção anormal em alguns Tecidos e Orgãos invadidos por esta infecção: Pulmões – Coração – Figado e Flora Intestinal.

Como nos podemos defender das Cândidiases :

1º Com Ácidos Gordos: Estes Ácidos Gordos essenciais, protegem a Membrana Intestinal e tornam esta menos permeável á Doença, estes são mesmo indispensáveis: Óleo de Linho – Óleo de Grainha de Uva – Óleo de Amendoim: todos Biológicos, extraídos a frio, aqui não podem entrar o Óleo de Alho derivado ao seu teor de acidez.

2º Com Anti-Fungos na classe do MICOSTANTIN – independentemente de haver alguns senhores, que se consideram com tal, mas não o são, dizerem que este será um Antibiótico é PURA MENTIRA, apenas será um anti-fungicida, assim está considerado e classificado na classe Médica, e pode-se aplicar á vontade aos nossos Pombos em dose individual ou na água da bebida: Dose individual – 1 gota no bico por dia durante 5 dias seguidos – na água de bebida: 12 gotas por 1 litro de água (mineral) durante 5 dias seguidos. Aqui também podemos ter a inteligência de aplicar o Vinagre de Maçã (Sidra) Biológico que satisfaz e trabalha muito bem neste tipo de infecção; Dose: 1 colher de chá por 1 litro de água Mineral, durante 5 dias consecutivos. O Vinagre terá que ser mesmo Biológico pelo teor da agressividade de acidez. Existe outra alternativa de grande sucesso que será a ECHINÁCEA (biológica sem álcool) anti-fungicida e anti-inflamatório. O suco da planta age de forma similar à dos esteróides, contudo não apresenta efeitos nocivos, pode ser utilizado em qualquer tipo de inflamação, permite que a Mucose das Células do Papo renovem e possa existir um maior fluxo Sanguino, auxiliando assim no processo de cicatrização da Cândida Albicans. Dose: 1 colher de chá por 1 litro de água (mineral) durante 5 dias consecutivos.

3 º Na Ração deve-se aplicar as Leveduras Pró e Prebióticos Organew  que são altamente ricas em Aminoácidos – Vitaminas do complexo –B – Vitaminas –A – C – E -+ Selénio  + Catiláses + Amiláses e Enzimas  entre outros, o que, a torna uma excelente arma contra esta Doença nos vários campos : aumento das defesas do organismo – fortalece a oxigenação Sanguínea, da qual destrói a Cândida, ao estimular as colónias de Bactérias Aeróbias Intestinais e mantém a Doença, em sentido, e respeito, por esta Levedura, para a receber na ração, deveremos aplicar os Óleos atrás mencionados. Quando existe esta Doença será este o tratamento a seguir e não inventar situações, nem conselhos menos próprios. Os Aminoácidos bem como as Vitaminas do grupo B – que compõe o VIT-AMINO LAMONS são indispensáveis na reparação dos danos causados na Membrana das Mucosas. Em seguida os Lactóbacilos do Organew ou de outras Leveduras devem colonizar a Microflora, porque está provado que os Lactóbacilos produzem substâncias Antimicrobianas de grande eficácia na destruição de grande variedade de Microorganismos em que podemos incluir as Candidas Albicans. Os Borrachos, Pombos adultos, e Reprodutores têm uma grande necessidade de Lactobacilos porque os mesmos apresentam frequentemente grande desgaste da Microflora causada pela grande deficiência alimentar com DIETAS rigorosas.

Aqui temos todos os motivos para ter sempre nos nossos Pombais o ORGANEW Leveduras Pró e Prebióticas + o Vit-Amino Lamons suplemento Vitaminico completamente Natural de grande qualidade,na eficácia e no sucesso, assim como a ECHINÁCEA e os óleos acima citados. Mais uma vez penso ter contribuído para esclarecer alguns Columbófilos sobre esta Doença, pelo menos os mais Jovens, a todos o meu muito OBRIGADO.