NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
A DÚVIDA DA VERDADE NA COLUMBOFILIA - CÓLERA AVIÁRIA SERÁ ESTA A DOENÇA PREOCUPANTE? 15-10-2020


A DÚVIDA DA VERDADE NA COLUMBOFILIA

CÓLERA AVIÁRIA SERÁ ESTA A DOENÇA PREOCUPANTE?

A Cólera Aviária mata, esta Doença também conhecida como Pasteurelose tem como agente etiológico a Bactéria Pasteurela Multífida que se manifesta como uma Doença Septicémia. Trata-se de uma enfermidade contagiosa que acomete todas as Aves de criação: Pombos, Galinhas, Perus, Papagaios, Araras, Caturras, entre outras Aves Exóticas Domésticas ou não.

Muitas vezes é confundida com a Doença da Newcastle, pois geralmente ocorre em surtos que se instala subitamente produzindo morbidade e mortalidade. Pode persistir como doença crónica produzindo alterações como: Vómito, Diarreia Esverdeada ou Esbranquiçada (Água), Artrite Reumatoide com inchaço nas Articulações, Pneumonia, e inflamação da Traqueia, as Aves podem vir a óbito (morte) sem nenhum sinal clínico ou ás vezes procedida de convulsão (Vómito) onde morrem por Asfixia de Água completamente podre e de mau cheiro, aqui os Pombos apresentam-se por vezes relutantes no andar com Prostração total, Penas muito Enriçadas e sem brilho, Sonolência total, com Febre interna ao nível do Intestino Delgado com um consumo exagerado de Água, e descargas da Mucosa pela cavidade Oral, com as Carúnculas muito escuras e também com uma Traqui-Pneia ao nível do Ventrículo Esquerdo e Ventrículo Direito, um quadro Diarreico também está sempre presente esta inicialmente é demonstrada de maneira profusa e confusa aquosa de cor Esverdeada ou Esbranquiçada, por vezes com carácter de Muco muito esquisito e Sanguentado, com um cheiro horrível a fermentação a (azedo).

Na forma crónica, nota-se enfraquecimento progressivo e palidez Ocular de olhos Mortíferos além de infeções localizadas nas articulações na cavidade Peritoneal e lesões na Faringe com Secreção ao nível do Apilato e no fundo da própria Traqueia, muitas vezes estas formas inaparentes ou sub – clinicas determinam perdas altamente significativas, o Columbófilo em consulta refere frequentemente que o Pombo ontem estava bom , até foi para o poleiro e hoje está Morto , ou então que o Pombo estava esperto e de repente fez um esvoaçar e morreu, são situações de diagnóstico muito difícil, mas como já referi anteriormente a Mortalidade acontece por Asfixia momentânea provocada por uma convulsão do Vómito.

TRANSMISSÃO: A transmissão desta enfermidade pode ser mediada mecanicamente por vários fatores: Moscas, Mosquitos, Ectoparasitas, Ratos, Pardais, ou por contágio direto, ou outros , além da disseminação através da água de bebida ou alimentação com Micotoxinas (bolores), nos Pombais em que aparece uma vez esta Doença costuma reaparecer todos os  Anos a não ser que se tomem as medidas adequadas no combate a esta Doença que será a própria Vacinação e uma higiene constante a todos os Pombais.

 Se assim não for! E se existir a repetição da Doença foi porque existiu tratamentos mal aconselhados, em que os Pombos encobriram a Doença e esta localizou-se no Fígado sem manifestação aparente, em que o Pombo ou os Pombos ficam assintomáticos e ao mais pequeno esforço quer Reprodutivo, ou esforço de Voo, a Doença volta a aparecer porque os que estão assintomáticos se forem Reprodutores transmitem a Doença através do próprio Ovo aos Jovens Borrachos (filhos), ou pela chamada regurgitação após a criação onde esta Doença fica incubada no Jovem Borrachos durante catorze a dezasseis dias, a partir daqui existe todo o desenvolvimento patogénico onde pode infetar toda a colónia.

SINTOMAS: A Cólera Aviária normalmente aparece de maneira explosiva matando subitamente alguns Pombos por norma os mais jovens, as Aves doentes apresentam: 1º – Abatimento e Febre: 2º – Papo cheio de água mal cheirosa: 3º – Diarreia branca ou esverdeada: 4º – Penas enriçadas: 5º – Aumento da frequência respiratória (cardíaca) por vezes com Pieira: 6º – Depois da mortalidade o fígado fica descolorido acastanhado claro.

PREVENÇÃO: 1º – Deve fazer a Higienização e Desinfeção dos Pombais periodicamente com um produto na base de um detergente Amoniacal para lavar Ninhos, Poleiros, Grades, e o Chão do Pombal, depois Pulverizar todo Pombal com o fabuloso produto Aeroforte, nunca colocar Lixivia nos Pombais fator de esta ser altamente tóxica e corrosiva, também pode utilizar inteligentemente para desinfetar os Pombais um pouco de Creolina mas esta colocada sempre dentro de Água morna, porque se for desfeito em Água fria não absorve todos os ingredientes Enzimáticos da própria Creolina. 2º – Vacinar todas as Aves com Vacina de Vírus Inativado esta a colocar na Água de bebida, porque será a única Vacina de mercado que protege toda a estrutura Corporal, Fibrosa, e Muscular dos Jovens Pombos que estejam no seu potencial de desenvolvimento e crescimento corporal.

TRATAMENTO: No primeiro contacto com a Doença nunca se deve aplicar Antibióticos na classe dos macrócitos, mas sim aplicar um bom Reconstituinte na classe Eletrolítica e Simbióticos, para recuperar e proteger as chamadas Células Epiteliais do Intestino Delgado estas destruídas pela Febre e pela Diarreia do próprio Pombo e depois fazer uma reconstituição corporal da própria Ave, só depois desta reconstituição e avaliação se a Doença não passar, então deve consultar o Médico Veterinário ou um Especialista no Desporto Columbófilo com experiência para poder avaliar e aconselhar o passo seguinte onde normalmente passa sempre pelo conselho de um produto na classe dos Anti - Inflamatórios Bio – Sintéticos acompanhado na Ração de uma boa Farinha de Aveia (Proteína) com o fabuloso Adeno Cur excelente para recuperar o Intestino que se encontra debilitado e desidratado fator da Febre Intestinal e dilatação das Células Epiteliais situação gravosa se não for tratada com a medicação certa e eficaz porque na Columbofilia ao longo de Anos trabalha-se sempre no prossuposto, se der certo dá! se não der parte-se para outra! Ou então telefona-se para o Sr. A ou B, e ele resolve a situação, mas neste entre meio de tempo existe a gravidade de perder tempo e Pombos com uma Mortalidade consecutiva.

Nota importante: Nunca aplicar Probióticos durante os tratamentos, mas sim Simbióticos na recuperação do Intestino em termos de fertilidade, depois de acabar o tratamento passado quatro a cinco dias isso sim então pode e deve aplicar os chamados Probióticos 4 dias seguidos.  

Deve-se ter cuidado com os Pombos que adquirimos porque podem ser portadores da Doença os chamados assintomáticos que aparentemente não apresentem sintomas mas quando introduzidas junto dos nossos Pombos bastante saudáveis transmitem de imediato a Doença aos Jovens Borrachos com menos imunidade Orgânica e se possível a toda a colónia, estes Pombos Saudáveis adoecem repentinamente ou seja em 24 horas e na maioria morrem no imediato apenas sobrando alguns se não existir um tratamento ajustado e adequado á sintomatologia apresentada, os Pombos que ficam serão sempre portadores do Vírus se não forem Vacinados isto acontece com mais frequência nos Borrachos mais novos com menos Imunidade.

Ao mais pequeno sintoma atrás descrito o Columbófilo deve consultar o Médico Veterinário ou um Técnico Especializado, nunca deve recorrer ao conselho do Sr. de uma loja que venda produtos, porque este Sr. pode ser entendido e ter os melhores produtos do Mundo não pondo em causa tal situação! mas não consegue decifrar os sintomas de cada Doença, porque as Doenças não são todas iguais e são divididas por Vírus, Bactérias e Fungos, e difere de Pombal para Pombal, e aqui estamos a perder tempo o que significa que a Doença se instala com maior agressividade e mais Mortalidade que na realidade será uma tristeza profunda para o próprio Columbófilo que gastou o seu dinheiro e não tratou de nada, até pelo contrário complicou ainda mais a situação Clinica e depois lá voltamos a consultar a quem de direito.   

Na minha longa experiência na Medicina Columbófila também gostaria de alertar os Srs. Columbófilos no fator da amizade e convívios entre uns e outros em visitas a Pombais e manusear os Pombos pois será muito bonito e válido, mas atenção? Ao chegarem aos vossos Pombais ou a vossas casas tenham sempre o cuidado de mudar de Sapatos, Roupa e lavar muito bem as Mãos antes de irem tratar dos vossos Pombos porque todas estas Doenças Viricas são de transmissão rápida e direta  por isso peço aos Srs. Columbófilos para terem esse cuidado adicionado a todas as amizades que se possa ter e são bem vindas, mas cuidado.

Analises Clínicas: Muitos são os Columbófilos que me pedem para mandar fazer análises aos seu Pombos que morreram com esta nova Doença, ou aos seus Pombos débeis! Na realidade as análises a esta Doença só poderá ser feita em Laboratório altamente Especializado ou então nos Hospitais Médico Veterinários, mas depois nas análises ao recebermos os resultados estes são inconclusivos, por vezes com uma grande deceção para com o Columbófilo que o requereu, onde tem a seguinte descrição: Pombo A, da pertença do Sr. fulano B, a este foi feito o exame Bacteriológico e Imunológico pelo Sr. Dr. ou Sra. Dra. este Animal acusou uma Pasteurelose agravada com Diarreia Sanguentada com vestígios de Verminose sendo este resultado inconclusivo, mas sensível ao medicamento A, B, C, D, E ou outros.

 Mas nunca em qualquer exame falando no Adenovírus, Circo virose, ou Rotavírus, realmente existem muitos estudos sobre o Rotavírus feitos nos Estados Unidos, no Canadá, e Nova Jersey sobre esta Doença, mas sim em Pombos de Estátua, e Pombos da Cidade, mas nunca em Pombos correios? Onde na conclusão final aconselha-se a Vacinação! Mas para se ter esta conclusão final não será preciso ir para a América? Porque em 1996 foi feito um estudo muito aprofundado pelos Cientistas e Médicos Veterinários Portugueses na cidade de Lisboa e outras cidades do nosso Pais com a mesma conclusão final! a Vacinação na Água de bebida de Vírus Inativado! Quer as pessoas acreditem ou não nós temos os melhores Cientistas e Médicos Veterinários do Mundo, em termos profissionais pena será não se dedicarem á causa Columbófila ou seja especializados no Desporto Columbófilo, mas em conclusão final do meu raciocínio todas as análises Clinicas feitas e recebidas todas falam numa Pasteurela, então, na realidade estamos sim pela certeza perante de uma Cólera Aviária qual será a dúvida? Então não há que inventar Doenças e chamar o Boi pelos nomes sem medo! Porque todos os Pombos por mim são tratados e curados com Anti-Inflamatórios Bio – Sintéticos estes medicamentos são aqueles indicados e aconselhados para a Cólera Aviária! Então o porquê de não sermos diretos e objetivos para com os Columbófilos! Que tanto merecem a nossa honestidade nesta fase difícil e angustiante da vida de Columbófilo ao verem os seus Pombos morrerem no dia a dia e sem saberem o que fazer, por isso peço mais honestidade e respeito pelos Columbófilos que bem o merecem.

HYDRASOL= O MELHOR PARA POMBOS

Quando o calor aperta, a Sede desperta, a Desidratação e a Diarreia fica alerta? Tanto nos Pombos correios, como nos outros Animais, e para que isso não aconteça o Columbófilo deve ter sempre em seu poder o fabuloso Hydrasol, um dos únicos produtos a nível Mundial que tem a função de retardar a Sede aos Animais, assim, como fazer uma Reidratação em tempo imediato em Animais Desidratados não só pela Sede mas também pelas Diarreias esporádicas provocadas pelas Doenças com dilatação das chamadas Células Epiteliais, isto nas Diarreias Esverdeadas ou apenas Liquidas, ou em pré desidratação.

 Este produto Ano após Ano tem sido cada vez mais recomendado e aconselhado por todos Médicos Veterinários especializados em Avicultura, Suinicultura, e Pecuária, pelo seu êxito extraordinário na recuperação em tempo imediato nos Animais com problemas de Desidratação, ou com problemas patológicos da Flora Intestinal (Diarreia, Náuseas, e Vómitos) porque a Desidratação com o esforço acentua a diminuição da irrigação do tubo Digestivo onde pode provocar um destes sintomas, por outro lado, a menor irrigação das Vísceras internas pode prolongar-se por mais de 2 horas após o termo do esforço efetuado pelo Pombo correio.

 O que permite entender ao Columbófilo a razão porque neste período muitos Pombos podem morrer por Convulsão (asfixia), ou ficarem com Náuseas, Diarreias, ou Vómitos, por isso os Técnicos em Medicina Veterinária aconselham vivamente a aplicação do Hydrasol após um esforço prolongado, ou com temperaturas muito altas nos Pombais expostos diretamente ao Sol, ou então exposto á Humidade, e ao Frio durante a parte Reprodutiva, e Muda de Pena, ou em Pombos no estado de laser, porque o Hydrasol é um Eletrolítico altamente composto na linha da frente na Avicultura, Suinicultura, e Pecuária, em que pode ser coadjuvado com qualquer produto (Antibióticos) ou (Anti – Inflamatórios) considerado assim por todos Técnicos de Saúde Animal provavelmente o melhor de mercado para Reidratar todo tipo de Animais quer na Desidratação Corporal, ou Intestinal, ou na parte Anémica, e também na parte do Colagénio dos Jovens Borrachos: Para mais informações contactar Alexandre Pedro – Especialista no Desporto Columbófilo. Email: alexandremariapedro@hotmail.com

ALEXANDRE MARIA PEDRO

ESPECIALISTA NO DESPORTO COLUMBOFILO

EMAIL: alexandremariapedro@hotmail.com