TANCHAGEM E BABOSA - Um Chá perfeito, e um Suco de grande sucesso |
10-01-2018 |
TANCHAGEM E BABOSA
Um Chá perfeito, e um Suco de grande sucesso
Planta com uma das composições mais ricas para a Saúde dos nossos Pombos, a Tanchagem já é conhecida há séculos devido às suas propriedades nomeadamente como Anti-inflamatória, Diurética, Desintoxicante, e cicatrizante, onde aqui iremos descobrir ainda mais sobre esta riqueza em Planta.
O Chá de Tanchagem tem inúmeras propriedades, e é um dos Chás Medicinais mais usados pelos grandes Columbófilos Belgas, Holandeses, e Alemães, a exemplo pelos grandes mestres e Campeões os irmão Janssens, e também pela grande mulher Columbófila Holandesa Marta Van Gel entre outros, no nosso Pais este Chá já fez grande sucesso com grandes Columbófilos infelizmente alguns já desaparecidos, mas ainda existe no Desporto Columbófilo da nova geração, que o usam com grande sucesso de seu nome Chá Pura Vida, em que este contem grande quantidade de Tanchagem entre outras plantas de grande qualidade, este provavelmente o melhor Chá de mercado para Pombos correios, mas porquê? Porque foi estudado cientificamente por Laboratórios especializados em Chás Medicinais.
Um estudo etnofarmacológico recente mostrou a dimensão do uso da Tanchagem no ser Humano e em Animais isto em todo Mundo, este Chá de grande qualidade aplica-se para várias Doenças, desde doenças sub - Cutâneas, Respiratórias, Leishmaniose cutânea, Intoxicações Hepáticas, inflamações Renais, Expetorantes, Pulmonares, Asma, Bronquite, doenças Intestinais, entre outras de grande relevo.
Conhecida popularmente como Tanchagem – maior, e Tanchagem de Folha Grande, é uma planta bastante vulgar em todos Continentes, preferindo terrenos Húmidos e Agrestes, é uma Planta perene de cor verde, com folhas ovais e compridas também de cor verde, formadas por relevos, a sua Raiz é bastante ramificada e tem tons acastanhados.
Considerada por muitos povos antigos como a planta Sagrada, a Tanchagem tem uma espécie oriunda do Continente Asiático, plantago asiática que tem usos ornamentais e que se propagava muito facilmente, podendo tornar-se invasora. Os povos antigos usavam-na tradicionalmente no preparo de diversos Medicamentos, e hoje em dia é um importante Depurativo e ingrediente principal para o fabrico do Metamucil um laxante medicinal altamente conhecido.
Na Medicina tradicional popular antiga, estes povos também conferiam á Tanchagem uma propriedade Cicatrizante sendo muito usada para curar Feridas, e dar banho ás crianças que sofriam da doença Sarna, e também na cura de mordidelas de Insetos.
Distinguem-se mais de duzentos e cinquenta espécies e subespécies da Planta, na sua composição fazem parte: a Mucilagem, os Taninos, Ácido Cítrico, Ácido Ascórbico, Flavonóides, Enzimas, Sais de Potássio, Salicílico, Saponinas, e Vitaminas A, C, e K, as partes mais utilizadas para os fins terapêuticos será as Sementes e as Folhas, estas não contém cheiro nem sabor, assim, a Tanchagem torna-se muito simples de consumir, quando é ingerida pode tornar-se algo arenosa, com uma textura muito agradável de ingerir.
Em termos Medicinais a Tanchagem é uma planta bastante segura, antes de mais, o seu consumo contínuo e regular, ajuda a reduzir o excesso de gordura no Sangue, assim como uma purificação Sanguínea, reduz também o risco de ataques Cardíacos, utiliza-se e muito, para tratar as Diarreias, pois actua nos intestinos dos Pombos como protetor das paredes do Intestino absorvendo o excesso de líquidos e fazendo a homogeneidade das Fezes ficando estas secas e redondinhas, assim como cultivar no intestino as Bactérias Gram – Positivas (boas).
A Tanchagem quando usada em fusão (chá) é ótima para controlar as inflamações Respiratórias da Traqueia, do Apilato, da Laringe, e Faringe, assim como tratar os fungos das Células do Papo, aquilo que chamamos e muito bem de Candidíase, atua muito bem no sistema Digestivo controlando a Digestão e o Suco Gástrico evitando assim certo tipos de Diarreias chamadas de latentes.
A Tanchagem tem uma composição muito rica em Tianinos, principalmente nas suas folhas, por isso favorece a eliminação de detritos (toxinas) e o bom funcionamento dos Rins dos Pombos evitando assim a formação de Ácido Úrico, ajuda a filtrar as toxinas no Sangue com muita facilidade, e tem também uma ação Adstringente, é bastante Diurético, e útil para o tratamento das Doenças existentes nos Uratos Urinários os canais que levam a urina do Pombo até ao intestino, para existir a formação das Fezes, a Tanchagem também é anti Bacteriana evitando assim algumas Doenças causadas por Bactérias formadas no trato Intestinal dos Pombos as Gram- Negativas (más).
Na Saúde o Chá de Tanchagem (Pura Vida) serve como: Adstringente, Analgésico, Anti-Inflamatório, Antipirético, Antirreumático, Bactericida, Digestivo, Cicatrizante, Depurativo, Descongestionante, Diurético, Expetorante, Sedativo, e Tónico, aqui e por este motivo temos mil e uma razão para aplicar este maravilhoso Chá aos nossos Pombos, fazendo como fizeram os grandes campeões em Columbofilia.
Preparação: Colocar 1 litro de água ao lume e deixar levantar fervura, depois colocar 1 colher de Sopa bem cheia de folhas secas de Tanchagem (Chá Pura Vida) deixar ferver durante 5 minutos, retirar e deixar repousar durante 3 horas, depois de frio aplicar a beber aos Pombos na refeição da Manhã e de Tarde, fazer sempre esta aplicação no inicio da Semana acompanhado pelo Hepavet ou Actybol (carminativo) para purificar e desintoxicar todo sistema imunitário do Pombo.
SUCO DE BABOSA
Há Séculos a humanidade tem usufruído das capacidades Medicinais e Cosméticas desta maravilhosa planta a Babosa.
É uma planta resistente que pode crescer nos lugares mais inóspitos, visto ter origem em regiões desérticas.
Esta planta possui comprovadas propriedades Anti-Inflamatórias e Calmantes, tem sido usada como remédio caseiro através de Séculos, a seiva da Babosa é um liquido amarelo que pode ser obtido simplesmente arrancando um pedaço da planta, a seiva que sai pode ser aplicada aos nossos Pombos com grande êxito, em tipo de Xarope associado com Mel ou Açúcar Mascavado, muito bom para recuperar em termos Energéticos ou quando existe suspeita de Doenças em qualquer tipo de Animal, ou no Atleta ser Humano, fazendo uma mucilagem perfeita.
É um poderoso Regenerador e Antioxidante natural, são conhecidas suas propriedades Antibacterianas e Cicatrizantes, com capacidade de reidratar todo o organismo do Pombo, assim como recuperar todo tecido Capilar quando existe deformação nas Penas, e também é Dérmico na recuperação do tecido danificado pela Seborreia, assim como evita a Caspa Peitoral, e o endurecimento das peliculas das Patas, colocando assim as Carnes Peitorais Vermelhas e bonitas, sem caspa ou fissuras nas patas.
As propriedades de cura da Babosa vêm dos 18 Aminoácidos, das Vitaminas, e dos Minerais, que esta contem, é muito usada em vários produtos industrializados existentes no Mercado.
A Babosa é muito usada em Sucos, em forma de Gel, e é encontrada frequentemente em vários produtos de cosmética como champôs, e loções, e em muitos outros produtos, mas na realidade os amplos e maravilhosos benefícios desta planta ainda não foram completamente explorados ou pesquisados para outros benefícios.
Os poderes de cura da Babosa têm sido muito estudados quando tomado em Suco, ou em Capsulas, e tem provado ser muito útil para tratar problemas ao nível Respiratório, assim como Inflamações Bacterianas em toda parte Intestinal.
Por séculos as pessoas têm respeitado as capacidades Nutricionais, Curativas, e Calmantes que esta planta nos transmite, as capacidades da planta têm sido passadas de geração em geração perpetuando os ensinamentos sobre as propriedades de cura que a planta possui, muitos estudos são conduzidos para nos ajudar a descobrir as muitas maneiras que a Babosa pode contribuir para a Saúde dos nossos Pombos.
Testes de laboratório e experiências químicas comprovam que a Babosa possui as seguintes propriedades.
Antibiótica: A Babosa tem capacidades Bactericidas, e Antivirais, inibe a ação dos agentes infeciosos eliminando as mais resistentes Bactérias como a Salmonela, a Paratifose, a Ecoli, a Adenovírus, e a doença Virica Bacteriana que tanto aflige os nossos jovens Borrachos.
Anti-Inflamatória: Tem ação similar á dos esteroides como a Cortisona, porém sem seus efeitos colaterais nocivos, dai a Babosa ser aplicado no tratamento anti-inflamatório como a Artrite, a Bursite, e infeções dos membros superiores e inferiores, assim como nas picadas de insetos: Moscas, Mosquitos, Piolhos Vermelhos, e Compridos, assim como outros insetos similares.
Coagulante: A Babosa contem Cálcio, Potássio, e Celulose, tudo isto age muito bem nas lesões dos Jovens Borrachos, formando fibras que representam Plaquetas do Sangue, ajudando na coagulação e cicatrização de certas patologias, o Cálcio trabalha muito bem no sistema Nervoso dos Jovens Borrachos, assim como o Potássio que age particularmente bem na atividade e desenvolvimento muscular e a Celulose na sua Coagulação sintonia perfeita.
Desintoxicação: Esta planta a Babosa estimula as funções Hepáticas e Renais, estes órgãos primordiais na desintoxicação do organismo dos nossos Pombos por conter Ácido Urónico, elemento que facilita a eliminação de todas as toxinas do Sangue, do Fígado, e das Células.
Reidratante: O Suco da Babosa ao penetrar no organismo dos Pombos restitui os líquidos perdidos tanto naturalmente como por deficiência de equilíbrio ou por danos externos, reparando e equilibrando os tecidos dos Pombos de dentro para fora, no caso de existir esgotamento Muscular, neste caso excelente para aplicar em época de concursos colocado na ração juntamente com o fabuloso Alho em Pó Medicinal, assim como fazer um tratamento base no fim da campanha Desportiva na reposição e construção eletrolítica a todos os Pombos que participaram em treinos e provas desportivas de alta intensidade.
Energética e Nutritiva: A planta Babosa possui muitos minerais como Cálcio, Fósforo, Cobre, Ferro, Manganês, Magnésio, Potássio, e Sódio, elementos fundamentais para o metabolismo e toda atividade celular, além dos Aminoácidos necessários para a formação e estruturação das Proteínas isto na base das Células e de todos os tecidos Corporais, a Babosa contem também as seguintes Vitaminas: A – B1 – B5 – B6 – B12, e Vitamina C, uma quantidade de coisas boas para os nossos Pombos e tudo 100% natural.
Digestiva: As Enzimas encontradas em grandes quantidades na planta Babosa induzem ao processamento e aproveitamento dos Carboidratos, Gorduras, e Proteínas no organismo do Pombo, facilitando de certa maneira a boa Digestão, evitando a entrada e concentração de Candidíase nas células do Papo com rejeição ao vómito, isto nos Jovens Borrachos, Reprodutores, ou Pombos Adultos.
A Babosa é uma boa substância para a Saúde dos Animais por conter tantos e bons ingredientes benéficos, contém por exemplo todas as Vitaminas e Aminoácidos, exceto a Vitamina D, esta de grande importância na Saúde, mas como o Pombo correio por norma apanha muito Sol, a Vitamina D deixa de ter o significado necessário.
A Babosa também contem muitas Enzimas, Minerais, Aminoácidos e Glicose, que serão todos benéficos para boa Saúde e bem-estar das nossas Aves Pombo correio, porque todos estes ingredientes justificam o motivo porque a Babosa é usada e aconselhada pelos grandes Nutricionistas a nível Mundial para ajudar numa boa Digestão, e reduzir todo tipo de inflamações, assim como aliviar e purificar o organismo.
Os principais benefícios que tem sido comprovado em estudos Médicos e Nutricionais apontam para a Babosa como sendo uma planta Anti – inflamatória, Antioxidante, e Restauradora de todo sistema imunitário quer do ser Humano, assim como em Animais, outros estudos que ainda estão sendo desenvolvidos sugerem que a Babosa beneficia o coração dos nossos Pombos durante o esforço, e é capaz de destruir as mais poderosas Bactérias quando aplicado em xarope com alguma frequência a conselho de um Técnico Especializado no Desporto Columbófilo, aqui os nossos Animais Pombo correio agradece de todo coração.
Preparação: Abrir a folha da Babosa ao meio sem separar as partes tipo (escalar), depois colocar duas ou três colheres de Sopa cheias de Mel ou Açúcar Mascavado no meio, de seguida fechar novamente a folha com a ajuda de uma linha ou cordel, colocar esta na vertical com uma tigela por baixo para receber todo Suco da Babosa durante 24 horas, depois retirar o recipiente colocar o liquido dentro de uma garrafa e guardar no frigorifico, quando entender aplicar aos Pombos duas vezes por semana na dose de duas colheres de Sopa para 1 litro de água, ou para 1 kg de ração em conjunto com Alho em Pó Medicinal excelente para aplicar na Muda de Pena, Reprodução, e Campanha Desportiva.
Nota importante: quem não conhecer ou possuir esta planta pode e deve utilizar o Xarope de Aloé Vera Drink que contem todo Suco da Babosa pois este possui a mesma composição, aliás pertencem á mesma família, quando aplicado na Ração dos Pombos em conjunto com o Alho em Pó Medicinal evita as infeções ou reinfeções provocadas pela doença Virica Bacteriana, que todos Anos mata milhares de Jovens Borrachos das nossas colónias, para evitar que esta Doença apareça repentinamente, nunca deve aplicar Antibióticos indiscriminadamente aos Jovens Pombos, mas sim, aumentar a resistência do sistema imunitário com o Xarope Aloé Vera Drink + Alho em Pó Medicinal ambos colocados na Ração de todos Pombos, quer Voadores, Reprodutores ou Jovens Borrachos será uma excelente aposta na Nutrição Animal.
ALEXANDRE MARIA PEDRO
NUTRICIONISTA ESPECIALIZADO NO DESPORTO COLUMBÓFILO
EMAIL: alexandremariapedro@hotmail.com
|