COMO PROCEDER NA CHEGADA DE UM CONCURSO |
17-12-2010 |
COMO PROCEDER NA CHEGADADE UM CONCURSO
REFLEXÃO: Será que algum Columbófilo vai ao seu Médico particular ou ao Médico de família pedir um Medicamento, porque vai estar doente daqui a 15 dias, ou que vai ter uma Gripe ou uma Amigdalite daqui a uma ou duas Semanas? Claro que ninguém.
Então se ninguém vai pedir ou tomar antecipadamente qualquer Medicamento, porque dar aos nossos Pombos Medicamentos antecipados! Porquê? Será psicológico?
CONCLUSÃO: Este será certamente o problema que mais intriga os jovens Columbófilos, como proceder na chegada dos seus Pombos após um concurso, e quais os Preventivos a fazer. Penso que estes jovens estão um pouco confusos pelo facto de lerem certas brochuras de alguns Laboratórios e ouvirem aqui e acolá que se deve utilizar este ou aquele Antibiótico após a chegada dos seus queridos Pombos de uma Prova Desportiva.
Não, não será assim, ninguém no Mundo Desportivo toma qualquer Antibiótico após terminar a sua prova. Quem já praticou Desporto sabe que isto é verdade, e a Columbofilia não será excepção.
Muitos são os Columbófilos que começam a ficar preocupados e a colocar as suas perguntas em relação a este assunto. A minha resposta será normal e a que penso, porque o Pombo não será nenhuma galinha de Aviário, não tem que tomar tantos Medicamentos para engordar à força e depois ir para abate e não adoecer antes.
O Pombo-Correio é uma Ave de Desporto de alta competição e temos que a respeitar como tal.
Teremos que ter um certo cuidado com os nossos Pombos evitando o abuso de Medicamentos, porque estes não favorecem em nada o organismo e, pelo contrário, podem prejudicar lentamente as grandes funções dos órgãos internos como o FIGADO e os RINS ou outros.
Parece-me que será inútil incomodar os nossos Pombos com certos Medicamentos, sobretudo se as Aves se encontrarem em Forma, se fizerem uma boa Prova Desportiva, mas temos consciência que durante a prova os Pombos vão acumulando substâncias Tóxicas provenientes da mobilização das reservas que têm no organismo de Glicogénio e de Lipidos, que estes se transformam em Ácido – Láctico e Ácido – Úrico, que será factor do seu próprio esforço, e para recuperar este esforço temos que ter em atenção duas situações.
1ª - Manter o Pombo calmo e numa zona bem arejada, sem apanhar correntes de ar, de modo que permita uma boa Reoxigenação de todo o organismo, para que a frequência Respiratória e Cardíaca regresse ao normal.
2 ª - Dar de beber em primeira instância um bom Electrolicto – Glicosado ou com Magnésio para uma boa recuperação Muscular, e para que os resíduos metabólicos se eliminem lentamente. Para isso será preciso esperar 12 a 24 horas, para que o organismo do Pombo fique completamente recuperado e com boa Oxigenação Sanguínea.
A administração de Medicamentos durante este lapso de tempo só retardará a recuperação do Pombo, assim como a limpeza interna do organismo. Com uma agravante: se o Medicamento for agressivo e de sabor intenso os Pombos bebem menos Água, o que vai prejudicar a função Renal, ou seja os Rins não funcionam nas devidas condições e a recuperação será bastante lenta para o concurso seguinte.
Por outro lado alguém poderá dizer que durante o encestamento e concurso os Pombos podem ficar infectados: VIRUS – FUNGOS – PROTOZOÁRIOS ou outros, mas não existe a necessidade de utilizar Antibióticos, porque hoje em dia temos, na Medicina Convencional como na Medicina Veterinária, Anti – Inflamatórios e Anti – Viricos com resultados extraordinários, sem colocar em perigo a recuperação e Saúde dos nossos Pombos.
Na prática do dia a dia e ao longo de anos como Columbófilo e Técnico, a experiência me vêm dizendo que dar muitos Medicamentos aos Pombos não leva o Columbófilo a lado algum, mas em caso de desconfiança de alguma Doença deve consultar o Medico Veterinário ou um Técnico Especializado.
Para os mais jovens columbófilos quero apenas dizer que o grande sucesso da prova que vem a seguir será a boa recuperação orgânica do Pombo na chegada do concurso anterior, porque as 12 a 24 horas são primordiais na recuperação dos Pombos: BOA OXIGENAÇÃO – BOA ALIMENTAÇÃO - BOM ELECTROLICTO – DESCANSO TOTAL são bases fundamentais.
Nunca se deve administrar às cegas certos Medicamentos porque estes podem ser desastrosos para os Pombos, visto estes terem uns Rins muito sensíveis e certos produtos poderem provocar uma doença Renal, de seu nome “NEFRITIS “ ou inflamação dos Rins, o que leva muitas vezes à ruína de um bom Pombo Correio.
Com água limpa os Pombos também mantém uma Saúde perfeita e ganham grandes prémios, por isso muito cuidado com os Medicamentos fora de tempo e descontrolados.
É este o meu conselho aos jovens, porque tudo não passa de uma mentalidade e uma questão psicológica.
BOA CAMPANHA DESPORTIVA 2011
ANTI – VIRUS E ANTI – FUNGOS PRODUTOS NATURAIS
ELECTROLICTOS GLICOSADO 1- COM MAGNÉSIO 2
À VENDA NA EURO–AVE – ALEXANDRE PEDRO
|