DESILUSÃO, EXPANSÃO, E DIVULGAÇÃO |
17-12-2015 |
DESILUSÃO, EXPANSÃO, E DIVULGAÇÃO
DESILUSÃO: Nestes últimos Anos, a Columbofilia Nacional tem sido uma Desilusão total, quer a nível de Dirigismo, quer a nível de Divulgação do nosso Desporto, continuamos a subcarregar o Columbófilo nas suas despesas, e continuamos com uma má divulgação do Desporto a Nível Nacional, e continuam eles, a ter lucros fabulosos, mas será que isto é uma entidade Bancária, com excelentes lucros, sem favorecer o próprio pagante, que será o Columbófilo, mas que raio de Columbofilia é esta?
Se repararmos, em termos de consciência Social, a adesão aos eventos publicados a nível Nacional, está a ser altamente negativo, quer pelos Expositores, assim como nos Visitantes, porque este maravilhoso Desporto continua a falar e incentivar de DENTRO, para DENTRO, e não de DENTRO para FORA, seria aquilo que nós precisamos.
QUEM VISITA OS STANDS, E OS EVENTOS?
São os Columbófilos e Familiares, ou seja, quem está entrosado com os Pombos, e quem conhece, mas o nosso Desporto precisa mais que tudo isto, precisa de chegar á opinião Publica, aos Jovens e Familiares, e às entidades Oficiais, enfim entre outros, porque só assim o nosso Desporto pode desenvolver e ter a visualidade que pretendemos entre a opinião pública, para que exista o respeito máximo pelo Pombo-correio.
Porque não basta dizer que este tem a proteção A ou B, temos que o exigir, demonstrar, e divulgar, porque estes eventos ultimamente servem apenas, para matar Saudades dos Velhos amigos, Companheiros, ou Conhecidos, e por descarga de consciência lá compramos qualquer coisita, penso que toda esta metodologia deveria ser repensada.
Os Stands são caríssimos não sei porquê?
Porque nestes eventos, existe sempre os apoios da Camara Municipal, Juntas de Freguesia, e Associações, e por vezes o trabalho dos Dirigentes da Coletividade mais próxima, por isso, não consigo compreender um preço tão elevado?
Eu vivi intensamente a marginalização da Columbofilia, pelas entidades Oficiais, Comité Olímpico, e dos grupos Parlamentares com assento na Assembleia da Republica, da altura.
Em reuniões pela noite dentro, acompanhado pelo meu grande amigo e Dirigente, assim como Columbófilo, o Sr. Nuno Andrade, passámos as passas do Algarve como se diz no ditado popular, por vezes com uma incompreensão total dos nossos Governantes sobre a Columbofilia, aqui a desilusão era total, quando se falava deste maravilhoso Desporto a pergunta dos Srs. de fatos bonitos, e de gravatas brilhantes, que se diziam ser Doutores, não sei se eram ou não, mas a pergunta do imediato era esta: Pombo-correio? O que é isso Columbofilia? Como funciona? Como chegam os Pombos às suas casas? Como vão para o local de solta? Quantos milhares de pessoas assistem á chegada?
Eram estas, as perguntas feitas pelos Srs. Doutores a nós Dirigentes da Federação Portuguesa de Columbofilia.
Uma Ignorância total, para um Desporto que tantas vezes fez subir a bandeira Nacional em várias áreas, e modalidades Olímpicas.
No Comité Olímpico, então a situação era gritante, e de perder a cabeça, isto na distribuição de verbas pelas Federações, nós Columbofilia eramos os chamados parentes pobres completamente ignorados, por vezes aparecia um Modalidade, que nunca ouvimos falar, nem de perto nem de longe, e tinha mais impacto e aceitação que a própria Columbofilia, sendo este, o segundo maior Desporto a nível Nacional com mais atletas praticantes, isto era absurdo e revoltante, ainda hoje sinto essa revolta perante as entidades Oficiais.
Depois existia o mais engraçado e caricato, em todas as reuniões com estes Senhores, haveria a necessidade de fazer um relatório minucioso de tudo o que se passou e enviar para a Federação, ou seja, um relatório daquilo que nada se passou, era frustrante.
COMO DEMONSTRAR E DIVULGAR?
O Pombo como símbolo de PAZ, deveria por obrigatoriedade, fazer parte de todos os eventos Desportivos, daqui poderia surgir talvez, a grande divulgação do nosso merecido Desporto.
Por vezes penso que será simples, tudo uma questão de gosto e paixão pelo Pombo-correio, e pelo Desporto, para quando uma Feira Nacional, com data marcada, ou seja, o Dia Nacional do Pombo correio, e fazer uma Exposição (Venda) na principal Praça Publica de cada Cidade, e aqui sim, era visto, e participado por Centenas ou Milhares de pessoas, porque onde existe Animais será uma atração para as Crianças e seus Familiares, depois seria explicado a todos os transeuntes e visitantes o que era, o que foi, e o que será o Pombo-correio, assim como as suas valências em termos Desportivos, e também, a realidade da sua legislação, em termos de proteção por Lei, e aqui, provavelmente, o nosso maravilhoso e bonito Desporto, poderia adquirir mais participantes jovens, com mais conhecimentos que todos aqueles que se podem aproveitar nas Férias Desportivas da Federação, e sem despesa.
Eu pessoalmente penso, aliás tenho a certeza, que o nosso Desporto poderia e deveria ter uma Expansão e Divulgação mais perfeita e mais alargada, as Entidades Columbófilas estão habituadas a olhar única e exclusivamente para o seu próprio umbigo, assim como as grandes casas Comerciais, e esquecendo a barriga daqueles que estão mais enfermos, mais desfavorecidos, e mais necessitados, isto por uma questão de sentido de responsabilidade, e humanidade, deveríamos por obrigação fazer três Leilões solidários por Ano (Norte, Centro, e Sul) em pró das Crianças com Leucemia, com Cancro, com Sida, ou outra Patologia grave, e aqui, tenho a certeza que o nosso Desporto era visto e Divulgado com outra expansão quer Televisiva, quer Jornalística, ou Radiofónica, tenho a certeza, porque a minha longa experiência de contactos assim o indica.
Em contacto com uma destas Associações de Solidariedade, foi-me dito já á alguns tempos atrás, que toda a responsabilidade Publicitária seria destas Associações Solidárias então do que estamos á espera, para sermos solidários para com aqueles que precisam, e nada podem dar, no meu ponto de vista esta seria uma grande oportunidade de publicitar o Desporto Columbófilo a nível Nacional, e também ser Humanitário para com quem precisa.
Em tempos áureos a Columbofilia era divulgada todas as Semanas, em Crónicas escritas no Jornal CORREIO da MANHÃ pelo grande Columbófilo, e cronista, o amigo e saudoso José Sardinha, era lindo, e maravilhoso ler-se as suas crónicas, mas não só lidas pelos Columbófilos, outros leitores se interessavam pela sua escrita, e também pela divulgação que ele fazia deste maravilhoso Desporto.
Depois surgiu outras crónicas vindas do Norte no Jornal o JOGO, da qual estavam bem entrosadas, e escritas, onde manifestava um interesse radiante pelos leitores, isto, porque estava no sitio certo num Jornal Desportivo, hoje, com a evolução dos tempos nada existe, e em nada se fala de Columbofilia, de quem será a culpa?
Pena será, que exista uma descrença total pela comunicação Social a nível Nacional, perante um Desporto tão maravilhoso, que tem o sentido da escrita e da divulgação com temas e Noticias Semanais, na realidade não consigo compreender, e entender, de quem será a culpa, se calhar um pouco de todos nós, porque olhamos só para a frente, e não para o lado, para aquele que precisa de uma Mão solidária.
Em termos de Divulgação, para quando uma grande solta de Pombos numa final da Taça de Portugal, ou num grande jogo de Futebol, ou então, até num pequeno jogo de Futebol, o que seria preciso era estar presente na divulgação, sendo o Pombo o símbolo da PAZ, deveria por obrigação fazer parte destes inventos, antes do início de qualquer manifestação Desportiva, por exemplo, nas grandes Maratonas de Atletismo existentes em Lisboa, e Porto, porque não, ao inicio das provas fazer uma solta de Pombos, perante o olhar de Milhares de Pessoas, esta seria a grande manifestação de Divulgação e de afirmação do nosso maravilhoso Desporto.
Eu louvo, incentivo, e elogio, os Columbófilos que levam os Pombos até ás Escolas demonstrando ás Crianças, Professores, e a todo Corpo Docente, a grande beleza, e utilidade que esteve, e tem, o Pombo correio perante o Mundo inteiro, e será muito gratificante ver as crianças com Alegria, Vaidade, e com um Olhar ternurento direcionado para as nossas Aves é maravilhoso, e aqui, nunca será pedir de mais, perante um evento desta natureza, ou outro, deve-se fotografar por obrigação, depois fazer um pequeno texto alusivo ao evento, e enviar para as Redações dos Jornais, porque em reuniões, estes Srs. queixam-se que nada chega, e como tal nada podem publicar, ou seja, desculpas de maus pagadores, e nós como amantes da Columbofilia e por vezes Dirigentes teremos que forçar um pouco, para podermos valer os nossos direitos de Divulgação e respeito pelo Desporto.
A última vergonha e desilusão no Desporto Columbófilo será nós vermos os nossos queridos Pombos, a serem comidos e triturados pelas Aves de Rapina que não possuem qualquer decreto de Lei, mas apenas proteção de Vias de Extinção, e ninguém, nada faz?
Porque se comunicarmos o sucedido ás entidades Policiais nada fazem, nem sequer tomam conta da ocorrência, mas se for ao contrário, nós Columbófilos matarmos a tiro, ou de outra maneira uma dessas Aves, e que alguém veja, ao faça denuncia estamos logo tramados, logo aqui poderemos ver a diferença e a marginalização que as entidades oficiais mantêm sobre o Pombo-correio, Pombo este, que mantem um estatuto e decreto de lei de Utilidade Publica, e em nada é protegido, isto é mais que VERGONHOSO, e cada vez nos sentimos mais revoltados, porque um desporto de ricos, praticado pelos pobres e sem proteção legal, não sei onde iremos parar, mas temos que fazer valer os nossos direitos num Desporto de alta competição como é a COLUMBOFILIA.
Ao longo de Anos que venho lutando por uma divulgação acérrima do nosso Desporto, que será a COLUMBOFILIA, mas sempre e sempre com as pernas cortadas, no momento da Divulgação.
De quem será a culpa? Ela morre sempre Solteira.
Desejo a todos Columbófilos uma boa Reflexão, bom Natal, bom Ano Novo, e boa Campanha Desportiva, votos sinceros.
ALEXANDRE MARIA PEDRO
CRONISTA ESPECIALIZADO NO DESPORTO COLUMBÓFILO
EMAIL: alexandremariapedro@hotmail.com
|