NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
ALIMENTAÇÃO - PELA BOCA “SOFRE” O ANIMAL 19-02-2015

ALIMENTAÇÃO

PELA BOCA “SOFRE” O ANIMAL

A Alimentação influencia consideravelmente a Saúde do Pombo, a sua Estrutura, a sua Procriação, e praticamente o Crescimento de todos os Animais, sendo então necessário adotar alguns cuidados a esse respeito. Uma boa Alimentação é, não só, indispensável ao equilíbrio de Vida do Pombo, como aumenta a sua Resistência Orgânica, e conduzindo a um bom estado de Saúde ou permitindo o restabelecimento rápido em caso de Doença.     

O ato de Alimentar um Animal deixou, de há alguns Anos a esta parte, de ser apenas um ato que garanta a subsistência. É muito, muito mais que isto, é uma Ciência, uma Técnica, e uma responsabilidade pelo menos quando se trata de Animais de alta competição.

O mercado da Alimentação para Animais de companhia é, de resto cada vez maior com uma crescente segmentação e criação de novos produtos comercializados na base das suas mais-valias, como por exemplo, um bom Granulado A - 115 de Frangos (farelo, vitaminas e aminoácidos), um bom Milho Meio Hibrido de cor avermelhado (glucose, amido, celulose bruta, e caroteno), uma boa Ervilha Verde (proteína), uma boa Aveia descascada, ou então, Flocos de Aveia com alto teor Proteico e Energético, o bom Muesli, muito rico em Açúcares, Fibras, Celulose bruta e Proteína, entre muitos outros que existem, mas estes são de grande importância, e grandes auxiliares na prevenção de determinadas Doenças, e certas Patologias dos Animais, e um grande fator Energético durante as provas Desportivas e na parte Reprodutiva.

E então? Se existe, e se traz benefícios, onde está o problema de aplicar aos nossos Pombos, é preciso é escolher o momento da sua aplicação.

Em nós. Ou melhor, nos nossos hábitos Alimentares, por vezes nem sempre o mais Saudável será aquilo que ingerimos, e passamos muitas vezes inadvertidamente para os Animais que tratamos esta filosofia negativa, provavelmente um vício, pelo facto, que andamos muitas vezes na procura de Rações baratas, sem olharmos á sua qualidade Nutritiva, mas sim á parte monetária.

Porém, alimentar bem não é a mesma coisa do que alimentar a mais, até que os Animais deixem sobras, mas sim, devemos Alimentar bem e com Sementes muito Saudáveis.

A Nutrição tem um forte impacto na Saúde Animal, se conseguirmos providenciar aos nossos Pombos uma Alimentação rica em diversos Nutrientes, conseguimos obter um nível elevado em termos de Saúde e bem-estar, a importância da alimentação é muito relevante em qualquer um dos casos, dado que aumenta a qualidade de Vida, bem como a sua longevidade, e aqui, todos nós reconhecemos e estamos de acordo.

Até porque, se olharmos para os índices de esperança Vida média dos Pombos nos últimos Anos, verificamos que houve um crescimento muito considerável e graças às boas Rações existentes no mercado, e na minha opinião, tudo isto está relacionado com a capacidade atual dos Fabricantes de entenderem as necessidades Nutricionais, para com os diferentes Animais, quer na classe Reprodutiva, ou na classe Desportiva.   

 Só que muitos Columbófilos têm tendência a pensar assim, pelo que cabe ao próprio Columbófilo entender que uma boa Alimentação é formada por quantidade suficiente de Ração com todos os elementos Nutricionais necessários ao bom funcionamento do Organismo do próprio Pombo, quer na parte Desportiva, ou na parte Reprodutiva, claro que, dependendo do estado de Saúde do Animal, o tipo de Nutrientes que lhe são administrados terá obrigatoriamente, de ser diferente e adaptado á sua condição Física, e de Saúde.

Além disso, o Pombo tem uma Vida muito sedentária onde deve ingerir calorias dentro dos limites normais, mas muito puras e Saudáveis e nunca em excesso, para poder desempenhar um bom exercício Físico diário, e não ter tendência em engordar, porque o que engorda o Pombo não será a boa Alimentação, mas sim os suplementos Vitamínicos, os Energéticos, os Óleos, quando estes são aplicados em excesso.

Mas a importância da Nutrição em Columbofilia não se resume apenas a um coadjuvante na manutenção da Saúde do próprio Pombo, esta assume igualmente relevância na recuperação de algumas Patologias, não dizendo apenas respeito á Nutrição de Pombos em convalescença, ou com insuficiências Orgânicas especificas, mas também ao suporte Nutricional dos Animais sujeitos a Dietas rigorosas, tendo como principal objetivo prevenir a Subnutrição ou a Desnutrição, isto porque, como defendem alguns Técnicos ou Médicos Veterinários a Inapetência, a Hiporexia, e a Anorexia, são condições comuns nos nossos Pombos por vezes enfermos, principalmente naqueles em ambiente ambíguo de Dietas rigorosas, feitas por vezes até ao meio da Semana e sem tempo de recuperação, o que muitas vezes podem levar ao agravamento da enfermidade primária.

Desde que um Animal de competição seja bem alimentado com uma Ração de qualidade regular, não existem Alimentos que provoquem Patologias, mas sim existe Rações que ajudam a prevenir Patologias, nenhum suplemento Vitamínico é superior a uma boa Alimentação, até pelo contrário, quando a Vitamina é aplicada em excesso pode trazer Patologias graves aos Pombos no caso da Hipervitaminose, e também o excesso de Ácido Láctico, e Ácido Úrico, ou Intoxicação Hepática, com as Carnes dos Músculos Peitorais a ficarem Azuis escuras (intoxicação).  

A Alimentação dos Animais de companhia também passou por uma evolução muito visível nas últimas décadas, Nos anos 80, era imaginável esta evolução pela positiva, ao nível de Rações no mercado de alta qualidade Nutritiva, mas nem tudo foi positivo, pelo facto que se retirou muitas calorias, e proteína Natural, e introduziu-se Sementes de qualidade Negativa, em que os Pombos só comem porque têm fome mas em termos Nutritivos nada significa para as Aves.

Penso que uma boa Alimentação passa por compreender realmente as necessidades de cada Animal e a sua Fisiologia, além disso, é importante a opção por produtos de alta qualidade, no caso do Milho, Ervilha Verde, Aveia, Flocos de Aveia, e Muesli, porque se um Pombo estiver com os níveis de Açúcar no máximo, com um Glicogénio Muscular no máximo, com os Sacos Aéreos no limite máximo, com uma Saúde extraordinária, então qual a necessidade de aplicar uma Vitamina, ou um Suplemento?

Porque esta, ao ser aplicada e se o Pombo estiver nos níveis máximos, toda a Vitamina será rejeitada, ou então será absorvida numa percentagem mínima 0,02%, enquanto a sua Alimentação foi absorvida na ordem dos 70%, dai a razão, pela qual, e após uma prova Desportiva, a primeira coisa que um Pombo faz ao pousar no Patim, será dejetar umas fezes amarelas acompanhadas de Água, tudo isto significa que a Vitamina foi aplicada em vão, sem sucesso, e não foi absorvida pelo próprio organismo do Pombo, ou seja (Vitamina rejeitada).

Quando acontece uma situação igual mas o Pombo dejeta umas fezes brancas que parece CAL, aqui existe duas situações: 1º todo o Eletrólito interno foi esgotado, e necessita de reposição urgente 2º Existência de uma carência Mineral interna, aqui exige-se descanso total nas primeiras 48 horas, e uma boa alimentação, acompanhando na Água de bebida, uma aplicação imediata de Soro Glicosado + Cálcio, esta aplicação será altamente inteligente e serve como bom reconstituinte Orgânico de recuperação imediata de toda Colónia, e evitar a todo custo a aplicação de Anti Bioterapêuticos.

A VERDADE SOBRE OS PRÓBIOTICOS NO AUXILIO DA RECUPERAÇÃO:

O QUE SÃO PRÓBIOTICOS: São uma área de estudo muito interessante da Medicina Veterinária, até porque, não há muitos artigos convincentes publicados sobre os Próbioticos para Pombos-correios, porque muito se diz, e muito se escreve, mas nada será convincente com a realidade dos estudos Científicos. Há realmente estudos realizados em Humanos que demonstram os benefícios dos Próbioticos na Saúde, como forma de prevenção de algumas Patologias.

Também não existe grande oferta que seja convincente, de produtos com Próbioticos para Aves, e a maioria dos existentes no Mercado são de baixa qualidade, porque a quantidade de Bactérias chamadas AMIGAS existente na sua composição, é muito inferior á recomendada pela D.G.V, e neste caso, mais uma vez na Columbofilia, estamos a comprar Gato, por Lebre, o que não será justificável, por vezes vale mais aplicar uma boa Levedura de Cerveja, ou uma Levedura de Soja, porque temos que analisar, fator do beneficio, e fator do preço e aqui ficamos bem servidos com um teor Proteico acima da média.  

Por exemplo, muitos Columbófilos só utilizam Próbioticos quando existe Diarreias, ou quando faz tratamentos com Antibióticos, no fundo e na realidade os Próbioticos podem ser usados como forma de prevenção do aparecimento de determinadas Patologias, mas também como coadjuvante no seu tratamento.

Existem Pré e Próbioticos, a diferença é muito simples. Os Próbioticos são Organismos Vivos que introduzimos na Flora Intestinal do Pombo para colonizar, pois desta forma, é possível obter inúmeros benefícios para a Saúde dos nossos Pombos. Os Prebióticos são elementos da Dieta que podem mudar e estabilizar a Flora Intestinal, sendo tipicamente compostos por Fibras solúveis que ajudam á eliminação de Hidratos de Carbono, exemplo disso é o caso de alguns Vegetais, que são facilmente fermentados pelas Bactérias presentes no organismo, e que ajudam a desenvolver a população presente no Intestino.

ENTÃO O MELHOR SERIA COMBINAR OS DOIS TIPOS?

Provavelmente sim, porque tem sido desenvolvido muito trabalho nesta área, mas sempre na Saúde Humana que concluiu que se Alimentarmos o Organismo com Bactérias (amigas) e providenciarmos com os Prebióticos, ou os Polissacarídeos ao mesmo tempo, é possível obter importantes benefícios para a Saúde.

Falar dos Probióticos é uma questão interessante, até porque em minha opinião ainda não foram desenvolvidos estudos suficientes na aplicação em Aves (Pombos-correios), que nos permitam saber com uma certeza quais as áreas em que nos devemos concentrar, se será na parte Digestiva, ou na parte da Flora Intestinal, ou na própria Pele, porque nos grandes centros económicos, ou seja na Avicultura, ainda não será aplicado os Probióticos, pelo facto de ainda não se saber, a onde estes se poderão fixar, dai a razão da sua recusa. 

Alguns estudos realizados á longos Anos em Aves têm dado a perceber se estes Microorganismos mantêm -se viáveis no Tracto Intestinal, se realmente o conseguem colonizar, ou se alteram a Flora Bacteriana afetando outras, muitos estudos têm sido desenvolvidos para perceber o mecanismo primário destes Organismos confirmando que a sua ação é semelhante á verificada nos Humanos, contudo ainda não foi estudado o seu impacto em diferentes tipos de Doenças, mas sim, e apenas quando existe Diarreias.  

Para fazermos a Proteção de certas Patologias, e na recuperação das Células do Papo, e da Flora Intestinal, após uma prova Desportiva ou em caso de Doença, deve sempre aplicar na Ração Leveduras de Cerveja, ou Levedura de Soja, muito ricas em Proteína e Fibras, a estas, juntar o já fabuloso Probiótico com Polissacarídeos, este, existente nas Farmácias de seu nome (ACTYFLOR), pois este produto contém sete estirpes de Bactérias benéficas, que são os verdadeiros e chamados Probióticos, e ainda contém os maravilhosos Frutooligossacarideos, para proteção de todo sistema Imunitário da Ave, e aqui sabemos que estamos a trabalhar com um produto de alta qualidade aprovado pelas entidades oficiais, e sabemos que não somos enganados nem desfraldados pela mentira.

POR QUAL O MOTIVO RECOMENDO ESTAS LEVEDURAS?

Porque a Levedura de Cerveja é muito rica em Proteína, Vitaminas, Minerais, e Fibras, e serve para ajudar o metabolismo do Açúcar por conter o bom Aminoácido Crómio, por isso, essencial em toda a parte Desportiva, quer Humana ou Animal.

A Levedura de Soja é atualmente um dos Alimentos mais Nutritivos do Mundo, também não será para menos, esta Levedura é simplesmente rica em Proteína, Minerais, e Vitaminas, sem contar ainda na capacidade de prevenir certas Patologias.       

Por isso Sr. Columbófilo, por favor faça você mesmo os seus Probióticos com uma garantia de 95%, e não compre aquilo que muitas vezes não sabe o que está a comprar, se o fizer, sabe com a certeza aquilo que está a utilizar nos seus Pombos, esta será a garantia do Mestre porque este método tem dado excelentes resultados no Desporto Columbófilo.

Método: Meio quilo de Levedura de Cerveja, ou Levedura de Soja, + 3 carteiras de ACTYFLOR. Agitar tudo muito bem, e está pronto a aplicar com segurança.

Dose: 1 colher de Chá desta mistura para 1 kg de Ração

Nota: Só deve colocar na Ração, as Leveduras que vai consumir no imediato, nunca deve deixar restos para outra refeição, pelo facto de existir alterações do produto.

Não queria acabar este meu artigo sem deixar aqui patente o sucesso dos grandes Columbófilos Europeus no caso da Holanda, e da Alemanha, que durante os Concursos de Fundo, e Grande Fundo, fazem a aplicação de Comprimidos de Levedura de Cerveja com Vitamina B12, tudo isto envolvido no mesmo Comprimido, fator de sucesso garantido por estes grandes Amadores, em Portugal, apenas cinco Columbófilos utilizam estes comprimidos por minha indicação, com sucesso altamente garantido de Campeões de Coletividade, e Campeões Distritais, assim aconselho vivamente a utilização deste fabuloso Comprimido.  

ALEXANDRE MARIA PEDRO

CRONISTA ESPECIALIZADO NO DESPORTO COLUMBÓFILO

EMAIL: alexandremariapedro@hotmail.com